UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Douglas Pires

    É exatamente o que está acontecendo: Estamos assistindo à banalidade da ignorância... E estamos achando normal.

    Responda
  2. Cayo Honorato

    Prof. Conrado, faça por favor uma coluna sobre o caso Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield.

    Responda
  3. roberto barbosa de castro

    Segundo deduzi, o prezado professor de direito está pugnando por uma condenação com base no "conjunto da obra". Para um professor de direito, isso é fantástico. Leigos (principalmente leigos apaixonados) podem sacar à vontade sobre o conceito de "crime". Mas, um professor de direito? Parabéns aos seus alunos...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O bolsonarismo parece guardar magoas por argumentos que usou no passado, mas foram contestados e, num momento posterior, tenta encaixá-lo na boca de algum adversário, ainda que não faça sentido, para então poder contestá-lo. O argumento, usado por muitos, é que o impeachment de Dilma se deu pelo "conjunto da obra". Não e não. Conjunto da obra não é' crime de responsabilidade, e o prof. Mendes não usa argumento sequer parecido, ele quer Bolsonaro condenado cumulativamente por cada um dos crimes.

    2. MARIA APARECIDA MARTINS

      Tom astes ou só can tastes para a clo ro qu ina?

    3. vera lucia frayze david

      Em alguém por aqui a carapuça serve....

  4. Graça Sette

    Nunca poderia ter exercido nenhum cargo público.

    Responda
  5. IVAN RUSSEFF

    Conrado Hübner, o seu artigo traz reflexões oportunas e bem fundamentadas! Fortalece o nosso ânimo de cidadãos afrontados pela incúria e leniência, para dizer o mínimo, de nossos maus governantes. A par disso, como nos reconforta ler um texto objetivo, claro, corajoso e bem estruturado gramaticalmente. Evoé!

    Responda
  6. Alberto Melis Bianconi

    A justiça é um produto escasso e caro, precisamos saber onde é capaz de gerar maior utilidade. O crime de lesa-pátria que desembocou no 8 de janeiro também a mim parece o que pode produzir melhores resultados. Como seria difícil (eufemismo) atuar igualmente bem em todas as frentes, Gonet fez uma escolha. Até agora só arquivou o caso da vacina. Mais útil seria investir tempo e agressividade denunciando o esforço que a imprensa faz para normalizar o traste.

    Responda
  7. Helena Hawad

    Magistral!! Aplausos de pé!!

    Responda
  8. Thais Maria Vinci de Mendonça Chaves

    Excelente artigo e sobretudo excelente alerta. A essa Folha, principalmente, que tem albergado, de forma desproporcional, reportagens que visam a escrutinar com lupa a denúncia contra o traste, inclusive entrevista de duas páginas com o próprio, a arrotar a tosca defesa que seus Defensores lhe sopraram. Há muita condescendência com, como indica o artigo criminoso serial e perigoso. Parabéns Professor Conrado

    Responda
  9. Anete Araujo Guedes

    Frente a realidade dos fatos, a extrema direita neofascista, patriota e inconsequente, delira.

    Responda
  10. Nilton Silva

    Precisa desenhar, meus caros patriotários?

    Responda
  11. Luiz Gustavo Amorim

    O professor Conrado nos acostuma muito mal, rs. Semana após semana, sarrafo subindo. E eu que volta e meia me aventuro a defender o direito constitucional ao ridículo, usado à larga nesse fórum, incorporo e alargo esse preceito à idiotia, graças a essa missiva. Também os banais ganharam a prerrogativa da ignorância, prima-irmã da maldade. E ainda reclamam da democracia, rs.

    Responda
  12. Fabio Cury

    Leitura perfeita!

    Responda
  13. Regina Tavares

    Prof Conrado nos traz o melhor texto dos últimos tempos. Obrigada, parabéns!

