UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CLAUDIO DE SENNA FREDERICO

    Muito bem Mauro. Ao contrário de outros aqui que parecem ter certezas negativas, sua matéria apresenta simpatias e pontos positivos além de apontar dificuldades. Mesmo que não concorde totalmente com o traçado, sem querer ser automaticamente proprietário da solução ideal, vejo com simpatia a intenção. O centro pode sim incluir um meio de transporte atraente aos acessórios que o tornem mais atraente e desejável. Muito caro? Quanto custa a solução automobilística atual de aceitação automática?

    Responda
  2. WALTER MORAIS JUNIOR

    Comparar cidades planas com VLT com SP cheia de subidas e descidas ja deveria se notar o quanto tal projeto pode ficar inviável ou muito caro.

    Responda
    1. jarbas cabral

      Eu não sou entendido na matéria, mas Lisboa que é cheio de morro tem VLT.

  3. Murilo Belezia

    Quem conhece a degradação da avenida São João e da Amaral Gurgel provocada pelo minhocão sabe o que o projeto poderá fazer ao centro de São Paulo. Neste há várias linhas de metrô, duas estações de trem, dezenas de linhas de ônibus, além da oferta de taxis e ubber. Quem caminha pela região pode chegar ao destino em pouco tempo. Que se invista em CEUS, creches, escolas, bibliotecas, postos de saúde, hospitais e serviços úteis para os desfavorecidos. Outro minhocão não!

    Responda
  4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    No Rio leva do nada a lugar nenhum.

    Responda
    1. Arthur Jacob

      Como assim!? O VLT do Rio liga estações de metrô, trem e barcas ao aeroporto e à rodoviária, sem contar todos os outros destinos no meio desse caminho. Isso é "nada" e "lugar nenhum"?

    2. Eduardo Rocha

      Bullshit! Uso com frequência para vir da rodoviária para o centro e em outros trajetos.

  5. Marcelo de Souza

    "Se o modelo envolver PPP (parceria público-privada), como atrair o capital privado sem subsidiar sua operação com dinheiro público e sem dar vantagens indevidas?". Com ricardo nulo na prefeitura o que mais tem são vantagens indevidas para empreiteiras e construtoras. Basta ver as obras pra lá de irregulares por toda a cidade

    Responda
  6. luiz augusto guimaraes vilela

    Boa ideia sim. Exige a coragem que nenhum Prefeito recente teve. O orçamento já alto e justificável deveria aumentar para a Prefeitura, na forma de gastos paralelos: "só" implantar o VLT certamente não seria eficiente/adequado.

    Responda
  7. Alexandre Marcos Pereira

    A cidade de São Paulo, essa metrópole que pulsa entre buzinas, passos apressados e ambulantes que conhecem melhor que ninguém o compasso dos semáforos, não cansa de sonhar. Já quis ser Paris, quis ser Nova York, quis ser Dubai. Mas há um charme inconfundível na sua teimosia tropical, na sua arquitetura improvisada, na dança entre o caos e a criatividade que se vê nas calçadas do centro. E é nesse centro - coração ora glorioso, ora abandonado - que a ideia do VLT tenta, uma vez mais, renascer.

    Responda
  8. Severo Pacelli

    O Brasil dizimou sua malha ferroviária urbana e rural. Éramos o terceiro no mundo, mas com o advento da ditadura, EUA obrigou a adoção em escala de ônibus e caminhões e assim foram abandonadas todas as estações ferroviárias do país. Perdemos um vasto patrimônio histórico, perdemos o melhor modelo de modal para um país continental. Hoje somos reféns da vontade de gente gananciosa, submetidos a estradas ruins, pedágios, latas de sardinhas urbanas, sem contar o engarrafamento diário no trânsito.

    Responda
  9. Antonio Ferreira de Castilho

    Com este prefeito que temos e os que devem vir pela frente, sem esperança de se tornar um negócio atraente, bom , correto e limpo para os cidadãos!

    Responda
  10. Severo Pacelli

    VLT é a melhor saída para cidades médias e grandes. O difícil é convencer empresários do ramo de transporte, ônibus e caminhões. Ambos que sempre são sócios e acionistas entre si, não aceitam outra modalidade, salvo se o Estado brasileiro fizer com recursos próprios e depois entregar para o privado quase de graça. Em Belo Horizonte em 40 anos o metrô nunca avançou um KM, pois as empresas de ônibus não permitiam e agora privatizado a preço de dois vagões, a ampliação usará dinheiro público.

    Responda
  11. Heitor Menegale

    O VLT do Rio é um sucesso! São Paulo também vai implementar modal com a mesma excelência

    Responda