UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Uai, pelo visto podem demitir esse pessoal, não haverá nenhum pobrema em repor racista pra enquadrar mulher preta, não. Nem precisa selecionar, basta vir aqui na folha, a seleção tá pronta.

    Responda
    1. antonio brito

      Por isso que agente alfandegário tem estabilidade. Não se curva aos poderosos. Apreendeu as joias que vinha das arábias na mala do ministro. Esse vitimismo permanente ridiculariza a causa.

    2. JOSIAS AVILA

      Pobrema! Está parecendo a Esbanja!

  2. antonio brito

    Como deputadas deveriam reconhecer que existem leis e o agente alfandegário está lá para cumprir seu dever. Essa vitimização permanente desmoraliza a causa.

    Responda
  3. Erivaldo Pereira de Lima

    Parabéns à equipe do Aeroporto. Essa ação demonstra compromisso com a nossa segurança.

    Responda
  4. JO O CARLOS CORTEZ ALVES

    O Brasil é negro e tem orgulho disso. Gastando dinheiro público em viagem internacional e causando para aparecer.

    Responda
    1. JOSE CAMPOS

      Racista

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Eu sei que você não consegue interpretar texto, pois sei comentário prova isto. Então vou ajudar: quando passo na alfândega eu e todo o resto da fila tem zero interesse em causar. O que foi descrito é a ação de representantes eleitas questionando o que ocorreu. Certamente você acha que o dinheiro público não deve ser gasto com questões da sócio-cultura negra. Mas se esconde através de uma frase clichê sobre o Brasil ser negro. Mentira total, o Brasil é algoz dos negros desde a escravatura.

  5. Silvio Cabral

    A demanda por racismo, claramente, está superando a oferta.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Cabral, minha expressão te incomoda ? Eu não lamento por isso, e não me surpreende. Se tem algum argumento, envie. Se só tem isso, bem, nenhuma surpresa. Sou dono do meu tempo, o ano todo. Sua recomendação sobre curtir o sábado é pequena demais para mim.

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Oliveira, sua capacidade cognitiva limitado não chega até o ponto de se perguntar: se não existe racismo, porque a necessidade de leis para coibir racismo ? Uma pergunta simples, que uma criança de 7 anos é capaz de formular. Por isso que seus comentários são sempre tão desprovidos de consistência lógica. Você tenta afirmar a inexistência de algo que todos sabemos que existe. Ou seja: você está em negação.

    3. Silvio Cabral

      Marcelo agora é o sommelier de comentários da Folha: sinto notas de ressentimento amadeirado rsrs Vai curtir o seu sábado, Marcelão!

    4. Marcelo Silva Ferreira

      Oliveira, dos seus comentários fracos, este é o mais fácil de desconstruir. Há fatos documentados de discriminação racial no Brasil, e em diversas situações. Negros e negras sendo seguidas por seguranças, revistadas ao sair de lojas, sendo preteridas em promoções no trabalho… Tudo fartamente documentado. E se você fosse negro, teria noção desta realidade por experiência própria. Portanto, não cabe a você calar a voz de representantes eleitas, mesmo que seja ignorante sobre racismo estrutural.

    5. Paulo César de Oliveira

      Achei o comentário muito apropriado. Como não encontram racismo no mundo real(visto ser ilegal) ficam imaginando coisas. Revistas aleatórias existem em quase todos os aeroportos internacionais. Se as escolhidas fossem três mulheres loiras ou três mulheres orientais, ninguém reclamaria.

    6. Marcelo Silva Ferreira

      A oferta de comentários que não adicionam nada à discussão exceto a opinião irrelevante do autor do mesmo, garanto que está em alta. Este é o exemplo perfeito desse tipo de comentário. E neste caso específico, contém uma nota sutil de ressentimento. Imagino o autor se perguntando: porque temos que falar sobre algo diferente do meu próprio umbigo ?

  6. Paulo Alexandre de Oliveira

    Discrição na aparência tem seus efeitos positivos, é uma questão biológica e não ideológica. Quem quer muito chamar atenção, inclusive com a aparência extravagante deve arcar com o ônus de atrair muita atenção

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Portanto, a sua ideia do que é chamar atenção é subjetiva e baseada na sua formação cultural e educacional infelizmente insuficiente para navegar a diversidade de corpos e ideias que a realidade te apresenta. Tenho pena de pessoas como você, porque é prova de que falhamos enquanto sociedade ao educar as pessoas.

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Seu comentário mostra que não sabe o que é biologia. Volte para o ensino básico. Não deu certo para você. E sua opinião sobre chamar atenção é baseada na sua ignorância de que existe uma construção cultural. Ao andar na rua em Berlim, uma aparência que chame a atenção é totalmente diferente do Brasil.

    3. Gustavo Moreira

      Ainda que estivessem parecidas com árvores de Natal, qual é a relação disto com uma possível criminalidade? Aliás, qual é a relação entre discrição (algo cultural) e biologia? Torço bastante para que você não faça parte de nenhum órgão do aparato repressivo!

    4. FABIANA ALVES

      Gostaria de saber onde estava escrito no texto algo sobre a aparência das deputadas, exceto que ja sabemos que são negras. É o tipo de pensamento que deveria ter ficado só para vc, sem se dar ao trabalho de externalizar publicamente. Nós negras não tem um dia de descanso nessa vida.

  7. marco martins

    Sempre o PT/Psol.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Não tem arbítrio nenhum, Vera. Revistas aleatórias são parte da rotina em aeroportos internacionais.

    2. Vera Queiroz

      Alguém tem que denunciar os arbítrios, pois não? Não vejo nenhum partido de direita desejando a função - você vê?

    3. Gustavo Moreira

      Sempre o PT e o PSOL trazendo à tona o que o pequeno burguês conservador, que vive no mundo de Alice, se esforça para não ver.

  8. Marcus Machado

    Esses equipamentos "aleatórios" têm um borão que pode ser acionado quando se quer fiscalizar alguém específico.

    Responda
  9. Aderval Rossetto

    Culpa do chefe no aeroporto!

    Responda
  10. Rocia Oliveira

    A Policia Federal para fazer justiça à alta consideração que recebe da população brasileira tem a obrigação de agir com o maior rigor exigido num caso como esse. Não pode passar batido.

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Concordo, se for o rigor para fazer uma sindicância sobre quem é o responsável pela afronta às três deputadas.