UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Uma elite que sabe muito, mas entende pouco

VER COMENTÁRIOS EM Michael França

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Gustavo Amorim

    A coluna, sempre fazendo refletir, brilhou hoje, Michael. Você foi ao âmago da questão e estruturou com absoluta pertinência o que se desdobra em boa parte de famílias de classes econômicas altas e supostamente instruídas em cursos de elite. Para ler, reler, divulgar e guardar.

    Responda
  2. Alberto Melis Bianconi

    Essa curiosa mistura de arrogância e incompetência de nossas zelites. Fácil de constatar mas dificílimo de explicar. Para constatar basta olhar para a manchete de hoje desta Folha. São três jornalistas para falar de uma deformidade que nos acompanha desde Sarney como se fosse novidade e culpa do governo. O modelo é o antigo PMDB, sempre com o governo, contra ele e muito pelo contrário. A Folha pouco se importa com a informação, o desejo é sempre manipular o pensamento do leitor.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Esse descaso com o que deveria ser a obrigação de cada um. Nossos parlamentares e nossos partidos se dão completa liberdade ideológica, os jornalistas distorcem a realidade mais imediata e, mesmo os cientistas políticos que passam por aqui, pouco se importam com essa brutal deformidade do jogo político. Sim, os protagonistas ocupam posições confortáveis demais sem questionamentos, mas não me parece produto de uma educação defeituosa.

  3. claudio couto

    Perfeito o texto, a análise, foi no ponto!

    Responda
  4. José Cardoso

    Só discordo do uso da terceira pessoa. Nós, que escrevemos e comentamos nesse jornal, fazemos parte dessa elite.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Verdade, temos de aceitar esse constrangimento.

  5. Maeve Jinkings

    Parabéns pelo excelente artigo, Michel. Você deu nome ao permanente mal estar que é ter acesso a essa elite, as vezes bem intencionada porém de visão tão míope e estrategicamente dessensibilizada..

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Que luxo, hein Michael? Merecidíssimo! Aliás, jamais esperei algo diferente de alguém com as suas escolhas de carreira e vida, Maeve. Sigamos!

  6. Leandro Piva

    Temo não concordar. A elite brasileira (e latina em geral) não é segregacionista por ignorância. Manter a distância entre as classes, pisoteando o andar de baixo, é projeto consciente, rentável e prazeroso.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Concordo que não se trata de má formação, mas tampouco é um projeto consciente. É mais um descaso sistemático (com tudo e com todos, inclusive consigo mesmo) e sempre impune. Tanto faz, não esquenta, deixa para lá, pega leve, o povo não sabe votar, então azar o dele.

  7. JOSE AUREO BIGLIASSI

    Textos como esse, mesmo que raros, me fazem continuar assinando a FSP. Grato Michael.

    Responda
  8. jairo de luca

    O texto remete à necessidade de implantar, desde a creche, o ensino de filosofia, destacando-se valores como a solidariedade e o espírito coletivo. O texto demanda reflexão nas escolas, mas também pela elite econômica do país, incluídas as pessoas que integram o sistema de justiça e os altos cargos do Legislativo e do Executivo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Discordo, se não me engano Machado de Assis já não levava a sério essas reformas d mentalidade.

  9. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    uma elite que se articula pra nao pagar míseros 10% de imposto (no máximo, e só no caso de já nao pagarem nada sobre seus rendimentos) enquanto o povo paga 27,5% não tem o mínimo de comprometimento com o país mesmo.. herdaram o pensamento extrativista e escravocrata, e não parecem sentir o mínimo de remorso pelas desigualdades que alimentam... infelizmente temo que darcy ribeiro tinha razão: "uma classe dominante ruim, ranzinza, azeda, medíocre, cobiçosa que não deixa o país ir pra frente."

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Você está certo no atacado, mas erra quando fala que o povo paga 27,5 (e aqui se trata apenas do IR). Na verdade como o rendimento é tributado por faixas, ninguém chega a pagar de fato 27,5. Além disso, a maioria do povo já está isento do IR.

