-
Florentino Fernandes Junior
Ki preguiça dons alexandra, tchauuu, esperando sua substituiçao
-
Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti
Gostaria que a ombudsman tivesse comentado o editorial do Estadão "Bolsonaro atrapalha o Brasil", no qual esse tradicional jornal (supostamente mais à direita do que esta Folha) pede que os políticos parem de se dedicar ao tema de Anistia e debatam os reais problemas do Brasil, em meio à crise global iniciada por Trump. Quem sabe a Folha pudesse entrar nesse debate e parar de dar atenção à essa discussão inútil, deixando a justiça fazer seu trabalho.
-
jose camargo
Em meio às incertezas,uma certeza surge imponente e clara como a luz do sol: quem apostar contra os EUA vai quebrar a cara.O estado mais pobre dos EUA tem o PIB maior que o da Alemanha,que é o país mais da UE,e 5 vezes o PIB brasileiro.Em menos de 3 meses de governo Trump controlou a inflação e reduziu em quase 100% as imigrações ilegais.A China era páreo para a América de Biden.Para a América de Trump ela será coadjuvante. Quem se informar só pela mídia velha também vai quebrar a cara.
-
Jose Roberto de Souza
Falou o especialista de whatsapp, é incrível como esses fanatizados de extrema direita vivem em realidade paralela. A inflação está aumentando, e muito, nos EUA mas o amalucado enxerga o contrário.
-
Hernandez Piras
Mississipi não tem o PIB maior que o da Alemanha, Sr Camargo. Ele tem o PIB por habitante maior que o da Alemanha, o que é bem diferente. A inflação já estava sob controle no final do governo Biden e seus "dados" sobre imigração não tem fundamento algum. É pura invenção. Quem apostou contra os EUA e forçou um recuo vergonhoso foram os mercados. Não acredite tanto na onipotência.
-
-
Eduarda Mendes
O comprometimento impede o aprofundamento. Diagnóstico rápido e irrefutável, que nem precisaria de ombudsman.
-
Marcos Benassi
Não é mesmo, Eduarda? Bastava a leitora habilissima. Arrã.
-
-
Paulo Oliveira
Foi mexer com a China! A China fica só na moita não quer ser a policia do mundo como os EUA!
-
Mauro Tadeu Almeida Moraes
Nenhum comentário sobre o boné de Tarcísio? Obviamente que não, afinal a FSP deve restringir qualquer comentário que possa vincular o grupo bolsonarista e Tarcísio as exdrúxulas de Trump. Fico imaginando se fosse algum líder político vinculado a esquerda ao invés de da direita. A FSP estaria da dos manchetes garrafais instigando vínculos ideológicos. O fato está morto e a folha ajuda a enterra-lo.
-
Luiz Antônio I
A ditadura financeira é mais forte do que a liberdade da democracia, a FSP é uma empresa e, como tal, segue o caminho do bom resultado financeiro.
-
Marcos Benassi
Alexandra, minha cara, pra ficar somente na parte final (e fulcral) de seu artigo, você indicou o que, de relevante, a folha publicou; não à toa, a excelente repórter e o idem articulista. ocorre que, no avesso desta moeda, encontr-se uma infinidade de reportagens e artigos perfeitamente ecoantes da bobagem tergiversativa Bozolícia, o blá da "Anistia". Ora, além de pouco crítica, a cobertura sobre o ziriguidum nacional colabora pra ocultação do relevante e pro relevo daquilo que é periférico.
-
Luís Salles
Decepção total com a Folha, não é de agora. Perdeu rumo da história.
-
Rodrigo Flexa
A Folha é porta-voz da extrema direita e inimiga do povo brasileiro.
-
Hernandez Piras
Falta de senso de ridículo. Se fosse o caso, a extrema-direita agradece a sua assinatura, militante.
-
-
adel eddine
Dizíamos que para saber o que aconteceu víamos os telejornais. Para entender o porquê, líamos jornais. Essa premissa não mais existe. Hoje há o vácuo e as mídias sociais com imediatismo lacrador, evacuado.
-
FLAVIO CALICHMAN
Evacuado é o verbo perfeito para caso, incluindo aquela de descarte de dejetos corporais.
-
-
Josefina A Martins
Infelizmente a FSP vem dando mais manchetes e páginas sobre o inelegível , nos distraindo desses assuntos mais sérios como a eterna férias e incompetência do Congresso Nacional e a proposta de alteração do Código Civil , temas que realmente afetam nossa vida . E nenhuma página ao que vem acontecendo com o Glauber Rocha, um escárnio com a sociedade brasileira que esta comissão antiética do Congresso vem praticando.
-
Marcos Benassi
Aliás, poucos nos demos ao trabalho da discussão, a maioria dos colegas optou por criticar a Ombudsman, ao invés do jornal...
-
Marcos Benassi
Convosco e não abrosco, prezada Josefina: sendo enrolados pela presença acrítica e pela omissão do agudo e fundamental.
-
Josefina A Martins
Corrijo em tempo : Glauber Braga
-
-
José Bueno
Inútil, como se tudo estivesse indo bem nas redações. Ignorou as centenas de críticas nos comentários de leitores da semana.
