Deirdre Nansen McCloskey > Os homens do sistema não sabem Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É verdade. Somente as mulheres, do nÃvel dela é que sabem. Parabéns pela bela conclusão.
There is no better proof of the disaster that is having an ‘industrial policy’ than China, which has insisted on this nonsense for forty years and has failed to develop. Poor Chinese people! Indeed if they could replace the Communist Party's capillarity in guiding their industrial policy with someone as competent and enlightened as Milei (alone!), they'd be far better off.
poor china.. so far from milei, so close to industrial policies
Não há prova melhor do desastre que é ter uma "polÃtica industrial" do que a China, que insiste nessa bobagem há quarenta anos e não consegue se desenvolver. Pobres chineses, se substituÃssem a capilaridade do partido comunista em direcionar sua polÃtica industrial, por alguém competente e iluminado como o Milei, ficariam muito melhor.
Meu deus! O Canadá reage à s polÃticas dos EUA. Porque ela não critica a mesma postura do Trump? Sugere que sigamos Milei. E por acaso o argentino é um caso de sucesso? Só na cabeça dela.
Realmente, eu gostaria de saber como o primeiro-ministro canadense pode agir em prol do livre comércio quando o seu principal parceiro comercial promove uma guerra econômica contra o seu paÃs. Se o mundo contemporâneo inicianuma fase protecionista, como o Canadá pode permanecer à margem?
Embora não seja intuitivo, acho que o melhor seria não fazer nada, porque os danos a curto prazo são aos EUA. Por exemplo: o agricultor americano vai pagar mais pela ferramenta para a pá de trator produzida numa siderúrgica em Manitoba, simplesmente porque ela não é feita nos EUA. A longo prazo poderia talvez haver sua produção nos EUA, mas aà até lá tudo pode mudar, com o Trump fora do poder.
"A melhor polÃtica é tirar o "homem do sistema" do volante. É o que Javier Milei tenta fazer aà ao vosso lado e o que o Canadá deveria fazer aqui ao meu lado." Como quando este homem do sistema aplicou o gol pe da criptomoeda e deu prejuÃzo a um monte de gente? É este "homem do sistema" que a senhora está elogiando?
a cabeça dessa mulher estacionou nos anos 80.. mas sua defesa de teses ultrapassadas não é nem de perto tão perturbadora quanto à empáfia com a qual ela as defende.. os homens do sistema nao sabem, mas ela - o oráculo - sabe de tudo, e desdenha do resto de nós mortais, que precisamos ser educados sobre as ideias do adam smith do seculo 18.. pessoinha realmente detestável
a china manda um beijo!
A douta colunista poderia ilustrar suas crÃticas ao possÃvel premiê do Canadá com as soluções que daria ao problema criado por Trumpeta?
Não existe um sistema econômico autorregulado e neutro. Todo sistema econômico é regulado pelas instituiçoes, e privilegia uma determinada direção. Está velha ladainha de mercado autorregulado fenesceu com a economia institucional que, já faz tempo, orienta os gestores modernos na economia hodierna.
Até a medicina, bem mais ancorada na ciência natural, é muitas vezes instrumentalizada por razões ideológicas, como vimos nas posturas do nosso CFM durante a pandemia. A economia é mais frágil ainda. Se um polÃtico popular como Trump diz que aumentar tarifas para reindustrializar o paÃs é bom, é seguro que vai encontrar uma turma de PHD's escrevendo textos para justificar a barbaridade.
Costumo dizer que superestimamos o conceito da capacidade de governantes e de tomadores de decisões com impactos difusos. Dada a quantidade de bobagens que fazem, algumas flagrantemente primárias, é incompreensÃvel o culto a determinados indivÃduos.
Se tomarmos como critério as previsões feitas por estes experts, chegaremos à conclusão que Auntie está certÃssima.
Sei não, Tia Auntie, se a economia é "indirigÃvel": parece-me mais como dirigir na lama ou na neve. Sobre as pessoas "do sistema", o que sei é que suas motivações sempre estão abaixo da epiderme, constatação que faz de mim um desconfiado perene. Mas tem uma vantagem: a cútis de quem sai de Harvard é exatamente a mesma de quem não passou por lá, não me confundo por conta disso.
Hahahahah, ótema. Eu realmente não sei o que pensar, minha cara: Tia Auntie, evidentemente, tem célebro; mas seus pressupostos...
Quem parece viver em um sistema caótico e não sabe o q diz é essa senhora...cada uma q nooossssaaaa....
Que terror esse texto, blergh. A propósito, o que significa "Aplicaram impostos para proteger seus navios e as perturbações ligadas ao açúcar nas Ãndias Ocidentais."
Como dão espaço para essa velha Nazilibertária?
Discordo da colinista, mas ela nunca disse nada que possa ser considerado como nazista.
Essa colunista deve ser má. Como pode aprovar Milei?
Ela gosta do método oracular do milei. Recebe conselhos de seu falecido cão (é verdade, pesquise).
É por conta da pele bem cuidada do Milei, Márcio... Hahahahah!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > Os homens do sistema não sabem Voltar
Comente este texto