UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. César de Oliveira lima

    Tem gente que escreve besteiras só para ter audiência. E eu, besta, estou aqui.

    Responda
    1. jayme terra

      Meu senhor. Em tempos de bozo,familicia e chupeta é so ignorancia. Aleluia sempre

  2. ANTONIO F CARVALHO

    Vivi a Jovem-Guarda, movimento musical que mudou os costumes. Wanderley Cardoso e Jerry Adriani estiveram na crista da onda nos anos 1966 e 1967, ficando Roberto Carlos e Ronnie Von em 3° e 4° lugares, respectivamente, na preferência dos jovens. Naquele tempo as estatísticas eram reais e o artista não pagava para a emissora de rádio tocar suas músicas. Com o Festival de Ramo em 1968 e a Canzone per te, campeã, Roberto ficou no auge.

    Responda
    1. jayme terra

      Excelente mano. O futebol tb com a bola murcha e bem pequenininha

    2. Joaquim Rosa

      Roberto Carlos está léguas a frente desses dois. Não delira que é feio.

  3. Adalto Fonseca Júnior

    Eu vou adorar esquecer quem foi/quem é Luan Santana ou Anitta, se pudesse já teria esquecido ou nunca teria conhecido. Sobre Wanderley Cardoso concordo com as observações do colunista.

    Responda
  4. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Não há desculpas, bem vez para discursos aparentemente engajados pela justiça contra os esquecidos. Wanderley era um péssimo cantor e fez sucesso vendendo o que o mercado queria na época: o brega (o mesmo que o sertanejo faz hoje). Logo, passou, tem se ser esquecido porque não acrescenta nada culturalmente - é produto barato, como eram as rádio-novelas da Tupi na mesma época. Esse papo de injustiçado é típico de jornalista da Folha querendo causar.

    Responda
    1. jayme terra

      Sempre temos altos e baixos no mundo da musica. E no tempo de bozo, temos esses mequetrefes Luans e Gustavos. Um deles aida resolvem delirar na política. Haja culhoes.

    2. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Imagino que Wanderley, um cara bacana, se preparou psicologicamente para o fato de que não fez uma obra capaz de durar no tempo. Ele sabia que cantava mal e fazia uma música ruim (nisso ele é mais lúcido que os sertanejos). Ele nunca teve a ambição de fazer algo ruim na expectativa de que evoluiria, como o antônio marcos, que morreu um pouco por isto: pelo massacre do mercado que exigia o brega na década de setenta tanto quanto exige hoje e exigirá amanhã.

  5. JOSE CAMPOS

    Foi esquecido porque não fez mais nada na música, ao contrário dos outros citados que fazem sucesso até hoje.

    Responda
    1. Paulo Lima

      Que tipo de cobrança kkk!

  6. Anderson Aparecido Candido

    Nasci em 1983 e nunca ouvi falar de Wanderley Cardoso (vou aproveitar pra ouvir agora). Se a minha geração não conhece ou não se lembra do artista, o que dizer das gerações posteriores que têm desprezo pelo passado, vivem presos no presente sem esperança de futuro. O esquecimento é uma artimanha muito bem orquestrada pela classe dominante desse país que sempre a aplicou para dominar os corações e mentes dos brasileiros. Isso acontece na História do nosso país e também na cultura.

    Responda
    1. jayme terra

      Excelente parceiro. WC teve seu valor para muitos brasileiros e brasileirss que curtiram suas melodias. romanticas. Leveza de espitito. No Brasil que elege edu banana e nicolas chupeta com milhoes de votos são tempos dificeis. Os americanos proguessistas estão passando um sufoco nos EUA e estão indo de casa em casa para virar o jogo nas eleicoes de meio do mandato. Para 2026 temos q engajar para barrar os bozins.

    2. Joaquim Rosa

      Quanta teoria da conspiração cabe numa cabeça oca?

  7. ALOISIO T MIRANDA

    Acontece que os artistas da época, hoje com 80 anos, ainda em evidência, não pararam de produzir. O que não foi o caso dele.

    Responda
  8. ANTONIO F CARVALHO

    Realmente “o bom rapaz” Wanderley Cardoso foi um grande nome da Jovem Guarda juntamente com Jerry Adriani. Àquela época, anos 60 os dois se revezavam nos primeiros lugares das paradas e carreavam multidões de jovens a seus shows. Roberto Carlos ficava sempre em 3° Lugar, tendo maior consagração quando Ganhou o Festival de San Remo em 1968 com a música Cancione Per Te do italiano Sergio Endrigo. As emissoras de rádio deveriam valorizar mais a Jovem Guarda, grande fase da música brasileira.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Delírio total. Roberto Carlos sempre esteve léguas à frente desses dois.

