UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raymundo de Lima Lima

    Parece-me q a definição de ressentimento está equivocada. Sugiro ler o livro-estudo de Maria Rita Khel, Ressentimento, Ed. Casa do Psicólogo. Ressentimento é uma vingança imaginária e adiada. O ressentido é um vingativo que não se reconhece como tal; mas o projeto de vingança do ressentido não se consuma como tal. Ressentimento é o avesso do arrependimento, q seria autocrítica d sua falta. O resseentido não se arrepende, acusa.

    Responda
  2. Carolina Figueiredo

    Pondé.e desculpa homens que não lavam o próprio prato não são muito úteis nem para eles mesmos.

    Responda
  3. Carolina Figueiredo

    Eu sempre achei que homens são criados pelas mães para serem donzelas. Não podem lavar nem os próprios pratos. Seres com potência desperdiçada porque não podem nem cuidar de si sozinhos sempre dependentes de uma mulher para ser serva. São criados assim. Pelos comentários as mulheres ficaram com o inveja e ressentidas É piorou muito!

    Responda
  4. Eduardo Campos

    Pondé sendo pondé! Artigo mal escrito, incompleto … filósofo navegando na superfície do fato. Chegou a hora desse jornal despedir esse inapto!

    Responda
  5. Vinícius Novais

    Pondé, qual é o seu número legendário?

    Responda
  6. Felipe de Carvalho Fernandes

    Após ler a explanação do colunista, bisbilhotei os comentários. Risos copiosos, e conclusão: como as ideologias emburrecem e idiotizam as pessoas, tornando-as insuportáveis. Quase ninguém conseguiu ler de forma neutra, entendendo as brincadeiras e sarcasmos do autor. Resultado? Ataques e mais ataques, e destilação de ódio, ataques esses que os colocam no topo da intelectualidade, mestres insuperáveis, em detrimento do outro que pensa diferente. Haja coração para suportar essa histeria e vaidade.

    Responda
  7. Gustavo Moreira

    Parei onde o "filósofo" se referiu à nobreza hereditária do Império Russo como "os bem-sucedidos". Tive preguiça de chegar à parte em que ele deve ter enaltecido o tal Clube do Bolinha.

    Responda
  8. Patricia Cypriano

    As mulheres foram obrigadas - em geral - a serem mais fortes do q os homens pois estes, em sua maioria, sempre beberam muito eforam irresponsáveis. O lugar complicado em que o homem está hoje tem pouco a ver com o feminismo e muito a ver com a incapacidade histórica do mesmo em colocar limites a si mesmo, em se manter disciplinado e em praticar a empatia. O cartão do bolsa-família, por ex., no início era entregue aos homens, mas como gastavam tudo c/ bebida, passou a ser entregue às mulheres.

    Responda
  9. João Batista Beltrame

    Marina Gutierrez, muito obrigado pelas suas informações sobre Legendários, Guatemala, evangélicos americanos... Suas lúcidas contribuições ao debate... A sugestão à leitura (imperdível), do artigo da Anna V. Balloussier... Você foi demais. Ganhei a tarde.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      João Batista Beltrame, muito obrigada!

  10. claudio conde fernandes

    Como sempre Pondé, o inteligetinho, mistura conceitos a seu bel prazer para ganhar cliques. Lênin não instaurou a luta de classe, ela existia, só que antes de Lenin os grandes latifundiários venciam. Luta de classes, por óbvio, é de uma classe contra outra classe. Não de homens de todas as classes contra as mulheres de todas as classes. Essa luta só existe nos delírios do inteligentinho Pondé.

    Responda
  11. emil baracat gazen

    Pelos comentários aqui, os leitores homens da Folha são em sua maioria desconstruídos, o que representa 0,alguma coisa % da população. Pondé fala para os demais e está de parabéns. O mundo já é chato demais para tanto policiamento infantil.

    Responda
  12. Marina Gutierrez

    O tal grupo Legendários é um culto só para homens, a promessa do fundador é transformar o homem que foi, digamo-mos, "arruinado" pelas mulheres e feministas, através de um programa de involução ( regressção) para que ele se torne um homem mais primitivo, um "caçador" e único provedor da família, enquanto suas mulheres, assumam o papel delas, isto é, "recatadas e do lar"!!!

