UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Loureiro

    Calma povo, não se preocupem não., Logo, logo a gente estará igualzinho ao Rio, a terra dele.

    Responda
  2. CARLOS BECKER

    MA-TAR-císio de Freitas.

    Responda
  3. Gustavo Moreira

    A política de matar pobres do último escalão da criminalidade, junto com outros que morrem apenas por estar perto deles, já foi chamada por muitos, até policiais experientes, de "enxugar gelo". A polícia executa cem ladrões e traficantes pés de chinelo e todos recebem substituição imediata. Mas eleitoralmente a coisa tem uma eficácia incrível. Os milhões de fãs dos programas pinga-sangue que passam à tarde se sentem vingados e votam nos políticos ge_no_ci_das que ordenam as execuções.

    Responda
  4. daniel duarte

    4 VEZ vamos la com um gov ilegal que não respeita cf , eca ldb isso é normal

    Responda
  5. Cesar Costa

    16h14 comentário foi para moderação. Eu só gostaria de receber um feedback sobre o motivo.

    Responda
  6. Cesar Costa

    É impressionante como a ideologia tem a capacidade de nos cegar, toda a nossa análise tende a ter um viés político. A chatisse do Lulismo X Bolsonarismo, precisamos superar isso. Vamos aos dados reais. Em números a Bahia, governada pelo PT, é a polícia que mais mata, seguida por SP, dados de 2024. Se levarmos em conta o tamanho da população de cada estado, Amapá fica em primeiro e Bahia em segundo. SP passa para a 15a posição. Precisamos saber pq os números de SP cresceram tanto.

    Responda
  7. Jair Pereira

    Triste realidade, mas perguntas vem a tona Quem são estes jovens? Que fizeram para morrer em combate?( exceto bala perdida), Quem faziam estes jovens? Trabalhavam? Estudavam? Ganhavam pé-de-meia? Quem são os pais? Onde trabalham? Quando da morte destes jovens, quais foram as circunstâncias? Onde estavam e o que faziam naquele momento? Letalidade diz-se intervenção direta , e porque foi necessário cessar a vida? Minha gente, política se faz com perguntas 360º, fora isso é politicagem.

    Responda
  8. Rai Giovanni

    Cada reportagem dessas com o intuito de difamar o Tarcísio, arruma mais uns 200 votos pra ele. O autor da pesquisa analisou as situações em que se eram o confronto, analisou o histórico dos bandidos neutralizados? Continuem defendendo bandido, continuem o povo de bem já não é mais cabresto de vcs.

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      Carioca m a tá dor

    2. Jair Pereira

      Caro Rai, perfeito, as circunstâncias falam mais que mil argumentos. Em meio a estas mortes certamente teve inocentes, mas as estatísticas de crimes praticado por menores é assustadora , ainda mais depois que Lula disse achar um absurdo prender um jovem só porque roubou um celular.

  9. luiz fonseca

    É esse governador incompetente e cúmplice da morte de crianças que a elite está promovendo para que se torne o próximo presidente. A população desinformada culpa o governo federal pela insegurança pública, quando ela é de responsabilidade dos governos estaduais. A PM de São Paulo mata inocentes, não protege quem deveria proteger e a população culpa quem não tem a responsabilidade maior, o governo federal, enquanto valoriza os principais responsáveis pela insegurança.

    Responda
  10. Jane Medeiros

    Um retrato em preto e branco de um futuro que não vinga, que se perde na letra morta e viciada do argumento já gravado em computador oficial: "não compactuamos com morte e uso da violência..." Assim dizem as autoridades. A verdade dos fatos desmente a argumentação! Crianças e adolescentes que se vão em definitivo! Até quando!

    Responda
  11. Jane Medeiros

    Aí vem aquele discurso pronto: "não compactuamos com agressões e mortes...." das autoridades de sempre! O futuro do país, simbolizado em crianças e adolescentes, revela, que uma boa parte não chega a idade adulta, é atravessado pelw lá violência de agentes do Estado, lá colocados para proteger ou coibir a violência com inteligência e competência!

