UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Teresa Cardoso

    Economistas que estudam o assunto já estão concluindo que esse tarifaço é obra do ChatGPT.

    Responda
  2. Benedicto Ismael Dutra

    Na situação bagunçada é difícil entender o presente. Quando se trata de interesses feridos há esforços para encobrir a verdade. O fato é que a economia global entrou no desequilíbrio grande com a transferência da fabricação para a Ásia com mão de obra barata. As regras criadas pelos homens nem sempre se pautam pelo mandamento de não causar danos ao outro para satisfazer as próprias cobiças. 2025 o ponto de ruptura, talvez no futuro se possa entender melhor a intenção das tarifas.

    Responda
  3. Carlos Salas

    qual é a logica então? ..... Criar as condições para forçar o enfrentamento com China que é o que Trump anseia, esqueceu mencionar

    Responda
  4. Fernando Luiz Motta dos Santos

    Trump is working hard to Make America Smaller Faster, not Great Again.

    Responda
  5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Indevidamente ou não, até há pouco tempo os EUA eram considerados os líderes do mundo livre. Hoje se aliaram ao Putin e ao Nethanyahu e declararam guerra ao mundo, livre ou não, e só tem mesmo o apoio da familicia Bozonaro! Rsrs

    Responda
  6. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Pequim não pretende (nem consegue) substituir Washington como "líder do mundo livre", se é que isso ainda existe". Na prática nunca existiu. China vai ganhar esta de 7 x 0 (não vai ter nem o gol de consolação) e com todos eles de gol contra.

    Responda
  7. HUMBERTO LEONE

    Japão e Coreia do Sul iniciaram um processo de aproximação (e não de distanciamento como está escrito no artigo), em resposta às políticas comerciais protecionistas implementadas por Donald Trump. Ambos os países, juntamente com a China, participaram de um diálogo econômico trilateral, o primeiro em cinco anos, com o objetivo de fortalecer o comércio regional diante das iminentes tarifas impostas pelos EUA.

    Responda
    1. Nelson Nicastro

      Li 3 x esse parágrafo e não entendi o que o Igor quis dizer

  8. Nilton Silva

    A paciência asiática vai se impor e os EUA podem ter dado o primeiro passo pra se tornarem irrelevantes comercialmente. Os que chamam os EUA de grande satã devem estar em festa.

    Responda
  9. José Cardoso

    Fico pensando na Rothy's, uma start-up de São Francisco que conseguiu viabilizar um processo de produção de calçados femininos (caros) a partir da reciclagem de garrafas pet's. Assim que a coisa engrenou, montaram uma fábrica na China, exportando para os EUA. Os acionistas, os trabalhadores chineses e o meio ambiente perderão com as novas tarifas. Quantos casos assim não haverão?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A Apple é o mais gritante. Elabora seus produtos no Vale do Silicio mas os fabrica na China e no Vietnã, ambos taxados por alíquotas estratosféricas. Quem vai pagar por isso, os cidadãos estado-unidenses para quem os preços irão para as alturas enquanto permanecerão os mesmos no mundo todo. Não à toa o valor de mercado da Spple despencou mais de 2OO bilhões de dólares.

  10. José Freitas

    A esquerda mundial que estava praticamente em estado terminal volta a respirar com as trapalhadas do Trump. Como é possivel que a democracia mais antiga e sólida do ocidente tenha sucumbido à um nacionalismo tacanho, incompativel com o seculo XXI, e eleito um presidente tão medíocre? A explicação talvez esteja no fato de que o presidente anterior conseguia ser pior do que o atual. Se Trump não retomar a importância economica e cultural do passado poderemos assistir ao fim do império americano.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Coitado do Freitas. Vive fechado em ideologia e não vê nada nem ser estapeado. Que pobre coitado.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Partido de extrema esquerda no Brasil? Quem, o PT? Meu caro, o PT nunca foi de extrema esquerda e hoje está muito mais próximo da social democracia do que do socialismo. Talvez se refira ao PSTU e ao PCO, que nem representação possuem no Congresso, mas que seriam aquilo que vocês da extrema direita chamam de comunistas. A direita no BR sempre flertou com a extrema, sempre foi golpista e nada liberal em coisa alguma, inclusive na economia, chupinha o estado em seu próprio favor e depende dele.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ué, se é assim porque vocês se preocupam tanto com a esquerda? Os países europeus, em sua maioria e ainda quê momentaneamente não governados pela esquerda, já que por lá costuma haver muita rotatividade no poder, adotam aquelas coisas que vocês costumam nomear de comunistas, como um estado de bem estar social, menor desigualdade, ensino e saúde públicas universais, serviços públicos universais, etc. Portanto, não servem de exemplo para o que você diz.

