Opinião > Aumento de pena é ineficaz contra roubos de celular Voltar
Comente este texto
Leia Mais
editorial ruim, com argumentos nao verdadeiros, todo dia tem noticia de "ladrao pego assaltando ja tinha sido preso 3 vezes". O policial prende e a justica solta, ta na hora de aumentar as leis para a justica parar de soltar.
Subir o sarrafo da progressão é melhor do que o aumento de pena.
"A administração petista é blá-blá-blá". Só que o governo do PiauÃ, que a própria matéria elogiou pelos bons resultados, é do PT...
Se hoje em dia precisa-se de autorização judicial pra devassar o conteúdo de um aparelho de celular, nada mais justo essa medida de aumentar a pena para roubos e recepção, o aparelho é a nossa vida. Não é mais apenas um telefone.
Quanta demagogia, Folha! Hoje, ainda que haja investigação e inteligência diante de crimes de furto e receptação, a pessoa dificilmente irá presa em razão das leis brandas. Com isso, o ciclo do crime se mantém e só investigação não soluciona o problema. Portanto é rasa e superficial a crÃtica deste editorial.
Uma abordagem sensata. Se a pena causasse o efeito desejado, não terÃamos latrocÃnios ou outros crimes de morte no Brasil. A certeza da prisão coibe, a extensão da pena, não. Nesse aspecto, a farta condescendência com corruptos contrasta com a prisão preventiva e o rigor adotado com manifestantes. Fechem a porta giratória do judiciário e o número de encarcerados diminuirá, juntamente com a criminalidade. Passou da hora de quem tem escolta armada pensar nas vÃtimas, ao invés dos perpetradores.
Não precisa aumentar a pena se tem "saidinha" e ele vai re incidir. É só cumprir a pena sem saidinha. O enc arceramento não é vin gança, é para manter pessoas com comportamento de pre dador isolados da sociedade. Retirando todos da rua o cricme baixa.
Segurança pública é problema do governo estadual ou municipal, mas as redes bolsonarentas atribuem que a insegurança nas ruas é culpa do Lula, pelos Ãndices desfavoráveis do governo essa mentira está colando. A grande mÃdia está favorecendo a volta de um bolsonazista como TarcÃsio.
a solução é não usar celular, nem usar carro, dinheiro, casa, notebook, enfim, não usar nada. ou seja, como falava meu pai, ou a formiga acaba com o brasil, ou a formiga acaba com o brasil. é igualzin querer que polÃtico trabalhe para os seus eleitores e o brasil e ainda seja honesto. a única solução para tudo, é a do poeta pernambucano, Manuel Bandeira, tocar um tango argentino. ops. argentino?
O Ministério da Justiça deveria LUTAR FEITO LOUCO pela integração das polÃcias, das informações policiais, das ações policiais, em todos os nÃveis de governo. PARECE QUE NÃO QUER FAZER ISSO, esse ato básico de inteligência na segurança pública.
Aumento de pena é ineficaz? E que pena existe hoje? Kkkk Meu amigo, o assaltante hoje é preso e sai da delegacia antes da vÃtima que foi fazer o boletim. Acorde para a realidade! A impunidade é um pilar central da criminalidade nesse paÃs. Desde o ladrão de celular ao Geddel ou Cabral, ninguém fica preso e pega pena justa sendo ladrão.
Na propaganda eleitoral Trump avisou: se entrar em uma loja para roubar você será alvejado. Por aqui nosso mandatário deu um sinal parecido, de que não há problema de um jovem roubar um celular para tomar uma cerveja. Os resultados são bem diferentes!
Antes, de acordo com o descondenado era só para tomar uma cervejinha. Agora disse que o governo vai ligar para o ladrão. Acho que resolveram. Deve acabar os roubos. O painho tem conhecimento
Como você vive em uma democracia e é um sujeito irrelevante, pode se dar ao luxo de repetir incessantemente uma mentira deliberada como essa do celular sem correr risco algum de ser processado e responder pela sua falta de caráter. Nada mal, não?
Qual inteligência ? O cara sai da favela e escolhe quem estiver mais fácil e olha que o pessoal facilita bastante para os ladrões usando o celular como torcedor usava o radinho de pilha. Meu celular já tem o E-sim que não é Chip fÃsico inutilizado o aparelho ao ser roubado. Deviam obrigar as operadoras a só habilitarem E Sim para todos modelos novos lançados e em 1 ano iria diminuir 90% o interesse de ladrões.
