Celso Rocha de Barros > No Trump day, uma conta que não faz sentido Voltar
Comente este texto
Leia Mais
+
.tit O Trump Collorido.
i. Comparar o que Trump faz com aquilo que Collor fez no inÃcio de seu mandato não é má comparação.
ii. Collor tinha uma 'bala de prata' para a Economia - secar o dinheiro em circulação resolveria tudo. Depois era aplicar um dos modelos que a Economia tinha e pronto!Economia era o ponto fraco de ser Presidente naquela época, como é hoje. E ele tinha a "coragem" para tomar atitudes necessárias, mesmo que impopulares, como Trump.
iii. E ainda, depois disso (penso eu), imaginava liderar as massas em obrigações mais agradáveis, internacionais, com este problema resolvido pela sua coragem...
iv. Collor queria aplicar aqui no Brasil o que Millei fez agora na Argentina. Remédio amargo. Lá na Argentina parece que deu certo, mas são outros tempos, outras condições e muito aprendizado nos infinitos planos para a AL. Aqui no Brasil só deu certo quando chegou no Real. Millei é alguém da área da Economia, aluno aplicado como atesta a sra. Deyrdre. Isso deve ter ajudado a ter mais idéias certas de onde martelar para conseguir o que queria. Collor não acertou uma...
v. Trump vive em condições parecidas com as que Collor tinha - Não existe plano de recuperação dos EUA testado ainda, existem hipóteses a serem submetidas e os EUA vão ter que inventar um plano para sair deste buraco estranho em que estão. Todo mundo sabe! Trump então, à semelhança de Collor, se vale de uma 'bala de prata', testa uma das hipóteses que lhe sopraram. A que mais lhe agradou, a que 'amou', disse. A que lhe faz parecer corajoso.
vi. Por outro lado, óbvio, cria-se expectativa de alguma solução genial a ser gestada por Trump. E solução fácil! É nesse sentido que resolver o problema do déficit trilhionário dos EUA, virou o apelo a ser explorado. Prometer acontecer isso! Era fácil, isso já cumpria metade do que precisava. Trump propôs a solução mágica, a outra metade, para poder ir curtir a Presidência em assuntos mais agradáveis.
vii. Por isso me parece que a escolha da balança comercial como critério foi um grande improviso. É porque a conta de padaria é algo simples de entender. O fetiche do 'dinheiro em caixa' pega bem entre quem gosta dele. As excentricidades que gerou (coitado do Vietnã !) até funcionam como uma certa cara de seriedade. Mas o que tem cara mesmo, o que a cena sugere, é um querer se 'livrar' do assunto. De forma fácil...
No Brasil, depois de tantos governos petistas, os governantes vivem no luxo e a desigualdade vai bem, obrigada. O Trump é tosco e ignorante, mas foi colocado lá por aqueles a quem o capitalismo tem piorado a vida. Como resposta, está tentando mudar o sistema. É do jeito errado e não vai dar certo, mas ao menos é uma tentativa de fato - ao contrário daqui, onde a esquerda bota a culpa na zelites e depois pega carona no jatinho com ela.
As tarifas generalizadas podem ser entendidas como uma desvalorização do dólar por outros meios. Afinal o efeito é semelhante: torna as importações mais caras. E tem o mesmo efeito colateral: tende a provocar inflação interna. Concordo que é um erro colossal, e que em vez de retaliar, os demais paÃses deveriam baixar as tarifas entre eles.
Gostei mesmo foi da sutileza e "nada a ver" da derradeira frase do artigo. Kkk, meia palavra basta!
Não sou de concordar com o Celso em muita coisa, mas essa foi a sua mais precisa análise do mundo desenvolvido. O Brexit teve resultado desastroso, mas será suplantado pelas tarifas de Trump. Putin e Xi Jinping devem estar morrendo de rir, Trump dividiu o Ocidente!
Esse cara é uma piada perigosa.
Há muita especulação sobre a natureza da relação entre trump e putin; mas se parece teoria da conspiração achar que o primeiro seria agente do segundo, nem putin (tarifa zero) faria melhor que o laranja em seu próprio interesse: promover a cisão e acelerar a provável decadência dos EUA, divisão e enfraquecimento da UE e da OTAN...
Talvez seja uma questão de "amor oligárquico", Zé, sei lá. Lembra daquela história de que "dinheiro não tem cheiro"? Ricaço, pelo contrário, tem, e deve ser bom.
Celso Rocha, quem é você na fila do pão para achar alguma coisa da maior economia do planeta?
Para os alienados de assinatura grátis a economia é um jogo de soma zero.
Ajoelhemos e rezemos ante a maior economia do paÃs! Resta saber a que preço os EUA mantiveram sua potência ereta? Espoliação de riqueza naturais em paÃses pobres, guerras fabricadas, governos depostos, presidentes assassinados, ditaduras instaladas em paÃses periféticos, abusos de poder.
Ah, a viralatice é um treco feioso e azedo...
