UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Fascistas na padaria

VER COMENTÁRIOS EM Tati Bernardi

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Samira Alva

    sensancional!

    Responda
  2. Marina Guedes

    Eu fico só observando,ela é ingênua para não dizer maldosa que se envenena na suas próprias palavras, seu coração já está contaminado...o seu corpo grita por paz...uma paz que você nunca teve e nunca terá,afinal a energia que emana de você é tóxica, faz mau para quem está ao seu lado. E quem na sua mente saudável se acharia dona do croissant de chocolate kkkkk chega beira o ridículo. A anistia vira ,pq a verdade sempre será absoluta, assim como a justiça de Deus. Sinto muito por você.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Quando a esquerda não sabe conversar partem para a ofensa. Triste um povo assim!

    2. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. Maria Ines Polotto

    Obrigada Tati! Eles passarão….

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Kkkkkkk espera sentado. Já tomaram uma lapada na eleição passada, vão tomar outra na próxima. O STF está fazendo o serviço direitinho.

  4. JOSE AUGUSTO DE MELLO

    Bom dia à todos,os de direita e os de esquerda,a colunista deve estar num dia ruim,portanto não deve ser levada a sério, a mesma acha que é diferente daqueles que eka ataca com tanta virulência. Com certeza o que saiu do plantão( graças a Deus) é asqueroso, mais o atual não é menos asqueroso e ambos criminosos, vamos aceitar as diferenças, até porque quando leio uma coluna desta as duferenças não ficam claras.

    Responda
    1. jose luiz barcellos

      Deveria ser claro para você, sim. Pq uma coisa é aceitar as diferenças, outra é ter q admitir a irracionalidade de quem propõe suprimir diferenças, suprimir opiniões, suprimir o outro. Vc pode achar isso paradoxal, mas não é: o direito a outra opinião acaba qdo essa outra opinião é justamente a preposição de me eliminar. Aquele defende ditadura, defende torturador , defende racista, não está defendendo uma simples posição política, mas defendendo uma supressão existencial.

  5. SERGIO NEVES

    Texto típico de alguém da esquerda que se acha o supra sumo da sociedade. Infelizmente, ao escrever o texto, conseguiu ser pior que os atores. Defeito, todo mundo tem, e não vejo nada demais alguém achar que determinado ambiente esteja cheio. Com esse raciocínio a esquerda consegue ser muito mais pobre que a direita.

    Responda
    1. Fernando Silva

      Mas nunca é legal tratar mal os atendentes! A gente tem que tomar cuidado com isso…

  6. guto duncan

    Amo você!

    Responda
  7. Rafael Theodoro Silva

    Muito metafórico, mas tem sentido, uma geração bem complicada, mas não gosto de comparar com "meu tempo", até porque o tempo se impõe a nós, e tinha coisas ruins também, como a ditadura.

    Responda
  8. Raquel Assad Ribas Casseb

    Concordo com Tati, e o que ela diz não tem nada a ver com o ex namorado, tem a ver com o absurdo de se enaltecer um sujeito que não tem um pingo de respeito pelo país que governou, pelas vidas perdidas durante a pandemia, pelas famílias que se esfacelaram com a perda de entes queridos.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Como foi que o Lula falou sobre a pandemia? "Graças a Deus que ele mandou essa doença". Não tem diferença nenhuma.

  9. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    Acho que o mal humor da colunista se explica pela saudade do ex-namorado. Só pode ser.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Mal sabe a diferença entre mau e mal. Comece por aí, mas depois não esqueça de tratar a misoginia também.

  10. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    Não faria parte também, a colunista saber exatamente o que significa ser um fascista, antes de escrever tanta bobagem.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Se você tivesse colocado uma interrogação no final, como convém a quem esboçou uma pergunta, talvez seu texto começasse a ganhar alguma inteligibilidade. Como ela não vai ler, eu respondo: se você endossa um fascista como Jair Bolsonaro, você é um fascista, mesmo que suas tantas dificuldades de se expressar em português sugiram que você sequer saiba o que significa democracia, quanto mais suas negações.

  11. Flavio Pezzi

    Será que você realmente via "rocambole alado com purpurinas dançantes" ou isso é fruto do seu desejo?

    Responda
  12. José Afonso Barbosa Afonso

    Texto excelente. Te amo Tate.

