-
César de Oliveira lima
Tem gente que escreve besteiras só para ter audiência. E eu, besta, estou aqui.
-
jayme terra
Meu senhor. Em tempos de bozo,familicia e chupeta é so ignorancia. Aleluia sempre
-
-
ANTONIO F CARVALHO
Vivi a Jovem-Guarda, movimento musical que mudou os costumes. Wanderley Cardoso e Jerry Adriani estiveram na crista da onda nos anos 1966 e 1967, ficando Roberto Carlos e Ronnie Von em 3° e 4° lugares, respectivamente, na preferência dos jovens. Naquele tempo as estatísticas eram reais e o artista não pagava para a emissora de rádio tocar suas músicas. Com o Festival de Ramo em 1968 e a Canzone per te, campeã, Roberto ficou no auge.
-
Adalto Fonseca Júnior
Eu vou adorar esquecer quem foi/quem é Luan Santana ou Anitta, se pudesse já teria esquecido ou nunca teria conhecido. Sobre Wanderley Cardoso concordo com as observações do colunista.
-
BRAULIO S ALVES FERNAN
Não há desculpas, bem vez para discursos aparentemente engajados pela justiça contra os esquecidos. Wanderley era um péssimo cantor e fez sucesso vendendo o que o mercado queria na época: o brega (o mesmo que o sertanejo faz hoje). Logo, passou, tem se ser esquecido porque não acrescenta nada culturalmente - é produto barato, como eram as rádio-novelas da Tupi na mesma época. Esse papo de injustiçado é típico de jornalista da Folha querendo causar.
-
jayme terra
Sempre temos altos e baixos no mundo da musica. E no tempo de bozo, temos esses mequetrefes Luans e Gustavos. Um deles aida resolvem delirar na política. Haja culhoes.
-
BRAULIO S ALVES FERNAN
Imagino que Wanderley, um cara bacana, se preparou psicologicamente para o fato de que não fez uma obra capaz de durar no tempo. Ele sabia que cantava mal e fazia uma música ruim (nisso ele é mais lúcido que os sertanejos). Ele nunca teve a ambição de fazer algo ruim na expectativa de que evoluiria, como o antônio marcos, que morreu um pouco por isto: pelo massacre do mercado que exigia o brega na década de setenta tanto quanto exige hoje e exigirá amanhã.
-
-
JOSE CAMPOS
Foi esquecido porque não fez mais nada na música, ao contrário dos outros citados que fazem sucesso até hoje.
-
Paulo Lima
Que tipo de cobrança kkk!
-
-
Anderson Aparecido Candido
Nasci em 1983 e nunca ouvi falar de Wanderley Cardoso (vou aproveitar pra ouvir agora). Se a minha geração não conhece ou não se lembra do artista, o que dizer das gerações posteriores que têm desprezo pelo passado, vivem presos no presente sem esperança de futuro. O esquecimento é uma artimanha muito bem orquestrada pela classe dominante desse país que sempre a aplicou para dominar os corações e mentes dos brasileiros. Isso acontece na História do nosso país e também na cultura.
-
jayme terra
Excelente parceiro. WC teve seu valor para muitos brasileiros e brasileirss que curtiram suas melodias. romanticas. Leveza de espitito. No Brasil que elege edu banana e nicolas chupeta com milhoes de votos são tempos dificeis. Os americanos proguessistas estão passando um sufoco nos EUA e estão indo de casa em casa para virar o jogo nas eleicoes de meio do mandato. Para 2026 temos q engajar para barrar os bozins.
-
Joaquim Rosa
Quanta teoria da conspiração cabe numa cabeça oca?
-
-
ALOISIO T MIRANDA
Acontece que os artistas da época, hoje com 80 anos, ainda em evidência, não pararam de produzir. O que não foi o caso dele.
-
ANTONIO F CARVALHO
Realmente o bom rapaz Wanderley Cardoso foi um grande nome da Jovem Guarda juntamente com Jerry Adriani. Àquela época, anos 60 os dois se revezavam nos primeiros lugares das paradas e carreavam multidões de jovens a seus shows. Roberto Carlos ficava sempre em 3° Lugar, tendo maior consagração quando Ganhou o Festival de San Remo em 1968 com a música Cancione Per Te do italiano Sergio Endrigo. As emissoras de rádio deveriam valorizar mais a Jovem Guarda, grande fase da música brasileira.