Quem são os economistas que assessoram Trump? Não os vejo citados em qualquer lugar! Não existem? Ele tira todas essas ideias de sua cabeça laranja? Quem analisa aqui essas medidas? Existem crÃticos aqui? Estamos vivendo o mundo da desinformação, esta garante o futuro desse sistema econômico no qual vivemos.
Marilza, gente que nem o Lutnick, o secretário de comércio exterior, é tudo "do mercado", a galera é toda "Jjjeegues". É daà que tão saindo as ideias e/ou sua sustentação. Tem um monte de crÃtica, tanto acadêmica quanto jornalÃstica, mas ninguém tá dando bola. Mais ou menos como a folha e sua criticada sençura.
Eita, Cersão, mas se o bagúio, que é só um bagúio, é lôko, por que não o TrAmp? Já é um pppiicareta comprovado, como o mercado imobiliário Noviorquino sabe - se tivessem Justiça Trabalhista por lá, também ela saberia; marvado co'as Muié; eixcroto e feio; por que não "lôko"? Pode virar herói do corre Brazuca, "mó lokão, parça", na montinho, tá ligado? Ah, e não subestime o brexit, pô, não é fácil ser pioneiro: na KHagada econômica, os caras foram bons. E se deixaram enrolar antes dos 'mericano.
Eita, descorretor, na "Motinho". "No montinho" quem ficava era o Valdemiro Santiago e sua corte, orando em meio ao ridÃculo do cenário.
14 de junho de 46, nos corredores do Jamaica Medical Center, uns tipos estranhos vigiavam as alas. Uma enfermeira loura e musculosa, feições estavas, entrou no berçário com um cobertor enrolado e saiu com outro. A um sinal, respondeu apenas Da. O bebê Nikita havia tomado o lugar de Donald. O homem do Gru voltou ao navio e transmitiu para Moscou: Sucesso camarada, Nikita será presidente.
Hahahahah, óia, compadre, eu bem que ri lendo o Pratinha agora há pouco, mas espero que a minha Amada não tenha acordado com a gargalhada que eu soltei. Saiu na sessão de anúncios do Pravda: "Torneio de Pôquer Socialista: o baralho foi trocado." A população não entendeu nada, mas o Komintern sacou tudo! Hahahahah!
O que fazemos com o outro, camarada General? A máquina cuspiu a resposta: Joga no Rio!
A China agradece.
E, se bobear, nóis tomém! Hahahahah!
Trump representa uma cartada tresloucada, desesperada dos EUA, diante da perda lenta, gradual e constante de sua hegemonia mundial. Será uma equivocada tentativa de um retorno a um passado distante, onde a imbatÃvel potência reinava, pousava como um padrão de sociedade democrática, acolhedora e próspera a ser seguido. Como não há nenhuma possibilidade de um retrocesso a um tempo perdido e idealizado, pelo simples fato de que os tempos são outros, ocorreram avanços e transformações inimagináveis
Será uma expectativa de "divide and conquer", minha cara? É tosco, mas...
Acho que aquela tabela é o sÃmbolo da decadência Americana !!!
Como fica o Bananinha lá nos States agora?? Mandem PIX!
A regra é clara, baseada na "despetização" do Bolsonaro que parou o paÃs por seis meses. Ganhou uma guerra contra os EUA, 90 por cento. O paÃs é "comunista", trinta por cento. É de esquerda, 20por cento. É de extrema direita porém baba-ovo, 10por cento.
Meus sentimentos pelo seu pai, Celso. Abraço para você e a famÃlia.
Opa, essa foi dura de saber, prezado Caio...
Obrigado pelos esclarecimentos, Celso. Aceite os meus sentimentos pela 'passagem' do seu 'bom velhinho'.
Donald Mandrake, esse é o autor dos números.
Números "extraÃdos por um proctologista"... ri alto aqui. Os artigos dessa coluna são os melhores da Folha. Parabéns Celso.
Talvez um calejado psiquiatra possa responder sobre o Nero de mar-a-lago. Seu artigo é quase uma exceção na meleca opinativa que tomou conta deste outrora jornal. Obrigado.
Da cabeça laranja dele????
Acredito que a eleição de Tramp tenha sido ajudada via engenharia social promovida por Putin. A Rússia sempre teve interesse na debacle do império americano. Nada melhor que um i di o ta cri mi no so na presidência para executar esta tarefa!
Os jornalistas e economistas ainda não entenderam que Trump não tem o menor interesse em fazer nada que faça sentido. Tão maduro quanto um menino de dez anos que ganha uma espingarda, tudo o que ele quer é exercer e exibir seu poder. Talvez, as melhores pessoas para comentar seus atos não sejam da mÃdia especializada, mas psicólogos e psiquiatras.
Como bem afirmou Tar cisão, quando Trump ganhou as eleições, Vencemos! Teve até uma postagem com o boné vermelho: Make America Great Again. Após o andar da carruagem, ou dos acontecimentos, ele se fez de morto, não deu uma declaração sequer. Está mudo.
Ah, é de espanto pela genialidade do Gran Jefe! "Não contaram com a minha astúcia!" Hahahahah!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Avaliar comentário como .
Avaliar comentário como .
Confirmar