    Responda
  13. Márcio Marques Alves

    Talvez já faça parte do pacote, rotular pessoas das quais não se nutre nenhuma simpatia, como fascistas, justamente para se ter um pretexto para desrespeita-los. Mas este, é o ódio "do bem". O ódio que é "válido", por uma causa supostamente nobre. É preciso demonizar o oponente para se justificar o ódio contra ele.

    Responda
  14. IGOR BERNARDELLI ALVES

    eu não entendi o juízo de valor dado ao garoto "misógino e playboy"

    Responda
  15. davi LORENZON

    ... mas faz parte da democracia liberar corruptos condenados com provas sobradas, condenar arruaceiros a dezenas de anos , ter o judiciário mais caro do mundo, criar cada vez mais benesses, penduricalhos, vantagens, mamatas, permitir salários de centenas de milhões p os juízes, MP, CBF , delapidar empresas públicas tipo Petrobras, correios, eletrobras, fundos de pensão uuffaaa

    Responda
    1. davi LORENZON

      Kkkkkk os devotos ou asse klas do lullha drhao se manifestaram.

    2. josé SOARES

      Discutir civilizadamente todas essas questões faz parte da democracia. O que não faz é aceitar na zi fas cistas, apoiadores de torturadores e covardes agentes públicos assassinos.

    3. Claudio Luiz da Cunha

      Patriota detectado

    4. CELSO RIBAS

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Luiz Gustavo Amorim

      Traduzindo: vesti a carapuça, estou com o Jair e não abro. Entendido!

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Assim como absolutamente impunes os bilhões dos orçamentos secretos, das barras de ouro dos pastores do Mec e os centenas de milhares mortos pela ação e omissão criminosas desse ser nojento que você abraça. Asco! Rebater os argumentos dela, necas, ainda mais porque quase tudo o que você citou é obra de fascistas!

  16. Joao Braga

    Talvez pior tenha sido o "perdão " aos corruptos. Levaram o dinheiro que falta nos hospitais, nas escolas, no saneamento básico...Qtos milhares foram prejudicados? Estão aí impunes protegidos pela ideologia de parte do judiciário, imprensa, etc...

    Responda
    1. Joao Braga

      Padilha vc sempre foi bobinho assim ou foi alguma pancada na cabeça? Essa fixação de chamar todo mundo de fascista, Bolsonarista...etc. Eu tenho que ser o que vc quer que eu seja...rsrs. Vc é ridículo. Bolsonaro foi um desastre e seu corrupto predileto outro maior ainda. Não gosto de nenhum dos dois se vc me permitir? Afeee...

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Vocês adoradores do mi(n)to elegeram um dos piores congressos de nossa história, coalhado de fascistas, nazistas, bozoloides nojentos, corruptos, racistas e reacionários, e que continuam a praticar tudo aquilo que você diz abominar. Não cola, meu caro!

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Você poderia ter dito com o que concordava mas também que repudia isso que você apontou, mas preferiu contrapor ao nojo da articulista pelos fascistas, nazistas, golpistas com situações que todos abominamos e que estão umbilicalmente ligadas aos adoradores do mi(n)to.

    4. Joao Braga

      Padilha não abraço ninguém, essa sua visão binária é parte do atraso em que nos metemos...

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Assim como absolutamente impunes os bilhões dos orçamentos secretos e os centenas de milhares mortos pela ação e omissão criminosas desse ser nojento que você abraça. Asco!

  17. Debora Oliveira Dias de Carvalho

    Somos livres para nos manifestar, esse populismo de direita incomoda muito pelo excesso de auê e pela retórica pobre mas potente para alcançar multidões. É inaceitável que em pleno século XXI pós declaração dos direitos humanos ainda deem palco para esses radicais de extrema direita , favoráveis à tortura, ditadura e violências mil. A crônica expressa a repulsa a esse tipo retrógrado de pensamento.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Eu conheço só um movimento que mata jornalista em manifestação. O que fizeram durante o regime militar foi muito pior. Vocês não tem coerência no que falam.

  18. Debora Oliveira Dias de Carvalho

    Somos livres para nos manifestar, esse populismo de direita incomoda muito pelo excesso de auê e pela retórica pobre mas potente para alcançar multidões. É inaceitável que em pleno século XXI pós declaração dos direitos humanos ainda deem palco para esses radicais de extrema direita , favoráveis à tortura, ditadura e violências mil.

    Responda
  19. Millene Bello

    Que texto cheio de charme! Com um desejo enorme de revolucionar! Muito bom!