-
Mario Donizete Pelissaro
Vê-se amadorismo, irresponsabilidade e incompetencia desse governo americano. Aliás Trump, põe por terra toda aquela atmosfera mitologica que sempre envolveu um presidente dos EUA. Antes de Trump, o presidente americano era o "mocinho" dos filmes, respeitado no mundo, o cara que salvava a nação, pilotava o avião e expulsava os alienigenas.
-
Fausto Arroio
A função do Ombudsman é criticar o jornal, ouvir os leitores e comentar. Está senhora não está fazendo nada disso. Com essas palavras, que agradam a FSP, ela vai garantir seu emprego por muitas temporadas. Lamentável essa Ombudsman.
-
Anete Araujo Guedes
Um Congresso, em sua maioria, formado por delinquentes morais e intelectuais, imbuído na pretensão de efetuar, na moita, uma reforma do Código Civil, é pra lá de temerário. Posto que o pensamento deles não vai além do próprio umbigo ou bolso.
-
Marcos Benassi
Ah, Educação de Oxford! "Pra lá de temerário" foi d uma gentileza... Hahahahah!
-
-
Ettore Fellini
12- esta tese do fim do imperio americano eu venho defendendo desde o day one da eleiçao do trumop Se vc lesse o q escrevo não acharia surpresa no autor americano q citou.O fim do imperio começou qdo lider Mao convidou nixon par visitar a china Melhor Começou qdo Stalin financiouMao com armas e avioes para a revoluçao chinesa Mas vcs jornalistas neoliberais So pensam em Stalin como o fuzilador e em Mao como o agente da fome de milhoes O q fazem é propaganda diuturna do imperio q agora rui.
-
Hernandez Piras
Ah, sim, pensar em Stalin e Mao como tiranos genocidas é de um reducionismo sem um pingo de imaginação. Na verdade, é este seu neocomunismo superficial, esquemático e, na essência, negacionista dos equívocos do socialismo real, o que há de mais bitolado e pobre no mundo arual. Tão pobre quanto o neofascismo.
-
Hernandez Piras
Sim, é uma pena que ninguém preste muito atenção na sua genialidade.
-
-
Ettore Fellini
11- Sim é o fim do mundo como o conhecemos (It is the endo of the world as we know it)Sim é barbarie .Sim é o começo do sec 21.Quem conhece história a fundo sabe q o imperio EUA está afundando ( isto antes do Ag laranja)E como todo imperio q perde poder esperneia e neste movimento causa destruiçoes Agora teremos destruiçoes de empregos , fome ,doenças mas numa dimensao muito menor do q foram o fim do imperio napoleonico Ou do Britanico. Jornalistas são imediatistas demais para ententer
-
Anete Araujo Guedes
Ilustração impecável do Carvall.
-
Marcos Benassi
Bingo, faço eco!
-
-
Ettore Fellini
10.De q vale a Folha Ter ouvidoria se persiste nos erros Se persiste nas narrativas favoráveis ás elites Se persiste ad nauseaum nas analises rasas , imediatistas e precárias.Se sua noção de diversidade não abarca lugares de fala De q vale ter colunistas negros se não fazem a defesa dos negros oprimidos De q vale ter colunistas muilheres se professam feminismo de madames.De q vale ter analista políticos se o q fazem é justificar o status quo e não o questionam.
-
LORENA PARDELHAS
Ettore , esse 10 foi 10.
-
Marcos Benassi
Esse é um ponto importante, prezado Ettore: sempre serve como marquetingue; como instrumento de discussão pública e avanço crítico, poucas vezes. Veja, quando a Ana Cristina Rosa abre a boca, preta e feminista, uns 5O% dos comentários, batem. Com menor estardalhaço, Lígia Mary e Dora Cremer recebem lá uns tantos apoios (comparativamente, em proporção menor; em números absolutos, maiomêno igual). "A serviço da energia limpa", só que tb a umas posições sujas, que empatam o jogo.
-
-
Rocia Oliveira
O receio dos analistas em falar mal do Tump é engraçado. Priimeiro., a mídia ocidental precisa escrachar a China ao menos um pouquinho. Então, na frase seguinte, consegue, sim, criticar os EUA. Talvez para, de alguma forma, embaçar a própria miopia analítica que não conseguiu enxergar o óbvio.
