UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

O dilema de Lula

VER COMENTÁRIOS EM Hélio Schwartsman

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    Votei no Lula nas quatro primeiras eleições que ele disputou a presidência da república, porque entre outras coisas o seu partido defendia a ética no trato da coisa pública como linha mestra e aí vem mensalão, aloprados, petrolão e aí chega né! OrasilCaviúna!

    Responda
  2. José Cardoso

    A releição, trazida aos nossos costumes pelo FHC, mostra-se aqui uma armadilha. Se não existisse, o Lula já estaria preparando seu candidato, como aconteceu no México por exemplo. Podendo se reeleger, e sendo o nome mais conhecido do eleitorado, é difícil que não concorra, mesmo com o risco da síndrome de Biden.

    Responda
  3. Valter Luiz Peluque

    Governo Lula não é de esquerda, mas de centro esquerda com forte pressão conservadora da frente ampla e do congresso reacionário. As pesquisas consideram o inelegível como adversário , desconsiderando sua situação política, por interesse em estimular o eleitorado de direita, que, com vários candidatos, aposta no ex ministro do bozo as fichas da elite que não se importam com um retrocesso institucional desde que garanta o seu.

    Responda
  4. Nilton Silva

    Não existe outra pessoa com chances reais de bater o pessoal da direita e da extrema direita. Tendo saúde, Lula é o único que pode vencer o atraso. Mas depois que ele não puder mais concorrer, os tais progressistas correm o risco de simplesmente desaparecer, principalmente se continuarem com essa pauta identitária que não dá voto algum.

    Responda
  5. Anete Araujo Guedes

    O governo L vai bem em todos os sentidos e níveis. Basta uma breve consulta. A reconstrução do país está a pleno vapor. A inflação que vemos agora, por vários motivos, é bem menor do que nos tempos do inelegível. Mas o trabalho para desqualificar e enfraquecer o governo, realizado pelas big thech, mer cados financistas, burguesia parasitária, da mí dia corporativa é, sem sombra de dúvida, bem mais eficiente do que todo esforço do governo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pode procurar a mídia toda está batendo no Lula é impressionante e nas redes sociais tbm

    2. Anete Araujo Guedes

      Paulo, não se pode equiparar economia privada, doméstica, com economia pública, de gov.

    3. Anete Araujo Guedes

      Paulo, um ajuste fiscal, um corte de gastos que recaia apenas nas costas do andar de baixo. Nada de mexer nos bolsos, nas regalias e privilégios de uma elite financeira que ma ma desde sempre nas tetas do gov.

    4. Anete Araujo Guedes

      Paulo vc É parte dessa oligarquia parasitária, financeira.

    5. Anete Araujo Guedes

      Paulo, tu és um mero porta voz dos mer ca dos!

    6. Paulo César de Oliveira

      Não vai bem. Divida publica de oitenta por cento do PIB sendo reajustada com juros reais de oito por cento ao ano não eh uma situação sustentável no médio e longo prazo. Precisa fazer um ajuste fiscal, preferencialmente com corte de gastos e não com aumento de impostos.

    7. Anete Araujo Guedes

      Não é atoa que Tarci são diz, Grande dia! após a vitória de Trump. Além de vibrar com o Make America Great Again, a ponto de usar um boné vermelho. Os outros governadores, futuros candidatos à presidência, também seguem no mesmo rumo, não deram uma palavra sobre algo tão importante, o tarifaço patriótico de Trump, que atingirá seus Estados. As grandes de tecnologias internacionais, que dominam o mercado e o mundo, estão aí de prontidão pra derrubar e eleger governos, via fakes, trapaças e mentir

    8. Marcos Benassi

      Bingo! Você nos faz a gentileza, minha cara, de expressá-lo com mais elegância do que posso fazê-lo. Mas estou começando a achar inaceitável (a fase do mero incômodo ficou pra trás) que o pessoal ainda creia somente no tipo de ação old fashion de "apresentações governamentais", como a que acaba de haver. Não dá pé, a coisa é mais sutil, mais imbricada no tecido comunicacional e social. Não que eu saiba como fazê-lo, mas que a velharia não mais funciona, é evidente - ou deveria ser.