  9. neli faria

    Eu era Fanática pelo Ronnie Von, de ir a auditórios, programas. Fui em muitos programas do Chacrinha, Sílvio Santos, até num filme apareci:os maridos traem as mulheres subtraem. Não gostava do Wanderley Cardoso, porque fez numa música mais sucesso do que o Ronnie.

    Responda
    1. neli faria

      Joaquim a Wanderléa? Certa época a conheci no aeroporto de Congonhas. Super simpática.

    2. neli faria

      Joaquim: São Paulo Capital,em Brazópolis, morava na rua João Odorico e quando saí de lá, com menos de sete aninhos, a única recordação musical que tive era o Alto-falante, do bar doTronco encerrar a apresentação diária com moonlight serenade, às vinte e uma horas. Certa época, na rua, ouvi a música e disse: vorto pra casa, o artofalante vai fechar oia a musga. Anos mais tarde, bem mais tarde ,fiquei sabendo o nome da música e o inesquecível Grenn Miller.

    3. Joaquim Rosa

      Eu era fanático pelas coXas da Wanderleia. Um espetáculo. E ela mostrava toda.

    4. Joaquim Rosa

      Tudo isso naquele subdistrito de Piranguinho, no caminho para Brasópolis?

  10. Jair Pereira

    O que foi a jovem guarda? Foi duas namoradas que tive nas antigas, uma era jovem a outra era guarda, daí jovem guarda, kkkk, só descontrair.

    Responda
  11. Roberto Freire

    Ele ainda está vivo?

    Responda
  12. Rosana Vilemberg

    Pois o Museu da Imagem e do Som de São Paulo lembrou. Em doze de março, celebrou os oitenta anos de Wanderley com uma linda entrevista relembrando sua trajetória. A banda do museu tocou muitos de seus sucessos, Wanderley cantando junto. Ainda uma bela voz e ainda fazendo shows. Vida longa Wanderley!!

    Responda
  13. Gilberto Nascimento

    Meu caro Gustavo, você comparar Wanderley Cardoso com Caetano Veloso, Milton Nascimento é não entender nada de música. E dizer que ele foi um dos ícones do rock é um tremendo delírio.

    Responda
  14. Pedro Oliveira

    Popularidade não é sinônimo de qualidade, e a arte não é longeva se não tiver qualidade. A arte d´o Bom Rapaz foi capaz de entreter, mas não tem tamanho nem qualidade para ser apreciada por quem não é ligada à ela por memórias afetivas.

    Responda
    1. Paulo Lima

      Esse tipo de efeméride é coisa espontânea. Não se cobra. Inúmeros outros artistas, políticos, intelectuais, empresários aniveUsariam distante dos refletores, em comemorações familiares. Nem por isso foram esquecidos. Seus legados estão aí.

    2. Humberto Isidoro

      Perfeito Pedrão.

  15. JOSE Bispo dos Santos Filho

    Curti muito essa epoca, mas o artigo so tem uma boa foto do Wanderley, tem mais fotos da turma do Roberto

    Responda
  16. Antonio Ivair Arrais

    Anita, Luan Santana? Quem são mesmo ?

    Responda
  17. Joao Pinheiro

    Será uma dádiva se daqui a 50 anos venhamos a esquecer quem foi Luan Santana ou Anitta, além de muitos outros.

    Responda
    1. Paulo Lima

      Misericórdia!

    2. Luiz Roberto silveira piloto

      Espero q sejam esquecidos no máximo até o próximo ano, juntos com Ana Castela, Simone Mendes e todo lixo do Sertanojo q acabou com a música brasileira

  18. Angelo Batista Goulart

    Em uma entrevista o cantor Nelson Gonçalves afirmava que entre os interpretes (cantores) urgia a necessidade de atualização ou seja acompanhar o tempo e suas mudanças e que alguns cantores a exemplo de Orlando silva não tinham feito isso, caiam no ostracismo! Wanderley cardoso dono de uma voz aveludada conheceu o apogeu da fama ! Ele mesmo disse eu era uma maquina de ganhar dinheiro! Empresários ganharam muito dinheiro com ele no auge! Depois veio o alcoolismo ! o abandono! o ostracismo!