-
Ettore Fellini
9- Esta narrativa, pro imperio EUA , defendendo os interesses deles como sendo interesses do mundo, como se fosse a defesa da democracia para as naçoes Esta condenaçao a quem destoa disto A condenaçao aos países q nao aceitam se submeter ao dominio e interesses do imperio Esta narrativa esta descolada da maioria dos leitores ( Pelo menos os q não perderam o senso critico )É uma narrativa ultrapassada ( gestada na guerra fria) O sec 21 começou e vcs continuam a requentar o anticomunismo
-
Ettore Fellini
8- A Folha de SP q tem um passado importante Evoluiu muito na Fase do Otavinho Está passando por um declinio evidente .Seu corpo editorial Seus analistas politicos Seus colunistas e suas colunistas estão longe da qualidade do que ja foram os anteriores .A Folha esta parecendo mais uma revista de conselhos para mulheres e homens do mundo corporativo Suas analises são reproduçao do pensamento das elites brasileiras e americanas .Sua defesa da democracia é baseada num modelo pro imperio EUA
-
Ettore Fellini
7 - De onde vc tirou o gemido é uma incognita.O tal recuo de negociador está muito longe de um gemido Os neoliberais estão festejando o tal recuo ( gemido )mas há muito por vir ainda .Está claro que é uma guerra contra a china E está apenas começando Jornalistas são imediatistas e suas analises são efêmeras como paginas de jornais (q antes serviam para embrulhar peixes Agora digital nem pra isto servem).Isto leva a outro ponto A queda brutal de qualidade da Folha de SP
-
Vera Queiroz
Achei um excelente resumo, falou do que me pareceu mais importante mesmo ao longo da semana. Faltou só o Glauber Braga e sua greve de fome estrondosa.
-
Luciano Ferreira Rocco
Nenhuma palavra sobre as repercussões das pesquisas eleitorais que colocam um inelegível entre as opções.
-
Ettore Fellini
6 voltando as analises publicadas pelas midias São rasas, repetem uma mesmice ( parece q todo jornalista acha q deve malhar o trump para parecer democratico .Nada q se aproveite .Chega a ser patético olhar para a primeira pagina da Folha online ver uma sequencia de artigos ( trumo é isto , é aquilo , aquilo outro ) Só se fala disto ( claro q é assunto do momento) Ms as analises são imediatistas , reducionistas e pro status quo .Status quo q os fascistas por serem reacionários atacam
-
Ettore Fellini
5 personalizar no trump as criticas desfoca e desvia as análises do nucleo das questões O agente laranja foi eleito por ampla maioria Então qdo falamos dele falamos de amplo setores da sociedade americana .É fascista Sim claro q é assim como ampla maioria da sociedade americana(Vou usar a sigla a m d S A )É imperialista sim claro q é assim c a m Soc am.É nefasto para os países pobres Sim claro q é assim como os interesses de ampla ma S Am É autocratico claro q é ass c a m Soc Americana
-
Ettore Fellini
4 este maniqueismo EUA democracia e china- russia autocracia .Só existe nas mentes bitoladas de jornaistas treinados para a defesa desta narrativa favoravel a manutençao do imperio e suas elites .Na china exite um sistema democratico de decisões q não cabe neste espaço explicar Na russia há eleiçoes e a maioria opta por putin ( para desespero dos neoliberais americanos e vassalos da periferia )
-
Helene Medeiros
Desculpe Ettore, na China só existe um partido, e quem a ele pertence tem inúmeras regalias e ganha pontos, e esses pontos conferem inúmeras vantagens aos fiéis seguidores. Os de fora do círculo têm que calar a boca.
-
Helene Medeiros
Desculpe Ettore, na Rússia antes de cada eleição para presidente já se sabe quem será eleito. Candidatos com chance de vencer o atual mandatário são jogados na prisão muito antes do pleito. E o atual mandatário mudou a constituição para poder se perpetuar no poder. Já se vão 25 anos...
-
Hernandez Piras
De fato, a China e a Rússia são bastante democráticas. E entendo que neste espaço não seja possível explicar o "democrático" processo decisório chinês. Quanto às eleições russas, são tão democráticas quanto aquelas do nosso regime militar. Eleições com "adversários" escolhidos a dedo. E, sim, só as mentes dos jornalistas são bitoladas e treinadas.
-
-
Ettore Fellini
3 Esta narrativa das midias neoliberais está mais q ultrapassada.Estão atonitos pq o modelito q justificava suas defesas do status quo está em cheque .E agora diria Jose .A "democracia " disfarçada está sendo revelada uma farsa E faz tempos Ou vc acha q a eleiçao do Bush ( butcher do Irq ) foi democratica .Nixon foi democracia A morte dos Kennedys pelo sistema foi democratica.O obama garoto das elites q fez bem o serviço pra elas foi democracia Biden massacrar palestinos democracia
-
Ettore Fellini
Segundo sua frase do T.S Eliot não se aplica de forma alguma nesta situação( serve como frase de efeito mas não se aplica)O mundo não está acabando dif do q pensam os neoliberais Está apenas começando E dizer q houve gemido é risivel Diria que houve um arroto de poder de um imperio se esperneando pq está percebendo q seu domínio sobre o mundo está se esvaindo
-
Ettore Fellini
A ombudsman ao invés de fazer seu papel virou mais uma comentarista do agente laranja .Primeiro ( fazendo o papel de ombudsman) Os comentários e analises q a midia esta ´publicando está uma repetiçao ad nauseaum de malhar o trump Criticas e até xingamentos de idiotices , burrices Mas nada que aprofunde o debate.Émalhaçao pura , falar mal ( sim tipo papo de comadres)
-
Gustavo VB Farias
Metade da coluna não serve pra nada relacionado ao jornal, a outra metade é água com açúcar.
-
Ivo Mutzenberg
Interessante a análise. É necessário jogar luz sobre os assuntos que importam para a sociedade. Para isso que os representantes do povo estão lá.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.