-
RAQUEL LUCCAT
Quando esse sapo cor de laranja começar a voltar atrás será tarde: o império americano terá registrado solidamente sua irreversível decadência. Mas esses tipos sempre caem pra cima : terá lucrado muito com financiamento de seus amigos instalando parques fabris com erário americano e já estará velho o suficiente para não se lembrar de que faz parte da humanidade - se é que já se sentiu humano alguma vez na vida.
-
Luiz Antônio I
Trump não tem nem competência e nem interesse para resolver os problemas da economia norte-americana, ele só pensa na própria conta bancária, ontem mesmo ele já estava em casa curtindo um joguinho de golf, curtindo a vida, enquanto o mundo se preocupava com as suas aventuras econômicas.
-
Rodolfo Coelho
Hitler tinha como projeto para a Alemanha o retorno ao período clássico, incluindo prédio fabulosos por ele orientado e desenhado por Speer. Nas terras ocupadas, como na Europa Oriental, a escravidão como força de trabalho. Quem mais perderam foram os próprios alemães.
-
José Cardoso
Os EUA se desenvolveram no século 19 apesar das tarifas e não por causa delas. Uma prova disso é que Canadá e Austrália, que permaneceram sob domínio britânico (e portanto sem tarifas), também se desenvolveram, e hoje tem o mesmo padrão de vida dos EUA. Elas eram fruto da influência dos empresários no congresso e explica o surgimento dos Vanderbilt, Carnegie e Rockefeller na gilded age.
-
Hernandez Piras
O problema é que, neste mesmo período, houve uma concentração de renda brutal, que concentrou o grosso da riqueza no topo e manteve a renda da maioria dos norte-americanos estagnada. A mobilidade social derreteu e as regiões industriais decadentes não receberam nenhum apoio federal.
-
Hernandez Piras
As conclusões são corretas, análise é demasiado elementar e esquemática. E omitiu um ponto filcral. A era da globalização foi muito positiva para os EUA, que, a partir dos anos oitenta, voltou a ser uma das economias mais dinâmicas do mundo.
-
Marcelo Magalhães
É anti-história, pois contradiz os relatos depreciativos e propõe um retorno para tentar comprovar o equívoco. É uma aposta que desafia o establishment e não falta de letramento. O personagem passou a vida desafiando e jogando. Uniu-se, enquanto lhe interessou, aos piores atores da sociedade como o advogado Roy Cohn e há relatos de que nunca pagou impostos. Mas tudo isso com o aval do cidadão estadunidense. Assim, Trump não está conduzindo o país ao caos, ele é apenas o símbolo do descalabro.
-
CARLOS EDUARDO MARTINS
Eu imagino a equipe econômica dele toda tentando convencê-lo a desistir dessa ideia absurda, mas o egocêntrico empurrando ao seu povo esse desastre econômico sem que nada os demais pudessem fazer. Um belo teste para avaliarmos até aonde vai a idolatria e cegueira dos suditos, diante de todas as evidências e estragos em suas próprias finanças. Vamos assitir de camarote.
-
Ivan Bastos
Vai sobrar para nós também.
-
-
Jorge silva
A inteligência tem limites. A falta dela não
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Segundo a Veja, em dois dias de Tarifaço, a Bolsa de Noviork perdeu 2 Trilhões de dólares. Por ironia do destino quem pode livrar a cara do Muar de Wall Street é a Sabedoria Oriental. Bombardeado pelos americanos na Guerra do Vietnã com bombas, e agora com tarifas, tiveram uma ideia genial. Em lugar de retaliar elevando também as taxas, baixaram. Se equalizada, Trump vai dizer que essa era a ideia dele. Se todo mundo copiar, era uma vez Tarifaço.
-
Marcos Benassi
Ah, prezado Leonardo, muito grato por um artigo que, no meio da Barafunda mesmística, traz considerações "novas" (novas para mim, não sei se para os demais leitor@s): por exemplo, a noção de que o excepcionalismo estadunidense vira, bobeou, regra geral - ou dele se extraem algumas destas, se bem entendi. Outra excelente lembrança foi o "American factory", genial documentário, que traz razoável angústia pro espectador. Não imaginei, à época, que algo como aquilo poderia ser generalizável, e foi.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Esse homem vai destruir o Capitalismo. __ Quem? Karl Marx? __ Não, Donald Trump.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Para a ideia foi criada uma imagem. Achei boa, acesse defesalegal no aplicativo de fotos
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Boa.
-
Marcos Benassi
Ah, meu caro Adonay, muito grato pela primeira gargalhada do dia. Já amanheceu, há um franco "pequeno sol", que recebo agora com a graça da risada que me foi concedida. Viva Marx! Ou TrAmp, dá na mesma. Hahahahah!
-
-
Marcos Medeiros
Foto emblemática, dá até medo, assustadora.
-
Josue Oliveira
O protecionismo só deve existir quando a indústria ainda está começando. Depois disso, os empresario abusam puxando o preço para cima. Na época da ditadura era chamado de "reserva de mercado". O plano Real quebrou esse paradigma.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Em parte sim. Mas restou interrompido na condução global.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.