Verdade, a própria chefe dos roubos em São Paulo só pagava por celular com chip fÃsico.
Boa perte faz isso. O meu é antigo e com o vidro quebrado. Mas o certo seria manter o anti-social encarcerado durante toda pena. Sem saidinha.
Realmente não entendo o motivo deste jornal passar tanto pano para delinquente. Se punir crimes não resolve o problema, o que resolve então? Massagem e cafuné?
Engraçado, o jornal nunca defendeu essa teoria, certa, de que aumentar penas vai diminuir o crime, agora, só porque foi o governo de Lula que defendeu isso, a folha vem com essa...me engana que eu acredito...rssss
Será que eu sou truculento? Mas assim, minha mãe e meu pai ficaram um ano sem celular quando eu era adolescente durante a recessão. Eu demorei um ano pagando o meu celular. A maioria do povo pena para pagar o seu. Vem alguém, põe uma arma na cabeça das pessoas e ainda toma o que é delas? Se ficasse 20 anos em regime fechado pensaria duas vezes (isso não descarta uso de inteligência contra crime organizado).
Mas foi para tomar uma cervejinha. Agora não tem mais problema, o governo vai ligar para o ladrão e ele vai devolver. Painho sabe das coisas dos mano
Quando Lula da Silva disse que o ladrão de celular estava roubando "apenas para tomar uma cervejinha", ele incentivou o roubo e o tornou aceitavel. Assim, aumentar a pena não resolve, é verdade. O que resolve é aplicar as leis existententes e ter um governo que não passe pano para corruptos e bandidos.
Editor muito fraco não reflete a realidade.
Única questão que une direita e esquerda neste paÃs ê termos leis mais rÃgidas.
O governo está correto e tem sim o apoio da população, temos que ter leis mais rÃgidas.
Principalmente o receptador deveria cumprir pena elevada e multa mais elevada ainda.
Não gosto de Lewandowski, mas nessa ele acertou. Aumentar pena para receptação é uma necessidade que há décadas delegados e juÃzes já demandavam. Não é populismo, é atuar diretamente nos financiadores dos roubos, e isso vai retirar de circulação não só quem recepta celulares, mas também carros e motos, diminuindo inclusive latrocÃnios.
Eu só peço a FSP que me apresente o estudo de que aumento de pena e ineficaz! O que não pode é o governo ficar de braços cruzados! Toda ação é bem vinda e pode ser melhorada! Simples assim!! O que não pode é ficar do jeito que esta!
Quem disse é qual éstudo, que atesta que aumentar a pena e ineficaz? E desonesto tal informação e sobretudo covardia atacar medidas de de combate ao roubo de celulares! Deveria o governo ficar de braços cruzados?? E risÃvel a tentativa de sempre atacar qualquer ação do poder público ao combate da criminalidade!! A FSP insiste em fazer papel de oposição!! Lamentável!!
Que tal colônias penais agrÃcolas????
Quem é contra o enc arceramento acertaria uma casc avel solta em sua rua? Com a diferença que o ban dido corre atrás e a cob ra não faz isso.
Realmente, aumentar a pena não resolve. O que resolve é manter encarcerado por toda pena. Como um assaltante tem 4O mandados de prisão? Ora, quando preso, tem a saidinha. Ele sai e não volta (1 mandado) e pratica crime (outro mandado); é preso, saidinha, crime... E repete-se...
Inteligência? É querer demais. Enquanto o Estado parece barata tonta, a Inteligência aparece junto ao crime. Em vez de mapear, identificar e neutralizar os receptadores de atacado, ou seja, os compradores ilegais de celulares, ouro, joias e componentes de veÃculos etc., o Estado fica brincando de pega-pega e pega-solta. Cansativo. Tédio.
Sobretudo se a inteligência em São Paulo depender do Derrite.
Isso é o que dá prá fazer. Ao governo federal não cabe muita coisa. Toda a policia está subordinada ao governo estadual. E esse é o grande problema. Falta competencia e virtudes. SP é um belo exemplo. Aqui em SP a policia nao protege o cidadao. Por outro lado agride mata inocentes, extorque comerciantes e se alia ao PCC. Ha nas ruas violencia explicita e motoqueiros te arrancam aliancas e celulares. É um terror.