    Responda
  13. Marina Gutierrez

    Uma sugestão, facam um "click" na palavra grifada "Legendários" no texto acima e vão ler o ótimo artigo de Anna Virginia Balloussier, do dia vinte e nove de janeiro desse ano. Alem de informativo e divertido, o artigo cita os nomes de brasileiros conhecidos que passaram pelo movimento"TOP" desenvolvido na Guatemala e "importado" em dois mil e dezessete pelo pastor Ricardo Bernardes, da igreja Embaixada, de Camboriu!

    Responda
  14. João Batista Beltrame

    Bomba...! O ex médico legista Felipe Pondé acaba de ser contratado como, "palestrante oficial" do movimento Legendários...

    Responda
  15. João Batista Beltrame

    Bomba...! o ex médico legista Felipe Pondé, acaba de ser contratado como "palestrante oficial" do movimento Legendários...

    Responda
  16. Paula Pittol

    nao entendi nada tenho apenas 24 anos

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Vamos começar do básico, então: quando aparecer o nome LFP no topo de algum artigo você já fica sabendo que é uma mistura de mentiras com humor involuntário.

  17. CLAUDIO HURGEL VICTOR LEITE

    Pondé, você tem sérios problemas com a sua masculinidade, meu amigo!

    Responda
  18. Thiago Machado

    Não sabia que o legendário Pondé era assim tão pós-moderno ao ponto de negar estruturas de poder como o patriarcado. Chega ao ponto de inferir que as crises da masculinidade decorrem das "missionárias feministas". Mulheres, sempre elas. Mas a lógica "inteligentinha" do Pondé é mais dominante do que se supõe. Afinal, não são os próprios trabalhadores culpados pelas misérias do capitalismo? Não desagrademos os ricos, eles podem fugir! Não mexe com meu bróder, ele pode surtar!

    Responda
  19. João Batista Beltrame

    Aqui entre nóis, (falando o português claro), pode vir alguma coisa boa da Guatemala? Legendàrios! Cada uma... Éh, a idade média de volta...

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Joao Batista Beltrame, comentário excelente, atualmente a Guatemala, uma das chamadas repúblicas banana de décadas passadas, sofreu uma grande influencia de missionéários evangélicos dos Estados Unidos e esse influenciaram líderes, como o General José Efraín Ríos Montt, um ditador evangélico de direita que chegou ao poder em mil novecentos e oitenta e dois e liderou um genocídio brutal contra os indígenas maias, com a ajuda de governos estrangeiros.

    2. Marina Gutierrez

      Joao Batista Beltrame, só as bananas!

  20. João Batista Beltrame

    Apareceu o substituto do Olavo do Carvalho: Legendário Pondé, o filósofo dos filósofos ressentidos...

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      O Olavo poderia dizer do Pondé, com mais propriedade quanto à segunda parte, o que falou sobre Bolsonaro: - Podem dizer que ele é bur_ro, mas não que é la_drão.

  21. jose camargo

    O machismo dessas "missionárias feministas" precisa ser combatido e aniquilado.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Sarcasmo ou comentário sério?

  22. Ronaldo Pereira

    Na Rússia de 1917 havia dezenas de milhões de camponeses miseráveis sim, mas não havia nenhum bem sucedido, estes eram na verdade a nobreza imensamente rica, autoritária e repressora que acabou sendo massacrada não pelos camponeses, mas pelo exército vermelho e outros cidadãos que aderiram a revolta que infelizmente acabou formando a ditadura soviética!

    Responda
    1. Max Morel

      Ronaldo, não é o que se depreende da leitura das obras dos grandes mestres russos Anton Tchekhov e Iván Turgueniev. Nestas obras, e em outras de autores russos do século XIX, são mostrados os camponeses e os donos das terras, que não eram necessariamente aristocratas ligados ao poder central.

  23. Vladimir Polizio Junior

    Mais um artigo com a excelência de quem fala sem se preocupar com as torcidas organizadas. Parabéns, Professor!

    Responda
    1. João Batista Beltrame

      É melhor se preocupar... A Mancha, a Gaviões, a Independente vem aí...