    4. José Freitas

      José Padilha não existe partido de "extrema direita" no Brasil mas existem partidos de "extrema esquerda" que, felizmente, não têm nenhuma relevância por conta de suas ideias anacrônicas. Eles fazem parte da paisagem e são uteis para mostrar ao mundo que o Brasil seria uma "democracia" onde todo mundo teria o direito de se expressar livremente. Na pratica estamos assistindo à um cerceamento da liberdade de expressão contra o governo , que usa o STF como sua linha auxiliar de repressão.

    5. José Freitas

      Jose Padilha exceto a China que é comunista na politica e capitalista na economia não se conhece outros paises governados pela "esquerda" que não tenham entrado em decadência. Parece que o povo chinês esta mais interessado em progredir economicamente do que na ideologia. Talvez para eles a liberdade de expressão não tenha a mesma importância que para nós, os "democratas ocidentais". O resto do mundo vem rejeitando a esquerda totalitária justamente por não ter a mesma tolerância que os chineses.

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Já estamos assistindo faz tempo, até o slogan do Trump demonstra isso, porque precisaria fazer a América grande de novo se ela ainda o fosse? Esquerda em estado terminal? Por que vocês da extrema direita ainda se preocupam com ela então. Estamos descobrindo que a democracia estadounidense não é lá essa maravilha toda.

    7. Dalton Matzenbacher Chicon

      A explicação mais plausível, a meu ver, aloja-se no insucesso da esquerda em cumprir medianamente aquilo que apregoa.

  11. Raymundo de Lima Lima

    O autor parece q cometeu um erro ao dizer q "A reaproximação entre Japão e Coreia do Sul já começa a desmoronar." Não seria o contrário, visto a reaproximação entre Japão, Coreia do Sul, Singapura, Vietnan, Camboja, Tailândia, e até India, sem falar da China, q todos receberam altas taxas d Trump, considerado o Traidor do Livre Comércio, q os EUA tanto investiram.

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Acho que ele quis escrever isolamento.

    2. wanderley dantas

      Reli 2 vezes . Também acho que teve equívoco!!!

  12. Paulo Henrique

    Uma das poucas coisas positivas que os gringos fizeram na história foi ajudar a eliminar um certo ditador tedesco de triste memória. Fora isso, não temos muito o que dizer. Agora, a ascensão da China como protagonista global são favas contadas ...

    Responda
  13. Wilson Soares

    A redução da dependência de dólares para o comércio internacional é hoje ponto pacífico para a sobrevivência das nações; Com um insano descontrolado na Casa Branca até uma ridícula peça de marketing de uma empresa ou estatal pode ser (maldosamente) interpretada como um ataque às instituições norte-americanas e utilizada como desculpa para a adoção de sanções ou punições comerciais que levariam ruína à economia de determinados países.

    Responda
    1. Wilson Soares

      Prezado Sr. José, sua análise é corretíssima em um mundo cujos princípios econômicos globais são pautados pela ciência, matemática, justiça e respeito entre seus participantes, no caso, as nações. Mas temo que não funcionem em um universo governado por um elemento instável como o Coringa. Um forte abraço e um ótimo fim de semana.

    2. José Freitas

      Não acredito que o dolar, pelo menos à curto ou médio prazo, irá perder sua importância como meio de troca no comercio mundial. Não por conta de alguma ameaça americana mas pelo simples fato de que as maiores potencias economicas do mundo, especialmente a China, tem trilhões de dolares americanos em suas reservas, equivalente à divida externa americana, e não iriam querer que esse ativo fosse desvalorizado. Eles precisam de um prazo longo para se livrar delas.