Apesar do editorial de limitar a criticar a atuação do governo federal, a diminuição da violência evidentemente ocorre quando quem comete ou visa cometer o crime sabe que será pego, Beccaria disso isso séculos atrás. Nesse sentido, aumento das penas para receptação, revisão da maioridade penal e inteligência das polÃcias são o caminho, porém da trabalho e polÃtico nenhum quer trabalhar de verdade.
inteligencia é uma coisa que parece que tiraram do sistema policial, sobraram arapongas e milÃcias armadas. Um sujeito tentar atropelar um ladrão de celular para mata lo em sua moto e recebe tiros de volta é um total non sense. Bastaria passar a informação a postos moveis policiais estrategicamente postados. Mas para eles é melhor atirar é melhor matar, porque assim controlam o crime e fazem dinheiro, para que combater o crime?
Colocar penas e restrições para quem compra não funciona nada? A matéria fala como se a única medida proposta fosse essa... Que eu saiba oa principais responsáveis pela segurança pública são os estados. Mas aà esse jornal teria que criticar o TarcÃsio e isso não vai acontecer.
Srs da Foia, vocês leram a PEC da Segurança Pública do Lula que os Governadores de direita são contra? Pois nela tem muita inteligência e também policiamento ostensivo para apoiar 9s Estados, que não dão conta do recado há pelo menos 40 anos ou mais, na ditadura a segurança já era um problema grave, sempre anda atrelado a miséria e a incompetência. Tb esse modelo de 2 polÃcias é um desastre, o modelo militar é um desastre e meio, um oficial superior pagaria bem, pelo menos +3 policiais na rua...
Esta pedindo demais. Menos populismo mais inteligência e organização. Ninguém pode dar o que não tem.
Derrite que o diga.
Boa !!
para a imprensa k nalha golpista toda ação do governo é populista, se faz alguma coisa é inepto, se faz é populista ou eleitoreira, polÃtico faz polÃtica será que é difÃcil entender? a segurança é de responsabilidade dos Estados
Há muito tempo, mas muito mesmo, que não leio um artigo tão ridÃculo e fraco de raciocÃnio, simplesmente esdrúxulo. Se não houver alterações urgentes nas penas, como roubar o celular pena ir de 16 a 32 anos, homicÃdio pena de 45 a 95 anos, nada mudará mesmo! Pois se prender o receptador ou o ladrão, tentando desmantelar o sistema, com as regras de hj, em menos de 5 anos eles estão na rua de novo. Imaginem fazendo o que?
Quais são seus dados para defender a eficiência do aumento de penas ? Se é só sua opinião, OK. Mas seria bom bom ter uma demonstração racional e técnica, baseada em dados para abordar o problema. Opinião cada um tem a sua, e a maioria não vale nem a pena saber.
Tem celular que custa 10 salários mÃnimo mÃnimos.. E aÃ? Isso não importa?
A polÃcia prende, a justiça solta. Os presÃdios estão cheios, e suas nobres cleptoexcelências em BrasÃlia e nas capitais estaduais não querem construir novas unidades prisionais, não só para mascarar as estatÃsticas brasileiras de encarceramento, como para que não sobrem vagas para elas próprias ali dentro.
É possivel acabar rapidamente com o roubo de celulares. Basta incapacitar completamente o aparelho roubado usando-se o número do IMEI. Simples, fácil, rápido, eficiente e sem custo. Só não entendo porquê demoram tanto a fazer isso.
A efetividade do bloqueio do IMEI depende de uma população educada o suficiente para saber o que é o IMEI e que se dê ao trabalho de fazer boletim de ocorrência. Infelizmente ambos requisitos são difÃceis de atingir. Mas tem mais uma coisa: acredito que nem todos celulares roubados são usados de forma integral. Muitos devem acabar desmontados e usados como peças de reposição, porque não conseguem ser reativados facilmente. Hoje existem muitos dispositivos para dar "brick" remoto no celular.
Bh domingo a noite b serra helicoptero pm e bombeiros pra tirar um ladrao de fios de cima de um arvore
Para quê esse aparato todo ? Subiu, uma hora vai descer e, aÃ, 2 PMs conseguem prender. Foi esse que negociou um XTUDO para se entregar ?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Avaliar comentário como .
Avaliar comentário como .
Confirmar