-
jose ferreira
Trump esta certo ! O desnível tarifário entre China e Estados Unidos era astronômico . Talvez esteja aí a explicação do sucesso econômico dos chineses.
-
Antonio Neto
Essa política à lembrança o protecionismo do Brasil no fim na década de 70. Alíquotas que triplicavam o custo de importados e regime de regulamentação por exceções. Isso nunca impulsionou a economia. Agora descobriram uma nova pólvora?
-
Hernandez Piras
O custo de vida sofrerá um salto nos EUA, compelindo os trabalhadores a lutar por maiores salários. E a desorganização das cadeias produtivas tornará muito mais provável uma recessão nos próximos meses. Difícil imaginar que a economia norte-americana possa ganhar algo com isso.
-
glen fredo
os trump vai dar um tiro no pe feio. Se os eua estavam importando muito é por que os produtos de fora são mais economicos. Agora os americanos vão pagar a diferença e a inflação vai aumentar, não sei se irão gostar.
-
Rubens Ventura
54% de impostos só para importar? É tudo tão absurdo que parece um pesadelo em sonho profundo, parece que o Amarelo Dourado está punindo o povo estadunidense, Apple e Macintosh ficarão ainda mais caro, só um exemplo.
-
José Cardoso
Se as moedas dos outros países caírem em relação ao dólar, isso equivalerá a que seus cidadãos paguem pelas tarifas americanas, de certo modo subsidiando suas exportações. Se não, os preços dos importados subirão nos EUA turbinando a inflação local.
-
Josue Oliveira
Já tem um tempo que essa conversa de proteger, desindustrialização, concorrência desleal acontece. Na época da ditadura chamava-se "reserva de mercado", e sempre os empresários mantêm os preços altos. Ao ponto de um bujão de radiador chevrolet custar 4OO reais. O chinês manda 2 por 5O reais, frete gratis. Essa proteção leva a inflação porque os empresários sempre aumentam o preço de seus produtos.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
A sempre Bela Adormecida Imprensa, e sua trupe de especialistas amestrados, ainda não percebeu que o Brasil vai ter de taxar com as mesmas taxas do Trump a outros países, ou ser inundado por quinquilharias asiáticas com redução do Mercado Americano, ou redução de suas margens de lucro, desindustrializando ainda mais o País.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.