-
Joaquim Rosa
Delírio total. Roberto Carlos sempre esteve léguas à frente desses dois.
-
-
neli faria
Eu era Fanática pelo Ronnie Von, de ir a auditórios, programas. Fui em muitos programas do Chacrinha, Sílvio Santos, até num filme apareci:os maridos traem as mulheres subtraem. Não gostava do Wanderley Cardoso, porque fez numa música mais sucesso do que o Ronnie.
-
neli faria
Joaquim a Wanderléa? Certa época a conheci no aeroporto de Congonhas. Super simpática.
-
neli faria
Joaquim: São Paulo Capital,em Brazópolis, morava na rua João Odorico e quando saí de lá, com menos de sete aninhos, a única recordação musical que tive era o Alto-falante, do bar doTronco encerrar a apresentação diária com moonlight serenade, às vinte e uma horas. Certa época, na rua, ouvi a música e disse: vorto pra casa, o artofalante vai fechar oia a musga. Anos mais tarde, bem mais tarde ,fiquei sabendo o nome da música e o inesquecível Grenn Miller.
-
Joaquim Rosa
Eu era fanático pelas coXas da Wanderleia. Um espetáculo. E ela mostrava toda.
-
Joaquim Rosa
Tudo isso naquele subdistrito de Piranguinho, no caminho para Brasópolis?
-
-
Jair Pereira
O que foi a jovem guarda? Foi duas namoradas que tive nas antigas, uma era jovem a outra era guarda, daí jovem guarda, kkkk, só descontrair.
-
Roberto Freire
Ele ainda está vivo?
-
Rosana Vilemberg
Pois o Museu da Imagem e do Som de São Paulo lembrou. Em doze de março, celebrou os oitenta anos de Wanderley com uma linda entrevista relembrando sua trajetória. A banda do museu tocou muitos de seus sucessos, Wanderley cantando junto. Ainda uma bela voz e ainda fazendo shows. Vida longa Wanderley!!
-
Gilberto Nascimento
Meu caro Gustavo, você comparar Wanderley Cardoso com Caetano Veloso, Milton Nascimento é não entender nada de música. E dizer que ele foi um dos ícones do rock é um tremendo delírio.
-
Pedro Oliveira
Popularidade não é sinônimo de qualidade, e a arte não é longeva se não tiver qualidade. A arte d´o Bom Rapaz foi capaz de entreter, mas não tem tamanho nem qualidade para ser apreciada por quem não é ligada à ela por memórias afetivas.
-
Paulo Lima
Esse tipo de efeméride é coisa espontânea. Não se cobra. Inúmeros outros artistas, políticos, intelectuais, empresários aniveUsariam distante dos refletores, em comemorações familiares. Nem por isso foram esquecidos. Seus legados estão aí.
-
Humberto Isidoro
Perfeito Pedrão.
-
-
JOSE Bispo dos Santos Filho
Curti muito essa epoca, mas o artigo so tem uma boa foto do Wanderley, tem mais fotos da turma do Roberto
-
Antonio Ivair Arrais
Anita, Luan Santana? Quem são mesmo ?
-
Joao Pinheiro
Será uma dádiva se daqui a 50 anos venhamos a esquecer quem foi Luan Santana ou Anitta, além de muitos outros.
-
Angelo Batista Goulart
Em uma entrevista o cantor Nelson Gonçalves afirmava que entre os interpretes (cantores) urgia a necessidade de atualização ou seja acompanhar o tempo e suas mudanças e que alguns cantores a exemplo de Orlando silva não tinham feito isso, caiam no ostracismo! Wanderley cardoso dono de uma voz aveludada conheceu o apogeu da fama ! Ele mesmo disse eu era uma maquina de ganhar dinheiro! Empresários ganharam muito dinheiro com ele no auge! Depois veio o alcoolismo ! o abandono! o ostracismo!