    Responda
  14. Anete Araujo Guedes

    A solução para crimes bárbaros e nem tão bárbaros aqui no país são as gavetas, os conluios, e o deixar o tempo passar, para que o esquecimento venha aplacar a indignação, amenizar os horrores. Como não esbarrar no velho chavão, o crime compensa. A permissão para se fazer qualquer coisa, desconsiderar as leis, a dignidade, a ética, a retidão, a humildade e a verdade, como deixar morrer, em meio a deboches e descaso, milhares de pessoas.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Fábio. Eu diria, a permissividade de muitos parlamentares para a legitimar a corrupção, está nítida nessa ferrenha defesa das emendas abusivas, chamadas de par lamentares. Há que se lamentar, mas não colocar todos no mesmo barco.

    2. Fábio Salvador

      Tudo muito claro, muito nítido. Tão claro quanto a permissividade do sistema político para a corrupção, para os engavetamentos e destruições de provas, pelas condenações revistas por interesse escuso...usar um demônio, para esconder os outros é tática que cada vez mais destruirá o Brasil.

    3. Anete Araujo Guedes

      Brito, foram tantos crimes cometidos, que não tem por onde iniciar. O 8/1 foi apenas a consequência de tudo o que foi difundido, distorcido, naturalizado e fundamentado nos 4 anos do desgoverno de bozo. Ele nem deveria ter chegado onde chegou, se o país não tivesse atravessando por um tempo de ódios, ressentimentos, traições, golpe e cegueira moral e política. Cujos protagonistas foram Aécio, Cunha, Temer, Moro, Dallagnol, militares, judiciário, mídi@ corporativa etc.

    4. antonio brito

      Correto. Caso não houvesse o oito de janeiro, ele não iria a julgamento. Veja que foi arquivado o caso da carteirinha de vacinas. O caso da minuta e da intentona de golpe de sete de dezembro é considerado um acessório na acusação.

    5. Marcos Benassi

      Xiiiiii, minha cara Anete, tenho a impressão que esses métodos gavetistas, conluiomórficos ou tempo-aplacantes já não são suficientes, sabe? Os horrores são tamanhos que precisaríamos apelar coletivamente pra farmacopéia amansativa, tipo fazer distribuição domiciliar de antidepressivo e calmante. O crime, se não compensa exatamente como na frase-padrão, está sendo compensado: a "câmara de compensação" do sistema legal Brazuca tá processando esses cheques. Já já chega o extrato.

  15. Marcos Benassi

    Ufa, que falta fizestes, Homi! Bem-vindo! Olha, vindo dos Adevogádios da patota, a arJgumentalha até cabe: são pagos pra isso - eu acho uma triste marca curricular, mas vá lá. Agora, cá na Ágora, vê-se não poucos a repetir, organizada e amadoramente (com amor, sem ganho), o mesmíssimo blá que corre no STF. Deve haver analista pelaí ecoando-o, a despeito do vergonhoso e aaaccéfalo da coisa. Se falam em Nuremberg, não vou desdizê-los: lá, o esforço era convencer do "não sabia!" Tal e qual cá, Bro.

    Responda
  16. Erica Luciana de Souza Silva

    O pior é q a parte direitista do congresso quer parar o Brasil para votar anistia para esse corr#rupto inconsequente. Não duvido de conseguirem. Será um so#co em nossa ca#ra, uma humi#lhação a todo o país.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ora, pois, cara Erica: tudo paralisado, esse bando de funcionário público trabalhando pela covardificação - falam em "paz", ora veja - e daí vem hoje, na página três desta folha, um sujeito do Itaú reclamando que tá faltando plano de inteligência artificial. Zorra, a burrrice natural campeando, junto de uma falta total de vergonha na cara, e um bitelo d um banco, cheio da grana, querendo ação governamental para reduzir seus próprios riscos. Eles que "pacifiquem" seu medo de investir, pô.

  17. Josenildo Nogueira

    Artigo excelente! Sucinto e reto. Parabéns.

    Responda
  18. CARLOS TARDIVO

    Que artigo! Sensacional! Parabéns!