  6. Nelson Vidal Gomes

    As causas da queda da popularidade de Lula são fáceis de entender não o são de aceitar, porque são as mesmas do desprestígio de Bolsonaro, mutatis mutandis. " Pode-se enganar todo o povo parte do tempo, parte do povo todo o tempo mas não todo o povo todo o tempo". Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Esechias, prezado, se aqui houvesse surgido um Mujica, já estava morto há décadas... Ou você acha que os milicos teriam-no tratado com qualquer tipo de civilidade?

    2. Dorival Macedo

      Concordo plenamente com você Nelson Vidal. Os Correios falindo, e ainda assim fazendo patrocínios milionarios, PREVI com 14 bilhões de déficit, e nenhum enxugamento da máquina administrativa, por óbvio que todos estão sabendo disso e muito mais.

    3. Esechias Araújo Lima

      Quem dera surgisse aqui um José Alberto "Pepe" Mujica Cordano. Ele, sim, é um estadista.

    4. Esechias Araújo Lima

      Disse tudo, Nelson. Verdade.

    5. Marcos Medeiros

      Seu comentário é compreensível, típico de quem defendia Bolsonaro, depois mudou o discurso, quando o barco estava afundando. Os jargões clichês complementam a fala, típico do senso comum que deseja se passar como tivesse algum conhecimento.

  7. Nelson Vidal Gomes

    As causas da queda da popularidade de Lula são fáceis de entender não o são de aceitar, porque são as mesmas do desprestígio de Bolsonaro - mutatis mutandis -. " Pode-se se enganar todo o povo parte do tempo parte do povo todo o tempo, mas não todo o povo todo o tempo". Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  8. Edison Gonçalves

    Ao contrário da Folha, está sim, Lula não passa por dilema algum: vence em todas as pesquisas. Até nas manipuladas!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Edison, a despeito de compartilharmos idêntica simpatia política, não posso endossar a noção de "pesquisas manipuladas": com exceção de algumas coisas muito ruins, tipo "Paraná pesquisas", não sei se é produtivo fazer inferências dessa natureza. A maioria dos grandes institutos são confiáveis, registram metodologia (que "deve ter" sido seguida) e nem diferem muito entre si. A grande coisa, creio, está na comunicação dos resultados, nas ênfases que são postas em sua discussão. Papel dos jornais.

  9. Marcos Medeiros

    Texto lido, Lula é o melhor e mais importante presidente de todos os tempos. Os que aparecem para concorrer com ele é um pior que o outro. O governo pode não ser perfeito, porque isso também não existe, mas governa para todos, em especial, os mais vulneráveis. Depois da experiência Bolsonaro é bom a população ficar ligada, pois tudo teve que ser reconstruído. Não existe alternativa Lula2026.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, Xará Medeiros, acabo achando bom o papel que nosso colega Nelson se presta a fazer: expressando educadamente um senso-comum, fá-lo melhor do que a franca Bozoléia. Que é dura de roer.

    2. Marcos Medeiros

      Nelson, a sua cantilena é a mesma, cheia de senso comum, mas é compreensível, para quem apoiava Bolsonaro e depois mudou o discurso. Mostra que não entende nada de política, pois simplifica muito as coisas, cheio de jargões que nada acrescentam.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Nos seus dois mandatos anteriores e agora a história se repete, um discurso para os jovens incautos, os pseudosintelectuais intelectuais frustrados de nossas academias e seu governo, duas coisas que nunca convergiram . Namastê!

    4. Nelson Vidal Gomes

      Lula nomeou Presidente do Banco Central um banqueiro privado internacional que colocou as taxas de juros do Brasil entre as maiores do mundo. Nada fez pelos trabalhadores que após 45 anos de fundação do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) tem o PL da redução da Jornada de Trabalho apresentado por parlamentar de outro partido. Deu comida para obter votos com o Bolsa Família mas não onde fazer cocô legando 100 milhões sem saneamento elc. Namastê!

  10. Marcos Benassi

    Ahn... Meu caro, a manchete de hoje deste mesmo jornal, a partir de pesquisa de unidade de negócios vinculada, fala diferente. Donde se conclui, sem nenhuma dificuldade, esse tipo de coisa deve ser tratada com um cuidado astronáutico. E deve incluir, necessariamente, aquilo que observamos há anos: competente mesmo, em nossas dereita do atraso, é a comunicação pública maledicente, através de redes de confiança, contando com a "ausência de desconfiança" do povão ao rés-do-chão. Faltou sustança...

