UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Entendo nada de economia. Mas no futsal de tempos atrás existia o Beque Parado. Isso não é sobre futebol.

    Responda
  2. alencar pecci

    Taxa de importação de carro nos EUA é igual a 25%. No Brasil é 35% mais ipi,ICMS,pis/cofins. Fica 70% ( por baixo)

    Responda
  3. Gisele Araujo

    Era por não impor tarifas que os EUA eram o paraíso dos consumidores. Tudo que se fábrica no mundo é possivel encontrar no mercado americano. Os impostos que incidem sobre os produtos de uma forma geral devem ser muito baixos por lá. Nada comparável no resto do mundo e no Brasil em especial.

    Responda
    1. Gisele Araujo

      acerto..... por não impor tarifas altas ou não ter tarifa nenhuma e ter os preços mais baixos...

  4. José Cardoso

    O Paraguai não está na lista. Vejo grandes oportunidades.

    Responda
  5. Dionisio DeBarros

    O melhor que o governo tem que fazer agora eh...nada. Tarifa de 1O% eh muito pequena. Se qualquer coisa, vai abrir mercado dentro dos EUA para produtos Brasileiros, haja vista ser a tarifa menor que a de outros paises. Cedo ou tarde o bully vai chegar a conclusao de que cometeu um erro ao sair tarifando todo mundo. Quem vai pagar o preco eh o proprio Americano, pirncipalmente aquele que elegeu esse cara.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Nada disso. Trump esta apenas tentando fazer caixa para poder dar um corte de impostos para si mesmo e seus parcas bilionarios. Trump nao quer beneficiar ninguem, apenas a si mesmo.

    2. jose ferreira

      Trump está apenas nivelando tarifas com os seus parceiros comerciais . Só isto .

    3. José Antonio Sales

      Tarifa de 10% não é pequena. Seria pequena em alguns produtos que tem tarifa zero, principalmente no agro. Mas outros produtos são taxas maiores e terá sobre taxa. Dizer que é pouco, não é. O Brasil, tem que simplesmente também taxar todos os produtos dos EUA em 10% também. Afinal é pouco...

  6. jose ferreira

    Os USA estão apenas buscando o que lhe é de direito : tarifas iguais e recíprocas .

    Responda
    1. jose ferreira

      Principalmente em relação a China .

  7. Geraldo Filho

    Dez por cento pra brasileiro é melzinho na chupeta.

    Responda
  8. Olavo Cardoso Jr

    Quero ver se a estrangeirada precisar tirar dólar do Brasil pra socorrer a matriz lá fora. O formigueiro esquedista tá em polvorosa, kkkk. Num momento desses, ter um presidente culto e preparado é uma dádiva, rssss.

    Responda
  9. leonardo oliveira

    O presidente Lula do país do tarifaço sobre seus habitantes , piorado mais ainda neste seu mandato .Junto com péssimo Haddad , não tem a menor credibilidade para reclamar de tarifas .

    Responda
  10. Lucas Fernando Amorim

    Enfim a hipocrisia.

    Responda
  11. PAULO PETRASKI

    Lula em defesa do Brasil, esse sim é patriota, por que o outro é patriohtário

    Responda
  12. Vanderlei Vetachi

    Nooosssa... Que meda.

    Responda
  13. Olavo Cardoso Jr

    O antiamericanismo dos pseudo-economistas e pseudojornalistas chega a ser hilário. A tabela mostrada pelo governo americano estampa ainda uma nítida vantagem tributária pra quem exposta para os EUA. Mas pra essa gente, a tentativa americana de equilibrar um pouco a coisa, por si, já é um absurdo e beira o fim do mundo. kkkk. Melhor cada país sentar com os americanos e negociar uma redução paritária de tarifas. A Acabou a moleza pra Europa e pra Ásia. Ótimo!

    Responda
  14. Olavo Cardoso Jr

    Esse fanfarrão do Lula fala qq coisa. Qt mais fala, mais se enterra.

    Responda
  15. Felipe Macedo

    Parabéns Lula por defender os interesses do Brasil e da economia brasileira. É na prática e na atividade política que a gente vê patriotismo de verdade, não da boca pra fora como alguns defendem.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Sai pra lá, patriotas de Taubaté

    2. leonardo oliveira

      Redbanho cego detectado.