    Responda
  19. alvaro abrantes cerqueira

    As ações do STF no mercado da democracia está em alta, mas muito do que tem enfrentado é fruto de leniência, covardia e inépcia da própria Corte. No fim das contas o STF e responsável por tudo, éo guardião da Constituição e, de quebra, um rol de arranjos de interesses de lobbys. Não tem firmeza estratégica. apenas surtos casuais de táticas de ousadia, isso graças aos pequenos ministros Fux, Nuno Marques e Mendonça, por esse zig-zag é uma corte que divide a opinião pública.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Álvaro, prezado, eu não sei das profundezas da nossa Alta Corte, mas noto que, se no aspecto da defesa do alicerce democrático básico, fizeram e estão fazendo um servição, em outros, têm essa característica pouco elogiosa. Gilmarzão, um Saulo Laranjeira plúmbeo, é um ser prototipicamente lobístico: ativo, vai a/promove jantares onde, trinchando "lobsters", ajeita negócios pras faculdades; passivo, "concilia" o marco temporal e interesses do Agro e da Mineração. Jackyll & Hyde é pouco.

  20. José Bernardo

    Não encontro outro qualificativo para esse artigo senão: magistral! (E aproveito para agradecer pela apresentação ao conceito da "cegueira supraliminar"...)

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nóis sempre aprende co'profi, né não? Hoje, sobre a desinteligência coprófaga, que engole estrume como se manjar fôra.

  21. José Carlos Tridapalli Junior

    Ótimo artigo.

    Responda
  22. carlos milward

    As viuvinhas do MITÔmano inelegível ficam indignadas quando alguém se atreve a criticar o seu amorzinho .

    Responda
  23. jose camargo

    Mas qual foi o crime de Bolsonaro mesmo? Li,reli, treli e nada encontrei que pudesse ser caracterizado como crime;nem à luz da nossa legislação ordinária e muito menos à luz da nossa Carta Magna. Como disse a justiça americana ao negar a extradição do jornalista Alan dos Santos: "Não vimos crimes, apenas palavras." Agora,dia 9 próximo,será julgado o caso Filipe Martins e aí saberemos quem realmente anda cometendo crimes por aí.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Viram as palavras faladas, foi? Cada cego vê o que bem entende.

    2. Helena Hawad

      Se o Sr. leu, releu e não entendeu, sugiro fazer uma revisão dos óculos. Talvez esteja na hora de trocar as lentes.

    3. Anete Araujo Guedes

      Procure navegar na realidade dos fatos.

    4. Marcos Benassi

      Poi Zé, Camargo: "treli e nada encontrei" é o perfeito resumo do blá blá blá da defesa Bozofrênica, que não salvará o Bozo da treliça da cela. Se treleu a denúncia e nem tremeu em sua convicção da pureza Bozolêmica, creio que confunde as Cartas Magnas: lá na terra de Sam, fala-se o que quiser e têm-se a KkKlan; cá, os integralistas tão fora de moda. Anauê pra vc.

    5. Joaquim Rocha

      Bozo vem cometendo crimes desde a época em que foi militar, passando impune durante seus crimes como parlamentar e culminando nas dezenas de crime durante sua mons truosa passagem pela presidência, e ainda após. Você sabe de tudo isso, como qualquer brasileiro minimamente instruído, mas o seu "caráter" não permite assumir. Como consegue se olhar no espelho?

  24. julio alves

    Fico imaginando as caras de Pondé, Lygia Maria, Dona Kramer, Magnoli, donos da Folha e outros da frente ampla da extrema direita da mídia ao ler esse artigo. Será que leem?

    Responda
    1. Hélio Barbosa de MT

      Vôôôtche! Que visão do inferno essa gente toda junta!

    2. Marcos Benassi

      Credo, Julio, tudo gente feia e de entranhas duvidosas; 'magina isso não, capaz de dar pesadelo...

