UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

    Ou seja, Trump é um ignor ante de pai e mae - mas principalmente é um grande cov arde. O maior da atualidade.

    Responda
  2. Manoel Marcilio Sanches

    Nenhum economista sabe exatamente o ponto de equilíbrio entre desenvolvimento, dependência, deficits, etc. Por isso, a correção é feita de maneira pontual e cuidadosa por governos responsáveis. Não é o caso do Trump que tem pressa.

    Responda
  3. Antonio Pimentel Pereira

    Trump é um boa surpresa, imagina vc q o município de princesa Isabel na paraíba nos anos trinta tentou se separar da paraíba, sendo um município independente por divergência com o então governador do estado joão pessoa, por outro lado, recentemente governador Valadares queria até ter território reconhecido nos EUA de tanto imigrantes lá, a prefeitura local só não fez o que princesa Isabel fez. Imagina se o brasil encontrar o país do primeiro mundo cm essa fronteira toda? Vai falar espanhol

    Responda
  4. Antonio Pimentel Pereira

    A conta chegou, tava muito fácil, Trump e sua equipe viram q não poderia os estados unidos manterem essas tarifas generosas pra o consumismo americano, daí caiu no colo dele fazer esse ajuste e ele está correto, pois globalização só é bom pra china q tem mão de obra barata sabe-se lá como, acertou tbm não política de imigrantes, acabou a fila na fronteira do méxico e na américa central, forçando os países a criarem oportunidades pra seus habitantes. Aqui precisamos corrigir muita coisa tbm

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Claro que temos muito a corrigir no Brasil. Começando por afastar, pelo voto, essa maioria de parlamentares da direita e extrema direita fisiológica e entreguista.

  5. Marcos Benassi

    Ah, Vêtêfê, não é lindo? Eu acho.

    Responda
  6. Alberto Melis Bianconi

    Pouco importa. A desfaçatez é a marca registrada dessa nova extrema direita. Vai cantar vitória, e seu gado vai exultar.

    Responda
  7. Marina Pagano

    Insano!

    Responda
  8. jose prado

    A estátua dourada de Trump enferrujou! Vai cair de podre!

    Responda
  9. Rondon De Castro

    Trump conta com a voracidade da imprensa por noticias espetaculares pra fazer seus joguinhos.

    Responda
  10. Benedicto Ismael Dutra

    Após os anos 80 com juros americanos a 20% a economia global deu uma guinada. As fábricas do ocidente foram para a Ásia, os empregos diminuindo, a Bolsa em festival alimentado por juros próximos a zero. A pujança financeira contrastando com a crescente desigualdade na participação da riqueza, a corrupção aumentando, a educação estagnando. Para onde isso iria? Aí veio o estrondo das tarifas. Aumenta a incerteza. Qual será futuro da humanidade, do dólar e da fábrica global que exporta tudo?

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      A humanidade, sem o predomínio do capitalismo financeiro, guerras geopolíticas e étnico-religiosas, terá tudo para evoluir rumo a um futuro promissor se houver, também, justiça social.

  11. Maria Aparecida

    Confesso que estou adorando tudo isso, o feitiço está virando-se enquanto o feiticeiro numa velocidade tão rápida que está divertido, vida longa a Trump, o resto do mundo agradece.

    Responda
  12. Wil Leon

    Nada é o que parece. De bobo esses gringos não tem nada... Avanço recuo e ganho. America first.

    Responda
  13. Marcelo Fernandes

    Taxa, Trump e Tarcísio começam com T. Anotem aí.

    Responda
    1. Antônio Carlos

      Tarifa tbm.

    2. Nerisvaldo José Santos

      Tudo traste.

  14. Paulo Oliveira

    Ainda mais que o Trump está expulsando os imigrantes!

    Responda
  15. João Orlando Santos

    Eu entendo que o Trump e a sua arrogância e prepotência e as suas medidas de governo contribuíram em muito para todo o mundo. Trump mostrou o que realmente pensam e são os ianques e fez com o que o mundo visse tudo isso e felizmente as medidas do Trump acabaram com o mito de ética,probidade e de moral dos ianques. Perderam a última coisa que lhes restava a CREDIBILIDADE.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      A credibilidade êles lá vinham perdendo fazem décadas. Sempre fugiram da raia quando a "barra pesava". O que lhes restavam era o predomínio econômico financeiro e do dólar como referência global. Agora que encontraram adversários à altura, vão ter que engolir a própria arrogância.

