UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. edson vieira nunes

    sou a favor do Embriaguismo.

    Responda
  2. MARIA STELA C MORATO

    Embriaguismo já!

    Responda
  3. WILSON FILHO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  4. Sam Duart

    Muito diferente. Esses senhores atuais não estão bêbados, mas sob o efeito de drogas e alucinógenos pesados. Escutam vozes, tem mania de perseguição, consultam animais mortos e por aí vai.

    Responda
  5. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Ricardo, deixar por último a leitura do seu texto na ultima página do Ilustríssima é me presentear com a leitura do jornal aos domingos. Você é um craque no humor, na ironia e nas sacadas inusitadas e inteligentes. Muito obrigada. Aguardo você no próximo domingo.

    Responda
  6. SileneMaria de Sousa

    Mto engraçado esse texto, Ricardo. Será que se tds os mandatários do nosso planeta azul, governassem bêbados, o mundo hj estaria melhor? Ou se tomassem as decisões parecendo bêbados, melhoraria a vida das pessoas e resolveria os principais problemas, como a crise climática por exemplo? Pelo ao menos a ideia está lançada.

    Responda
  7. Tadêu Santos

    Colocar um prato de comida na mesa e a expansão do ensino superior gratuito foram decisões heróicas... NÃO FOSSE O LENDÁRIO LULA DA SILVA, não teríamos mais ''democracia'' neste país, mesmo sendo cambaleante, porém a luta continua com a 'Esperança Democrática', que sofreu brutais agressões com a ascensão do pífio miliciano na presidência, e q ainda continua causando retrocessos terrivelmente reacionários, com apoio de uma legião de patriOTÁRIOS nada 'sóbrios', muito pelo contrário!!!

    Responda
  8. FLAVIO CALICHMAN

    Por esta teoria Janio Quadros seria o maior estadista de nossa História, um tipo verdadeiramente insuperável.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bem, acabou por sê-lo, dos grandes, porquê fá-lo - aliás, fizéra-lo. Se não fi-lo-esses, fi-lo-sofaria de modo quase filantrópico. Linguinha de Herda, esse português-o-lo!! Hahahahah!

  9. Marcos Benassi

    Rapá, se o Embriaguismo é ciência política, Ricardismo é Filosofia Vital relevante à beça, tô nessa. É mais ampla do que a primeira, vai mais ao cerne das coisas, cobra menos royalties (afinal, realeza é o que não há aqui), tuuuudo de bom. Agora, devo informar-lhe que o Hhhiitler podia não beber, mas levava umas injeção de cada goró que falá pocê... O dorô Theodor Morell fazia uma farmacopéia inacreditível na seringa. Deu no que deu. Viva a birita!

    Responda
  10. José Leandro da Silva

    Viva lula!

    Responda
  11. BRUNO JOSE FORTES

    Hahahahahaha que beleza.

    Responda
  12. Carla C Oliveira

    Muito bom! A menção ao saudoso Yeltsin é ótima!

    Responda
  13. Maria Clara Araújo de Almeida

    Olá, Ricardo. Não ligue pros comentários negativos ao seu texto, que é muito justo e sensato. Os comentaristas que o criticaram não tomaram um saudável trago logo de manhã, pra aclarar as ideias e serenar os ânimos belicosos. Longa vida ao nosso colunista luso!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      "Serenar os animais belicosos", que dignidade e delicadeza, Maria Clara! Live longer and prosper!

  14. Delzimar Irineu Silva

    Quanta bobagem. Meu Deus. Pode ser engraçado ter um bêbado como líder em um país como Argentina, Brasil ou Uruguai que tem uma força militar pífia. Durante o governo de yeltsin, o armamento nuclear russo ficou a modos, são famosas fotos de soldados sem camisa em cima de mísseis nucleares, ou o contrabando de urânio que ocorreu nessa época, Putin, podem ter certeza, é um dos melhores estadistas, simplesmente por que cuida bem do seu arsenal, e nunca será o primeiro a apertar o botão.

