UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joâo Victor Nizer

    As tarifas não são recíprocas. Quase todos esses países têm taxas tarifárias para os EUA em torno de 2-5%. Trump literalmente pegou o déficit comercial, dividiu por dois e transformou em uma tarifa, e usou um valor fixo de 10 se não houvesse déficit. Detalhe que o déficit simplesmente significa que as transações não são iguais: se eu vou numa livraria e compro um livro, estabeleço um déficit comercial com ela.

    Responda
  2. Valter Luiz Peluque

    Dois de abril será lembrado como o dia que o império mostrou toda a sua contradição e revelou a crise que o Irá consumir. Trump acredita que o mundo ainda gira em torno dos EUA, mas vai descobrir que não. E o mundo não vai ficar paralisado olhando. Aguardem, o dólar logo vai despencar e deixar de ser a moeda dos negócios internacionais. Questão de tempo.

    Responda
  3. ROBERTO SILVA

    Muitos olham para os Estados Unidos como um lobo a ser caçado; outros olham como a vaca a ser ordenhada. Poucos enxergam como o cavalo que puxa a carroça da economia mundial.

    Responda
  4. José Leandro da Silva

    esse presidente é doido!

    Responda
  5. Marcos Longaresi Carvalhães

    De idiota ele não tem nada, taxou o Brasil em 10% pois sabe que a maioria dos produtos que são exportados são commodities. Enquanto isso eles exportam tecnologia para nós. Infelizmente produtos que envolvem tecnologia é o que menos exportamos, mas exportamos muitos brasileiros para fora, já é um bom começo.

    Responda
  6. João Leite Leite

    O Brasil pagava 2,5% de impostos de produtos impostado do EUA. Com aumento vai pagar 10%. Acabei de fazer compra agora no supermercado. Paguei mais de 33% de impostos. Por aí podemos ver o quanto o governo brasileiro explora os trabalhadores. É muito merecido a queda na popularidade. O povo está acordando.

    Responda
    1. João Leite Leite

      Não é preciso saber qual os impostos que encarece o que pagamos é o conjunto de tributos que castiga os trabalhadores. Nós pagamos bem mais de 60% em impostos para bancar bolsa família, pé de meia, as mordomias dos políticos e seus R$50bilhões para comprar apoio campanha política e sustentar 40 partidos políticos.

    2. Marcelo Vidoi

      Na verdade o imposto é uma espécie de tributo. São cincos espécies: Imposto; taxa; contribuição de melhoria; empréstimo compulsória e contribuições especiais. Destes tributos tem competência para administrar a União, Estados, Municípios e DF. Então, quando há alguma espécie de crítica tributária, deve observar qual tributo influência mais no dia-a-dia. Um exemplo, o ICMS das "blusinhas" em SP vai encarecer drasticamente os produtos importados. Vai reclamar com o Tarcísio.

  7. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Bolsonaro familia vai dizer q foram eles. Quem quer apostar uma mariola3

    Responda
  8. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Vou ser censurado. Mas vai assim mesmo. Dez por cento e as pessoas comemorando. Amor. Que foi ? Vou colocar só pipipipipi. Tá bom amor.

    Responda
  9. Geraldo Filho

    Acredito que os EUA, deu um grande presente ao mundo, que aprendam a se virar sozinhos, formes outras alianças e não sejam tão dependentes de uma só nação.

    Responda
  10. Henrique Marinho

    Examinando a tabela de tarifação, chegamos à conclusão que a maioria dos países taxa os Estados Unidos mais do que as novas tarifas anunciadas hoje. O Brasil até que se deu bem, o que foi mantida a reciprocidade de 10 por cento de ambos os lados. Pelo menos é justo.

    Responda
  11. LORENA PARDELHAS

    O Milei foi taxado com os mesmos 10% do Brasil. Eita...

    Responda
  12. Fernando Fleury cecchi

    O q.o minto está achando

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      "Ái lóvi iu, Tramp"

  13. Fernando Fleury cecchi

    Com a palavra o carioca MAGA q.caiu aqui de paraquedas

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Questão de quanto vai entrar. Isso não é sobre tarifas.

  14. Carlos Gastal

    Não se deu nem ao trabalho de olhar para a América do Sul, põem 10 e pronto. China , Japão , Coréia do Sul e vizinhos parecem ser o alvo. Que comecem os jogos.

    Responda
  15. MARIA F LUPORINI

    Aplicou a menor tarifa do mundo ao Brasil. Chora, Folha amiga do mercado financeiro.

    Responda
    1. LORENA PARDELHAS

      Igual a Argentina do Milei rss. Adorei.

  16. JO ALMEIDA

    Esse Trump tá com muito blá blá blá e blá blá blá, vai afundar a economia americana e com isso devolver a casa branca aos democratas como aqui com o ex pr varrido e abjeto, fez tanta ca. ga.. da que teve que cancelar todo o processo contra o atual presidente para ele voltar.

