UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Farmacêuticas querem virar uma Embraer

VER COMENTÁRIOS EM Painel SA.

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Idivaldo Micali

    Triste é ver mais uma vez, além de tudo que se sabe, o medicamento ser considerado uma mercadoria. E mercadoria é o key note do capitalismo. Assim, tudo parece conspirar para o lucro com a doença e a saúde.

    Responda
    1. José Cardoso

      O trabalhador da indústria farmacêutica também tem contas a pagar. Não trabalha de graça.

  2. Alexandre Byron da Silva

    A pandemia evidenciou o excesso prejudicial ao mundo quanto a dependência da China para a produção de insumos e medicamentos, o que tem gerado preocupações sobre segurança de fornecimento e riscos geopolíticos. Nesta toada de ocidentalização da globalização, surge a oportunidade de pressionar a Anvisa e o INPI para melhorar seu processo burocrático, estimulando mais investimentos além do recente da Novo Nordisk em um Brasil que deixou de produzir nos anos de 1990, passou a somente importar.

    Responda
  3. Márcio Marques Alves

    A gente exporta petróleo bruto e depois importar insumos para a indústria farmacêutica. Sem refinarias que extraiam insumos para a indústria, será muito difícil crer nessa meta.

    Responda
    1. Márcio Marques Alves

      Em primeiro lugar, eu não disse que não temos refinarias; eu disse que não temos refinarias especializadas na extração dos insumos para a indústria farmacêutica. Em segundo lugar, existem muitas patentes vencidas e que poderiam ser apropriadas por nossa indústria. Além do mais, se investíssemos mais em pesquisa, talvez, boa parte das patentes farmacêuticas, fossem brasileiras.

    2. José Cardoso

      Em primeiro lugar, temos refinarias. Em segundo o problema não está nas matérias primas, mas nas patentes e na pesquisa e fabricação em escala industrial de moléculas complexas. P&D tem algo de loteria: pode proporcionar grandes ganhos, mas também pode ser um dreno de tempo de dinheiro.