    Responda
    1. FLAVIO CALICHMAN

      Noia sofre mas nois goza, vou pingar meu colirio alucinógeno; só com muito José Simão, mesmo...!

    2. Raymundo de Lima Lima

      Que bobagem esta do Zimar: Putin pode ser um primeiro a apertar o botão, e já ameaçou, e foi o primeiro a invadir a Ucrânica, invadiu e anexou Criméia, invadiu a Chechênia, e não precisou invadir a Geórgia e Belarus pois colocou fantoches nestes países ainda satélites da Rússia. Seu Zilmar deve estar morando na Rússsia ou ve demais o site Sputinik, para se contaminar com a veneração ao mitoPutin, q compete com Netanyaru, p ver quem mata mais.

  15. José Cardoso

    Muito bom. O exemplo do Churchill é muito batido, mas o do Ieltsin foi inesperado. Acrescento que Osama bin Laden e os fanáticos do Islã também são abstêmios.

    Responda
    1. luis eduardo guimarães de araujo

      Uma excessão à regra do " embriaguismo" seria o Janio

  16. Jaques James Calderaro

    Sensacional, Ricardo! Você é incrível, que texto maravilhoso, irretocável. Ah, sim, concordo contigo. O Lula precisa beber um pouco mais para acertar a mão. Desconfio que a Janja não deixa.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, Jaques, ambas as esposas, creio, puxavam o freio: dona Marisa e dona Janja, parece-me, tiveram/têm essa Função de Estado - no mínimo, no que diz respeito à imagem presidencial.

  17. José Eduardo de Oliveira

    eu quando encho o tanque, custo a me salvar, e a minha ressaca garante que eu já morri. aí só resta rebater e falar para o Mundo, foca-se!!

    Responda
  18. Anete Araujo Guedes

    O alcoólatra tem o objeto de seu desejo ao alcance das mãos, nada lhe falta. Já os alcolizados pela força da grana, poder, soberba, potência, ganância, autoritarismo, moralismo, sadismo, armas, coturnos e fuzis, saem em busca do seu gozo.

    Responda
  19. Luciano Napoleão de Souza

    Conheço um "governante" bêbado que em vez de governar prefere roubar.

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Conrado, concordo com vc. Mas fica muito difícil quando o esquema é muito amplo, envolvendo a suprema corte e a velha imprensa. O primeiro protege o crime com seu arcabouço jurídico. A segunda omite o crime e ajuda a esconder e proteger os corruptos.

    2. Conrado Tramontini

      Mas isso é só seletividade da sua parte. Tirar proveito para si frequentemente ocorre e independe do governante. Contra isso é necessário que a população fique sóbria e unida. Ao invés de divididos em torcidas organizadas do time A ou B devemos ficar unidos, vigilantes e ativos pressionando ambos.

  20. Joana Ferreira

    Com isto das tarifas, penso que foi a primeira vez que dei razão ao RAP quando disse que o Trump é louco. Dantes eu achava que ele era mau, mas que tinha um motivo, que sabia o que estava a fazer, mesmo que eu não concordasse. Agora acho que é possível que o Trump esteja a delirar. E isso, por muito estranho que pareça, descansa-me. Deem-lhe antipsicóticos que isso há-de passar

    Responda
  21. Allan Caetano

    Infelizmente para essa teoria, nem o facínora Vladimir Putin, nem seu esbirro Dmitri Medvedev são abstêmios (este, aliás, enxuga direitinho)

    Responda
  22. Gustavo Moreira

    Partindo de tal premissa Aécio Neves ficaria oito anos na Presidência do Brasil!

    Responda
  23. Gustavo Moreira

    Desistiria de escrever o artigo se lesse algo sobre Jânio Quadros.

    Responda
  24. guto duncan

    Mandou muito bem!

    Responda
  25. André Luiz

    Ótimo!!

    Responda