    Responda
  20. SERGIO BARROS DE ARAUJO

    Este texto demonstra de forma inequívoca que a radicalização não tem lado, e nem nivel cultural. Para esta senhora ser colunista deste jornal, presumo que tenha um nível mínimo de educação. E seu radicalismo está evidenciado em suas palavras, o que me leva a suspeitar ser de esquerdista caviar.

    Responda
    1. josé SOARES

      Não sr. Araújo, a colunista deixa bem claro que a democracia aceita dialogar com os diferentes civilizados, mas com na zi fas cis tas - por tudo que eles encerram de ruim e maldade - a inteligência e a civilidade não aceita.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ser radical é sentir repulsa por seres asquerosos, grotescos, chucros, nojentos …?

    3. Matheus Lourenço

      Radicalização? Ora, por fvr. Os caras foram dia 6/4 pedir anistia para gol pista. Discursos de ódio, destilando intolerância 25 h por dia. Aquele Malafaia, se diz sacerdote religioso, chamando militares de frou xos por não agirem contra a Lei! Questionam a eleição até hoje, mesmo tendo feito uma bancada gigantesca de norte a sul do Brasil com a mesma urna eletrônica. Absolutamente inacei tável, execr ável! Mas disso você não fala.

  21. Nelson de Paula

    Não se recorre a militares para obter democracia. É completamente antidemocrático recorrer a Deus, ao patriotismo e aos símbolos nacionais para se dizer dono da verdade.

    Responda
  22. antonio de padua cortes

    De cinco irmãos que tenho, o mais próximo é bolsonarista doente, desses que consideram o cara "mito". Tal fato não me leva a deixar de o estimar. A coisa muda quando não tenho proximidade afetiva. É difícil mesmo conviver com pessoas que não tem a democracia como valor fundamental.

    Responda
  23. marcio jose albino

    Que crônica maravilhosa.

    Responda
  24. Orasil coelho pina

    E o mesmo que respeitar comunistas, são antidemocráticos iguais!

    Responda
    1. Cesar Costa

      Sr José Padilha o sr se superou nessa descrição romântica dos comunistas. O passado e o presente estão aí para nos mostrar o contrário do que o Sr afirmou. Lenin, Stalin, Mao, Pol pot, etc. No presente, Coreia do Norte, China, Cuba Venezuela.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A diferença é brutal! Comunistas lutam pelo fim da exploração de humanos por humanos, pelo bem estar de todos igualmente, pela redução da desigualdade, pelo respeito ao ser humano, igualando-os em seus direitos e deveres, naondisc imitam seres humanos pela cor da pele, sexo, orientação sexual, etnia, desejos, afetos, moral, prezam para que todos tenham direito à dignidade material e espiritual. O que disso os faz semelhantes a fascistas?

  25. Luiz Gustavo Amorim

    Batemos um recorde de distribuição de carapuças nessa manhã. A turma veste e subitamente é acometida de um pluralismo que em nada lembra aqueles quatro anos quando faziam coro contra tudo e todos que não vestissem verde e amarelo. Fofos!

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Suspeito que você colocou a sua réplica no comentário errado, rs. Caso não, minha suspeita passa a ser que você não entendeu patavinas do que escrevi. Seja qual for a alternativa, respire!

    2. Matheus Lourenço

      Os caras foram pedir anistia para gol pista. Discursos de ódio, destilando intolerância 25 h por dia. Aquele Malafaia, se diz sacerdote religioso, chamando militares de frou xos por não agirem contra a Lei! Questionam a eleição até hoje, mesmo tendo feito uma bancada gigantesca de norte a sul do Brasil com a mesma urna eletrônica. Absolutamente inacei tável, execr ável! Mas disso você não fala.

  26. ANTONIO F CARVALHO

    É verdade! A ideologia exagerada, notadamente o Fascismo já é um crime hediondo em sim mesma. Gente de ideias fixas, violenta e que fazem as próprias leis como se fossem legisladores. Foram esses que catequizaram e instruíram os depedradores e a procissão criminosa de 8 de Janeiro de 2023, o Dia da Infâmia. Gente sem princípios nem respeito pelo outro, muitos deles sonhadores com uma guerra civil e educados por gente sem qualquer postura cidadã, sem cultura nem espírito social.

