UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Eduardo de Oliveira

    nunca li, mas tenho aqui, dois livros na fila: PANTALEÃO E AS VISITADORAS e TRAVESSURA DA MENINA MÁ. quem sabe agora eu leia, começarei pelo segundo. Conheço muitas meninas más. Mais uma menos uma, não fará diferença, tudo é literatura mesmo. Mas o Gabo deveria ter revidado, provavelmente estava errado, e era ele quem usou o armário do Mário...

    Responda
  2. Vera Spinola

    Com Vargas Llosa aprendi a alternar enredos dentro de uma mesma história, a utilizar diferentes vozes narrativas. Em Tia Júlia e o Escrevinhador, há uma alternância de conteúdos entre o romance do autor com tia Júlia e a novela escrita por Pedro Camacho, com personagens inesquecíveis como Lucho Abril Marroquim. Em O Paraíso está na Outra Esquina, a vida de Paul Gauguin é contada com toques de ficção, alternada com a da sua avó Flora Tristan, líder política e feminista. Diverti-me ao ler As Trave

    Responda
  3. José Tadeu Saraiva

    Grande perda para a literatura mundial!! fica sua enorme obra literária

    Responda
  4. Eliana Atihe

    De luto hoje. Além da obra ciclópica, Mario deixou um raro e corajoso exemplo de autocrítica (a pessoal e autêntica, não a fake, prescrita pelo partido) e reflexão sobre a própria trajetória, existencial, política, literária. Foi inteiro e íntegro no seu paradoxo. A Festa do Bode, Lituma no Andes, Travessuras da Menina Má, A Guerra do Fim do Mundo… Obrigada, Mario.

    Responda
  5. paulo cesar cruz

    O único não francês a fazer parte da academia da academia de letras. ¡ Gracias, Mario, por batismo de fuego, era bien jovencito e fue mi primero libro tuyo. Gracias !

    Responda
    1. Hermes Yaly

      "Batismo de Fogo" também foi o primeiro livro de Vargas Llosa que li. A tradução brasileira foi depois renomeada "A Cidade e os Cachorros", mais fiel ao original. Logo em seguida, li "Pantaleão e as Visitadoras", ambos retirados da biblioteca municipal da minha cidade. Todos ótimos, como toda a sua obra!

  6. Alfredo Placido Delatti

    Grande D. Mário, minha eterna leitura.

    Responda
  7. Maria de Felipe Martinez

    Descanse em paz, Mário! Seus livros “a guerra do fim do mundo”, “a festa do bode” e “o sonho do celta” mostram que ele soube criticar tudo aquilo que era desumano. Ao contrário do que muitos pensam, no fim da sua vida tornou-se mais crítico do expansionismo, do capitalismo selvagem e do liberalismo extremo.

    Responda
    1. Daniel Guedes

      Crítico do liberalismo extremo é difícil de acreditar, considerando que o Vargas Llosa assinou manifesto pró-Milei, durante o 2 turno da eleição argentina que levou este traste ao poder. Evidentemente, escritor e obra não são a mesma coisa, e esta atitude deplorável não desmerece em nada seu magnífico legado literário.

  8. Raul Deodato Moura

    O ser humano se foi, mas a obra permanecerá intacta para continuar a nos encantar e também as novas gerações pois, na sua essência, é atemporal.

    Responda
  9. JOSE RADA NETO

    Grande Vargas Llosa!! Um dos maiores escritores do mundo! Figura ímpar em seu ofício, nos legou obras primorosas que serão apreciadas sempre. Que descanse em paz!

    Responda
  10. Hernandez Piras

    Discordava frequentemente de suas opiniões políticas, da mesma forma como discordo daquelas de Chico Buarque, sem deixar de admirar a ambos. Vargas Llosa foi um gigante da literatura universal, sem igual nos seus últimos anos. Uma pena!

    Responda
  11. Leonilda Pereira Simoes

    O sonho do celta é um livro impressionante. Narra a atuação dos europeus na África e na América Latina com descrição quase jornalística. Mostra a violência, a barbárie dos europeus, em especial dos enviados pelo rei belga Leopoldo II, que ordenava matar os africanos do Congo se não fossem seres humanos, tudo para manter sua riqueza em seu império do Mal. O pior dos genocidas. Nunca indenizaram o país. E outros europeus, como ingleses, irlandeses também com papel terrível na história.