  16. José Cardoso

    "...liberou importações de produtos e de peças e máquinas essenciais para a produção de eletrônicos, mesmo vindos da China." Já começaram as exceções. Como as torneirinhas de liberação de cruzados bloqueados na época do plano Collor.

    Responda
  17. ANTONIO F CARVALHO

    A arrogância e ignorância e o perfil ditatorial de Donald Tramp levam-no a esquecer que a indústria norteamericana é sobretudo empacotadora ou revendedora de produtos chineses, como o iPhone e eletrônicos. É muito fácil querer governar no grito e na força. Hoje temos ditadores, entre eles, Vladimir Putin, que nem na força sabem exercer os seus “podres poderes” (frase de Caetano Veloso referindo-se aos nossos ditadores de 1964). A maioria dos governantes atuais seguem modelos análogos.

    Responda
  18. Mario Donizete Pelissaro

    Tá aí mais uma prova do amadorismo, irresponsabilidade e incompetencia desse governo americano. Aliás Trump, põe por terra toda aquela atmosfera mitologica que sempre envolveu um presidente dos EUA. Antes de Trump, o presidente americano era o "mocinho" dos filmes, respeitado no mundo, o cara que salvava a nação, pilotava o avião e expulsava os alienigenas.

    Responda
    1. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

      O Trump e dia equipe são hilários. Rugidos estrondosos da arrogância fizeram com que se esquececem do essencial: nos EUA não têm indústria

    2. Otavio D'Elia

      Agora virou o Pinguim ou o Coringa ou mesmo aquele ratinho do desenho animado que repetia: Eu viu dominar o mundo!". E sempre fracassava. A mediocridade ou bizarrice dos seus líderes refletem o declínio dos impérios.

    3. JOSE ANGELO OHNO

      Antes de watergate eram mais intocaveis. Nixon jogou a mística do cargo por terra e Trump enterrou de vez c/ a invasao do Capitolio e sua desastrada política econômica e sua "boca suja" ameaçando inimigos e amigos. Isso sem falar no fracasso no Vietnam de Kennedy e Nixon, o Escandalo do Irã-Contras de Reagan e a Guerra do Iraque de George W. Bush.

  19. Celia Regina Resende

    Será que os eleitores americanos vão aprender a votar?? Mais um sacolejo desse no mundo é tudo que não se precisa! Qdo um negacionista começa a liberar canudinho de plástico e retirar o redutor de pressão d’água do chuveiro pode ter certeza que não é a economia mundial que sairá ganhando…

    Responda
  20. Celia Regina Resende

    Será que os eleitores americanos vão aprender a votar?? Mais um sacolejo desse no mundo é tudo que não se precisa! Qdo um negacionista começa a liberar canudinho de plástico e retirar o redutor de pressão d’água do chuveiro pode ter certeza que não é a economia que sairá ganhando…

    Responda
  21. Ana Maria Vaz

    Esta barato. Caro é Ferrari.

    Responda
  22. Gilda Rebello da Costa

    MakeAmericaGoAway - hashtag na Groelândia:-)) viralizando

    Responda
  23. jose batista

    Até parece q assusta!! O laranjão tem um Royal Straigt flush na mão, já levou dez por cento. Só quer a reciprocidade. O resto é choro de derrotados do gado vermelho!!

    Responda
  24. max ribas

    Os agiotas do mundo começaram a sentir o que é ser um brasileiro: parcelar compras, pagar uma pequena fortuna por um I-phone e viver na corda bamba. E descobriram que a China manda na pola toda.

    Responda
  25. ADONAY ANTHONY EVANS

    Vexame. Só tenho uma dúvida. Maior vexame do século, ou maior vexame da História? Considerando os valores envolvidos, acho que dá História. Mil por cento de aumento do iphone..Tarcísio e Bolsonaro, Make América Great Again.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      A atriz de filmes adultos, Stormy Daniels, já havia nos advertido de quão ridículo era o órgão de seu cliente Donald.

  26. Luiz Antonio Sypriano

    Que o imperialismo vire pó!

    Responda
  27. Marco Ferreira

    Fico pensando com meu botões, o cara sabia quando daria a noticia da taxação e o seu provável efeito nas bolsas mundiais . O cara também tinha o domínio de quando, e como , começaria a recuar, e seus efeitos nas bolsas. É muito $ que alguns bem informados ganharam no mundo , muito, e obvio, através de terceiros. Isso dá uma bela investigação “mundo a fora”

    Responda
    1. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      É por aí o caminho. Muitos ficaram bilionários da noite para o dia. Imitação potencializada do Milei na Argentina, quando os detentores das "Insiders informations" ganharam muito dinheiro.