  25. Leonilda Pereira Simoes

    Muito bom artigo. A discussão sobre se o ge no ci da é culpado é hilária. Ele assumiu a culpa todos os dias do "governo", na verdade só fez campanha por 4 anos. Atacou todos os poderes, em especial o STF com a ajuda da direita. Foi contra a ciência e na Covid não ligou para mais de 700 mil mortos, atrasou vacinas. Deveria ser julgado por crimes contra a humanidade. Antecipou o golpe em motociatas, com o apoio de Tarcínico, Malafeia, Wanderley e toda a extrema direita. Precisava de mais o quê?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Que resumo, hein, minha cara? O coleguinha Camargo, acima, devia lê-lo para encontrar o que não descobriu na denúncia da pgr...

  26. Paulo Roberto Cugini

    Muito bom, professor! Ainda fico incrédulo em perceber que os BOZOLÓIDES continuam a acreditar no BOZO, um sujeito imprestável, incompetente, grosseiro, ignorante, péssimo elemento, etc. Não "entra nas cabecinhas" desses caras o ridículo que é seu "ídolo". BOZO foi o responsável por mais da METADE dos MORTOS por COVID-19. Recusou no início da pandemia por sete vezes, durante sete meses, a oferta de VACINAS pela PFIZER. Dizia que não era COVEIRO. Fora o resto, né? Eca!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Paulo, prezado, esse seu comentário cheio de palavras em maiúsculas, contendo até o número dezenove, escrito quase às 1O da noite de ontem, informa-me algo importante: a sençura folhomática, em sua dimensão humana e escravagista - os infelizes presos nos porões da Barão de Limeira, obrigados a analisar mensagens - funciona agora também tarde da noite. Estou eu a lê-lo quase às seis da matina alguém liberou seu comentário.

  27. Murilo Belezia

    Não serei quem dirá que todos os textos de apoio ao Bozo e contra "o que aí está" procedem da mesma matriz, como as formigas são iguais por procederem da mesma rainha. É o Brasil xerox mostrando sua cara.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, Murilo, é nóis mêmo a dizê-lo: é tudo igual, rigorosamente o mesmo monte de baboseira. Tá você aí a denunciá-lo, eu acabo de boquejar, não poucos outros colegas o fazem; no jornalismo, tá cheio de lambão que repete esse blá blá blá obsceno, mas alguns denunciam. E pensar que o xerox, em certos momento histórico, foi progresso, hein?

  28. DANIEL BRANDAO

    A primeira e a segunda estantes fazem sentido. Já a terceira, o colunista citou apenas denúncias e processos políticos, que não tiveram nenhuma sentença. Desde quando relatório daquela ridícula CPI da covid tem algum valor? Todo mundo que assistiu sabe que aquilo foi um circo político montado por Renan Calheiros, Omar Aziz e Randolfe Rodrigues.

    Responda
    1. MARIA APARECIDA MARTINS

      Cantou para a caixa de cloroquina e rezou pro pneu, né? Fala a verdade.

    2. Marcos Benassi

      "Ridícula"... Fantástico, um exemplo de concidadania; mais, de compaixão cristã para com seus irmãos e irmãs que perderam gente querida ou, eles próprios, morreram. E, mais ainda, de apreciação artística: o Bozo, naquela interpretação de asfixia, esteve magistral. E, no sentido de "professoral", o Magister deu uma aula muito aproveitável de desumanidade - vê-se que teve bons alunos.

    3. Erica Luciana de Souza Silva

      Esse comentário é algumas das respostas a ele são a prova de que o autor do artigo está coberto de razão.

    4. jose camargo

      Nenhuma faz sentido. Bolsonaro teve sua vida revirada em todos os pontos cardeais e colaterais. Nada encontraram a não ser bravatas,frases infelizes,verborragia,piadas de mau gosto e por aí vai.