    Responda
  17. expedito ferreira

    Pela tabela apresentada , a diferença entre o que os Estados Unidos taxam e são taxados é enorme. Por que deixaram isto acontecer? Agora vai ser complicado pra eles atingir o equilíbrio .

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Longe de mim lhe dar aula, sr. José Ferreira, mas a forma que escreveu anteriormente - pra eles atingir o equilíbrio - também está correta. É o chamado uso do infinitivo. Pessoalmente, acho até mais interessante, diferente.

    2. expedito ferreira

      * vai ser complicado pra eles atingirem um equilíbrio tarifário com os parceiros comerciais .

  18. geraldo yamassaka

    Pra variar, FSP censurando comentario que não tem nada de ofensivo, mas, ofender um cometario que não reza na sua cartilha, isso pode Arnaldo ? Não basta a guerra de ódio já existente por um me dê aqui essa palha ? O antigo Noticias Populares perde de 10x0

    Responda
  19. Marcelo Vidoi

    Vejamos pelo lado positivo. Aliais, pelo lado do consumidor brasileiro. Se tudo que for exportado do Brasil para o USA terá dez % de taxa, acredito que o exportador verá o mercado interno com mais carinho, não verá mais o brasileiro como pedinte, um pede esmola, um mendigo, assim como o pop a gro faz. Acho que agora os preços para os brasileiros irão abaixar.

    Responda
    1. Marcelo Vidoi

      Hernandez, o que é mais correto a se fazer quando há uma diminuição da receita dentro de uma casa com bons administradores? Continuar comendo Salmão defumado ou partir para uma sardinha? Continuar com a picanha ou partir para um coxão duro? Continuar com a Ferrari ou partir para um Onix? Ou seja, no Brasil, geralmente o empresário faz é demitir o funcionário para continuar com o Salmão, a Picanha e a Ferrari.

    2. Hernandez Piras

      Já pelo lado dos trabalhadores brasileiros, muitos deles podem perder o emprego, o que não é lá muito "positivo".

  20. geraldo yamassaka

    Confesso que não entendi direito essa tabela, pois se os 10% continuam 10%, então porque esse estardalhaço todo ? Mais uma prova que tio Trump "fala muito" e, aguardemos resort 7 *s na Faixa de Gaza, Canadá ser anexado, Groelândia ser território americano e a tomada do Canal do Panamá. e, se entendi direito, agora, os deputados/senadores, defensores da pátria amada, idolatrada, salve salve, serão os vitoriosos/defensores, pois, parecem, aprovaram a tal taxa retaliação ?

    Responda
  21. MATEUS VAZ DE S Sá

    O tarifaço de Trump mais parece o desespero de um capitalismo decadente incapaz de faer frente à realidade dos novos tempos e por isso mesmo mais parece um discurso de quem atingiu o seu zênite e declina para o poente. Os ventos do leste e do oriente sopram cada vez mais fortes.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Sem o ocidente ainda estaríamos na idade da pedra lascada.

    2. Joaquim Rosa

      Esperar algo do oriente, melhor esperaram sentado. O oriente sempre foi um zero à esquerda. Um complemento no máximo.

    3. MARIA F LUPORINI

      Que Deus te ouça.

    4. Hernandez Piras

      O Oriente tem lá os seus próprios problemas.

  22. Marcos Medeiros

    Trump difunde a discórdia e caos, triste país.

    Responda
  23. Marcos Medeiros

    O gov miliciano de SP deve estar com o boné maga.

    Responda
    1. José Bueno

      Nas mãos do forasteiro que nem esconde o boné mafa os paulistas colocaram a defesa dos nossos interesses. Estamos ferrados...

  24. Luiz Antônio I

    Os americanos agora terão que usar tênis Kichute porque os tênis da Nike, fabricados no Vietnã, ficarão 50% mais caros ou, venham comprar na 25 de março.

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Kichute é ótimo, kkk.

  25. Leonardo Gama

    O melancólico fim de um império --seria trágico se não fosse cômico. Mas ainda vão agonizar como um inseto de pernas pro ar por muito tempo. Só torço pra que não carreguem o resto do mundo para uma recessão econômica.

    Responda
  26. Olavo Cardoso Jr

    Ei Folha, chega de censurar comentários. Censura nunca mais.

    Responda
  27. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Enquanto isso o PGR nega a ca dei a pro fio das unha

    Responda
    1. Felipe Macedo

      se ele fugir, como tudo indica que irá, Gonet deve ser desonerado na hora pois será culpa dele.