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Marcos, a minha resposta ao seu comentário segue acima. Ausência de desconfiança, de informação, de outras fontes, de tempo, de leituras etc.

  11. adenor Dias

    Eu não sei porque tanta preocupação com a reeleição de Lula! Até eu que voto em Lula, desejo que ele indique outro para 2026! É certo que nada vai melhorar para os pobres, mas de qualquer maneira um dia teremos que conviver sem ele. Os venezuelanos vivem hoje sem Cha-ve, os cubanos sem Fi-del Castro, mas o mundo não acabou pra ele! Eu acho até bom que venha logo um pior pior do que Bolso-naro, para dar uma lição neste povo igno-rante. Parlamentarismo já, chega de esperar milagres...

    Responda
  12. paul constantinides

    O viés infeliznente é religioso, tem q se analisar por este aspecto. A direita se apoderou da religiao mais popular do Brasil.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, caro Paul, essa é outra variável importante, que fica pra trás ao manter o olhar na epiderme das coisas. Bozofrenia é a religião política que mais cresce aqui e fora daqui - aliás, fora daqui, tem outros nomes e patronos diversos, é bom notar; alhures, seu crescimento não é mérito do patrono local, o Bozo.

  13. José Ricardo Braga

    Um Líder em Questão - Exploram pouco a contradição entre a queda de popularidade e a conservação da liderança de Lula para o ano que vem. Ela pode ser mais que disfunção, não é impossível conviver em uma pessoa só como preferência - manter um Presidente aí para ter de quem falar mal, ter assunto... Não veem alternativa que empolgue para este papel? Precisa de ter mais desgaste? Essas e tantas perguntas derivadas certamente renderiam um bom debate...

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      E FHC ? - Fernando Henrique não foi anti-Lula, não encarnava esse papel. Disputou duas vezes, mas tinha o que fazer, cavalgava o Plano Real. Quatro anos depois merecia continuar, estava defendendo, não atacando. Essa coisa de "Quem vai ser o anti-Lula?" pode explicar de uma forma original tudo o que aconteceu com quem adotou a estratégia depois de FHC. Quem teme perder já está vencido...

    2. José Ricardo Braga

      Bolsonaro e Esposa. - A direitona usa muito este recurso, eleger a esposa. Roriz tentou aqui no DF e não deu certo. Michele gosta de política, isso difere de D. Weslian, mas ela pelo tempo de exposição, parece preferência consolidada. Que surpresa poderia proporcionar uma virada que também não tem? Candidata para IIo. Turno?

    3. José Ricardo Braga

      Os governadores. - Buenas, o que falar? A tradição para governadores durante a Nova República em nada credencia como candidaturas de êxito. São Paulo, a exceção, teve candidatos devidos ao PSDB, não ao Estado. Reticências...

    4. José Ricardo Braga

      Caiado, Senador... - Caiado na época que escrevia aqui na Folha tinha sempre bons textos. Era bom de ler. Mas essa coisa de se candidatar à Presidência tem tudo pra ser tão melancólica quanto a outra. Senador, candidata a Senador mesmo! Este ótimo trabalho de diferenciar a direita que pensa, da bolsonarista, vai ter espaço por lá. Talvez melhor...

    5. José Ricardo Braga

      Sem preparo de candidatos? - Hélio faz recomendação que é certo já estar em andamento na esquerda. O preparo de substitutos. Haddad, Dino, tantos outros são citados. Eles têm vantagens: . O horizonte para preparo é maior em até quatro anos. Estão lidando 'na prática' com o assunto. Estão fora do radar...

    6. José Ricardo Braga

      Porque Tarcísio não Decola? - O desempenho de Tarcísio faz lembrar o dos candidatos do PSDB de outras eleições. É forte, empolga, mas não tem uma virada pra chamar de sua. Seu perfil também é comparável com eles - Pessoa correta (exc. Aécio), instruída, mas funciona melhor governando São Paulo. Acho que Tarcísio não decola porque o pessoal, até de fora, quer ele em São Paulo. E porque ele precisa melhorar mais o politiquês pra enfrentar o Haddad na outra...

