UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

A privação abre as portas para o mundo

VER COMENTÁRIOS EM Vinicius Mota

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lucas Paiva

    Os bons artigos são aqueles que nos fisgam por um tema e, quando percebemos, estão falando sobre outra coisa — mas tudo faz total sentido. Parabéns :)

    Responda
  2. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

    Muito bom.

    Responda
  3. Saulo Carreiro

    Texto primoroso. Incrivel!

    Responda
  4. Thais Maria Vinci de Mendonça Chaves

    Artigo lindíssimo. Tendo a política tarifária de Trump como implícito pano de fundo, descortina as respectivas mesquinhez e estupidez, com mais eficácia do que fazem os economistas, pois a insere, aquela política na perspectiva mais ampla da marcha civilizatória

    Responda
  5. José Cardoso

    Portugueses comerciavam especiarias com as Índias com naus cheias de canhões, e os traficantes de drogas as vendem com controle de territórios mantidos pela força das armas. O comerciante tem vocação ao monopólio e à violência, por isso a livre concorrência não deixa de ser um paradoxo. Por um lado é uma realidade que propiciou o aumento do comércio e da riqueza. Por outro, não parece brotar do interesse de cada comerciante individual.

    Responda
  6. paulo werner

    Menos, né? Não conheço doutrina q defina o comércio como guerra. O comércio, a cooperação e a especialização não são atributos exclusivos do modo de organização social moderno. Pra naturalizar um sistema de trocas específico e desautorizar seus críticos, o texto pressupõe guerras, colonizações e agressões geopolíticas como vírgulas acidentais numa organização supostamente harmonizada com estruturas fundamentais da natureza humana. Menos, né?!

    Responda
  7. ADONAY ANTHONY EVANS

    Há uma verdade e um risco no texto. A verdade, somente um indivíduo unicelular, ainda que dependente d. Oo meio ambiente, se completa a si Organismos superiores se compõem de órgãos cada um com função especializada. É uma Metáfora do Globalismo, e do mecanismo de Vantagem Comparativa entre nações, agora Trump ameaçados. Mas há também o risco, quando as vias de fluxo são interrompidas por pandemia ou guerras, sem alternativas locais.

    Responda
  8. guto duncan

    Uau!

    Responda
  9. JOSE AMANDO JUNIOR

    Excelente, texto. Mostrou de forma assertiva o paradoxo entre a sociedade orgânica criada pela complexidade industrial e o refluxo desse modelo causado pelo pensamento tribal que emergiu juntamente ao fenômeno das redes sociais e agora chegou com força na economia com essa guerra comercial baseada em tarifação.

    Responda
  10. Marco Antônio M de Oliveira

    Científico e poético, ou seja, brilhante!

    Responda
  11. Maurizio Ferrante

    Mais clareza, por favor!

    Responda
    1. marcio jose albino

      Mais ainda

  12. Laudgilson Fernandes

    o sapo pula por...

    Responda