UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Anna Rodrigues

    Depois fala que o homem não tem sorte, para uns uma pandemia, para outros, o povo de joelho querendo comprar da gente. Espero que essas reservas sejam bem utilizadas. E o Brasil também tem que se adaptar, aumentando a produtividade da agricultura ele algumas regiões

    Responda
  2. Aderval Rossetto

    Não! Iria ocorrer de qualquer forma pois os EUA não teriam caixa por muito mais tempo para sustentar seus subsídios de produção agropecuária, visto ser impraticável manter salários mínimos rurais 4 vezes mais que os brasileiros.

    Responda
  3. Roberto Rebellato

    É bem provável que haja uma triangulação; o Brasil compra o produto americano e revende para a China e Europa.

    Responda
  4. Jose Roberto X de Oliveira

    Benção! Um punhado de ruralistas cai ganhar muito dinheiro assim como multinacional de máquinas agrícola, sementes e fertilizantes. O pior nós deixamos isso acontecer há centenas de anos

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      O AgroéGolpe ganha muito, o país perde florestas e água, nós consumidores pagamos mais caro já que é mais vantajoso vender em dólares pra fora, e com o lucro exorbitante eles fazem vaquinha para assassinar o Presidente, Ministros e doar caminhões de alimentos e carnes para os bolsoterroristas em frente aos quartéis.

    2. luiz augusto pessoa nogueira

      E o preço dos alimentos vai disparar aqui. Eles vao exportar tudo.

  5. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    O Brasil pode ganhar dividendos, principalmente o agronegócio e as reservas cambiais com a possibilidade de aumento do superávit da balança comercial. Na conta mão, o Brasil não tem produção para atender toda essa demanda. O risco é o desabastecimento interno e perda de estoque regulador provocando aumento de preços e inflação. O consumidor pagará a conta, como sempre

    Responda
    1. Nelson Santos

      Achoe que nao temos estoque regulador. Essa festa do agro vai virar carestia pri povão

  6. Deborah Teixeira

    A folha não falou nada sobre o aumento da inflação q essas exportações podem causar aqui dentro. Creio q o governo deve estar preocupado com isso. Por outro lado, podemos diminuir a escassez interna, importando dos EUA.

    Responda
    1. Henrique Marinho

      Por aí

  7. noel neves

    A "benção" é para o agronegócio. Não há retorno para a população. A não ser que haja a cobrança de imposto de renda justa sobre os ricaços e um controle das necessidades alimentícias do povo brasileiro. Pagar o café, o ovo e a carne em dólar não dá né?

    Responda
    1. Henrique Marinho

      Dados do Banco Mundial: Só foi ou é potência mundial quem foi ou é potência agrícola.

  8. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Chineses vendem carros, telefones e IA. O Brasil vende em grande quantidade proteína animal, grãos e minérios. Chineses têm um plano de liderança militar, tecnológica e comercial. E o Brasil, já pensou numa existência além das commodities ?

    Responda
  9. Jane Medeiros

    Desde pequena ouço falar que o Brasil seria "o celeiro do mundo"! Chegou a nossa vez, nossa produção agrícola é disputada pela China e pela Europa. E só está começando!

    Responda
  10. jose prado

    I caso da Europa é ainda mais falaciosos! O Trump já abaixou as tarufas para 10%! Is grãos continuarão o fluxo EUA \europa! As carnes tbem! O lobby está usando o tarufaçi prá justificar a alta dos preços unternos! Como a maioria só lê i titulo!....

    Responda
  11. jose prado

    Acho que esse oba oba vai dar em nada! Chinês não é bobo pra cair nessa dependência! Nesmo com preços maiores eles não vão sair totalmente dos EUA! E podem substituir o soja por palma, colsa, caroço de algodão, erx5

    Responda
  12. Dionisio DeBarros

    Governo do Brasil precisa se mexer, caso contrário o Agro exporta todos os alimentos para a China, deixando inflação e fome no país. Precisa estabelecer uma quota de exportação com penas pesadas para quem transgredir. Também precisa cobrar impostos sobre exportações do Agro.

    Responda
  13. LUIS ROBERTO SEIXAS

    Benção para quem?????? nada para comemorar

    Responda
  14. Julio Shiogi Honjo

    "Os agricultores dos EUA estavam "ainda se recuperando" da primeira guerra comercial de Trump e "certamente não estão entusiasmados com uma segunda guerra prolongada", disse o agricultor de soja de Kentucky, Caleb Ragland, eleitor de Trump por três vezes, na quinta-feira.". Ainda bem que os normais daqui impediram a segunda khda.

    Responda
  15. Rosa Abreu

    Para o Brasil, cenas do próximo capítulo: inflação acirrada pelo preço da carne bovina e do frango. Aguardem!

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Tem razão. O governo vai ter que recriar os estoques reguladores. Precisará dar subsídio para o mercado interno. Agora o governo vai ter que gerir essa crise com sintonia fina.

  16. marcio jose albino

    O problema é subir tudo por aqui

    Responda
  17. MATEUS VAZ DE S Sá

    Temos que ter cuidado com a "benção" do coisa ruim, pois sempre surpreende para piorar as coisas.

    Responda
  18. Rogerio Cerqueira

    Brasil tem muito a ganhar com a pirotecnia do agente laranja. Só tenta-se entender o que passa na cabeça desse cara , ao menos num primeiro momento, prejudicar de forma muito agressiva a economia de seu próprio país.

    Responda
  19. Rafael Gallina Delatorre

    Realmente foi uma estratégia incrível do jenio da negociação. Mas considerar uma benção, nossa salvação, é meio tolo.

    Responda
    1. MATEUS VAZ DE S Sá

      Principalmente quando a benção tem origem na moradia do Demo.

  20. Marcos Barbosa

    Pois o mundo saiba ,o Brasil está pronto para alimentar o planeta !

    Responda
    1. MATEUS VAZ DE S Sá

      E pronto para deixar os brasileiros com mais fome.

  21. Marcos Correia

    Sempre quem paga a taxa é o consumidor. Quem vai pagar as taxas são os eleitores de Trump. Quando chegar a conta a confusão vai rolar

    Responda
  22. Marcelo Vidoi

    O agronegócio só lascam os os brasileiros com altos preços praticados nas prateleiras dos supermercados. Deveria taxar em duzentos por cento todas as exportações do agronegócio que prejudicam os brasileiros.

    Responda
  23. Marcelo Vidoi

    Uma benção para o Brasil? Onde? Em quais circunstâncias? O Brasil se resume ao lucro dos empresários do agronegócio? Nesta história os brasileiros se lascam todo. Preços absurdos e sem justificativas vão reinar nas prateleiras do mercado interno. O governo brasileiro deveria dar um de à Trump: colocou produto na prateleira dos brasileiros, taxa de exportação em duzentos por cento para todos os produtos do agro negócio.

    Responda
  24. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

    Os Patriotas recebendo ajuda dos comunistas

    Responda
  25. Waldir Roque Maffei

    Como o Agro brasileiro, sempre simpatizante do Bolsonaro, vai fechar as exportações com a China? Os mesmos, junto com a bancada ruralista, reclamam que o Brasil é comunista (rsrs) e vao vender para um país que é liderado pelo periodo Comunista! Para onde vai essa narrativa?

    Responda