    3. Ivo Broeing

      muuuuu, era boi , aoooo red gado

  16. Ivo Broeing

    Lula diz que o protecionismo não cabe mais no mundo moderno, criticando as tarifas impostas pelos EUA aos produtos brasileiros. Hoje, no entanto, seu governo apoia a “taxa das blusinhas”, que nada mais é do que protecionismo disfarçado, punindo o consumidor comum que busca preços mais justos no exterior. Quando é o outro que protege sua economia, é atraso. Quando é o Brasil, é defesa do varejo nacional. A lógica? Depende de quem lucra com a contradição.

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      E o rico relincha bem alto

    2. Ivo Broeing

      No fim, o pobre chora, enquanto a Magalu e o Véio da Havan gargalham.

    3. Ivo Broeing

      Que eu saiba, a proposta foi aprovada por votação simbólica. Então, a menos que você seja vidente ou tenha consultado a Mãe Dináh, é impossível saber quem votou o quê. E, por mais que eu ache o Nikolas Ferreira um ser desprezível, ele sempre se declarou contrário à “taxa das blusinhas” e, inclusive, votou contra o requerimento de urgência no Senado. A César o que é de César. Menos desonestidade, mais fatos Macedo!

    4. Felipe Macedo

      Conta aí que Nikolas e todos bolsonaristas votaram a favor das taxas das blusinhas a pedido do véio da havan e outros empresários brasileiros. O ônus não deve ficar só com o presidente. Vc parece omitir isso intencionalmente em seu comentário.

  17. Ivo Broeing

    Enquanto o mundo inteiro abandona o protecionismo, você aí, abobalhado, já está pagando há dois dias mais de 100 porcento de imposto em cima de qualquer compra acima de 50 dólares — até em blusinha. protecionismo a magalu e veio da havan pode "Governo mal caráter" é elogio.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Camarada a tal "taxa das blusinhas" não é protecionismo também? Quando o Brasil taxa o consumidor de baixa renda que compra uma camiseta por 50 pila, isso vira "defesa do varejo nacional"? Protecionismo seletivo é só hipocrisia. E hipocrisia é o que não falta no bolsopetismo, o red gado que o diga... No fim, o pobre chora, enquanto a Magalu e o Véio da Havan gargalham.

    2. Marcelo Pires Santana

      E você, maisnuma vez, escrevendo verda.

  18. Marcelo Pires Santana

    Obrigado, presidente

    Responda
  19. MATEUS VAZ DE S Sá

    O tarifaço de Trump é apenas um dos muitos sinais de que o capitalismo, em especial o capitalismo da maior potência, está em declínio, acuada pelas potências emergentes, em especial pela China e outros países asiáticos. Assim como outros impérios, o capitalismo monopolizador atingiu o seu zênite e declina para o poente.

    Responda
  20. Alexandre Cruz

    E o cara pálida que bate continência pra bandeira alheia cisma que é amigo do homem. Trump só é amigo dele mesmo otá rio

    Responda
  21. José Bueno

    Nenhum brasileiro defensor patriota dos interesses estadunidenses comentou aqui o enorme dano aos interesses brasileiros produzido pelo tarifaço de vinte e cinco por cento sobre nosso aço e alumínio. O importante é poder sentir o gozo patriótico de repetir: I love you, Trump".

    Responda
  22. glen fredo

    O nosso pr vai fazer o que, aumentar mais ainda os já atuais aburdos impostos de importação? Que que os EUA não coloquem impostos, elimina os impostos dos produtos importados dos EUA, essa é recirpocidade.

    Responda
  23. antonio brito

    Cala a boca Magda. Não faça nada a não ser agradecer. Veja que o dólar é petróleo estão abaixando. Isso vai ajudar abaixar a inflação. Melhor agradecer do que dar uma de esquerda. O único vínculo que o comandante supremo tem com a esquerda é fumar charuto cubano.

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Vice é um jenio.

  24. ARTHUR GOLGO LUCAS

    Vamos parar de usar o termo "tarifas recíprocas" para se referir às *tarifas unilaterais* impostas pelo psicopata megalomaníaco cor de laranja? Não é porque um sujeito mau caráter com um cargo mente que temos que repetir a mentira dele em respeito ao cargo. Tenham senso crítico e falem a verdade.

    Responda
  25. Olavo Cardoso Jr

    Já imaginaram se Trump taxa o Brasil na mesma proporção q o Brasil taxa os EUA? Galera, os EUA acordaram. Ele está fazendo o q os outros fazem com ele, e em menor proporção.

    Responda
    1. glen fredo

      Exatamente, mas parece que muitos brasileios não sabem que tudo que é importado no Brasil é sujeito a pagamento de imposto de importação.

