Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. josé sales

    Com a implantação de escola cívico-militares será muito difícil oferecer aos jovens "Capacidade de pensar com autonomia e criatividade para agir sem um caminho pré-traçado".

    Responda
  2. FRANCISCO PUCCI

    Não se preocupem, nada mais existirá bem logo.

    Responda
  3. Alexandre Marcos Pereira

    Fui censurado. Postei versos de Henriqueta Lisboa, também censurados. Vou postar trechos de Eduardo Spohr: Certo dia, o Arcanjo Uziel, cansado daquela espera infindável, resolveu galgar o monte Tsafon e afrontar seu irmão. Armou-se de sua espada de fogo, vestiu uma armadura dourada e tomou a longa escadaria de mármore que levava à construção de pedra no topo do morro. Ao fim dos degraus, o Santuário do Alvorecer aparece meio oculto pelas nuvens geladas, um aposento imponente, erguido por longas

    Responda
  4. Alexandre Marcos Pereira

    Joel, posso te imaginar parado diante do berço, com os olhos úmidos e o peito arfando entre a esperança e o temor, como um velho profeta hesitante, incapaz de prever se o que virá será deserto ou jardim. Porque o mundo que a espera é o mesmo tempo espelho e labirinto - um reflexo do que fizemos, um emaranhado do que deixamos de fazer. Ela vai abrir os olhos numa era onde as máquinas já aprenderam a pensar, mas os homens ainda lutam para sentir. Onde se fala em progresso enquanto recuam direitos.

    Responda
  5. Carlos Eduardo Cunha

    Excelente coluna e reflexão. Estamos numa época em que o Brasil estagnou com crescentes problemas econômicos, de educação e de segurança. O sistema já não funciona , o governo é gordo, injusto e ineficiente. Muitos querem mudar para algo bem melhor e mais a direita , são os que querem substituir o que está aí, outros de esquerda querem manter o que está aí e outros da extrema direita querem voltar ao passado . Onde ficamos? Muda Brasil!

    Responda
  6. maria Cristina medeiros

    Adorei a reflexão. Quando vejo os comentários e há aqueles que lembram o fato do Joel ter se alinhado à extrema direita, penso que preciso sair da bolha. Todos temos defeitos e erros e o direito de mudar de rota. Um mundo melhor passa necessariamente por menos rancor.

    Responda
  7. Guilherme Torres Godoy

    Faz 60 anos Martin Luther King proferiu seu famoso discurso: “Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter.” Nada mudou, hoje o mundo é um lugar onde no sabemos se teremos um amanha, esse mundo você e eu ajudamos a construir quando fazemos essa pergunta que você fez ai: O mundo que minha filha vai encontrar, e nada fazemos para evita -lho.

    Responda
  8. Rodrigo Leão

    Acho que foi a primeira coluna do Joel que gostei, talvez por ele ser pai. De fato as incertezas políticas, ambientais, econômicas, etc., geram ansiedades a qualquer pai que de fato se importe. No entanto, começaria indicando, por um futuro melhor, que ele tenha mais fidelidade e responsabilidade em suas colunas ou como comentarista/jornalista, no que se refere ao liberalismo que defende, que muitas vezes o leva a relativizar atos de extrema direita.

    Responda
  9. Fernando Lima

    4 filhos em 2025? Tanto estudo e nao entendeu nada.

    Responda
  10. Cassio Vicinal

    Que ótima sua reflexão. Há alguns anos percebi que faltava em meu entendimento do mundo uma visão mais sistêmica: talvez o problema não fosse apenas a liberdade de expressão na internet ou a ausência de uma narrativa comum. A ordem implementada desde Reagan e Maggie concentrava poder, riqueza e voz: tratava desigualdade como externalidade. Deixei de acreditar que o indivíduo desse conta de tudo dentro desse consenso liberal onde ganhos de produtividade não chegavam ao trabalhador.

    Responda
  11. jose prado

    O mundo que encontrei qdo nasci não era melhor! Vietnan, guerra fria, ditadura! De bom só MPB, Bossa Nova e Rock and Rool!

    Responda
  12. Décio Ceballos

    Todos entenderam a visão como poliana. Talvez? Acho que o mundo hoje permite uma visão otimista. Inclusive na política, essa turma, digo Bolsonaro, Trump entre outros estavam a pleno quando o Joel nasceu e em final de linha agora. A sociedade tem tudo para construir mecanismos mais seletivos de escolha.