  14. Alexander Luvizetto

    É inacreditável sejamos governados pelo petismo depois do Mensalão e do Petrolão, que não são casos exclusivamente petistas, mas que revelam uma escancarada alienação sobre o que é ética governamental e, mais ainda, sobre a elaboração disso. Há também um explícito terraplanismo econômico, com uma agenda social que não educa e não produz, sem falar na criminalidade. A realidade se impõe, menos ao petismo.

    Responda
  15. carlos milward

    Pesquisem , se informem , procurem saber quem são os donos das empresas de “ pesquisa” . A Genial Quaest é de propriedade de banqueiros . Vc acredita em “ pesquisa” feita por banqueiros ?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Carlos, meu caro, sem tirar um "A" de sua observação, eu diria que, menos do que metodológico, o problema é substâncialmente relativo à leitura dos dados. E, nisso, provavelmente a imprensa faz mais diferença do que a empresa que faz a pesquisa. Ainda que se diga dá "falência da imprensa" como o quarto poder, ela faz diferença e, em algum grau, quando se alinha ao blá blá blá da tia do Zap, dá-lhe força e credibilidade. Quando a contraria, não faz diferença nenhuma, ao que parece.

  16. carlos milward

    Dilema ? Dilema coisa nenhuma . Se for candidato será reeleito pela 4ª vez . Se não for candidato elege até poste . Quem seria ingênuo de acreditar em pesquisa de empresa cujos donos são banqueiros ?

    Responda
  17. Valdir Teixeira da Silva

    Há um certo mal humor em relação à política tradicional em geral, as pessoas estão com aversão à todos os políticos. Isso explica a eleição desse malucos: Milei, Bolsonaro e etc. Mas não acredito que esse movimento seja espontâneo, é algo planejado e induzido no povo.

    Responda
  18. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Até que enfim, a Folha publica uma coluna que diz a verdade sobre a situação de Lula e do governo. Reconhece pontos positivos mas coloca claramente o problema da rejeição. Concordo que é um fato dos nossos tempos. Pena que essa situação pode levar ao poder populistas de extrema direita associados à parte da elite econômica sem nenhuma preocupação com a democracia e com valores, à exceção de seus lucros. Já aconteceu nos EUA.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Talvanio, prezado, havemos sempre de manter o olho na verdade que cabe em cada uma das camadas da realidade. Na epiderme, cabe essa verdade da "perda de popularidade" e outros blás; se descer para derme, há verdades mais críticas, menos evidentes; na hora que chegamos nos músculos, não dá nem vontade de olhar... Mas câncer, até mesmo nas entranhas intestinais, pode ser combatido - desde que com diagnóstico.

  19. José Ricardo Braga

    "mas é o nome mais forte (da esquerda) para a disputa." - Lula é nome mais forte para a disputa. Vence todos no levantamento. Nessa situação, sugerir construir substitutos pareceria vir de alguém com algum distúrbio negativista. Em time que está ganhando a solução é substituir o atacante goleador e promover a aposentadoria dele?

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Hernandez, escrevi um pouco acima porque acho que não é incoerente esse tanto de gente querer que Lula se aposente e mesmo assim dizer que vai votar nele - as alternativas não convencem. Não existe alguém como FHC preocupado em falar o que tem de bom e com proposta do que fazer. Ser um não-Lula, já se tentou tantas vezes e não deu certo porque Lula veste bem a Presidência. Precisa-se de alguém para ser Presidente, não pra tirar o que está aí...

    2. José Ricardo Braga

      Benassi, era número o problema! O comentário do Hernandez ficou a noite toda sendo esfolado por causa de número! O cara do pix não aparece aqui há uns quatro anos e a Folha mantém essa "homenagem" a ele de proibir número a todos os outros comentaristas...

    3. Marcos Benassi

      Se me permite um pitaco em resposta à sua questão, caro Zé Ricardo, aposto que o comentário, sim, saiu: a folha, tanto quanto o Tarcizão do Cadáver, gosta do Milei e dos "métodos argentinos" de lida com a democracia. Deve ter sido levada de helicóptero, direto da tortura, e jogada das alturas. E eu apostaria que foi jogada no solo duro mesmo por contenção de gastos: pra que levar até o mar? Joga numa fazenda daquelas vendidas pelo gov pros grileiros golpistas, logo no início de seu mandato.