  26. Leonilda Pereira Simoes

    O Brasil nem precisa fazer muito, quem vai agir é a China, a União Europeia, o que pode nos beneficiar. A China deve aumentar o comércio com o Brasil, a União Europeia, que era contra o acordo com o Mercosul, agora pode correr para cá e isso favorece não só o Brasil, também os outros membros, o que seria ótimo. Lula acabou de fechar acordos com Japão, Vietnã, passou pela Coreia, daí pode vir comércio em maior quantidade. As medidas de Trump podem, ora veja, nos beneficiar e a países mais pobres.

    Responda
    1. Fernando Sanches

      Como tudo isso muda a vida dos brasileiros, principalmente os mais pobres?

    2. Gisele Araujo

      A China vai precisar de novos mercados para as suas quinquilharias e o Brasil que já é inundado delas vai sofrer ainda mais.

  27. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A Euro pa já tá repensando o acordo com o Merc osul. Tá na foilha

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Claro! Sem os americanos para comprar, precisam de outros mercados. Só que somos pobres para os produtos deles

    2. Marcelo Silva

      Agora sai! Obrigado Trump! rsrs

  28. CLAUDIONIR DA SILVA

    Está saindo barato para nós isoladamente, pois somos muito protecionistas. Claro que isso poderá afetar a economia global e consequentemente a nossa. Mas, não dá para acreditar que ele vá levar isso em frente… muitos intere$$e$ em jogo. Por enquanto, melhor nosotros ficarmos quietos.

    Responda
  29. Ricardo A Schmitman

    O Brasil é um país super protecionista, taxa tudo o que vem de fora, até as blusinhas. USA históricamente quase nunca taxou nada, agora o Brasil e outros tantos reclamam, entendo que vai haver uma mudança no comércio internacional, entendo que também pode ser um tiro no pé dos Estados Unidos, mas não vejo razão nenhuma para retalhar. Brasil tem é que tirar suas taxas de importação e parar de proteger incompetentes brasileiros, tipo os usineiros do nordeste.

    Responda
    1. glen fredo

      Exatamente, finalmente um comentador que sabe como funciona.

  30. Marcelo Silva

    Os adoradores do mito vão começar a chamar Trump de e comunista!

    Responda
  31. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Precisa fazer nada. O mal se destroi por si só.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Bozo que o diga!

  32. Antonio Dias Macedo

    Até que enfim, os Estados Unidos por meio do seu Napoleão Bonaparte fizeram um bloqueio econômico contra si próprios. Os cubanos podem estar agradecidos pela solidariedade dos americanos !

    Responda
  33. Luiz Ferreira

    Concordo, vamos taxar em 10% todas as importações dos EUA rsrs, vai ficar tudo de graça rsrs

    Responda
    1. José Oliveira Neto

      Bem... primeiro, as quinquilharias eram compradas pelos mais pobres, não pelos mais ricos. Você realmente acha que alguém com dinheiro compra bolsa ou brinquedos na Shopee?! Além disso, elas não vêm do EUA! Segundo, o Lula argumenta reciprocidade, que significa tratamento igualitário. Assim, se os EUA passam a tributar o Brasil de forma similar à que o Brasil tributa os EUA, não há do que se reclamar. E se o Lula é contra barreiras, então deve removê-las, não impô-las.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Tem um que tá revoltado com os preços da batata chips.

    3. Gisele Araujo

      Sonha! Sobre uma cadeira de rodas motorizada, mais moderna, daquelas mais leves e articuláveis, que não existem por aqui, incidem tributos tão altos que impossibilitam a compra, sem contar que os impostos são calculados inclusive em cima do frete, um aparelho pequeno de laser para dores musculares, idem. Até o nosso real desvalorizado, que tanto favorece as exportações, nos prejudica.

  34. Helcio Amaral da Silva

    Hoje gostaria de ver a cara dos deputados bolsonarista festejando!

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Tão valentes na hora de emparedar o governo, agora estão atônitos, defendendo ainda os EUA, batendo continência para a bandeira deles, não para a nossa, por ordem do chefe JB, de Wanderley e Malafaia. Só vão se esconder um pouco mais,não por vergonha, mas por covardia mesmo.

  35. Paolo Valerio Caporuscio

    Outras de muitas demagogias que só isso os politicos sabem fazer, brasil sempre vassalo e de chapéu na mão perante os EUA.