    Responda
  13. Ronaldo Pereira

    Uma lady do século 17 dizia que “a civilidade não custa nada e compra tudo.” Portanto nessa época de conflitos eduque suas filhas para que sejam civilizadas e sigam seus caminhos em paz.

    Responda
  14. Armando Moura

    para ensinar e educar precisa aprender antes. Não existe democracia liberal, porque liberalismo favorece quem tem maior poder economico, política, armas etc. Democracia e liberalismo não cabem no mesmo diagrama de venn. A liberdade de cada um é restrita pelos direitos do outro, não é a meritocracia que mede o tamanho da liberdade, ainda mais quando alguns partem ao lado da linha de chegada. Democracia é constituição, se fosse liberal não precisaria de uma constituição. Pense duas vezes.

    Responda
  15. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Mundo nefasto para o qual vc, Joel, deu uma ajudazinha, passando pano para o extremismo da direita aqui no Brasil.

    Responda
  16. Geraldo Filho

    Sua filha encontrará um mundo mais velho, teremos muito mais idosos em 30 anos, essa é uma das poucas certezas sobre o futuro. Os efeitos do que irá acontecer, não tem como vc prever e não há o que fazer, a única coisa ao seu alcance será a educação que vc irá passar a Ela, ce la vie.

    Responda
  17. Carlos Oliveira

    Acordando agora? Sempre é tempo! Não deveria, mas... Como paí de dois adultos quero dar um conselho: ensine a ela desde cedo que há dualidade em tudo na vida e que se respeita as escolhas de cada um; não existe perfeição em tudo, mas o caminho do meio se beneficia dos melhores trajetos. E, mais tarde, ao invéz de um cursinho de inglês, incentiva a aprender mandarim.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo, ipsis literis.

  18. Paulo Araujo

    No final de 1945, a Europa estava destruída e a Alemanha, em escombros. Imaginem a criança europeia nascida em 1946! Hoje, a Alemanha é a maior economia da Europa, que tem um padrão de vida anos-luz a frente do Brasil. Então, essa preocupação com a realidade que seus descendentes vão enfrentar não em muito sentido: sempre foi assim...

    Responda
  19. Celso Ribeiro

    Joelito, não dorme no ponto.

    Responda
  20. Fernando Lima

    Um jovem de menos de quarenta anos em um 2025 completamente colapsado com QUATRO FILHOS ou é um completo lunático ou um completo irresponsável! Talvez os dois! Estudou tanto e nao entendeu nada! Eu te pergunto: a culpa é de quem, meu jovem?

    Responda
  21. Décio Ceballos

    Joel? Quem nasce hoje testemunhará a maior transformação positiva da história humana, com inteligências artificiais avançadas solucionando nossos maiores desafios, da cura do câncer à renovação de ecossistemas. Crescerá em uma sociedade onde o trabalho remoto e semanas mais curtas democratizaram o bem-estar, reduzindo emissões de carbono e permitindo que tecnologias de energia limpa promovam abundância energética sustentável. A expansão espacial abrirá fronteiras incríveis de exploração...

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Por hora, o que a democracia nos revelou é a sua grande capacidade de contribuir para se auto destruir. Demonstrou cabalmente como é um modelo mais que imperfeito. Que, assim como as ditaduras, podem nos colocar a mercê de um único lunatico, que pode fabricar do nada uma crise sem precedentes, um sistema que nos deixa na mão de um único estupido, é verdade que apoiado por outros tantos.

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Décio Morus. Parente do Thomas? Tomara que vc esteja certo.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ao menos por ora, não é o que parece.

    4. Celso Ribeiro

      Aí, acordei…

    5. Leonardo Trindade

      Seria maravilhoso viver nessa fantasia, de verdade.

    6. Décio Ceballos

      .. e recursos, enquanto novas formas de democracia participativa digital criarão governanças mais representativas e eficientes. As crises climáticas, embora desafiadoras, catalisarão inovações revolucionárias em agricultura regenerativa, cidades sustentáveis e economia circular, proporcionando uma qualidade de vida sem precedentes. Acho que você precisa ser mais otimista.

  22. Ennio Baldur Hammes Schneider

    Que reducionismo binário; a menina nasceu ontem e ele preocupado se terá emprego. Que barbaridade!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Que miopia unitária. A abordagem não sobre a filha ter ou não expectativa de emprego.

    2. Leonardo Trindade

      Pior que esse foi o momento em que ele mais esboçou uma consciência neoliberal de acordo com as próprias crenças.