    Responda
  12. Ivan Azevedo

    E boa parte da população acha certo. Claro q não acham certo matar um inocente, mas acreditam q faz parte do processo, pois como esse "inocente" é pobre e preto, não se importam. E a PM, q deveria punir os próprios policiais, no máximo os afastam das ruas por alguns dias. E assim seguimos destruindo a PM de SP, pois a população vai deixando de confiar na corporação

    Responda
    1. João Leite Leite

      Falam tanta coisa pensando que estão protegendo o menor mas não apresentam proposta para resolver o problema. Menor pego cometendo delitos tem que tira-lo das ruas não para prendê-lo mas. Para educá-los e tirar do caminho tortuoso.

    2. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      É o retrato da nossa sociedade. A Faria Lima e a FSP querem Tarcísio 2026. Venho apostando nisso desde a eleição do atual governo federal. Pode matar a vontade! O que vale é manter a distribuição da riqueza nas mãos de poucos, muita gente trabalhando em subempregos e poder, cada vez mais poder

  13. João Leite Leite

    O melhor meio de proteger os menores delinquentes é coloca-los num internato com educação e tudo o que eles precisam para se regenerar até os 18. Quando sair tenham uma profissão e empregos garantido para que não volte a delinquir.

    Responda
  14. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Antes de vir em rede social e passar vergonha me informo minimamente entre outras fontes no Anuário Brasileiro de Segurança Pública que é composto pelas secretarias de segurança pública estaduais, polícias civis, militares e federal e outros órgãos e ONGs. Se tiver preguiça moço, pelo menos assista aos jornais televisivos.

    Responda
  15. Alexandre Pereira

    Estratifiquem a estatística das crianças e adolescentes, de 10 a 19 anos. Quantos em cada faixa etária, quantos em conflito, quantos por bala perdida? Como está, não permite uma boa análise. O mesmo com a estatística de policiais mortos.

    Responda
    1. Cesar Costa

      Exatamente o que pensei Alexandre. Da forma como os dados são apresentados não nos permite fazer uma análise mais precisa. Reportagem assim só traz discussão rasa entre os assinantes.

  16. Victor Saeta de Aguiar

    Segundo essas ong's os policiais saem às ruas armados com fuzís e procuram crianças para mata-las. dos seus relatos depreende-se que exista até sniper's escondidos nos morros atirando em todo mundo. Quem sustenta essa "organizações" parasitas que querem mostrar que são úteis inventando matérias deturpadas com estatísticas mal elaboradas propositalmente? Quem alimenta esses parasitas?

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      A folha censura bobagens mas qdo vem um comentário desse ela publica

    2. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Comentário que faz lembrar psicopata.

    3. Regina Tavares

      Comentário absurdo, que a fsp o remova. Mentir para denegrir a imagem de organizações e coisa de gente covarde de!

    4. Marco Antonio Carvalho

      que comentário vergonhoso em Victor, vai se informar e estudar, deturpado foi seu comentário

  17. LUCIANA SADDI

    Como o governador pode apoiar essa barbaridade? Onde chegamos? Matar jovens e crianças como política de segurança é mais que um erro é bestialidade pura. Enquanto isso, o crime está solto nas ruas de São Paulo. Política de segurança pública é politicamente ostensivo e inteligência para coibir crimes. Aqui em São Paulo parece que o governador apostou, de forma absurda, no aumento do crime como política de segurança pública.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Terezinha, infelizmente não acreditam em inteligência policial. Parece-me que o válido é brutalidade e toda a população armada. O poder de ter a vida de uma pessoa numa fração de segundos também me parece provocar duma adrenalina nos insensíveis. A polícia não prepara policiais para a segurança pública e deles próprios.

    2. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Alexandre Pereira, não acredito em ato proposital, porque seria macabro demais. Mas não há contenção de danos, não há método científico, não há expertise, não há na linguagem e abordagem o cuidado que se tem no Morumbi, como disse o vice prefeito há tempos.. Há truculência e o *fo...a-se são pretos e pobres. Entendeu o desenho?

    3. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Alexandre Pereira, não acredito em ato proposital, porque seria macabro demais. Mas não há contenção de danos, não há método científico, não há expertise, não há na linguagem e abordagem o cuidado que se tem no Morumbi, como disse o vice prefeito há tempos.. Há truculência e o *fo...a-se são pretos e pobres. Entendeu o desenho?

