UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

A culpa é sempre dos outros

VER COMENTÁRIOS EM Marcos Mendes

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DIRCE BUZATO

    Quis a "herança maldita". Não reclame ou caia fora! Simples assim!

    Responda
  2. EVANDRO DE MIRANDA

    Jogam os equívocos no colo de outros governos - sempre assim, desde o Lula I

    Responda
  3. antonio brito

    Artigo profundo. Mostra vários desvios e são muitos. Uma radiografia mostrando que estamos no rumo errado, irresponsável e demagógico

    Responda
  4. S Luiz Faria

    O Lula é o único presidente que fala e repete a ladainha de herança maldita. Também passa todo o mandato, falando e se comparando com seu antecessor. Isso já cansou e as pesquisas demonstram isso. Se ele deixasse de olhar o passado e focasse no presente, projetando-o a um futuro promissor, teríamos um governo a altura dos nossos desafios. E dá-lhe populismo e projeto único: permanecer no poder.

    Responda
    1. antonio brito

      O governo passado foi péssimo abaixo da crítica. Dizer que está melhor não significa que está bom. O ruim é melhor do que o péssimo. Está ruim mesmo é no rumo errado.

  5. José Cardoso

    A própria Dilma reconheceu o erro das suas desonerações. Mas o mesmo pode ser dito com o auxílio Brasil de 600 reais do Bolsonaro. O atual governo sofre com essas heranças hoje. Instituir subsídios ou benefícios é como tirar pasta de dentes do tubo. Ela não volta mais.

    Responda
  6. Renato Scherer

    Que curioso, "é tudo culpa do PT", nunca teve acertos outros governos, pelo visto, não erravam: Teto Gastos funcionava, Reforma Trabalhista diminuiu desemprego, calote do precatórios em R$ 90 bi ok (governo optou por quitar no 1p ano). Deve doer admitir q em 2003 a dívida externa era de US$ 200 bi e hj temos reservas maiores que isso, que o BC ferra o serviço da Dívida cm essa selic injustificável e que Dilma deixou o governo cm relação dívida/pib em 65%. Vai telefonar pro Ciro Nogueira também?

    Responda
  7. Renato Scherer

    Interessante a tese do colunista: o atual governo só culpa os anteriores e nunca a si próprio. No entanto o autor só se limita a listar erros do PT. Não aponta acertos, não aponta erros de outros governos e nem explicita o tal abismo fiscal; ou seja, usa o mesmo expediente que aponta, mas com vetor contrário. Seria um entusiasta do natimorto Teto de Gastos, de calote em predatório e de privatizações (cheia de irregularidades) como da Eletrobras?

    Responda
  8. Raymundo de Lima Lima

    Ora, acusar herança maldita d governo anterior, primeiro lugar está com Trump. Vamos comparar?

    Responda
  9. Marcilio Souza

    Responsável por um teto de gastos que não deu certo, o colunista transborda ressentimento.

    Responda
  10. Odalci José Pustai

    Imagino que o colonista saiba que sua missão na folha é botar a culpa no pt. Então ele monta cenários com "verdades precárias construídas a base da tortura de dados" para sempre concluir monotonamente "a culpa é do pt". É a lógica da pós verdade do tiozão do zap. A desonestidade intelectual de parte da direita é cada vez mais afrontosa e sem pudor. Por isso odeiam tanto as universidades, último bastião da construção de verdades baseadas em evidências científicas. Socuerro!!!!!

    Responda
  11. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Todos os gestores (presidentes, governadores e prefeitos) sempre fizeram o mesmo!

    Responda
  12. Hermes Yaly

    Herança maldita por excelência foi aquela deixada por Dilma Rousseff, advinda em doses iguais da sua incompetência e da ambição por um segundo mandato. Temer, a nulidade que a sucedeu, vivia cercado pelo pior da política brasileira (Geddel Vieira Lima, Moreira Franco, Eduardo Cunha, Romero Jucá, etc.) mas, por um milagre, escolheu uma equipe econômica de primeira linha, com Ilan Goldfajn à frente, que conseguiu evitar o descarrilamento do Brasil em direção ao abismo.

    Responda
  13. Raymundo Itareru

    que injustiça né verdade? o Brasil estava uma maravilha, os programas sociais desmontados, trinta e quatro milhões para o programa minha casa minha vida, acabando o programa farmácia popular... esse jornaleco e seus escribas escravos não tem um pingo de vergonha na cara

    Responda
    1. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Quando sucedeu FH, Lula recebeu o Brasil de calça arriada perante o FMI. Isso os escribas da Folha omitem sempre.