  23. Benedicto Ismael Dutra

    As novas gerações reencarnam no mundo que nós e os antepassados construímos. Deveriam encontrar um ambiente pacifico e de beleza onde os ser humano deveria evoluir espiritualmente, beneficiando e embelezando tudo ao seu redor. Com certeza algum dia será assim, hoje há muitas pedras espalhadas pela vida que devem ser contornadas com emprenho e confiança nas leis universais da Criação.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Se fé trouxesse evolução e solução a algo que não o sistema milenar de controle e enriquecimento de religiões e seus líderes, estaríamos num mundo perfeito.

  24. jose camargo

    Não existe fórmula pronta para se educar filhos. E cada tempo tem seus desafios. O mundo hoje está muito mais interessante. Aquele consenso iluminado por especialistas era uma farsa. Hoje, sabe-se que aquela democracia também era uma farsa. A democracia onde PT e PSDB se revezavam no poder. Dois partidos de esquerda fingindo antagonismo. Hoje, existem bolhas,porém podem ser furadas. Espero que sua filha estoure muitas bolhas por aí.A máxima a seguir é:Faça sempre a coisa certa,doa a quem doer.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      As farsas permeiam todo o espectro político partidário de todo o planeta, tal qual tem sido, desde os primórdios, com as religiões.

    2. francisco xavier de azaredo neto

      José, PSDB partido de esquerda? E o PT é no máximo centro-esquerda no discurso e centro quando governa. Se comparados aos partidos nazifascistas que estão surgindo no Brasil e no mundo, aí sim, os demais viram partidos de esquerda, até porque estão à esquerda destes no espectro político.

  25. Luiz Antônio I

    A questão é, adolescente enxerga o mundo, em sua época, olhando apenas o presente, adultos e idosos olham para trás porque já viveram a adolescência. Não dá para nascer adulto, felizmente

    Responda
  26. Felipe Araújo Braga

    José, é uma delícia ser mauricinho estudando no Bandeirantes e no Insper enquanto o povo vive muito bem sendo Uber né?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O atual 'povo Uber' é aquele ao qual foi prometido, há 23 anos, uma infância com ensino de qualidade.

    2. jose camargo

      Vida de mauricinho nem boa literatura dá. Os grandes escritores sempre buscaram os protagonistas de suas obras entre as classes mais pobres.Entre um mauricinho e um motorista de Uber,para escrever sua obra,eles escolheriam o segundo, certamente.

  27. Alberto A Neto

    "Amanhã será pior". (Sêneca)

    Responda
  28. geraldo yamassaka

    Sendo otimista, espero que um, melhor que o atual, onde todos se julgam no direito de ser o juiz da razão, criticando quem tem 4 filhos. E, os que nem condições de criar um, tem mais de 4, esses ficam fora das criticas, ou, na nossa mente doentia, não existem, são invisíveis ? A julgar pelos comentários, condenado a natalidade, daqui a alguns anos seremos todo robôs

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eu, hein? Longe de mim criticar filho alheio, não vou criá-los. A mim, parece penoso ter quatro pra uma só epifania. Inda mais do tipo epidérmico: trabaiêra, sô.

    2. Flavia Sá

      Calma , companheiro! Entre os 8 bilhões e os robôs há uma grande distância!

  29. MIGUEL TANUS JORGE

    Já escutei: "não vou colocar ninguém nesse mundo atual". Dito isso no Brasil, por alguém da classe média, me fez pensar. Quando é, desde que chagamos à situação de humanos, que a vida foi mais fácil? Difícil saber. É certo que, recentemente quase embarcamos em uma grande furada, mas a vida sempre foi difícil. Mais, tavez, para um nobre da idade média do que para alguém da classe média atual.

    Responda
  30. Marcos Benassi

    Arrã. Faz bem. Não posso ajudar na reflexão, contudo: no começo dos 2OOO, com 3O, decidimos não ter filhos, já tava tudo muito ruim. Eu, hein? Quatro? Pra uma única epifania dessas?

    Responda
  31. Felipe Araújo Braga

    Sorte que você nasceu na família certa Joel: estudou no Bandeirantes e no Insper. Tivesse nascido em outra família, hoje você trabalharia como Uber.

    Responda
    1. jose camargo

      E daí? Qual é o problema de trabalhar como Uber? Aliás, Uber é trabalho. O Joel tem emprego. A desgraça do nosso país é não respeitar quem trabalha.

  32. José Cardoso

    O economista J K Galbraith protagonizou no final dos anos 70 uma série na TV chamada "A Era da Incerteza". Acho que a constatação é que todas as eras são de incerteza, não menos agora que naquela época.