    5. julio alves

      Gado

    6. Leonilda Pereira Simoes

      Mais um ponto para concordar com o autor do texto sobre a "banalidade da ignorância". Muitos se expõem ao ridículo de defender o indefensável, o ge no ci da na Covid. Não agiu, contrariou a ciência, os médicos, quis jogar a sociedade nos cemitérios sem pena, já que sempre apoiou a violência, golpes. A CPI reuniu informações que apoiadores do inelegível não aceitam pois são contra a justiça a ciência, a verdade. Ele fez piada com mortos sem ar da Covid, vai negar isso tb? Riu muito, pelo jeito.

  29. MARIO LUCIO CAMARGOS

    Cegueira supraliminar. Que conceito poderoso. Exatidão assustadora. Densidade de buraco negro. Já se falou e escreveu muito a respeito desse efeito 'irresponsabilidade de manada'. Parece aquele AVC cuja proximidade vai-se 'atraindo com a barriga'. Chama a atenção o paralelismo entre Brasil e EUA - dois países marcados pelo culto do imediatismo (que produz 'mitos' sem consistência mítica ou histórica, e.g., MAGA e similares).

    Responda
  30. José Freitas

    País nem sempre cedeu ao seu maior delinquente e o colocou na cadeia por corrupção. Foi obrigado a conviver novamente com ele depois que o STF o colocou de volta na cadeira de presidente. Mas, para azar do descondenado, a opinião pública sabe que ele nunca foi inocentado dos crimes que cometeu. Sua avaliação negativa é um ótimo sinal de amadurecimento politico da sociedade brasileira.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, sim, maturidade: tanta que não poucos frutos estão absolutamente apodrecidos, alguns pendurados, outros já caídos no pé. A opinião pÚbica, aquela que reflete e age com o púbis, repete a lenga-lenga feliz da vida.

    2. Luiz Gustavo Amorim

      Resumo: nunca a justiça andou tão rápido no Brasil; em um ano e meio ele saiu de réu para ser preso depois DE julgado em duas instâncias.

    3. Luiz Gustavo Amorim

      Eu te fiz um desafio: não se esconda atrás do rito e me dê uma resposta clara e concreta. Qual é a prova definitiva e incontestável para a prisão de Lula, patriota?

    4. Luiz Gustavo Amorim

      Lula foi declarado réu em setembro de dezesseis. Entre o julgamento na primeira instância e na segunda, menos de seis meses. Era final de janeiro de dezoito. Em seguida, o Supremo nega por um voto o habeas corpus em abril do mesmo ano. Correria danada para prendê-lo três dias depois. Resumo: nunca a justiça andou tão rápido no Brasil; em um ano e meio ele saiu de réu para ser preso depois julgado em duas instâncias.

    5. Leonilda Pereira Simoes

      Quem colocou Lula na presidência foi o ge no ci da. Se não tivesse tramado por 4 anos o golpe e tivesse um governo meio decente, sem fazer piadas com os mortos da Covid, a maioria idosos morrendo sem ar, talvez mostrasse sinal de humanidade. Nem isso ele fez. Uniu-se à extrema direita, mente como respira, não sabe nem sequer se expressar. Só a luta contra a ciência seria motivo para não ser reeleito. O maior criminoso é ele, que tem mais de 700 mil mortos na conta. Deve ser pouco para você.

    6. José Freitas

      Luiz Gustavo nunca houve "rito sumário" na Lava Jato. Todos os denunciados tiveram direito à mais ampla defesa como ficou comprovado pelas gravações televisivas à que todos os brasileiros tiveram acesso. Todos os condenados puderam recorrer de suas sentenças condenatórias à segunda instância - TRF-4 - e à terceira instância - STJ - onde suas sentenças foram confirmadas por unanimidade. Não existe "rito sumário" em um processo que durou mais de 3 anos e com o reu sendo condenado por 9 juizes.

    7. José Freitas

      Jose Antonio sendo o STF a ultima instância de Justiça caberia à esse tribunal considerar Lula inocente ou culpado mas não fez uma coisa nem outra. Preferiu "anular" suas condenações alegando que ele deveria ter sido julgado em Brasilia e não em Curitiba. Todo mundo sabe que a centralização dos processos da Lava-Jato em Curitiba nunca foi questionada pelo STF durante os longos anos de duração do processo e que a 13ª Vara Federal foi designada para conduzir esses processos pelo proprio STF.