  28. Raymundo Itareru

    o grande líder golpista está aplaudindo as tarifas dos EUA, viu gada iada, esse é o verdadeiro patriota, defender país estrangeiro em detrimento a seu país

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Se você já o tivesse esquecido, Gisele, não estaria tão preocupada em fazer os leitores esquecerem o colaboracionismo servil de Bolsonaro em relação ao governo Trump neste mesma questão das tarifas, que ele justificou hoje mesmo em mensagem no ex-Twitter.

    2. José Bueno

      Não vamos esquecer sua figura, até que seja promovido a habitante da Papuda..

    3. Gisele Araujo

      Esquece o cara um minuto! Está ganhando o que para promovê-lo? Eu já esqueci faz tempo. Deixe os outros esquecerem também.

  29. Raymundo Itareru

    o governador de São Paulo já se pronunciou? estamos esperando o que o boné do MAGA, e grande dia tem a dizer sobre o estado de São Paulo se las car kkkk

    Responda
    1. LORENA PARDELHAS

      Pois é, Itareru. Eu ia escrever "felizmente não sou de ...; mas,.... lembrei que sou gaúcha e do governador do Rio Grande do Sul, estado que já foi grandioso. O estado exporta grãos e aço, visto que a família da siderurgia no Brasil é daqui, mora aqui e tem grandes empresas aqui. O que todos estes dirão?

  30. Chico Neto

    10% para Brasil e Argentina, pelo jeito Trump não está nem aí para o puxa-saquismo do Milei.

    Responda
    1. José Bueno

      Dois e st úp i dos traidores!

    2. Felipe Macedo

      Milei e bozo usam esse pseudo apoio mais para angariar apoio dos seus seguidores, um bando de vira latas, seja aqui ou na argentina

  31. Felipe Macedo

    Cade os deputados e governadores patriotas com bonezinho MAGA? vão se pronunciar quando? Tem um deles que até tem pretenções de ser presidente.

    Responda
  32. Marcelo Vidoi

    Conforme reportagem o USA irá cobrar dez porcento de reciprocidade do Brasil, dez porcento de "toma-la, da-cá". Sendo assim, não tem o que discutir, espernear, chorar, mimimi....

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Um paper de Mr Miran,do Presidente do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, explica muito bem o motivo dessas tarifas e não é nenhuma "reciprocidade". É uma tática pura e simples para extorquir concessões econômicas dos parceiros mais ricos dos EUA.

    2. Hernandez Piras

      A "reciprocidade" não passa de pretexto. A União Europeia tem tarifa média muito mais baixa do que a do Brasil e pagará tarifas "de reciprocidade" mais altas. Que sentido tem isto? China, União Europeia e Japão pagarão tarifas mais altas porque são mais ricos. Essas tarifas são uma forma de extorsão, nada além disso.

  33. Luiz Goes

    Tarcisio, nunes e todos os bostonaristas que colocaram o bone da MAGA tao calados pq? Vendilhoes

    Responda
  34. MICHAEL XAVIER

    Não há nada mais parecido como uma economia planificada do comunismo a imposição de tarifas para barrar a importação de bens. Bolsonaro consegue duplicar a vergonha de ser lambe botas do Laranjão com sua idiotia nata.

    Responda
    1. José Bueno

      Nunca esqueceremos, Giaele. s. Nesta hora temos que wstar focados naqueles políticos que deveriam estar defendendo os interesses de nossa Pátria e nâo dos nossos competidores estrangeiros..

    2. Gisele Araujo

      Esquece o Bolsonaro, Cara! Que fixação é essa. Foca no assunto.

  35. Olavo Cardoso Jr

    Vamos ver se a democracia chinesa aguenta o tranco, kkkk. O impacto na economia chinesa será múltiplo. Pega tudo o q os amarelinhos exportam pros EUA diretamente e indiretamente. Só pelo México é astronômico.

    Responda
  36. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Ouvindo esse João Bafo de onça falando dá asco

    Responda
  37. LUCAS STAINSKI DE MARIA

    O congresso acaba de votar as tarifas recíprocas kkkkkkkk. Nem precisa. O mesmo que será cobrado pelos EUA são os mesmo 10% que o Brasil irá pagar. Perderam tempo kkkkk

    Responda
    1. José Bueno

      Deixa de se fazer de ignorante das tarifas do aço, lambe botas ridículo!

    2. Joao Maluf

      10 % é a tarifa anunciada hoje. Isso pode mudar de uma hora para outra e o governo já tem autonomia para acompanhar.

  38. MARIA F LUPORINI

    Reciprocidade.

    Responda
  39. LUCAS STAINSKI DE MARIA

    O Brasil cobra 10%, terá que pagar 10%. Justo.

    Responda
    1. ERMELINDA SANTANA MATOS

      Alumínio e aço 25%

    2. Antonio Rubio

      Veículos importados pagam 35% no Brasil. Também cobramos taxas altas em outros produtos, basta ver os preço s de produtos importados no mercado. Acho 10% bom início para conversações.

    3. Carlos Celestino

      Bobinho