    Responda
  19. aparecida donizetti paes

    Que saudades! Amava suas músicas, dancei muito embalada por suas canções e o achava o mais lindo de todos!

    Responda
  20. Gabo Franca

    Muitos musicos, instrumentistas importantes, tem feito 80 anos e nenhuma coluna se lembrou deles.. Wanderley Cardoso ficou pra trás assim como a jovem guarda por que, na verdade, sempre foram apenas fracos imitadores da misica americana. Ja a bossa nova e o samba jazz tinham instrumentistas e cantores geniais como Raul de Souza, Cesar Camargo, Airto e tantos outros que exportavam a musica brasileira. Deixe de ser colonizado, rapaz e valorize a musica que realmente tinha importancia no período!

    Responda
  21. paul constantinides

    Vá saber. Ser um bom rapaz pode ter sido o seu mal :-)

    Responda
  22. jose camargo

    A imprensa só se lembra de quem paga pedágio ideológico. Mas isto não tem a menor importância para artistas, como WC, que fizeram suas carreiras à margem do pensamento enviesado da velha mídia. Alguns continuam fazendo shows até hoje. Esses artistas apoiaram-se sempre em vendagem de discos e shows pelo Brasil afora e até no exterior,como foi o caso de Nelson Ned, Roberto Carlos e o próprio WC.

    Responda
    1. Gabo Franca

      A margem? O sujeito fazia a musica mais comercial da epoca, fala serio...

  23. Helio Cardoso

    Naquela época não existia o 'karaokê', então nas brincadeiras dançantes a turma punha o compacto na 'pickup' e cantava junto com o artista e as meninas dançavam com a mão esquerda no peito da gente para manter a distância. A bebida era o ponche!

    Responda
  24. luiz carlos gomes de oliveira

    Wanderley Cardoso foi um grande artista e intérprete da jovem-guarda, duvido que o 'Bom Rapaz" esteja preocupado com esse esquecimento. Parabéns ao colunista por ter me remetido, por um momento, ao passado que passou.

    Responda
  25. fausto almeida

    concordo plenamente com o colunista, mas cá pra nós, atores, jogadores e cantores, assim como todos trabalhadores, devem, sempre, lembrar que um dia o futuro chega, nem que seja bem próximo do presente.

    Responda
  26. José Leandro da Silva

    meus cumprimentos à folha de são paulo/gustavo Alonso por esse humilde editorial em respeito ao Wanderley Cardoso e todos os nomes da jovem guarda! Sim, Wanderley Cardoso foi um grande nome durante os anos sessenta e início dos anos setenta! parabéns Wanderley Cardoso pelos seus oitenta anos de idade!

    Responda
  27. Miro Costa

    Parabéns, colunista.

    Responda
  28. Luiz Fernandes

    Não é desprezo pela memória apenas da música brasileira. Infelizmente, vivemos um momento de desprezo pela história e isso pode acarretar problemas graves no futuro. É uma geração inteira para quem a história é coisa de velho, ultrapassado. A sociedade precisa reagir a isso urgentemente. Um plano educacional de resgate da história, da memória brasileira é essencial.

    Responda
  29. Leonilda Pereira Simoes

    Quem tem mais de 60 anos deve lembrar do cantor. E quem não tem e assiste ao programa do Serginho Groisman, deve conhecê-lo porque o apresentador sempre junta artistas dos anos 1960 que se apresentam e recordam grandes sucessos. Já vi o cantor em mais de um programa, assim como outros famosos da época.

    Responda
  30. BERNARD SOIHET

    Parabéns, Wanderley Cardoso!

    Responda
  31. Paulo Oliveira

    Esqueceram do Bom Rapaz!

    Responda
  32. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

    Gostei da matéria, mas faço um reparo. Apesar do descaso da grande mídia, WC é muito lembrado pelos maiores de cinquenta anos, como eu; já anitta e luan santana serão lembrados por no máximo mais dez ou quinze anos.

    Responda
    1. Paulo Oliveira

      E olha lá são personalidades instantâneas, bom antes enche as burras de grana, se não souberem gastar!

  33. Vilarino Escobar da Costa

    OOO

    Responda
  34. MARIA APARECIDA MARTINS

    Ainda bem que o colun ista nos lembrou, mesmo depois de passado março. Com atraso. Mas lembrou.

    Responda