    4. José Ricardo Braga

      Pena que o comentário do Hernandez ainda não saiu lá das mesas da censura da Folha. Sinal de que esta censura está bastante descalibrada porque o Hernandez sempre me tratou com educação. Seria número o problema? Sigla em maiúscula? Tanto motivo fútil que manda pra moderação...

    5. Hernandez Piras

      Se 62% dos eleitores acha que o "goleador" não deveria se candidatar, seria bom ouvi-los. Afinal será eles que decidirão o pleito.

    6. José Ricardo Braga

      Falta o anti-Lula. - Em todas as eleições repete-se a manchete: "Quem será o anti-Lula?" Parece que vamos ter outro da série ano que vem. É um personagem importante, marcante, mas nem Bolsonaro quando o envergou conseguiu vencer. Com a máquina na mão e muita disposição para arrancar o resultado favorável, perdeu por pouco...

  20. Bruno Sebastião Neto

    Não tem dilema nenhum ,o Lula vai enfrentar toda essa turma de psicop atas ,a gentinha que sabe o que pensa ,não tem a menor ideia do que os lou cos vão fazer com o Brasil ,vão vender tudo de mais precioso como: Amazônia ,Banco do Brasil, Petrobras ,Caixa econômica vão encher o ra bo de dinheiro, e dá uma banana para os otária nos !

    Responda
  21. Nelson Vidal Gomes

    Lula é um político de "muita sorte", enfrentou Bolsonaro na eleição presidencial e agora tem com Vice-presidente Alckmin, que já sinalizou que em seu governo poria fim à infração, retirando dessa os índices de preços dos alimentos e da energia. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      * inflação.. Namastê!

    2. Albert Niches

      Politiqueiro.

  22. Nelson Vidal Gomes

    As causas da queda de popularidade do Lula são fáceis de entender, não o são de aceitar, porque são as mesmas da queda do prestígio de Bolsonaro. "Pode-se enganar todo o povo parte do tempo, parte do povo todo o tempo, mas não todo o povo todo o tempo ". Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Presidente Lula salvou a democracia e está lutando para reconstruir o país depois da destruição de Bolsonaro, que quase acabou de vez o que temos de positivo e civilidade. Não perceber isso, qualquer comentário torna-se simplório.

    2. Marcos Medeiros

      Comparar o presidente Lula com Bolsonaro, mostra grave problema de cognição, no mínimo.

  23. José Leandro da Silva

    "To beer or not to beer!"

    Responda
  24. Luiz Gustavo Amorim

    O candidato tem que ser Fernando Haddad. Ele é o melhor nome para suceder Lula. Ah, e isso? E aquilo? Haverá sempre senões, sabemos quais são, mas se for para perder, que seja sabendo que o melhor quadro possível esteve a disposição do país e se a maioria não quiser, continuaremos tentando. Lula perdeu três antes de vencer a primeira.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Concordaria plenamente com você no primeiro ano deste governo, quando o prestígio de Haddad era realmente alto, mas, desde então, ele foi tão desgastado, sobretudo, pelo próprio Lula que hoje não estou muito certo do seu palpite. Mas, que ele seja, de longe, o melhor expoente do PT, não tenho nenhuma dúvida.

  25. Nelson Vidal Gomes

    Não é difícil entender as causas da popularidade de Lula , mas sim aceitá-las. E são as mesmas que incidem sobre o prestígio de Bolsonaro, dia a dia a olhos vistos pelos seguidores não fanáticos, de um e de outro. " Pode-se enganar todo o povo parte do tempo parte do povo todo o tempo, mas não todo o povo todo o tempo ". ( Abraham Lincoln). Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Cantilena sem fim.

  26. Murilo Belezia

    Opa, sabadão chegando, tá na hora de retomar pela milésima vez um assunto mais apetecível à manada descerebrada. A eleição para presidente deve esquentar a partir do fim do carnaval de 2026. Por que antecipar tanto? É a infalível falta de assunto, que rendeu crônicas memoráveis de Rubem Braga, mas neste contexto é só para agradar o patrão. Ô, patrão, tanto esforço merece um aumento, né não?

