UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. orlando gomes de freitas

    Não é só dinheiro, tenho 05 filhos e sei muito bem o quanto custa em tempo, dedicação, horas passadas em claro, preocupações e nunca é suficiente! Sempre tem mais! Os tempos são outros, acredito que mais difíceis ainda, com a libertação da mulher e sua luta pela emancipação, permeada pelo feminicidio crescente, ter filhos é , sem dúvida, um retrocesso, pois cria-los vai sobrar para elas, o macho é cada vez mais inútil.

    Responda
  2. CARLOS CESAR MACHADO

    Texto ótimo!

    Responda
  3. Leandro Piva

    Pessoalmente, entendo que a "capacidade de consumo" é tão ou mais necessária que "capacidade de amar, de cuidar, de criar e de sustentar vínculos". Dinheiro significa dignidade, educação, tempo para dedicar ao autodesenvolvimento. De forma equivalente, a falta dele implica negligenciar o estudo e a convivência familiar em favor do trabalho. Ou seja, o pobre deveria pensar que tipo de vida pode oferecer à prole antes de colocar um humano no mundo.

    Responda
  4. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Elonazi . Matéria bem legal

    Responda
  5. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Não há o menor estimulo a paternidade responsável, muito em contrário. A colunista escreve sobre o que não entende e ainda quer afirmar como deveria ser pai, quando muitos estão sobrecarregados ou simplesmente não conseguem, quando não impedidos e omitidos. Melhor seria observando a realidade. Vamos pegar um dado real; na Pandemia em 2020 as mães solteiras receberam o dobro do auxilio do que os pais solteiros mono parentais, somente depois em 2022 é que houve complementação. Aleluia

    Responda
  6. ARY OLIVEIRA

    ..prezada escriba, a vida tem seu preço, o mosca pode ate ser um imbecil que se deu bem, mas com certeza nao deixa filho no mundo para passar necessidade como muito brasucas atualmente o fazem!

    Responda
  7. ROSANGELA SILVESTRIN

    Os homens se negam a usar preservativos e daí culpam as mulheres pelo ocorrido. Se ele não quer. Deve se prevenir.

    Responda
  8. ROSANGELA SILVESTRIN

    O que deveria é ter justiça social. Para cada um poder decidir. Deveria também ter maior consciência entre os homens da sua responsabilidade na geração. Eles têm 50%. E se aconteceu é porque também eles nao usaram nada para prevenir.

    Responda
  9. ROSANGELA SILVESTRIN

    Sim. Grande maioria que se acha extorquido pelo bolsa família acredita que pobre nao deveria ter filhos. Coitados, até isso lhes é negado. Aa vezes é a sua única forma de pertencimento ter algo somente seu.

    Responda
  10. José Cardoso

    Nossa civilização cristã não aceita a poligamia. Entre os muçulmanos, ela é permitida, mas obviamente só é acessível aos mais ricos. E entre nós ela não deixa de existir para essa faixa de renda, mas sem a simultaneidade explícita. O Neymar é um caso típico.

    Responda
  11. Wil Leon

    bla bla bla

    Responda
    1. SERGIO TEIXEIRA DE SOUSA

      Bla bla bla vc houve de políticos todos os dias e ainda bate palmas e acha os caras "máximo" Kkkkk

  12. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Joanna: houve um tempo, não muito distante, que (des)governos brasileiros castravam mulheres pobres após o 3o filho. Não havia bolsa família, um gatilho para que pessoas mal orientadas, hoje em dia, produzam crias como se ratazanas fossem. Sim, quem paga essa pensão alimentícia somos nós.

    Responda
  13. Alessandro Medeiros

    Enquanto homens trabalham duro para prover sustento, outros se limitam a reclamar e a demonstrar ingratidão. Temos de relevar. É da essência do gênero. Vida que segue.

    Responda
  14. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Não li a coluna anterior, mas Musk é com certeza ponto fora da curva. Mas a colunista não tem a menor noção do que são varas de família. Que o direito dos pais, de qualquer pai, é absolutamente menosprezado, salvo se for multimilionário. Que milhares de pais tentam participar e são sumariamente ignorados. Acho que a colunista deveria ler o caso Sophia, publicado neste Jornal e saber mesmo do caso Henry, não importa os apelos dos pais, sequer foram ouvidos, em ambos os casos terminou em tragédia

    Responda
  15. DIRCE BUZATO

    Texto absurdo. Parece muito com fofoca da vida alheia.Favor enviar o comentário, FSP

    Responda
  16. DIRCE BUZATO

    Texto absurdo. Parece muito com fofoca da vida alheia.

    Responda
  17. Edson Alves Oliveira

    Não se pode obrigar um pai a amar um filho, mas se pode obrigá-lo a pagar pensão consonante com padrão de vida do pai.

    Responda
  18. filipe moura lima

    Joanna, você é perfeita nos seus textos e não se abale com as más críticas dos leitores maus, que também são maus leitores. .

    Responda
  19. João Vergílio

    Num mundo em que o divórcio é praticamente certo, a atitude mais racional é não ter filhos. Não há volta à situação anterior. Teremos que reinventar completamente a família, tornando-a novamente indissolúvel (ou de dificílima dissolução). Podem ser "sociedades familiares" entre duas ou mais pessoas de qualquer sexo. Podem ser creches estatais sustentadas por todos nós. Mas precisam ser estáveis. Para isso, não podem ter nada (nada, nada, nada!) a ver com paixão, amor & cia.

    Responda
  20. José Hidasi Neto

    Ué, quanto mais filhos ele tiver, menor a concentração de renda quando ele morrer.

    Responda
    1. ERMELINDA SANTANA MATOS

      Kkkkkkk morri de rir

  21. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Não acho que foi pra o elon.

    Responda
  22. Adriana Santos

    Excelente, pois os machos insistem em não apenas fazer tudo o que foi listado no artigo e otras cositas mas, como em querer desmerecer temas importantes como este.

    Responda
  23. Pedro Luis S C Rodrigues

    Infelizmente as trezentas e oitenta e sete vezes que vc pensou não foram suficientes para te impedir de transmitir a alguém o legado da sua miseria. É o mal de uma cognição prejudicada

    Responda
    1. filipe moura lima

      Ops. Acho que está comentando sobre texto que não leu.

  24. mizael dias

    É, se não pagar pensão vai pra cadeia mesmo. Atrasa pra você vê. Única coisa que difere dos outros presos é que não raspa a cabeça.

    Responda