    Responda
  12. Nasemar Hipólito

    Salve Vargas Llosa! Escritor e intelectual do primeiro time, no mundo! Defensor da liberdade, sempre denunciou as tiranias, inclusive as de esquerda, o que explica o nariz torto de alguns aqui nos comentários.

    Responda
    1. neli faria

      Leonilda: veja o motivo pelo qual deixou de ser da esquerda.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      A obra é imensa, o apoio a um ge no ci da já não é o mais correto. Ainda assim, ele é um autor invejável. E o fato de, mesmo brigado com Gabo, seguir admirando a obra do colombiano, mostra que tinha discernimento artístico. Perdeu um pouco o juízo político, mas ninguém é perfeito.

  13. Raymundo Itareru

    tchau, mais um que não irá falar mais zerda

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Sugestão de leitura: "Manual do Perfeito Idiota Latino Americano", de Álvaro Vargas Llosa e outros. Retrato tão cáustico quanto fiel da nossa esquerda.

    2. Hermes Yaly

      Sugestão de leitura: Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano, por Álvaro Vargas Llosa e outros. Retrato fiel de muitos comentaristas da FSP.

    3. Antonio Araújo

      Vindo de você, nada mais natural do quê isso.

    4. Raul Deodato Moura

      Faça um favor a todos os leitores: mantenha-se dentro dos limites da sua ignorância e evite comentários sobre o quem não conhece.

    5. Hernandez Piras

      É um sectário, que não valoriza nada mais do que o Partido. E, além ds tudo, de uma vulgaridade que nada tem a ver com literatura.

    6. Leonilda Pereira Simoes

      Quem fala isso nunca leu nada dele. Ou nunca leu nada de ninguém.

    7. Nasemar Hipólito

      Cara, quem fala zerda é vc aqui! Com certeza vc não faz ideia da grandeza desse escritor. Não está ao seu alcance...

  14. Marcos Veloso

    Que notícia mais triste! Grandíssima perda para a literatura. Conversa na Catedral é muito bom.

    Responda
  15. Clemerson Araujo

    Apesar de suas péssimas opiniões políticas, foi um dos maiores escritores que o mundo já produziu e suas histórias serão em eternas. Dele eu recomendo As Travessuras da Menina Má e Pantaleão e as Visitadoras

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      No lugar de "péssimas opiniões", não poderia ser "opiniões diferentes das minhas"? A não ser que você tenha adquirido o monopólio das boas opiniões.

  16. Cleomar Ribeiro

    ... dedico ao senhor meu silêncio, 'Torero Hechicero'!!!...

    Responda
  17. marluz cesar mazepa

    Seu personagem Pedro Camacho,inesquecivel

    Responda
    1. Hermogenes Moussallem

      Meu favorito

  18. Hermogenes Moussallem

    A américa latina perdeu um gigante. Nossas divergências políticas jamais comprometeram a admiração que tenho pela sua obra. Obrigado, Mário.

    Responda
  19. Marilene Salette Momm

    Texto excelente, abrangente, obrigado!

    Responda
  20. MARCO ANTONIO ZANFRA

    Como escritor, será sempre lembrado, por mim, por 'Tia Júlia e o Escrevinhador'!

    Responda
    1. Hermogenes Moussallem

      Maravilhoso, sempre lembrarei de Pedro Camacho e suas novelas caóticas hahahahaha

  21. neli faria

    Um notável escritor! Jamais morrerá, porque está imortalizado na Literatura.

    Responda
  22. Hercilio Silva

    Lamentável ter se movido à extrema direita no fim da vida. Não foi apenas à direita.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Ele tornou-se um conservador, simpatizante do Partido Popular espanhol, que não é de extrema-direita. Nada mais baixo do que difamar quem acaba de falecer.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Ninguém é perfeito. Ou a maioria é mais que imperfeita..

  23. Sergio Saraiva

    Há que separar o homem da obra. Como escritor, uma perda grande para a literatura latino-americana. Quanto ao homem, não vou tecer comentários sobre quem não pode mais se defender.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Boas falas sr. Sérgio.

  24. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    R.I.P.

    Responda