  10. FRANCISCO FARIAS

    A nossa elite é desqualificada, insensível aos problemas sociais, exibicionista e burra. Digo: elite jeca!

    Responda
  11. Arnaldo Facciotti

    Parece-me que vc não tem cabeça, acredito que nao tenhas entendido a verdade que Pelé tenha dito , no passado e que vale até hoje, que o brasileiro não sabe votar.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Simplificaste ao extremo. A coisa é muito mais complexa. E olha que o artigo deu apenas alguns exemplos.

  12. Marchezan Albuquerque Taveira

    Um dos melhores textos de opinião publicados recentemente por esta Folha. Reflete fidedignamente o apetite extrativo e irrefreável das nossas elites. Hoje uma das melhores ilustrações pra isso é o comportamento predatório visto no Judiciário com seus exorbitantes salários auto concedidos.

    Responda
  13. MARIA CECILIA C SILVA

    Discurso de petista.

    Responda
    1. Jose de Paula

      Discurso de quem tem pensamento crítico, de quem não é acéfalo, de quem tem empatia pelo ser humano.

    2. Joaquim Rocha

      Se se ofendeu, talvez seja uma das pessoas de quem o artigo trata.

  14. Fraser Robinson

    Ótimo artigo

    Responda
  15. Clayton Ferreira de Lira

    Sintetiza as bases da nossa organização política e social e deixa claro porque ainda não somos uma nação de fato.

    Responda
  16. Gilce Feres

    Além de você escrever bem, o conteúdo abordado é certeiro... Nós precisamos ouvir isso!

    Responda
  17. Cláudio Bambirra Machado

    Perfeito.

    Responda
  18. Augusto Bottega

    Já se faz menção a esse tema lá na “Rebelião das Massas”, de Ortega y Gasset, publicado há quase um século atrás, em 1929.

    Responda
  19. eva wongtschowski wongtschowski

    Michael: muito obrigada.

    Responda
  20. Rafael Mathias

    Coluna excelente! Reflexão importante! Abordagem forte e contudente! Parabéns!

    Responda
  21. Luis Feliphe Pereira

    Excelente texto e muito bem escrito. É um manifesto para o pensamento crítico.

    Responda
    1. Geralda A Vieira

      Excelente texto! Obrigada pela reflexão necessária.

  22. Alexandre Marcos Pereira

    É um fenômeno curioso, quase folclórico. A pessoa termina um curso de três semanas em Florença sobre cultura renascentista aplicada ao design de interiores e, ao retornar, faz questão de mencionar o nome do instituto com o mesmo orgulho com que se exibe uma medalha olímpica. O sotaque levemente modulado, as expressões em francês ou italiano pontuando a conversa - Como dizem em Firenze, a estética é uma questão de alma! - tudo compõe o espetáculo do status cultural cuidadosamente encenado.

    Responda
  23. MARIO LUCIO CAMARGOS

    Nos meus quinhentos e tantos anos, nunca vi um bilionário. Acredito ter visto um rapaz prestes a iniciar a graduação numa daquelas universidades da Ivy League. Pela descrição, aliás bastante acurada, a 'elite' mencionada no texto está parecendo a classe média, talvez a classe média alta. A elite propriamente dita não tem tempo sequer para arrotar.

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      A elite propriamente dita tem pouca formação no sistema educacional nacional. A maioria estuda em outros países.

  24. José Ricardo Braga

    A Força do Exemplo. - Houve um tempo em que quase a totalidade da população européia achava os negros limitados em conhecimento e em capacidade de pensamento - um mau exemplo. Isso só começou a mudar quando passaram a ver as próprias limitações e analisá-las e a partir disso modificá-las. Li as últimas três colunas de Michel França e é sempre consideração sobre as limitações dos não iguais a ele. A autocrítica, o bom exemplo que a história mostra, não vi...

    Responda