  28. Dartagnan Santos

    O Ditador Trump é o Nero dos USA.

    Responda
  29. luiz lima

    Cadê os trumpistas tupininquins que o apoiam?. Os bolsonaristas leigos, tal qual Tarcísio tonemaí, usaram o boné do Maga, numa cruzada su i cyda contra o Brasil. Esses bolsominions são rudyculous.

    Responda
  30. João A Silva

    Sempre me pareceu óbvio que recuaria, como vai continuar recuando. Afinal, outras grandes corporações com manufaturas na China não terão os benefícios das Big Techs? A grande questão é até onde vai a insanidade. Sempre sou refratário a teorias da conspiração, mas o "Dia da Libertação" foi somente estu pidez ou "Este é um ótimo momento para comprar" foi o real motivo do vendaval? Perigo maior será qdo começar a brincar com super armas de fogo reais contra países vulneráveis.

    Responda
    1. João A Silva

      "brincar"

  31. Aderval Rossetto

    Ditador em estratégia, culpar imigrantes e China pela dificuldade econômica da população, até que possa resultar em guerras para seguir adiante com Bretton Woods e lastro ouro, visto que petrodólar morrerá com energias renováveis.

    Responda
  32. CARLOS TARDIVO

    Alguém pode me explicar o que pretende ou pretendia o Bozo laranja com essa palhaçada toda?

    Responda
    1. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Fazer os amigos ganharem muito dinheiro com informações privilegiadas.

    2. Marcelo Fernandes

      O trumpismo é igual ao bolsonarista. Tomar o poder pra fazer negócios é o único objetivo deles. O resto é circo.

  33. Alcides alcantara

    O bufão amarelou.

    Responda
  34. Arthur Danton

    "Susan Collins, disse que o BC dos EUA faria transfusão de sa ngue, se necessário, como em 2008 e 2020.." Ui, que chique o colunista: escrevendo para iniciados. Pois uma economia não é um organismo biológico. Logo, a tal transfusão é uma metáfora. E o leitor i gnorante tem de perder tempo para pesquisar o termo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Simples! Transferência de dinheiro do povo para salvar magnatas.

  35. Deborah Teixeira

    Credibilidade e confiança noa EUA foi pelos ares pra sempre.

    Responda
  36. José Ricardo Braga

    Dona Susan Collins está sugerindo imprimir dinheiro para pagar dívida? Além de ser uma espécie de estelionato é uma ação diversas vezes tentada aqui na AL, todas sem sucesso. Gera desvalorização da moeda, por óbvia matemática, além de também por isto, pagar-se menos do que se devia. Os EUA de Trump já tentam uma espécie de calote com as tarifas, né? Como se ele dissesse: "Não devo tudo isso! Vou aplicar meu "desconto" aqui... Dez% no mínimo!" E esse dinheiro ainda vai pra pagar outras dívidas...

    Responda
  37. Fabiana Menezes

    Agente laranja provando o próprio veneno.

    Responda
  38. Antônio Augusto Soares

    Fanfarrão mal criado, tem dificuldade de engolir fracassos. Porém continua cercado de puxa saco.

    Responda
  39. JOSE ANGELO OHNO

    Trump e sua obsessão de tarifar: empoderou o "picareta" Peter Navarro, que até o tinhoso Musk, que embora seja danoso, nao tem nada de bobo, sabe e anunciou aos quatro ventos que se trata de um completo idiota. Agora, o o (des)governo esta colecionando recuos emergenciais humilhantes, os quais os vassalos anunciam como jogada de mestre planejada. O mais irônico é que Trump, embora seja entusiasta de tarifar, nunca gostou de pagar impostos.

    Responda
  40. flávio paes

    E no fim disto tudo, credibilidade da moeda, do sistema financeiro e do país foi pelo ralo e não volta mais.

    Responda
    1. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

      Talvez volte nas próximas eleições -- isto é, se nào "orquestrar" nova invasão das duas Casas.

  41. Ivan Bastos

    Trump é o melhor presidente da China.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      E de Israel.

    2. JOSE ANGELO OHNO

      Ironicamente, sim, da China e da Rússia.