Opinião > Itaipu: compromisso com tarifas mais baixas e desenvolvimento sustentável Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Felipe G

    Que romântico. Papel de Itaiupu é gerar energia e pronto. Os gastos são totalmente políticos, critérios opacos. É mais um imposto intubado nos brasileiros. Deveria era gerar energia mais barato não fosse cooptada pela política.

    Responda
  2. José Ricardo da Silveira

    O que Itaipu faz é, com a liquidação en 2023 da dívida da construção, que representava mais de dois terços dos custos operacionais, basicamente manter a tarifa então vigente. Todos os custos da produção de energia e o pagamento de benefícios do Tratado poderiam ser atendidos com folga, com uma tarifa que fosse algo como um terço da tarifa vigente. O excesso de receita é gasto no Brasil e Paraguai para assumir meio a meio despesas que são de responsabilidade dos governos do Brasil e Paraguai.

    Responda
    1. José Ricardo da Silveira

      Para conhecimento, cerca de 80% da receita da Itaipu é gerada no Brasil e esse valor é distribuído meio a meio com o Paraguai. Além desse extraordinário benefício, auferido às custas do consumidor de energia da Região SE, o Paraguai, historicamente, vem empregando artifícios para subcontratar suas necessidades de energia e, havendo eventualmente falta, o Brasil supre ao custo incremental de produção da usina. Mais uma vez, quem banca isso são os consumidores brasileiros.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.

Avaliar comentário como .

Confirmar