UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. filipe moura lima

    Estou muito feliz com o resultado desse julgamento. Pena longa para a condenada, e que esses bons ventos baforem o brasil do bozó.

    Responda
  2. SERGIO LUIS PETRASSO CORREA

    Excelente coluna! Se criminosos similares a essa senhora fossem exemplarmente punidos, , os prejuízos ao sistema democrático seriam extremamente reduzidos. Essa coluna deveria ser mostrada a tipos como o tal joel, o inventor do oxímoro "bolsonarismo moderado'", que defendem que a Justiça não pode excluir do sistema eleitoral criminosos como essa senhora. Ainda bem que no Brasil, é bem provável que tipos repulsivos como o tal Marçal ou o inelegível terão o que merecem após seus julgamentos!

    Responda
  3. Arides Quintanilha

    Parabéns escritor! Será que vai dizer que é perseguição? Anistia não, nem lá nem cá.

    Responda
  4. Alexandre Marcos Pereira

    Há instantes em que a justiça não é apenas feita, mas poeticamente executada, como se os deuses gregos ainda andassem entre nós, esculpindo destinos com irônica precisão. Marine Le Pen, depois da sentença, tem uma expressão que tenta ocultar o choque, mas não consegue evitar aquele pequeno tremor no canto do lábio, aquele leve franzir na testa que revela sua humanidade fragilizada diante da força imparcial da justiça. Ela, que tanto apelou para emoções viscerais, paga o justo preço.

    Responda
  5. CELSO RIBAS

    E eu saboreei cada frase desse ótimo texto, obrigado!

    Responda
  6. Vera Maria da Costa Dias

    Quero aplaudir! Sinto o mesmo.

    Responda
  7. José Freitas

    Não estou entendendo muito bem qual seria o crime cometido e que condenou a lider da direita à inelegibilidade. Usar dinheiro público para pagar assessores é uma rotina em todas as democracias. No Brasil cada deputado pode contratar até 25 assessores e cada senador até 50. Quem são eles ? Qual a sua qualificação ? O que fazem concretamente? Quanto custam aos contribuintes? São concursados ou são parentes e amigos contratados? Desvio de dinheiro público é ficar rico em poucos anos de mandato.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Nem adianta explicar, porque o senhor não vai entender mesmo.

    2. José Freitas

      Hernandez e Alessandra vcs poderiam me esclarecer de forma objetiva como os assessores parlamentares no Brasil são pagos? O salário deles passa antes pelas contas particulares do deputado e do senador ? Alguem fiscaliza esse repasse de dinheiro publico aos assessores para que não aconteçam "rachadinhas" ? Como um parlamentar eleito monta sua equipe.? Existe um quadro de assessores concursados de "esquerda" e de "direita" para serem escolhidos segundo perfil do parlamentar eleito?

    3. Hernandez Piras

      Pelo visto, não quer entender. Os tais assessores não prestavam serviço de verdade aos deputados no Parlamento Europeu. Seus pretensos salários serviam apenas para financiar a atividade partidária. Não é tão difícil, viu? Seus "testemunhos" sobre a vida durante o regime militar são tão pouco convincentes quanto sua "dificuldade" em compreender os crimes de Le Pen.

    4. alessandra alves florentino

      Qual a dificuldade em entender que com os recursos disponibilizados ela pagava não funcionários que apoiassem a atividade legislativa, mas sim, partidários com atuação alheia ao parlamento europeu? Ou ainda ao fato de ter recebido advertências, de ter sido avisada e que não mudou o comportamento? Difícil viu

  8. Hernandez Piras

    Rui Tavares impecável, como sempre.

    Responda
  9. Raymundo de Lima Lima

    Exato. Infelizmente o Parlamento Europeu abriga deputados 5a coluna; estão ali pra sabotar e até destruir a União Européia, em nome d nacionalismo reacionário. Vejam quem lamentou a perda d mandato d Marine Le Pen, os democraduras Putin, Orban, Ventura, e outros extremistas-direita, anti-democratas e anti União Européia. Viva a Democracia!

