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  1. Paulo Roberto Safira Andrade

    Jornalzinho provinciano este. Ficou difícil ler qualquer artigo no celular quando o fluxo é interrompido por uma Web story. Panta rai

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  2. mizael dias

    Opa, só um adendo aí. Dizer que o veículo Astra é econômico é de uma falta de conhecimento aberrante. Esse modelo aí bebe horrores.

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    1. Guilherme Zambrana Toledo

      O Astra europeu não é o nosso antigo Astra de mais de dez anosatrás. Tem motorização totalmente diferente.

  3. Rodrigo Andrade

    Acho interessante pessoas que se revoltam com Trump mas não se importam que o nosso governo tome mais de 32% de tudo o que produzimos, pra devolver insegurança pública e jurídica, um dos piores sistemas de educação do planeta e infraestrutura cada dia mais sucateada... só pode ser síndrome de Estocolmo.

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    1. Rodrigo Andrade

      Luiz Candido Borges, em que momento eu falo que isso é obra do Governo A ou B? Nós temos historicamente os piores políticos do mundo, o último que deixou algum tipo de legado, pra mim, foi FHC quase 25 anos atrás. Antes que venha me atacar com ideologia, dois pontos: 1- FHC teve também muitos problemas, mas pelo menos consertou outros que vinham há décadas e evitaram que Venezuelássemos; 2- Distribuir migalhas maiores do que os outros, que a esquerda fez nos últimos 20 anos, não é legado...

    2. Luiz Candido Borges

      As misérias brasileiras foram construídas ao longo da nossa história, não se trata de uma obra dos governos do PT. Basta ver o nível do Congresso que lhe faz oposição. O que o (des) governo anterior fez para reorientar os itens listados no comentário? Que eu me recorde, só fez piorar tudo. Não, cada um com uma arma na cintura não melhora a segurança pública.

    3. Rodrigo Tosta

      Pois é, xará. Sem falar nos impostos de importação, que tornar os produtos de tecnologia inacessíveis para muita gente por aqui. Se tivéssemos a contrapartida, vai lá, mas o quanto se desvia para os bolsos daqueles que deveriam nos representar, é uma brincadeira de muito mau gosto.

  4. José Cardoso

    As barreiras não tarifárias são um cipoal de hipocrisia. Cada país tem sua norma para os vergalhões de construção civil, por exemplo. Sendo que as leis da mecânica estrutural são as mesmas em qualquer lugar do mundo.

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  5. Guilherme Zambrana Toledo

    Os carros americanos nunca tiveram aceitação no mercado europeu e arriscaria até dizer no mercado brasileiro. O próprio exemplo dado no artigo, o da Opel que pertencia por décadas a General Motors americano, tentou lançar modelos na década de cinquenta, baseados em modelos americanos e foi um fracasso. No Brasil, até pouco tempo atrás, a General Motors produzia modelos da Opel, como o Opala, Monza, Chevette, Vectra, Corsa e Zafira.

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    1. Guilherme Zambrana Toledo

      Esqueci do Kadett e do Astra, também modelos da Opel fabricados no Brasil.

  6. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

    Países devem ter o direito de terem critérios diferentes, desde que sejam aplicados igualmente a produtos locais quanto as importados. Isso não vale somente para carros e segurança - vale também para produtos agrícolas e ambiente. A lei de reciprocidade do Brasil endossa o princípio de 'nivelar para baixo' ao considerar "exigência de requisitos ambientais mais onerosos do que os parâmetros, normas e padrões de proteção ambiental adotados pelo Brasil" como barreira comercial.

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    1. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

      Teria algum exemplo, Ennio? Atrazina, Mancozeb, Clorpirifós, Fipronil, e estriadol: proibidas para uso na UE, permitidas no Brasil. Qual seria um exemplo de um produto com tratamento que é vedado na importação, mas permitido na UE?

    2. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Caro Claessens, muito bem lembrado! É de fato uma manobra bem marota, com um excesso de rigor, que em seus próprios países não cumprem.

  7. Gilberto P Santos

    Quem terá capacidade para reverter os da nos causados pelo inf austo idoso que, abrindo a caixa de Pandora, impôs seu rol de flag elos ao entorno?

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  8. LUIS FERNANDES

    Esse e o grande negociador do mundo. Acha q bom negocio e levar vantagem sobre os outros. Isso nao dura. Isolou os EUA e isso e irreversivel. O mundo perdeu a confianca nessa pessoa mesquinha e cruel. E os americanos irreponsaveis q o elegeram, nao sabiam o poder q deram a esse sujeito repugnante.

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    1. LUIS FERNANDES

      D Gisele. Nao ha porque os americanos tenham q competir com a China. Os trabalhos de apertar parafusos e monrar partes pagam muito pouvo no mercado americano. Ao inves disso, e preciso capacitar melhor os EUA paea profissoes mais especializadas q pagam muito mais e produzem produtos pra exportar c muito mais lucro

  9. Ivan Zacharauskas

    F-150, beberrão, poluente, bronco... Tudo o que alguém que não está nem aí com mudanças climáticas quer ostentar na garagem e nas ruas.

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  10. Luiz Reichmann

    Não porque nesse primeiro momento é tentar fomentar a Indústria local, após...

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    1. Luiz Reichmann

      ...com consumo interno! após...

  11. Marcus Machado

    O engraçado nessa história toda é que quem paga essas taxas são os importadores americanos e não demais países,mque sofrerão se os consumidores americsnos comprarem menos. Mas os preços dos carros monstrengos americanos também ficarão mais caros por lá, já que boa parte das peças são estrangeiras. Então, no final, pode ser até que os americanos passem a preferie carros menores e mais eficientes. No fundo, a conta vai para oa americanos.

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  12. Sam Duart

    A lógica amalucada é semelhante ao ladrão que rouba um celular e depois quer vender outro a pessoa que ele roubou.

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