UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Barbosa

    Vejo uma oportunidade de ouro parabo Brasil,se tudo for planejado e se trabalhar como o congresso e o senado fizeram na lei da contra proposta teremos um futuro próximo de grande crescimento e quem sabe nos tornarmos um grande país . Temos agora a faca e o queijo na mão ,se o governo e os direitistas não estragarem ,já estarão ajudando

    Responda
  2. Osmar Silva

    O que o articulista vê como "lerdeza na abertura comercial do Brasil" eu vejo como resiliência da nossa economia. Veja se o Chile ficou satisfeito na pandemia com o resultado de décadas de desindustrialização. Outro colega nos comentários disse que nosso país é "tão ferr...". Também discordo. Vejo nosso país com muito potencial para crescer, um grande produtor de alimentos, uma indústria de ponta e competitiva na mineração, exploração de petróleo, aviação, etc. O "viralatismo" turva as mentes...

    Responda
    1. Osmar Silva

      Vc está confundindo as coisas. O Brasil é país em desenvolvimento e, nesse caso, é natural haver alguma proteção de parte de suas empresas até que fiquem competitivas. Os eua já são desenvolvidos e têm o privilégio de imprimir a moeda do comércio internacional. Tendo o dólar e o tesouro americano como reservas de valor usadas em todo o mundo, os eua podem se financiar com taxas de juros muito menores, o que impulsiona suas empresas e a inovação.

    2. Guilherme Vilela

      Você seria aprovado para trabalhar com Trump pois defende que o Brasil continue a fazer protecionismo com a indústria nacional (o que é diferente de proteger, pois estimula a mantê-la ineficiente) algo que agora o Trump deseja fazer com a indústria americana.

  3. Olavo Cardoso Jr

    Quero ver se a estrangeirada precisar tirar dólar do Brasil pra socorrer a matriz lá fora. O formigueiro esquedista tá em polvorosa, kkkk. Num momento desses, ter um presidente culto e preparado é uma dádiva, rssss.

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      Nossa, concordo com você. Em matéria de cultura e preparo para exercer a presidência com responsabilidade e competência, ninguem mais preparado que o boso, ninguem.

    2. Hernandez Piras

      Sei que você preferiria alguém "culto e preparado" como Bolsonaro, não é mesmo? Mas acho que Lula dará para o gasto. Com ele, pelo menos podemos ter certeza de que não haverá um "I love you" deslumbrado nos ouvidos de Trump.

  4. Jefferson Soffer

    Brasil é tão ferrado que mesmo sendo prejudicado é o menos prejudicado.

    Responda
  5. Evandro Loes

    O Brasil foi menos taxado, mas o Trump roubou oi título do Taxadd e ninguém fala nada. Melhor é o Brasil aguardar, pois pode piorar.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Camargo, não me diga que você acredita mesmo que não serão os próprios norte-americanos que pagarão o custo das tarifas de Trump? É como acreditar que "Branca de Neve e os Sete Anões" é um documentário!

    2. jose camargo

      "Taxadd" onera o seu próprio povo. Trump pretende proteger o seu povo de tarifas exorbitantes. São coisas tão diferentes quanto o sol e a lua.

  6. Luiz Antônio I

    Resumindo, ninguém sabe o que vai acontecer nem os americanos.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Saíram correndo do Vietnã para desafiar o mundo. Excessiva inteligência.

  7. Aderval Rossetto

    Lerdeza? Tendo pé em SC, apoia a última lesma?

    Responda