    Responda
  10. sergio ribeiro

    A moda deveria pegar por aqui o ex-excrementíssimo ficou 30 anos sem fazer nada, só usufruindo benefícios e rachadinhas, comprando imóveis em dinheiro vivo e no fim acaba eleito. Precisamos falar sobre estes inúteis que só travam nossa democracia.

    Responda
  11. Maria Lopes

    Rui, o que a Le Pen fez foi tipo rachadinha bolsonarista?

    Responda
    1. CELSO RIBAS

      Marquinho, devolve o celular pro pai menino!

    2. Regina Fonseca

      Exactement!

    3. Maria Lopes

      Marco Antônio e um verdadeiro democrata: quer rachadinha pra todo mundo, sem distinções. Hahaha

    4. MARCO ANTONIO POLISELI

      Só pode rachadinha da esquerda né

  12. José Cardoso

    Faz sentido a narrativa. A deputada nacionalista usando o parlamento internacionalista, que ela despreza, apenas para faturar algum para seu partido. Pode agora escrever um livro se queixando da injustiça com prefácio de Bolsonaro, assim como o político português caído em desgraça, José Sócrates, escreveu um com prefácio de Dilma Rousseff.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      José Sócrates e Marine Le Pen são de fato dois exemplos de condenados que só permanecem inocentes para seus partidários mais fanáticos. Negacionismo de esquerda e de direita.

    2. Marcos Benassi

      Ôôô, Zé, mardade com o Bozo: uma impressão digital pode servir de assinatura, até como uma marca de presença em uma orelha de livro; todavia, num prefácio, fica muito ruim. Antes disso, era melhor adestrar o Bozo para o uso de pen ou pencil...

  13. Edailson Monteiro Rodrigues

    Oxalá essa moda pegue em terras tupininquins.

    Responda
  14. JOSE AUREO BIGLIASSI

    Curtindo os tavares e benassis. Rindo dos cabrais e camargos. Fora os pens!

    Responda
    1. JOSE AUREO BIGLIASSI

      Isso Benassi, vamos saboreando o Rui agora, agora e mais agora.

    2. Marcos Benassi

      Das veiz tem uns textos em que a gente se diverte para valer, Zé Áureo. Hahahahah!

  15. Silvio Cabral

    A Folha poderia informar o leitor de que o Ruy é um político de um partido que é tipo um PSOL português. É relevente.

    Responda
    1. alessandra alves florentino

      Se for como o Dep. Henrique Vieira (RJ) então é excelente

    2. Alberto Melis Bianconi

      Posso discordar muitas vezes mas há muita vida inteligente no PSOL, bem mais do que nesta Folha.

  16. max ribas

    Não é diferente por aqui. Nikole, Bananinha, Bilinsky, Zambeta e muitos outros só tem um objetivo e um objetivo só: encher o saco e conspirar contra a Pátria.

    Responda
    1. Vera Maria da Costa Dias

      Encher o saco de dinheiro, seja de onde vier. Faltou este objetivo.

  17. Claudio da Silva

    Engraçado é ver "democratas" de pensamento único, que celebram manobras para impedir pensamentos dissonantes sem nenhum pudor. Quando o sistema se voltar contra eles, e o vai, podem ter certeza, não serão ridicularizados, espero que ainda voltemos ao convívio democrático real!!!!!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Desculpe Benassi, não tinha te visto, dez minutos na minha frente. Sempre muito mais elegante.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Desconfio que o sr. Cláudio possui pensamentos múltiplos. Fico aterrorizado só imaginando como deve ser. E se bobear intolerâncias exponenciais... Perdeu, não amola.

    3. Marcos Benassi

      Cláudio, prezado, o que os democratas europeus estão tentando impedir não é o pensamento, mas a contabilidade dissonante. O dinheirinho sonante do parlamento europeu não deve ser usado para alegrar partido semi-fascista francês...