    8. José Antônio

      Em vários jornais em 08 do 07 de 2 mil e 21:´´Líder do governo diz que prisão em 2ª instância foi criada para tirar Lula da eleição. ''Nunca teve prisão em segunda instância no Brasil. Só teve para prender o Lula e tirá-lo da eleição. Foi um casuísmo'', afirmou Ricardo Barros (deputado federal do PP pelo Paraná. Um camisa amarela da primeira hora desde 13 de março (´Não vou bancar o pato`) de dois mil e dezesseis (´Somos todos Cunha). Em frente ao Patão Amarelo.

    9. José Antônio

      Como você interpretaria o inciso LVII ("ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória") do 5º artigo da Constituição Federal? Não vale consultar um hermeneutólogo ou uma hermeneutóloga com pós-doutorado em hermenêutica, óbvio, para responder a pergunta, viu?

    10. José Antônio

      ´´... o STF o colocou de volta na cadeira de presidente.``? Como se um 6 x 5 no STF impediu Lula de participar da eleição de dois mil e dezoito? ´´Pesquisa Datafolha: Lula, 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5%. Alvaro Dias tem 3% e Amoêdo, 2%. 22/08/2018 02h11 Atualizado há 6 anos`` Pela dada da pesquisa, acho que o primeiro colocado caminhava para uma vitória no 1º turno.

    11. Luiz Gustavo Amorim

      Rito sumário e covarde, lava jatismo demolido pelo hacker de Araraquara. Eu o desafio a colocar aqui uma prova concreta e inquestionável sobre a condenação do Lula pelo triplex. O seu é eventual silêncio já será uma admissão da sua leviandade.

    12. José Freitas

      Mario Sérgio Lula não foi condenado pela discordância ideologica do ex-juiz Sérgio Moro, dos tres juizes do TRF-4 e dos cinco juizes do STJ e sim pela abundância de provas de corrupção e delações premiadas juntadas no processo da Lava-Jato. Todos esses juizes de primeira linha o condenaram por estarem convictos de sua culpa. Nem mesmo os amigos que ele nomeou para o STF tiveram coragem de inocentá-lo porque nunca estiveram convictos de sua inocência.

    13. José Freitas

      Mauricio ninguem defende o direito à idiotia melhor do que voce. É para assegurar esse seu direito que lutamos contra a censura. Admiro quem , como vc, não tem vergonha de expor sua indigência mental em público sabendo que sua postagem poderá ser lida até mesmo pelos amigos.

    14. Mauricio Soares

      Mais um que tem a certeza de que, na democracia, "o sistema de justiça tem dever de proteger o exercício do direito à idiotia." Exerce-o plenamente.

    15. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Não tenho provas , mas vou condenar pelas minhas convicções. Se liga .

  31. Leila Augusta de Oliveira Onaya Onaya

    Conrado querido infelizmente o povo brasileiro não tem memória. Eu me lembro muito bem do linguajar chulo desrespeitoso para com todos. Nós somos culpados por tudo isso. Quem votou e quem não votou como eu. Temos que ser unidos e pensar o país que queremos. Temos que ir pra rua e mostrar a cara pra eles.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Minha prezada Leila, peço a gentileza de nunca mais deixar de votar, em sendo possível fazê-lo. Minha velha mãe, ainda viva à época, tirou seu corpinho quase nonagenário de casa pra exorcizar esse encosto. Felizmente, já havia operado os quadris, estando guaribada e pronta pro sufrágio.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Quem defende o ge no ci da não tem fala um parágrafo sobre a atuação dele na Covid, tentando ganhar dinheiro com as vacinas, rindo dos mortos, parece que para os que condenam o atual pr não acham nada demais que o ge no cida tenha atuado contra salvar vidas. Seletivos, não? Lula foi isso, aquilo etc. Nero riu e fez piada de mortos e eles nem ligam, acham natural um pr sem alma, sem humanidade, sem decoro, sentindo um clima com crianças. Moralidade seletiva para o pior, claro. Devem agir igual.