  24. LCA O

    Seria prudente, antes de imaginar "o que as missionárias feministas esperam", pensar no papel que as redes sociais e estupradores (como o Andrew Tate) estão fazendo com os meninos. E não se vê uma linha aqui em defesa da regulação das Redes Sociais. Em nome da "liberdade de expressão" meninos estão tendo contato com conteúdo machsiats e defesa de violência conta mulher. É pouco?

    Responda
    1. LCA O

      É obvio que não existe o masculino degenerado, como se propõe o texto. Existe uma cultura patriarcal e machista que está sendo desconstruída e existe homens que não aceitam não serem "os cabeças" que não aceitam a ideia de que a mulher não é sua propriedade. O número vergonhos de feminicídios fala por si só.

  25. Joana F P Batalha

    Esse papo que tal grupo disse de outro grupo é o maior telefone sem fio. Fica um papo sem pé nem cabeça

    Responda
  26. Jaqueline Mendes de Oliveira

    A truculência verbal e a mediocridade intelectual do colunista não causam mais estupefação para os que acompanham suas "análises" nesta coluna. Porém, para um leitor estreante deste jornal deve ser, no mínimo, constrangedor ler tamanha insensatez.

    Responda
  27. Marcelo de Souza

    Existe algo mais inútil do que um texto do cosplay de olavo de carvalho (que o diabo o tenha)

    Responda
    1. Emerson Luis de Moraes

      Eu estava escrevendo que o Pondé está querendo ser o novo Olavo de Carvalho. Desisti ao ler seu comentário. Perfeito.

    2. João Batista Beltrame

      Kkkk a melhor de todas até agora... Parabéns.

  28. Von Rho

    O de sempre: o pseudofilósofo do senso comum jogando seu ressentimento para a classe média ressentida.

    Responda
  29. Robson Perez Oliveira Junior

    Recentemente, nesta Folha, uma conhecida colunista defendeu a importância do diálogo com os homens a partir da seguinte premissa: todo homem é um estuprador em potencial. Ou seja, todo homem seria, por definição, um degenerado, um violador, um criminoso, mesmo antes de qualquer ato cometido. Já vimos essa chave intelectual antes, insisto, lá no século passado, com o racismo científico e suas adjacências. A essência da premissa era a mesma: condenar previamente com base em uma característica.

    Responda
  30. Maria Izaura Cação

    Parabéns, Luiz Augusto. Como mulher autônoma e bem resolvida, aplaudo seu comentario.

    Responda
    1. João Batista Beltrame

      Perdão Maria Izaura. No "calor dos comentários", fazendo uma leitura ansiosa dos mesmos, nem percebi que o seu comentário elogioso, referia-se ao comentário do leitor Luiz Augusto (merecido) e, não ao artigo do filósofo olaviano... Obrigado Guilherme Guimarães por me alertar...

    2. Guilherme Guimaraes

      Beltrame, a Maria parabenizou o comentário do Luiz Augusto (abaixo). E não o artigo do L F Pondé. Calma...

    3. Guilherme Guimaraes

      Beltrame preste atenção. A Maria parabenizou o comentário do Luiz Augusto, e não o artigo do L. F. Pondé. Calma.

    4. João Batista Beltrame

      Bem resolvida, aplaudindo um artiguinho de somenos importância do Pondé? Sei não, Maria Cação...

  31. Larissa Alves da Silva

    Da série 'racismo reverso', vem aí o 'machismo reverso'. Que difícil ser homem, né Pondé? Kssksks ai gente, pior que ele acha que é o suprassumo da inteligência, que tristeza!

    Responda
  32. Mari Fernandes

    Sua reflexão é corajosa, pois todo pensamento que vai contra a corrente exige mais esforço e determinação. Sim, em tempos de ideologias embasadas no nada, falar sobre o ressentimento e o ódio, ingredientes fundamentais para que as massas aceitem qualquer coisa como verdade, é propor uma reflexão profunda e não aderir a pensamentos veiculados com o único intuito de dominação por esta, ou aquela "força" social. Parabéns!

    Responda
  33. Lucas Gama

    O colunista é muito consistente, erra sempre e com vontade. Dessa vez caprichou, bem impressionante, uma das piores que já li na vida...desonesto, ressentido, tosco etc etc.

    Responda
    1. João Batista Beltrame

      Concordo com você, Lucas. Você falou por mim... Hoje, o "supra sumo" dos filósofos (ele se acha o bicho da goiaba da filosofia), extrapolou. Oooo loco Pondé, dá um tempo, cara.