-
aparecida donizetti paes
Que saudades! Amava suas músicas, dancei muito embalada por suas canções e o achava o mais lindo de todos!
-
Gabo Franca
Muitos musicos, instrumentistas importantes, tem feito 80 anos e nenhuma coluna se lembrou deles.. Wanderley Cardoso ficou pra trás assim como a jovem guarda por que, na verdade, sempre foram apenas fracos imitadores da misica americana. Ja a bossa nova e o samba jazz tinham instrumentistas e cantores geniais como Raul de Souza, Cesar Camargo, Airto e tantos outros que exportavam a musica brasileira. Deixe de ser colonizado, rapaz e valorize a musica que realmente tinha importancia no período!
-
paul constantinides
Vá saber. Ser um bom rapaz pode ter sido o seu mal :-)
-
jose camargo
A imprensa só se lembra de quem paga pedágio ideológico. Mas isto não tem a menor importância para artistas, como WC, que fizeram suas carreiras à margem do pensamento enviesado da velha mídia. Alguns continuam fazendo shows até hoje. Esses artistas apoiaram-se sempre em vendagem de discos e shows pelo Brasil afora e até no exterior,como foi o caso de Nelson Ned, Roberto Carlos e o próprio WC.
-
Gabo Franca
A margem? O sujeito fazia a musica mais comercial da epoca, fala serio...
-
-
Helio Cardoso
Naquela época não existia o 'karaokê', então nas brincadeiras dançantes a turma punha o compacto na 'pickup' e cantava junto com o artista e as meninas dançavam com a mão esquerda no peito da gente para manter a distância. A bebida era o ponche!
-
luiz carlos gomes de oliveira
Wanderley Cardoso foi um grande artista e intérprete da jovem-guarda, duvido que o 'Bom Rapaz" esteja preocupado com esse esquecimento. Parabéns ao colunista por ter me remetido, por um momento, ao passado que passou.
-
fausto almeida
concordo plenamente com o colunista, mas cá pra nós, atores, jogadores e cantores, assim como todos trabalhadores, devem, sempre, lembrar que um dia o futuro chega, nem que seja bem próximo do presente.
-
José Leandro da Silva
meus cumprimentos à folha de são paulo/gustavo Alonso por esse humilde editorial em respeito ao Wanderley Cardoso e todos os nomes da jovem guarda! Sim, Wanderley Cardoso foi um grande nome durante os anos sessenta e início dos anos setenta! parabéns Wanderley Cardoso pelos seus oitenta anos de idade!
-
Miro Costa
Parabéns, colunista.
-
Luiz Fernandes
Não é desprezo pela memória apenas da música brasileira. Infelizmente, vivemos um momento de desprezo pela história e isso pode acarretar problemas graves no futuro. É uma geração inteira para quem a história é coisa de velho, ultrapassado. A sociedade precisa reagir a isso urgentemente. Um plano educacional de resgate da história, da memória brasileira é essencial.
-
Leonilda Pereira Simoes
Quem tem mais de 60 anos deve lembrar do cantor. E quem não tem e assiste ao programa do Serginho Groisman, deve conhecê-lo porque o apresentador sempre junta artistas dos anos 1960 que se apresentam e recordam grandes sucessos. Já vi o cantor em mais de um programa, assim como outros famosos da época.
-
BERNARD SOIHET
Parabéns, Wanderley Cardoso!
-
Paulo Oliveira
Esqueceram do Bom Rapaz!
-
JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO
Gostei da matéria, mas faço um reparo. Apesar do descaso da grande mídia, WC é muito lembrado pelos maiores de cinquenta anos, como eu; já anitta e luan santana serão lembrados por no máximo mais dez ou quinze anos.
-
Paulo Oliveira
E olha lá são personalidades instantâneas, bom antes enche as burras de grana, se não souberem gastar!
-
-
Vilarino Escobar da Costa
OOO
-
MARIA APARECIDA MARTINS
Ainda bem que o colun ista nos lembrou, mesmo depois de passado março. Com atraso. Mas lembrou.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.