    Responda
  27. Andre Moraes

    Não tem dilema. Vai se candidatar e se perder que o país segure a tranqueira que vier. Para a Folha, seus donos e a turma que defende o “fim” do Estado e que seja cada um por si, vai ser bom; veremos o que será para o resto do país. Minha percepção é que o governo ainda não aprendeu a usar as redes, mas a direita, hoje extrema, não sobrevive a uma campanha eleitoral bem feita e a comparações com o desastre anterior. Simples assim.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Eu diria que os amiguinhos do STF são o fiel da balança. Como disse Barroso: “derrotamos o bolsonarismo”. Pois é…

  28. Zelis Pereira Furlan

    Passou da hora. Ninguém além dos ministros vão aos eventos.

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Deve viver no zap, para falar coisas fora da realidade. Ah, lembrei, flerta com ideias autoritárias e com o fascismo, está explicado.

  29. Rodrigo Andrade

    Acho que não se candidata se tiver qualquer dúvida sobre a vitória porque seu ego é maior que tudo. Não se arriscará a terminar a carreira política com uma derrota e com o carimbo de ter sido um dos dois únicos políticos a não se reeleger. Seja em 2026 ou 2030, mal posso esperar pra virarmos a página de Bozo/Lula e tentarmos praticar com mais frequência a tal alternância do poder, que é o requisito mais básico da democracia.

    Responda
    1. Caco De Paula

      O único a não se reeleger foi o seu minto, mesmo tendo feito tudo o que fez.

  30. FLAVIO CALICHMAN

    Bexiguento, perfeito. Parece o "Coisa" do Quarteto Fantástico dos quadrinhos. Sujeito repulsivo em tudo e por tudo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      'Tadinho d'O Coisa! Juta mardade do capacete, Flavio, essa não pode passar. Cuidado que a Marvel é capaz de abrir um processo, porque essa confusão queima o filme do herói, desgraçadamente enfeiado por um acidente do destino. Hahahahah!

    2. carlos milward

      O bexiguento é o Bolsonaro com um verniz de quinta categoria por cima .

  31. Paulo Oliveira

    Se for Bozo anistiado e o bixiguento eu votarei sempre no LUla!

    Responda
  32. Paulo Oliveira

    Lula está careca! Passa o bastão pro careca dois!

    Responda
  33. Rafael Gallina Delatorre

    E segue a imprensa forçando a mão para que Lula não dispute. Isso sim rende uma análise bem interessante.

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Pois é, vão ter que engolir, pois L é imbatível. Tenho que abreviar o nome senão não passa, mostra a perseguição.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ah os fatos !

    3. Dalmo de Souza Amorim Junior

      São apenas mensageiros de um fim que já se anuncia

  34. Manoel Messias Borges de Araujo Filho

    Me parece incoerente 3 afirmações da pesquisa: a perda de popularidade do governo Lula, o presidente Lula venceria todos os rivais da direita num segundo turno e mais o não citado item que mais de 90% acham que o Lula não deveria concorrer a eleição, concluo que existe um pessoal de pensa: Lula não concorra à eleição senão vou ter que votar em você. Pergunta? porque o inelegível é colocado na pesquisa, É só para dar esperanças aos golpistas?

    Responda
    1. Caco De Paula

      Este odiário odeia em vez de notíciar. O cientificismo dê sua pesquisa é uma piada.

  35. neli faria

    Recordo que lula ganhou com menos de dois por cento dos votos, graças aos eleitores de Alckmin, Marina, Ciro, Simone e de quem ama o Meio Ambiente como meu caso.Descobri bem serôdio que lula é igual a bolsonaro: no pito aos servidores do Ibama,sigilo de cem anos e no gado. A Esquerda é ambientalista só na oposição.O lula está fazendo campanha eleitoral antecipada, sob o silêncio das Autoridades Eleitorais. Todas as propagandas são auto laudatórias .Nenhuma de Interesse Público ou Educacional.

    Responda
    1. neli faria

      Senhor Marcos: quem não sabe fundamentar Objetivamente, apela para o subjetivo. Problema cognitivo quem deve ter, digo deve por não conhecer, é o adorador de político, seja pelo lula, seja pelo bolsonaro. Apontei Objetivamente, senhor Marcos, a igualdade entre lula e bolsonaro. Não me fiz entender, por isso, repiso-me:ambos deram Pito nos Empregados do Ibama; ambos decretaram sigilo de cem anos nos gastos e ambos têm gados, isto é, rebanhos que os defendem.