    Responda
  36. Vital Romaneli Penha

    Se 110% dos analistas e países dizem que o tarifaço do Trump é inexequível , então não vai durar muito,o melhor é jogar parado ou seja não fazer nada.

    Responda
  37. José Bueno

    O Presidente Lula tem sido, até agora, o maior defensor dos interesses nacionais, de todos os brasileiros, negociando com os chefes de estado e empresários di mundo inteiro. Ele, com sua preparadíssima equipe e o Itamaraty, tem mostrado resultados contínuos de sua atividade. Merece toda a nossa confiança de que as atividades i mp e ri al is ta serão enfrentadas com propriedade, para o bem do brasileiros.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Concordo! Viva nosso presidente Lula e sua equipe!

  38. José Oliveira Neto

    Então isso quer dizer que o Lula irá reduzir as tarifas praticadas pelo Brasil?

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Espero que não! Os impostos cobrados das quinquilharias e luxos importados pelo correio serão utilizados em políticas públicas para os menos favorecidos e pequenos empresários!

    2. José Bueno

      Os brasileiros não precisam se preocupar em defender os interesses dos estadunidenses. Nas complexas negociações internacionais cada Chefe de Estado defende os interesses nacionais, do seu país, não dos competidores. O presidente Lula sabe muito bem tratar dos nossos interwmesses.

  39. Carlos Aurelio

    TRUMP tem razão. Uma bartatinha Elma Chips custa o olho da cara. Preço final cheio de tarifas do guverno.

    Responda
    1. Otavio D'Elia

      Em falar em Elma Chips o Trump deve ter se inspirado nos percentuais de aumento praticados pelos donos de supermercados nacionais para fixar os aumentos das alíquotas.

  40. Leonardo Tostes

    Lula falando de protecionismo é no mínimo risível. Aquela pataquada com produtos da Shein foi o quê? De toda forma, não retaliar nesse caso seria a atitude mais sensata. Senta na mesa e negocia, antes que esses 10% virem 30%.

    Responda
    1. Carlos Figueiredo

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  41. marcos fernando dauner

    todos os ditadores/demagogos caem de dentro para fora. Os próprios estadunidenses darão um jeito nele, em breve .

    Responda
    1. jose ferreira

      Por que?

  42. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Olho vivo e faro fino. Amanhã ele desdizer tudo o q disse toca um z a r a alho na economia mundial.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Desdiz

  43. Henry Galbiatti

    Vê se que este presidente realmente não tem informações do próprio país. Somos um país protecionista, sempre fomos.

    Responda
    1. glen fredo

      Exatmente Henry, mas parece que o pr não é o único, muitos leitores não sabem tambem, tristeza.

    2. José Bueno

      Li, após a primeira eleição, uma entrevista de Lula ao New York Times dizendo que ele tem uma admiraçäo muito grande pela defesa que os estadunidenses fazem dos interesses deles. E que iria imitar os seus chefes de estado nas negociações internacionais, defendendo os nossos interesses. Não tem feito outra coisa, desde então.

  44. Enos Mendes

    Parece piada mal contada... nós praticamos mais tarifaço do que ninguém pra "proteger a nossa indústria" (atrasadérrima) nacional...

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      A indústria "atrasada" fornece aço, minérios, combustíveis, aviões etc. Em um momento crítico como esse, com os EUA ficando isolado do mundo, o Brasil pode fechar acordo do Mercosul com a União Europeia, aumentar exportação para a China, Vietnã, Coreia (Lula viajou há pouco para lá, lembra, fechou acordo da compra de carne). Esses mercados podem substituir até para melhor o do laranjão. Piada péssima é usar boné do Maga e bater continência para bandeira dos EUA, como JB e Tarcísio.

  45. jose ferreira

    Existe um grande desequilíbrio tarifário entre Estados Unidos , China e outros países e Trump tenta corrigi-lo . Onde está a sacanagem ?

    Responda
  46. César de Oliveira lima

    Mas o Brasil, assim com outros países, não pratica protecionismo para indústrias ineficientes ou é uma atitude exclusiva do Laranjão Mecânico?

    Responda
  47. Hernandez Piras

    Se o protecionismo "não cabe mais no mundo moderno", o Presidente deveria repensar suas exigência de conteúdo nacional mínimo, a qual seu governo é tão apegado. Quanto ao "[O Brasil] não bate continência para nenhuma outra bandeira que não seja a bandeira verde e amarela", é bolsonarismo de segunda, perfeitamente dispensável e um tanto desesperado.

    Responda