    2. Paulo César de Oliveira

      Lula já bateu com grande folga o recorde de irresponsabilidade fiscal. Quando Tesouro vende títulos de trinta anos rendendo IPCA mais oito por cento ao ano, isso significa comprometer o bem-estar das futuras gerações. Lula está gastando agora e deixando a conta para as gerações futuras.

  14. Fernando Santos

    Expurguemos todo esse chorume de vez

    Responda
  15. Amarildo Caetano

    Maldita é a bancada BBB .

    Responda
  16. Amarildo Caetano

    Maldita foi a reforma trabalhista e a previdenciária ,a primeira surrupiou direitos históricos dos trabalhadores , a segunda o direito de se aposentarem , a não ser que sejam um matusalem.

    Responda
    1. Esechias Araújo Lima

      Será que Lula não teria condição de reverter isso?

    2. jose silva

      pra quwem nao eh bom e nao tem competencia, sim...as reformas foram malditas...

  17. Carmen Ponte Ponte

    Ué!!!???? mas o governo do FHC não deixou o país nas mãos do FMI???? Tenho quase 80 anos, boa memória e sei bem o que fizeram nos verões passados, tudo engavetado sem investigações.

    Responda
  18. roberto foz filho

    Sugiro como tema para próxima coluna os penduricalhos e supersalários. Tens coragem?

    Responda
  19. PAULO CURY

    Qual o prejuízo que causou ao brasil? Estancou o roubo confesso principalmente na Petrobras e isto é prejuízo ou ganho, o mesmo vale para os recursos devolvidos Qual Licitação que elas, em especial a odebrechet nao puderam participar ? Conversinha inventado para que todos achassem que houve prejuízo a elas

    Responda
  20. Marcelo Magalhães

    Sem inspiração nenhuma. Conseguiu escrever isso para cumprir compromisso.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Paulo, não será a primeira vez que lhe recomendo aprofundamento em estudo da moeda e das políticas monetárias. A dívida na própria moeda é simples expansão da mesma sem impressão formal, que naturalmente não é percebido por iletrados. Porém, o mais grave é que você não aceita que o equilíbrio fiscal venha pelo lado dos bilionários. Você quer a necroeconomia herdada do período da escravidão. Provavelmente você não apoia o imposto mínimo e nem a extensão da isenção para 5 mil reais.

    2. Paulo César de Oliveira

      O André está certíssimo e o texto mostra que o PT, além de sempre querer colocar a culpa nos outros, nunca reconhece que o principal problema do país eh a dívida publica de oitenta por cento reajustada com juros reais de oito por cento ao ano, uma situação obviamente insustentável mas que Lula recusa-se a resolver. Equilíbrio fiscal não eh coisa de direita nem de esquerda mas obrigação de qualquer governo responsável.

    3. Marcelo Magalhães

      Prezado André, o missivista é muito bem pago para fazer o lobby para a Faria Lima e mesmo assim fez um texto sofrível, o que é normal. O que não é normal é um pobre de direita como você, sem ganhar nada, venha defendê-lo com um comentário desleixado que não significa nada.

    4. André Lievori

      Texto explicativo e coerente. O governo atual e o partido a que pertence sempre culpam aos outros pelos seus erros. Já foram 4 administrações do país. O pior é que erram por intenção, crisma cargos ara amigos, não cumprem suas obrigações. Os títulos usados para os prigramas são inspiradores, Mas mentirosos

    5. Rodrigo Andrade

      Sentiu de novo?

  21. Vital Romaneli Penha

    Fernando Haddad segue a filosofia do grande filósofo contemporâneo,Homer Simpson : a culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser.

    Responda
  22. Vital Romaneli Penha

    Vamos ver como o governo vai culpar a herança maldita com o programa Pé -de-Meia,se foi criado pelo próprio governo?

    Responda
    1. ASSIS CARDOSO DE MEDEIROS

      Vai ser um pé no bumbum da população que já não pode mais respirar com tanto imposto e redução de renda em função da alta inflacionária, sobretudo dos alimentos.

  23. Márcio Marques Alves

    E quem não concorda que os buracos fiscais devam ser contidos? No entanto, para os liberais ortodoxos, a macroeconomia só se resume nisso.

    Responda