  14. Wilson Soares

    O último parágrafo do artigo poderá ser o primeiro dos livros de História em um futuro próximo. A conferir.

    Responda
  15. ALICE APARECIDA DUARTE

    Nessa altura do campeonato, prefiro frango xadrez a hot dog.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Muito mais saudável, inclusive!

  16. JOÃ O MUCCI

    Donald Trump até parece um agente de uma potência estrangeira plantado no coração do poder dos Estados Unidos.

    Responda
  17. JOÃ O MUCCI

    Donald Trump até parece um agente de uma potência estrangeira plantado no coração do poder dos Estados Unidos.

    Responda
    1. LAURA MORAL TARIFA

      Depois do nosso Juiz, quem garante que não é mesmo????

  18. Robson J Oliveira

    Visitem a China. Em 1400. Eles ja tinham, Papel, Bussola, Imprensa e Polvora. ja eram um civilizacao com quase 5.000 anos, Coisa que Europeus e americanos, colonialistas, racistas, escravocratas nunca serão (civilizados)

    Responda
  19. Robson J Oliveira

    Conheçam a China. 5.000 de historia. Inventaram o Papel, Bussola, polvora, imprensa. Se não fosse Marco Polo e a China, a Europa estaria na idade media ainda (apesar que mentalmente e civilizatoria mente eles continuam lá) e os EUA, seriam um paraiso indigena!, Importante nao teriamos problemas climaticos, Cowboys com cabelo laranja. guerras coloniais, racismo e escravidão. O onibus urbano lá custa R$ 0,35 - quem é civilizado? Quer mais Vai la!

    Responda
  20. Paulo Sérgio Ribeiro Pinho

    A ideologia de direita desses senhores parece que os cega . Chamar os governos norteamericanos de " lider do mundo livre " é querer mascarar a realidade. São os campeões mundiais de intervenção e golpes nos países pelo mundo afora, no passado e no presente. Somente na América latina apoiaram ativamente as diversas ditaduras no Brasil, Argentina, Chile....

    Responda
  21. jose carlos toledo junior

    trump, what a dope!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Dope do ruim, hein, Toledo? Credo em cruz, parece aquele tal de x9... Hahahahah!

  22. Marcos Benassi

    Igor, meu caro, aquilo que você anuncia como possibilidade imediatamente futura, a mim me parece consolidação do que já vinha acontecendo. Suponho que eu é que esteja errado, já que não sou especialista em coisíssima alguma. Superpotência comercial, a China já é. Ou meus parâmetros estão distorcidos? O que poderá vir a ocorrer é a substituição da financerização estadunidense pela asiática, inclusive no que diz respeito ao que é considerado como baliza de mercado, o valor dos juros americanos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Óia, colegas, só posso agradecer pela risada: o mamute desengonçado foi ótimo; os zoínho fechado, hilário! Deve ser por conta de estar fumando uns beques de boa qualidade, pra ver se acalma. E que, pelo visto, não tão funcionando... Bateu ao contrário. Talvez, deva experimentar cristal, metanfetamina... Hahahahah!

    2. Paulo Santos

      Boa, Marcos! Concordo muito com seu comentário. Também não sou especialista em nada, muito menos em economia mundial, e também vejo a China como superpotência não só comercial, mas diplomática, agora mais do que nunca. A palavra "sutil", como usou o Igor no artigo, acho que cai muito bem para a China neste momento. Principalmente sendo comparada ao Trump, um mamute ignorante desengonçado.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Bastante provável que sim. Está em curso o Make Asia Great Again. Parece que, enfim, trump é um agente oriental infiltrado nos USA. Até os zóinho tão ficando fechadinhos.

  23. Antonio Eustaquio

    Senhores até cego vê que o Trump errou a mão!

    Responda
  24. Marcos Medeiros

    Decadência norte-americana a passos largos.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Além da arrogância norte americana na sua mais completa tradução.