  34. JOSE RADA NETO

    Pondé, esse texto foi uma verdadeira peregrinação à mediocridade! Não faltou seu bordão de crítica à esquerda e às ciências humanas, mas foi tão raso seu comentário quanto infantil. Na real, acho que vc trouxe aqui algum trauma seu pra discutir..

    Responda
  35. Max Morel

    Não adianta, neste espaço de comentários se o filósofo Pondé escrever uma oração, uma Ave Maria, por exemplo, os inteligentinhos esquerdosos vão criticar e condenar e dizer que o filósofo não sabe nada de nada e que é um expoente bolsonazista etc. Não adianta perder tempo com esses comentários.

    Responda
    1. Von Rho

      Mas os artigos deles já são como orações à Virgem: fórmulas prontas para repetir.

  36. luiz augusto pessoa nogueira

    O problema do seu texto é usar a exceção como regra, partir dessa falsa premissa é elaborar o artigo. A maioria esmagadora das pessoas não enxerga ou vê o mundo como esse seu amigo trans. Vivemos num momento em que tratar mulher como igual virou uma ofensa aos homens, defender a mulher do feminicídio, virou perseguição aos homens. E, veja bem, falo de cátedra, pq sou homem, branco e heterossexual. Esse tipo de texto só serve para justificar a misoginia e insegurança de alguns homens.

    Responda
    1. Emerson Luis de Moraes

      Perfeito! Também sou homem, branco e heterossexual e concordo 100% com seu comentário.

    2. Geilson Silva

      Perfeito. A impressão é que foi escrito por um membro dos legendários.

    3. Joao Junior

      Parabéns pela sua análise ! Excelente comentário !

  37. Delzimar Irineu Silva

    Excelente coluna. Muitos homens feministos que não sabem o seu lugar, que tem problema de auto aceitação não vão entender, vão dizer o velho clichê "machista e misôgeno" , simplesmente por que colocaram na cabeça deles que homem é uma coisa horrível, agora, uma coisa engraçada, frágeis e inseguros como são, será que sobreviveriam a uma sociedade dominada por mulheres, não governada, veja bem, mas seguindo seus preceitos, suas normas e seu estilo de vida, pobres homens feministos!! Kkkkk

    Responda
    1. maria adélia rodrigues gomes

      Kkkkkk só no Brasil mesmo: além de inventar o “ extremista moderado” ( o tal Tarcísio), o “nacionalista entreguista” ( o tal Eduardo) temos agora o “homem feministo”. Só rindo!

    2. Marina Gutierrez

      Homem feministo?

    3. João Batista Beltrame

      "feministos"? Ui...

    4. João Batista Beltrame

      ... Nossa, Delzimar, "feministos"..., ui. Que neologismo criativo! Guimarães Rosa deve estar orgulhoso... Feministos..., ui ui, oh...

  38. Fernando Silva

    Achei desonesto… excursão que reúne notórios machistas e misóginos em potencial, o Pondé vai lá: “Nenhum traço de machismo ou misoginia evidentes”. É verdade? Ʌ mas poxa vida! Entendem por que acho desonesto? é só uma questão de tempo e olhe lá!

    Responda
  39. Márcia Santana

    Mimimi de Direita. Não vejo o debate sobre a série Adolescente demonizando os homens e sim, discutindo a responsabilidade das redes sociais sobre o discurso de ódio.

    Responda
    1. Márcia Santana

      Correção: série "Adolescente" e não "Adolescência".

    2. Marcelo Fernandes

      Se fosse só mimimi nem faria diferença. Mas o nome disso é outro: desonestidade intelectual, algo grave no caso de um colunista de jornal.

  40. João Garcia

    Esse papel de gênero do homem trabalhador e provedor de família está com os dias contados e só vai sobreviver em bolhas cristãs.

    Responda
    1. Von Rho

      Não vai, pois as bolhas cristãs são redutos de ressentidos que depois de usadas pelos que as criaram serão descartadas e reduzidas à miséria. E ainda vão achar bom como "provação divina".

  41. Caleb Salomão Pereira

    O articulista faz propaganda do "movimento". Espero que não seja por interesses inconfessáveis... Dizer que há "densidade cultural" nesse amontoado de preconceitos amálgama com machismo tradicional é de uma indigência moral e intelectual digna de "inteligentinhos".