    4. mizael dias

      E se um jovem desse, que faz assalto, mata fácil por conta de um telefone, tirasse a vida de um filho seu ? E nessa situação você soubesse claramente que ele havia feito isso na maldade mesmo, sem necessidade ? Naquele momento decisivo ele voltar e meter o tiro ? Qual seria seu discurso ?

    5. Alexandre Pereira

      Está dizendo que é proposital? Que há cumplicidade?

    6. Alexandre Pereira

      Veja o número denpoliciais mortos.

  18. Lauro Freitas chagas junior

    governo matando e vendendo o patrimônio público

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Não esqueça que há mortos do outro lado também.

  19. Elias Estevam da Ribeiro

    E alguém acreditava que os resultados seriam diferentes? Está na alma desta gente a frente do governo de São Paulo dizimar a população pobres. Simples assim.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Na capital, Paulo? Acredito que o agro do interior aprove o governador que trabalha só para ele, mas na capital, duvido que tenha boa aprovação, está apavorante sairmos às ruas por aqui.

    2. Paulo Araujo

      tem 60% de aprovação da população. Tem algo errado?

  20. Jose Renato Bizerra

    É difícil Tarcísio implantar o modelo do Adolfo no Brasil. O mundo está diferente dos anos 1930. Mas que ele adora um militar isso parece. O perigo é alguém usá-lo com tal finalidade. O Adolfo era assim um idiota. Se deixou usar, acabou se mal. O Bolsonaro. Todo mundo sabia que ele não segurava o rojão. Muitos disseram-lhe: sai dessa Bolsonaro. Tu num tem capacidade de ser Presidente. Agora vai pra cadeia. 39/40 anos.

    Responda
  21. RICARDO MUNHOS DE CAMPOS

    Tem que mandar de volta pro Rio esse cara.

    Responda
  22. marcelo malva

    Na cabeça do governador Tarcísio , essa lógica faz sentindo, menos gente menos crimes futuro, assim como ele acredita que o presidente Milei está fazendo um belo trabalho, tipo demite funcionários públicos, corta investimentos que a inflação cai. Tarcísio só não explica para onde os demitidos vão trabalhar? Se a iniciativa privada vai absorver tanta gente desempregada. Tarcísio não explica como o estado vai arrecadar mais com gente desempregada? Essas perguntas deveriam ser feitas ao Tarcísio!

    Responda
  23. valdir de macedo

    Não há justificativa para o número tão elevado de mortes! E não adianta dizer que a polícia agiu no estrito cumprimento do dever. E pode ser submetido a um juízo de valor que pode alargar o seu sentido, nisso o filho de qualquer pessoa pode ser visto como um inimigo do Estado. Ninguém está livre de ter um filho confundido e subjugado morto!

    Responda
  24. Sam Duart

    É a lógica do especialista Tabajara. Acabamos com a doença matando o paciente.

    Responda
  25. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

    O números não mentem: Tarcísio é mor...te! O seu lado é ser contra os Trabalhadores, os Assalariados! A única política desse governo é a VPPP: Venda do Patrimônio Público Paulista!

    Responda
  26. Fabio Camilo Reis

    Querem o que de um governador que escolhe para secretário de segurança um cara que foi expulso da Rota porque era violento demais ... isso pelos padrões da Rota.

    Responda
  27. Maria Elizabeth Lunardi

    Obviamente, resguardados o contexto e as motivações, a estratégia usada em São Paulo não difere daquela de Herodes. Sair matando e atirando por todo lado, sem muito critério, não é a solução. Crime se combate com inteligência, acuidade e transparência, senão o combate dará voz e vez à barbárie.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Você leu ou foi só inferência? Largue mão de reducionismo.

  28. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Tarcísio e Derrite, os enviados de Bolsonaro, estão bukelizando o Estado de São Paulo.

    Responda
  29. PEDRO TEIXEIRA

    Com Tarcísio como governador e Derrite no comando da segurança pública, essas mortes serão corriqueiras, e o pior, não tem investigação.