    2. Marcos Medeiros

      Comparar o presidente Lula com Bolsonaro é problema de cognição, no mínimo. O governo não é perfeito, pois não existe perfeição em política, mas é o melhor que temos em todas as áreas e marca definitivamente a política e o Brasil diante do mundo. Não entender as diferenças, entre um e outro, é muito simplório e senso comum.

  36. Elisabete S

    Propaganda 24hs por dia de dois inelegíveis na verdade....basta de Bozo, deixem para páginas policiais. E quanto ao outro, falem mais da falta de competência para lidar com os gravíssimos problemas no país, mas este só quer saber de viajar com a esbanjadora.

    Responda
  37. neli faria

    Recordo que lula ganhou com menos de dois por cento dos votos, graças aos eleitores de Alckmin, Marina, Ciro, Simone e de quem ama o Meio Ambiente como meu caso.Descobri bem serôdio que lula é igual a bolsonaro: no pito aos servidores do Ibama,sigilo de cem anos e no gado. A Esquerda é ambientalista só na oposição.O lula está fazendo campanha eleitoral antecipada, sob o silêncio das Autoridades Eleitorais. Todas as propagandas são auto laudatórias .Nenhuma de Interesse Público ou Educacional.

    Responda
  38. WILSON FILHO

    Ladrão.

    Responda
  39. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Icl

    Responda
  40. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    E mesmo assim ganha de todos. ICL. Tá lá

    Responda
  41. S Luiz Faria

    As pesquisas refletem o se vê no dia a dia, um desencanto absoluto com esse governo, com essas falas grandiloquentes (nunca antes (?) na história...) e sempre desprovidas de veracidade. Janja deslumbrada, baixo desemprego com altíssimo subemprego e informalidade. E tome falar de herança maldi-ta. Mesmo que fosse, deveria merecer uma análise após a posse e o silêncio. A Dilma deixou uma verdadeira herança mal-dita e nunca vi qualquer menção a isso do Temer.

    Responda
  42. marcio jose albino

    Lula vence , de novo.

    Responda
  43. Anibal Nunes

    Para os 62% que acham que Lula não devia se candidatar, muita coisa boa que ele possa estar fazendo nem é percebida por eles, pois o seu desejo de que ele não se candidate, atrapalha a sua percepção da realidade. Querem-no fora e pronto.

    Responda
  44. RENATO JANINE RIBEIR0

    Não vejo necessidade dessa urgência. Além do mais, Lula tem 3 possíveis candidatos a sua sucessão: seu vice Alckmin, Haddad e Flavio Dino. Todos, muito qualificados.

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Lula2026 tem muito ainda a contribuir para o país.

    2. S Luiz Faria

      Será o Renato Janine Ribeiro, professor de filosofia, cientista político e escritor? Alckmin fez bons governos em SP, mas na última eleição presidencial que participou, teve 4,76%, o pior resultado para um candidato do PSDB à presidência da República.

    3. Luiz Gustavo Amorim

      Que intelectual fantástico, Sr. Renato. Um sujeito com a sua trajetória e conhecimento se dispõe a enfrentar esse tipo de ambiente e nos brindar com uma visão de quem já transitou e ainda transita pelo mundo da política, sabendo que estará exposto a um tipo de divergência quase ininteligível em termos do idioma e da absoluta falta de educação. Muito obrigado pela decência sempre tão evidente e que se confirma mais uma vez.

    4. Marcelo Magalhães

      Prezado senhor Pedro, vê-se que o senhor não conhece o ministro Dino, bem como está desinformado quanto às posições do PT, maior e melhor partido político da história do Brasil.

    5. Pedro Luis S C Rodrigues

      Que espetáculo! A prova cabal que letramento e erudição não garantem inteligência. Chamar Dino de “muito qualificado” dá a medida. Não tem gabarito nem pra tribunal de pequenas causas ou síndico. Infelizmente, ele não se canditará. Não abrirá mão da boquinha vitalícia a troco de aventura menos que incerta, como é da índole da especie que nos parasita. Teremos que aguenta-los por décadas no STF. Um país em que um mero esbirro petista é um “intelectual” celebrado merece o destino que tem