    Responda
  27. Marcelo de Souza

    A fascistada vem em peso comentar aqui, a turminha do pop corn ice cream

    Responda
    1. Amauri Ferreira

      Quem fala muito em fascismo é fascista

  28. Jorge Alberto Wolpert

    Pobres de extrema direita nada mais são que, fazendo uma metáfora, como baratas votando no chinelo. Não tem idéia do que estão apoiando. Quando estão no poder nem se importam com reivindicação nenhuma. Ou alguém lembra do Bolsonaro, dando um passa-moleque num eleitor seu, que estava pedindo vacinas na sua cidade? Isso no começo da pandemia, só bem depois correu atrás, quando as mortes estavam nos 3mil ao dia.

    Responda
  29. jose prado

    Quem pretende ser respeitado precisa respeitar! Mesmo que o outro seja um bolsanarista! Há petistas asquerosos tbem!

    Responda
  30. Marcelo Consiglio

    E esse folhetim dá voz para bozo falar de democracia...

    Responda
  31. Armando Moura

    o facis mo usa a atração sexual para coptar, veja o musso lini e suas poses. As mulheres que se lançam dentro do mundo machista são parte do facis mo.

    Responda
  32. Eliana Atihe

    Compreender (sem necessariamente dar conta de explicar) a beleza, o risco a complexidade da democracia é uma experiência para adultos que tiveram de aprender, a duras penas, que a vida não é como esperamos e queremos que ela seja. Fascistas e comunistas, entre outros istas convenientes para servir de tela às nossas piores projeções (porque nos permitem posar de ótimas pessoas) são rótulos que simplificam o seu julgamento rápido e implacável, com a duração de um lanche de padaria).

    Responda
  33. Cesar Costa

    A palavra fascista virou um espantalho como foi ou é o termo comunista. As pessoas a empregam sem base do seu significado real. O fascismo não foi racista ou eugenista. Foi autoritário, nacionalista e coletivista. Se o famoso filósofo francês Sartre passou pano para o ditador assassino Stalin a família de verde e amarelo não deveria ser tão ruim assim.

    Responda
    1. Cesar Costa

      José e Marcus, ainda estou esperando a indicação de livros "progressistas" sobre o fascismo.

    2. Cesar Costa

      Senhores, eu fiz um comentário mas foi para a moderação, espero que seja liberado. Mas gostaria que os senhores me indicassem os livros sobre a história do fascismo já que fui acusado de ter lido os livros errados.

    3. Cesar Costa

      Senhores, a formação do Mussolini é socialista, ele participou inclusive como alto escalão do partido socialista italiano. Saiu pela divergência quanto à participação da Itália na 1a guerra.Os senhores leram "A doutrina do fascismo" escrito por ele o Giovanni Gentile? Onde está nessa doutrina o racismo ou eugenia? O Mussolini só incorporou pragmaticamente o racismo por conta de sua aproximação, em 1938, de Hitler. Não estou defendendo o fascismo, estou defendendo a verdade histórica. Continua...

    4. josé SOARES

      Na Itália de Musso lini não havia racismo ou eugenia? De onde tiraste essa afirmação? Só pode de leituras fas cis tas.

    5. Marcus Acquaviva

      Pretos, deficientes e judeus viviam felizmente na Itália dos anos 30 e depois na II Guerra, segundo você e o que deve ter lido no zapzap. Vai ler um livro decente de história, vai.

    6. Marcelo de Souza

      Falou mais um da turminha pop corn.

  34. Vera Maria da Costa Dias

    Não vai ter anistia.

    Responda
  35. Fabio Almeida

    Nessa horas tem que tirar foto, mandar pra um parlamentar do PSOL que na segunda mesmo reporta ao STF e já na terça tem busca e apreensão na casa da família. Pronto, a democracia será salva mais uma vez.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Quem fazia isso era a ditadura militar, defendida pelos bozonaristas,, e era muito pior: as pessoas eram levadas, sem nenhum mandado judicial, para destinos ignorados onde poderiam sofrer horrores e desaparecer.

  36. Maria Lúcia Bergami

    Repudio, o mal tem q ser repudiado.

    Responda
  37. Maria Lúcia Bergami

    Ojeriza. Na família já entenderam que tenho ojeriza, asco, nojo, repulsa. Respeitam e se quiserem conviver não podem nem tocar no nome.

    Responda
    1. Amauri Ferreira

      Que medo !!!