    3. José Freitas

      Discordo que o povo brasileiro não tem memória. Ele jamais esqueceu que o maior corrupto de todos os tempos foi preso, julgado e jamais absolvido. De nada adiantou o STF ter "anistiado" seus crimes e o colocado de volta na cadeira de presidente. A rejeição popular ao descondenado é crescente como mostram as pesquisas. Sua "vida pública" termina em 2026 ou antes se o destino der uma mãozinha ao sofrido povo brasileiro.

  32. WILSON FILHO

    Eu já vi imbecilidade, mas como essa reportagem não tem igual, sem pé nem cabeça. Fico imaginando a biblioteca oficial de crimes do PT, maior que a Biblioteca Britânica, fica no chinelo.

    Responda
    1. WILSON FILHO

      Mario, quem te pegou atrás do armário? Daí dele menina moça. Muita maconha epo.

    2. Marcos Benassi

      Ah, tá.

    3. Alexandre Avelar

      Plagiando o leito Maurício: "Mais um que tem a certeza de que, na democracia, "o sistema de justiça tem dever de proteger o exercício do direito à idiotia." Exerce-o plenamente." Perfeita observação.

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      O que será da biblioteca de quem foi perguntado sobre quais livros leu, e não soube dar UM título ?

  33. NELSON RICARDO COSTA SILVA

    Sempre brilhante e no nervo. Artigo para emoldurar.

    Responda
  34. ADONAY ANTHONY EVANS

    O magnífico resumo de Medicina Forense do bolsonarismo pelo Professor de direito constitucional da USP, doutor em ciência política, membro do Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade, não poderia ser mais preciso. Lembrei de Dostoieviski em Irmãos Karamazov, em que o filho parricida ronda a delegacia até ser preso e incriminado. Face à montanha de evidências auto paridas contra si, parece que também Jair, no fundo procura ele à cela, e não a cela a ele. Auto mutilação freudiana. Táokey?

    Responda
    1. filipe moura lima

      Comentário à altura do artigo. Parabéns!

  35. filipe moura lima

    "O sistema de justiça tem dever de proteger o exercício do direito à idiotia."

    Responda
  36. Carlos Celestino

    Muito, muito, muito raramente se lê e vê na.hj tão pequena grande mídia.um texto com a sua qualidade. Parabéns garoto

    Responda
  37. Ivan Bastos

    Foram tantos crimes realizados que, por questão de justiça, deveria apodrecer num xadrez de segurança máxima pelo resto dos seus dias.

    Responda
  38. Rodrigo Tupinambá Carvão

    excelente

    Responda
  39. marcos fernando dauner

    Eu aprecio ler Biografias . Já procurei a do imbroxável . Não encontrei nem na seção de ficção científica .

    Responda
  40. Cecilio Berndsen

    Caramba esse criminoso importunador de baleias e falsificador de cartão de vacina é mesmo incrível. Conseguiu 30 anos no parlamento e nunca foi sequer cogitado de corrupção. Conseguiu, com pouco apoio parlamentar, a reforma da previdência tentada sem sucesso por FHC, Lula, Dilma e com sucesso parcial por Temer mas notavelmente melhorada por Bolsonaro. E apologista da violência conseguiu diminuir o número de assassinatos em mais de 20% mesmo contando com toda a sabotagem do STF.

    Responda
    1. MARIA APARECIDA MARTINS

      Tu também cantou para a caixa de cloroquina e rezou pro pneu, né? Fala a verdade.

    2. ERMELINDA SANTANA MATOS

      E a Terra é plana , Michael Jackson não morreu e quem toma vacina covid vira jacaré ...

    3. filipe moura lima

      Cloroquinado? Só pode ser efeito dela.

    4. Adelar Motter

      Tu vê a realidade através de um buraco tortuoso e escuro!