  18. Carlos Amorim

    Temos que torcer pros Franceses serem mais sérios que nós. Primeiro porque os corruptos sempre se dirão perseguidos... e havia quem afirmasse falsamente que a Lava Jato pegou o Lula e não pegou outros partidos. Segundo porque advogado e hacker inventando nulidades não faltam. Finalmente, somos mestres em esquecer a corrupção daqueles por quem torcemos. Como estará a Wal do Açaí?

    Responda
  19. Marcos Benassi

    Ah, caro Seu Rui, saboreie mesmo: não serei eu a contestar vossa fruição desse momento tão doce. Até porque, diabético, eu não posso fruí-lo em seu pleno dulçor: ao impedir esse pessoal de continuar seus trambiques, essa lei é verdadeiramente edulcorante, veríssimo açúcar, nada de sintético. Em relação ao comportamento democraticamente destrutivo dos deputados europeus, se quiser consolo, espie cá em Brasília: há uma vasta coleção deles, aboletados em partidos de belo nome e péssimo comportament

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Alberto, grato! Eu tenho expectativas mais positivas sobre os efeitos da nossa limpeza pública; é que, também, saímos de uma situação mais infecta, né?

    2. Alberto Melis Bianconi

      Por aqui já começou sr. Fior. E apesar da resistência continua avançando. E as ações contra a gangue Bolsonaro são muito mais sérias que a movida cotra Le Pen.

    3. jose fior neto fior

      Ótima notícia. A pergunta é: e aqui quando é que começar a expurgar os maléficos extremistas?

    4. Marcos Benassi

      Ôôô, Anete, quem sabe não fazem uma dessas podas desastradas da Enel, quer desequilibram completamente as plantas, contaminam-nas e acabam por fazê-las morrer? Eita, que umas podinha marvada dessas não seria mau... Hahahahah!

    5. Anete Araujo Guedes

      Marcos. São ervas daninhas crescendo, prosperando mundo a fora. Vez ou outra há a possibilidade, devido aos crimes que cometem, uma bela e doce oportunidade de poda.

  20. Maria Lopes

    Le Pen condenada foi uma ótima notícia. A outra, de hoje, é que Muskrat é Trumpeta foram derrotados em Wisconsin. Mesmo com os cheques de um milhão de muskrat. Se isso não é compra de votos, o que seria?

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Perdeu em Wisconsin, ganhou na Flórida com margem menor do que durante as eleições. Vai descobrir que "the economy stupid' é inexorável. Até aí vai aprontar muitas.. E não há nada que se possa fazer por enquanto. Mas, está fadado ao fracasso.

    2. Marcos Benassi

      Ah, que boa notícia trazes, cara Maria! Vou procurá-la, deve dizer respeito aquele sorteio que o seu Almíscar havia tão republicanamente proposto, né não? Coisa linda um crau nesses fedidinhos... Hahahahah!

  21. Ricardo Botto

    Lá como cá é tudo igual.

    Responda
  22. jose camargo

    Aproveita porque não vai durar muito. Há algo se movendo silenciosamente no encalço de abusadores do devido processo legal e dos inimigos da verdadeira democracia.

    Responda
    1. alessandra alves florentino

      Com certeza! Vc está certo, o Trump muito em breve não deixará sequer saudades. Nas eleições de meio de mandato devem perder de forma inquestionável o controle das casas legislativas, ai, babau.....acabou

    2. Alberto Melis Bianconi

      Abusar do devido processo legal... fico imaginando como deve ser. Seria tipo protelar por nove anos o processo e ainda escapar de uma inelegibilidade vitalicia?

    3. Marcos Benassi

      Opa, perdão, Camargo.

    4. Marcos Benassi

      Ah, sim. Silenciosamente... "No encalço", seguindo pegadas, ao rés-do-chão... Será alguma lesma? Ou víbora peçonhenta? "Verdadeira democracia", sei. Tá cada dia pior, hein, colega Cardoso? Virgem Santíssima...

    5. Maria Lopes

      E onde está o abuso no caso descrito na coluna?