  38. orlando gomes de freitas

    Era jovem na ditadura, ouvia e via coisas horrorosas acontecendo, como no dia em que explodiram as bombas no Riocentro, onde pessoas seriam mortas pela ação operacional de dois militares, naturalmente sob ordens superiores, no dia do trabalhador, primeiro de maio, vi a morte de Herzog, de Manuel Filho, o sumiço de Rubens Paiva, o assassinato de Stuart Angel, a morte de vários outros, em nome de pensamentos obtusos e delinquentes. Penso: Torturadores estão a solta, mesmo que potenciais!

    Responda
  39. Matheus Lourenço

    De fato, depois de tudo o que vimos, testemunhamos e vivemos - tentativa de golpe de Estado, ações e omissões injustificáveis e mortíferas na pandemia, ataques e aparelhamento de instituições, corrupção e insensibilidade absurdas etc - é muito difícil não sentir asco.

    Responda
  40. Geraldo Filho

    Tem uma divisão bem grande entre a defesa de um ideal e a prática de ato ilícito propriamente dito. A democracia aparentemente tem muita dificuldade em deter o fascismo e radicalismos correlatos quando estes se institucionalizam isto está claro, porém, temos que conviver com isso se queremos defender o que chamamos de democracia e tolerar as liberdades de pensamento e manifestação até que estas cruzem a linha da ilegalidade.

    Responda
  41. Gustavo Michelin

    Corrupção também não mata?

    Responda
  42. Carlos Eduardo Pereira Jorge Cordeiro

    Têm que respeitar todo mundo.É a Democracia. Respeitar não é apoiar. Tanto o feminismo radical quanto o machismo radical são faces da mesma moeda. Uma espécie de cloroquina do identitarismo.

    Responda
  43. Fernando Jorge

    Quem foi à Paulista fantasiado de periquito é porque compactua com o crime. Portanto, merece repúdio.

    Responda
  44. José Cardoso

    O sentimento da colunista pela família ao lado me lembrou de uma frase, acho que do Flaubert (ou Baudelaire?) "o burguês é um horror estético". A repulsa é visceral, e não passa pela análise racional das opiniões e proposta políticas.

    Responda
  45. José Leandro da Silva

    O fascismo está no coração dos honrados democratas! família aceita doação de órgãos para salvar a vida de um honrado pró-lula e defensor da Democracia caso este doador tenha sido um bolsonarista? Bolsonaristas estão por aí! Estão dentro de famílias pró-lula e defensora da Democracia; outros são médicos, outros são policiais, que arriscam a vida para salvar honrados democratas, outros contribuem financeiramente a ONGs de cuidados a crianças abandonadas!

    Responda
    1. José Leandro da Silva

      Segundo informações este jornal e o Globo têm seus nomes envolvidos a apoio à ditadura militar no Brasil e América Latina!. Hoje ele posa de progressista, talvez como tentativa de encobrir os seus erros cometidos no passado! Se isto for verdadeiro, talvez explique ter em seu editorial jornalistas que tem lado, o da Esquerda! E pior: Jornalistas que projeta no governo em Deus a figura difícil que fora o seu pai!

  46. Miro Costa

    Os fascistas - e as fascistas - acham que fascistas são os outros. Olhe-se no espelho.

    Responda
  47. Lucas Pion

    muito bom texto, só discordo de um ponto: o requeijão tem que ser na entrada, poxa.

    Responda
  48. Alexandre Falcão

    Devo reconhecer que a colunista foi explícita na sua intenção autoritária. Discriminar por pensamento. Foi melhor do que muitos da esquerda e da direita que pensam de forma excludente, mas disfarçam para não parecer autoritários. O problema é se a crítica ao fascismo está relacionada ao totalitarismo. Então, por que devemos permitir a expressão política do comunismo e do socialismo marxista, que se revelou excludente e violento por onde passou. Quem decidirá sobre quem calar? A colunista?

    Responda
  49. ALEXANDRE CARDOSO

    O valor semântico da Democracia é naturalmente destruído pela presença antitética do extremismo autoritário. Daí, tolerar esse último passa por qualquer coisa que seja um valor ou característica individual, como paciência, generosidade ou medo mas, com certeza, não pelo lugar de significado onde a Democracia opera. O extremista vive em um outro lugar.

    Responda
  50. Fábio Salvador

    Eu sinto repulsa por todos que desprezam os outros, de qualquer espectro. A mentira tem dois braços, duas pernas e um cérebro fanático.

    Responda