    5. Rodrigo Tupinambá Carvão

      que passada de pano

  41. Marco A Moreira

    Concordo com a punição exemplar do ex-presidente e conforme apresentado existem muitas provas. Porém, cabe ao colunista, para não ser incluído na tese apresentada, reconhecer que o Juiz Moraes na sua sanha vingativa erra e muito ao permanecer à frente do inquérito, possibilitando críticas diuturnas por parte daqueles que alegam injustiça.Imagine se ocorrer uma punição severa aos generais com consequente perda das patentes?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Zeus que te ôva nessa sua salutar imaginação, Marco. A mim, um incréu rubro-vermelhudo, eu sei que Ele não ôve: se ovéra, tais Jeneraus seriam ovados até a fratura de duas costelas, num paredão galináceo que seria lembrado até a data do apopalípice. Constata-se facilmente que Zeus é um cara mais Pacífico do que eu.

    2. Adelar Motter

      Daí os bosominions fazem uma vaquinha pra sustentá-los!

  42. ingrid muller xavier

    Conrado, pena que vc não escreve diariamente. Vc é indubitavelmente o melhor articulista da FSP, e confesso que não deixo de assiná-la para ter o prazer de lê-lo.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Concordo integralmente com o comentário.

  43. Gaya Becker

    A bana li da de da ig no rân cia e por decorrência da mal da de foi o legado do mil ici ano aos bra sileiros. Aque la bo ca de ma ria mo le e a total ausência cognitiva ao se expressar mostram claramente q o ra ciocínio e dis cernimento passam a lé guas da que la ca be ça de ba gre. Dan tes co.

    Responda
  44. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Agora ? Depois de esculachar o STF ?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mário e Humberto, prezadíssimos, é mister que não confundamos Ú com Únda: nosso supremo tem, vivendo em suas entranhas, algumas tênias transgênicas, perfeitamente criticáveis. Há aspectos de seu funcionamento que são de imensa sabujice à Casa Grande, retratadas nas Crônicas Juspornográficas de nosso amado articulista. Agora, nessa questão específica e pequenina, a manutenção do status democrático do país, deram de olhar pra Senzala e defendê-la. Paradoxos da vida, não do Hübner.

    2. Humberto Isidoro

      Isso, jogou zerda e agora faz mea culpa.Ainda bem. Mas não deveria ter jogado.

  45. Carlos Alves Junior Carlos

    Legal....muito boa leitura para os apoiadores....se ainda assim, continuarem.....nada a fazer

    Responda
  46. Amauri Costa

    O prof. CHM de volta à sua afiada e cirúrgica pena, após período em que insistentemente centrou fogo no STF e no sistema judiciário como um todo. Não que estes, em certas circunstâncias, não possam/devam ser merecedores. Porém sempre é salutar lembrar ao colunista que, se hoje temos a oportunidade de acessar textos como este, muito se deve ao STF.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Sr Costa. O senhor merece dez likes.

  47. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Prof.Conrado mais um excelente artigo ,onde a cereja do bolo está na expressão a "banalidade da ignorância ",que poderia ser completada com a banalidade da mediocridade e má fé,onde a expressão as instituições estão em funcionalidade só serve para anestesiar os idiotas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E óia só, hein, Tadeu: você foi dos primeiros a comentar e nem viu toda a barbaridade que seguiu a você. Se der uma lida acima, faz isso sentadinho no sofá: capaz de estrebuchar. Haja inguinorãça.

  48. marco josé cornacchia landucci

    Os cr!mes contra a pandemia não podem passar impunes. É preciso uma frente da PGR para apurar e punir exemplarmente aqueles que contribuíram dolosamente para as 700 mil mortes no Brasil.

    Responda
  49. Marilia Arruda

    Muito bom!

    Responda
  50. Marcelo Pires Santana

    Você, sempre genial. Hoje se superou. Obrigado por lavar a alma de quem, como eu, cansou da burr ice de um povo.

    Responda