    Responda
  30. Delzimar Irineu Silva

    A maior parte desses jovens são aqueles que roubam para tomar "a cervejinha", os excessos devem ser punidos, mas um menor de dezesseis também mata e rouba, de resto é só argumento de mídia progressista, não são a verdade absoluta, façam um plebiscito no Brasil e vão ver que a diminuição da menoridade penal vai ganhar de goleada, e repito, excessos tem que ser punidos, uma pessoa descente que trabalha e paga seus impostos não pode compactuar com o crime seja de qual lado for.

    Responda
    1. Giovanni Giocondo

      Mesmo que o adolescente tenha roubado ou furtado algo de alguém, QUEM é a polícia militar pra julgar e executar o autor do delito? A instituição nunca teve essa prerrogativa. Nossos impostos que sustentam a PM-SP não serão usados para assassinatos, ou então, pra que serve a Justiça?

    2. Carlos Bruno Desenzi

      "A maior parte" é uma inferência sua. Temos visto que os excessos não são punidos. Repito os excessos não são punidos (ou o sujeito vestindo farda que atirou o cidadão da ponte está preso?) . Qual sua definição de descente?

  31. MARLENE MARQUEZ NEVES

    resposta padrão, inocua

    Responda
  32. NACIB HETTI

    É ônus da guerra. Aqui e no resto do mundo.

    Responda
  33. Humberto Rodriguez dos santos

    As análises são inválidas...coloca 10 a 19 anos, para mostrar que crianças de 10 anos são vítimas e omite que a delinquencia já está presente nos 16 anos. Totalmente tendencioso. Lembramos que a recente onda de impunidade de "apropriações" para tomar uma cervejinha, justificada pelo atual governo tem de certa forma incentivado esse crime. O único crime que está sendo bem combatido pela justiça é aqueles com armas pesadas tipo batom e outros utensílios perigosos semelhantes.

    Responda
    1. Humberto Rodriguez dos santos

      Não entendo nada de batom. Não saberia dizer quantos tubinhos seriam necessários. Vou ficar devendo.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mas foram muitos batons para fazer aquela pichacão na "estauta". Uns vinte tubinhos? Que mulher, fora vendedora da Avon, anda com tantos tubinhos de batom na bolsa. Foi crime premeditado. Pague por ele e pelos outros cometidos. Sem anistia.

    3. Fernando Alves

      O que dizer de alguém que enche o comentário com mentiras? Que quer ser levado a sério? Só quer mesmo é arrumar desculpa para os criminosos que ele ama, sejam os de farda, sejam os golpistas. Ainda está para nascer alguém de direita com caráter

    4. Alexandre Pereira

      Marcos, não que eu concorde com o Humberto, mas você precisa sair mais de casa.

    5. Marcos Benassi

      Como "cervejinha", Humberto? Antes dos 18é proibido, nunca que vai acontecer. Elas ficam só com a picanha. A puliça, ao matar, leva a breja.

    6. Humberto Rodriguez dos santos

      O único cana lha aqui é você. Dei minha opinião e como vejo as coisas. E isso é meu direito. Trabalho com estatísticas e não é assim que se analisa. Divida por faixas e analise os dados. Apesar de toda essa lacração de quem não quer que as pessoas se manifestem esse é um direito. Se um reporter vai fazer análise, que peça ajuda, caso não deseje publicar uma matéria claramente viesada.

    7. Joao Cellos

      A letalidade aumentou em centobe vinte por cento contra crianças e adolescentes no governo Tarcísio. E ponto.

    8. Joao Cellos

      Deixe de ser can alha e pare de propagar essa mentira de cervejinha. E quem atenta contra a democracia tem que levar penas pesadas mesmo para que isso nunca mais se repita. Sem anistia contra golpistas e para quem defende golpistas!

  34. Fernando Jorge

    O governo do forasteiro diz que não compactua com as mortes. Não diria nada diferente. Então, o que adianta dizer ?Continua matando mais e mais.

    Responda
    1. Fernando Jorge

      Victor, então a mãe do traste inelegível deve multa para todo o Brasil.

    2. Fernando Jorge

      Usando a tua mesma lógica

    3. Victor Saeta de Aguiar

      Forasteiro também é o presidente. Ou vc acha que ele nasceu aqui nesta terra que se envergonha de ter ele como morador? Pernambuco deveria leva-lo de volta e pagar uma multa para todo o Brasil por ter tido o azar dele ter nascido lá.