    Responda
  42. Luiz Otávio Ferreira

    Milkshake pseudo filosófico feito com leite vencido e sorvete de péssima qualidade

    Responda
  43. DANIEL BELTRAME

    Parece que misturou as coisas e comparou gerações diferentes. As questões em discussão hoje com os meninos são diferentes dessa geração adulta que não sabe lidar com as mulheres. Aliás, pelo menos no meu círculo de mulheres feministas não há qualquer menção à ideia de que os meninos são doentes que precisam ser tratados, pelo contrário, eles são também considerados vítimas do machismo.

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Se tudo é machismo. Por que elas que são 52% do eleitorado. Não se organizam e chegam ao poder. Em vez de ficar só reclamando dos homens.

  44. Lucas Parente

    Escrever sobre os Legionários é fácil. Quero ver é tornar-se um. Vai lá, Pondé, fazer o TOP e depois conta pra gente como foi a experiência.

    Responda
  45. Leonardo Trindade

    Esse final de semana estive em uma festa numa cidade bolsonarista do sul. Os meninos brincavam livremente como selvagens sem nenhuma interrupção dos pais, que não queriam preocupação. Isso num ambiente com muitos idosos, pessoas com deficiência, enfim, um local onde seria prudente ter mais cuidado do que o normal. Tirando os exageros óbvios de ativistas, como esse maniqueísmo exagerado, essa permissividade dada aos meninos é sim uma questão de gênero, chore Pondé por isso ou não.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Veja bem, a culpa não é dos meninos, mas de quem os cria sem ensinar a importância de respeitar algumas regras básicas de convívio, como se fosse natural esse comportamento de não se preocupar com o outro. Mas, não, esse comportamento é naturalizado pelos adultos, homens e mulheres. Porém, masculinidade ferida é outro tópico.

    2. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Os meninos brincavam livremente. (Onde vc vê problema neles). Pq os classificou de selvagens????

  46. Leonardo Trindade

    13 de abril de 2025 e o Pondé está fingindo que neste exato momento adolescentes, jovens e homens frustrados não estão planejando ataques a mulheres em fóruns da Internet. "Ah mas os templários da Guatemala...", me poupa desse papinho, Luiz. Como diz um bom amigo, pegue seu saquinho de m*rd* e lide com ele.

    Responda
  47. Eliana Atihe

    Boa, Pondé. Como bem sabemos, mulheres podem ser tão opressoras quanto os homens. E violentas tb, embora por meios diversos. Afinal o que seria do patriarcado sem a ajuda entusiástica de tantas mulheres que desfrutaram de suas vantagens. Feministas altamente patriarcais, sacerdotisas do Pai Logos, continuam pregando os “lugares de fala” masculinos em lugar dos “lugares de existência no corpo” femininos. E como oprimem os outros, com seu neopuritanismo cultural, essas senhoras tão libertárias…

    Responda
  48. MARCOS CESAR MORAES

    Tenho receio desse grupo. Tem alguns aspectos militares e orgulho da virtude, o que exclui, por óbvio, quem entendem que não é virtuoso. Para formarem uma massa de luta e manipulável não custa muito. Nem falemos da colocação da mulher em posição familiar inferior.

    Responda
  49. MATEUS RAMOS BRUNO

    Ele foi e voltou várias vezes neste texto haha. Critica quem critica o comportamento masculino com rel. às mulheres, depois critica o próprio comportamento masculino, depois descritica qdo menciona o tal Legendários. Eu entendo q Pondé, como escritor, ensaísta, filósofo, sei lá, queira fomentar a discussão, mas parece atirar pra todo lado. Seus textos mostram seu ressentimento de não ser reconhecido pelos pares como gostaria. Nem acho q ele acredita em tudo q escreve. Parece desesperado apenas

    Responda
  50. MARIA F LUPORINI

    Não tem nada de cristianismo nessa bobagem. É ganho de dinheiro para pi ca re tas e homens com masculinidade frágil. E as mulheres já devem se precaver contra homens que participam de eventos assim: imaturos, com ego frágil, inseguros da própria masculinidade e que podem ficar violentos e agressivos por esses motivos. Fujam dos legionários, garotas.

    Responda