UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Nosso futuro sombrio nas cidades brasileiras

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROSANGELA SILVESTRIN

    Bom mesmo é fazer de conta que não é nossa responsabilidade. Que é invenção do outro lado. Que é Mimi dos canhotos.

    Responda
  2. Carlos De Oliveira

    Os cientistas estão mostrando que a arborização é imprescindível para conservar a água no solo. Manter as nascentes de água. Diminuir a temperatura no solo. Vejo que tem pessoas que ainda acham que cortar árvores está certo. Tem cidades em que as ruas só tem cimento e asfalto. Se os políticos acham que plantar árvores não dá votos, paciência. Uma árvore de grande porte leva muitos anos para crescer. Pode ser que nem dê tempo de plantar o que precisa ser plantado. Será que não é melhor começar?

    Responda
  3. Rondon De Castro

    Sem sombra de dúvidas; teremos apenas as sombras dos edifícios.

    Responda
  4. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Nossos políticos ainda pensam como nos tempos coloniais: não acreditam ou não importam com os estudos científicos. Por isso mesmo nosso país encontra dificuldades em avançar. A população também não segue as indicações da ciência, preferindo seguir os "achismos".

    Responda
  5. José Ricardo Ferreira

    O desequilíbrio ambiental já se tornou inevitável. O status de metrópole já se tornou passado porque grandes cidades cada vez mais são vítimas de desastres climáticos. Ou mudamos nossos hábitos ambientais, nossos hábitos de consumo e sociais ou vamos entrar em extinção. O modelo econômico precisa ser revisto. A ocupação do solo precisa ser revista, os planos diretores precisam ser humanizados ecologicamente. Sem isso, nada mudará para o bem de nosso único lar: o Planeta Terra.

    Responda
  6. Paulo Silva Barbosa

    Nossas cidades estão cada vez mais áridas, onde o concreto vai tomando conta do solo e subindo prédios cada vez mais altos, não importando o impacto que causa no seu entorno. Basta circular por diversos bairros paulistanos, onde o verde está sendo eliminado e permitem construções que ocupam praticamente toda área do terreno e assim os moradores vão perdendo a qualidade de vida.

    Responda
  7. Florentino Fernandes Junior

    Se a gente nao for assassinado hoje ou amanha ja ta bom demais

    Responda
  8. Jair Pereira

    Meio ambiente neste país nunca foi prioridade, sempre foi antro de desperdício de recursos, de discursos inflamados, de COPs improdutivas pelo mundo afora. Árvores, planejamento urbano, nunca rendeu votos pra ninguém, e se não rende votos os gastança de dinheiro ninguém se interessa.

    Responda
  9. André Luiz

    Órgão federal! Só se for para criar cabides de emprego. Discordo totalmente do paisagista. Claro que precisamos de árvores nas cidades, mas não plantadas debaixo da rede elétrica. Um plano simples e de longo prazo resolve a maioria dos problemas. Precisamos plantar árvores e também cortâ-las, mesmo as centenárias. Santificar os vegetais só agrava o problema e se não incluir, na ação, o cidadão, que mora na frente da árvore, o problema não será resolvido.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      É responsabilidade das prefeituras. Q me lembre, o gov federal não tem nada a ver com isso. Mas a parada é meter o p a u no Lula. O país dividido. Por essas e por outras as pesquisas com quem não sabe as funções de cada um.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      É responsabilidade das prefeituras. Q me lembre, o gov federal não tem nada a ver com isso. Mas a parada é meter o p a u no Lula. O país dividido. Por essas e por outras as pesquisas com quem não sabe as funções de casa um.

    3. Luís Filipe Bueno

      Por que ortar árvores? Se houvesse fiação subterrânea e manutenção adequada das árvores, não teria motivo nenhum em corta-las.

  10. Henrique Marinho

    Oportuno o tema. A arborização de cidades seria incentivada com a regulamentação da lei 14.119/21, de pagamento por serviços ambientais. Donos de terrenos pagariam menos impostos plantando e mantendo arvores, as quais auxiliam na redução da enxurrada e na recarga de aquíferos.

    Responda
  11. José Eduardo de Oliveira

    B. Brecht preconizou, destas cidades, só restará o que passa através delas, o vento. pelo menos não restarão políticos e suas promessas. e nem eleitores com a boca escancaradas acreditando neles.

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Justa Lerda, prezadíssimo Seu Ricardo, que dedada no'zóio... Essa advertência que nos traz tem algo de paralelepípedo na testa: até um leitor-cidadão como eu, mais curioso e "sacado", fico surpreso com a dimensão e a complexidade da encrenca. 'Magina só se uma cidade como São Paulo terá tal órgão, capacitado e empoderado o suficiente para dar conta da tarefa... Não com o tipo de administração que se encontra no trono, usando espaço municipal para fazer blá blá blá anti-aborto legal. Co'didoido.

    Responda