  35. PAULO PETRASKI

    Bozo = morte, morte, morte, setecentos mil mortes. Tarcísio = morte, morte, morte, civis e policiais mortos.

    Responda
  36. Reuben Asuo

    O incompetente do governador e o seu secretário de Segurança, também incompetente, não dizem nada.

    Responda
  37. Armando Moura

    logo teremos nas estatísticas as crianças mortas por balas perdidas. Tarcísio é RJ, lá está a referência dele, ele não tem nada a ver com SP, não nasceu aqui, náo trabalhou numa roça, não saia as cinco da manha para trabalhar e voltava a meia noite depois da faculdade, é apenas um interventor do pior político e oportunista da história, o tal bolsona ro. Consegue ser píor que maluf, e su rota de presun tos desovados, porque a policia de tarcisio deixa na rua mesmo.

    Responda
  38. paulo cesar cruz

    Quanto mais mata ,mais cresce nas pesquisas. Bom trabalho, os futuros empreendedores ,agora mortos, não vão mais precisar de carteira de trabalho.

    Responda
    1. Reuben Asuo

      Quem garante que um dos seus não estará nessas estatísticas?

  39. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Solução proibição de fabricação e vendas de armamentos letais , a única saída , somos um país de terceiro mundo neste quesito

    Responda
  40. ANDRE BARRETO

    Tarcísio (Bolsonero) = polícia fascista

    Responda
  41. JOSE RADA NETO

    Derrite é a pessoa ideal pra trabalhar num campo de extermínio. Suas práticas de trabalho são letais e sempre atingem os mais vulneráveis pelas costas. E o mais importante pra ele: não produzir provas da violência do Estado (as câmeras) pra justificar as ações policiais.

    Responda
    1. Celia Moura

      Verdade. AH aprovaria.

  42. Jane Medeiros

    Oh, Céus! É este o senhor que se arvora , desde já, a ser candidato a PR do Brasil? Nossa maior riqueza é nossa gente e as crianças e nossos adolescentes são o embrião do que queremos para o nosso país!!! Se isto acontece sob os olhos do agora Governador, o que não ocorrerá sob o ohar do PR? Viva a imprensa que nos traz a informação a tempo.

    Responda
  43. Francisco lima ribeiro

    A possibilidade de levar uma bala é alta, só não sabemos de onde ou de quem ela virar. A vítima sempre será o contribuinte.

    Responda
  44. Roberto Rangel

    Um novo conceito de educação emerge das mentes privilegiadas do governo paulista.

    Responda
  45. Andre Pedrosa

    Olha a folha falando mal do seu candidato, vixe, passou batido pelo censor...

    Responda
  46. Leonardo Trindade

    A secretária mente. Internamente, Tarcísio e Derrite dizem que nenhum policial será penalizado por excesso. É com essa mensagem que a polícia trabalha, não com essa balela da secretaria

    Responda
  47. Antonio Carlos Ribeiro

    O inelegível disse que esse governador é bom… daí o que a Folha deveria perguntar… “bom para quem cara-pálida?”… e o pior é que esse carioca pode se reeleger para o Palacio dos Bandeirantes com um pé nas costas… e Tvz até para o planalto… jesuis…

    Responda
  48. Luciano Fernandes

    E com Tarcísio no governo é daí pra pior.

    Responda
  49. Maria Antonia DI FELIPPO

    O interior elege, e a cidade de São Paulo sofre as consequências. Na medida que a PM mata, a criminalidade aumenta. A política de segurança do Tarcísio/Derrite é um fracasso.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Comentário perfeito, Maria. Quem está na capital sabe o medo que é sair às ruas, a falta de segurança é enorme e a chance de estar na linha de tiro destes PMs despreparados, imensa.

  50. Marcos Benassi

    De um ponto de vista humano e civilizatório, é uma total indecência; já pela perspectiva Bozolóide, é sinal de progresso, macheza e efetividade, ainda que morram mais policiais. Tarcizão do Cadáver e seu braço amputado direito, o Derrete, vão derretendo CPFs pelaí, a torto, às dereita e, provavelmente, abaixo: é política subterrânea, tanto em seu aspecto ético, quanto nas motivações intrínsecas: gente bondosa, produzem "bandido bom" - isto é, morto.

    Responda