    Responda
  33. Flavia Sá

    O "previsível" do futuro não se concretizou. O mundo retrocedeu em vários aspectos. Não dá para saber o que sua filha encontrará, talvez o Armageddon.

    Responda
  34. Armando Moura

    Precisa ser um menteca pto para acreditar ou defender uma democracia liberal, como pode ser democracia e liberal ao mesmo tempo? Liberalismo significa quem pode mais chora menos. A democracia tem que ser a constitucional. Onde os direitos de todos são iguais, não faz diferença a sua etnia, sua posição social, seu genero ou suas crenças. A constiuição tem que regular e o estado assegura la, nada a ver com liberalismo, mas sim com liberdade e igualdade de direitos.

    Responda
  35. Alfredo Placido Delatti

    Entendo que os sistemas democraticos fracassaram de forma geral, não se elegem os melhores, não promove a paz, não distribui as riquezas de forma mais equanime, cria castas de poder e agora vemos seus paradigmas ameaçados pela dura realidade. Winston Churchill dizia que "a democracia era o pior sistema de governo a exceção de todos os outros", talvez hoje não existam mais os outros. Saúde e sorte para sua filha.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Fracassaram? Por acaso vivemos numa ditadura? Ninguém disse que seria fácil tentar resolver grandes crises politicamente, no diálogo, mas estamos longe de jogar a toalha. Aqui mesmo no Brasil resistimos a uma tentativa recente de golpe. Do ponto de vista cósmico, então, a experiência democrática na Terra existe há uma pequena fração de tempo. Vamos com calma, amigo.

  36. LAURA MORAL TARIFA

    Sempre dei preferência aos sobrinhos, respeito sua escolha e espero que o mundo seja melhor para sua prole.

    Responda
  37. João Vergílio Gallerani Cuter

    Tudo de melhor para sua filha e para o mundo em que ela vai viver, Joel. Nós todos acabamos ganhando um dos melhores textos que você já escreveu. O diagnóstico é preciso. A democracia está em crise. Em muitos países, tornou-se disfuncional. Pessoas simples percebem isso com clareza e, estabanadamente, tentam implodir o sistema através do voto. É preciso acolher essa percepção, para então conseguir canalizá-la para saídas funcionais. Intelectuais como você são fundamentais nesse processo.

    Responda
    1. João Vergílio Gallerani Cuter

      O artigo do Ezra Klein que a FSP publicou hoje me parece fundamental para pensar os problemas colocados pelo Joel.

  38. Claudio Luiz da Cunha

    Filha 04 qualquer semelhança com o Inelegível é mera coincidência

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A referência não remete a esse tipo de adjetivação. A sua abordagem, francamente distorcendo o verdadeiro significado do fato, é idêntica ao padrão do inelegível. E não por coincidência, posto que por deliberado propósito seu. É assim que surgem e se disseminam as mentiras.

  39. Leonardo Trindade

    Joel, você sabe que ter 4 filhos é coisa de conservador e não de liberal, né? Brincadeiras à parte, muita saúde pra pequena e que ela cresça num mundo melhor do que está hoje. PS: chegamos aqui graças ao neoliberalismo, estou esperando a mea culpa.

    Responda
    1. Flavia Sá

      Por que alguém escolhe ter 4 filhos hoje?

  40. José Bernardo

    Coisas melhores do que trumps e putins e bukeles e mileis terão forçosamente que surgir, se é para que haja algum futuro. Mas neste mundo que se prenuncia os desafios serão proporcionais às possibilidades. Que suas crianças, como todas as outras que nele crescerão, aprendam algo sobre Compaixão e a distinguir complexidade e abrangência de dubiedade, é o que posso desejar, meu caro.

    Responda
  41. jose batista

    Se a esquerda vencer o embate cultural coitada dela!

    Responda
  42. adenor Dias

    Com.a cabeça que eu tenho hoje, jamais poria um filho no mundo. Já não temos se quer pra onde correr, tudo é duvidoso. Estamos nas mãos dos poderosos como nunca. Eu temo que que a humanidade não durre mais cem anos.

    Responda
  43. AFONSO CELESTE NETO

    Seu texto é como a vida. Uma coleção de infortúnios e caos organizados diariamente por nossas esperanças e bons momentos. Parabéns pelo 4° filho. Eu tive 05 e sugiro que faça o mesmo. Pois o caçula é o mais legal.

    Responda
  44. Thiciane Diniz

    Você deve temer mesmo! Colocar um filho nesse mundo nas condições que ele está, diz muito mais sobre o tipo de pessoa que você é.

    Responda
  45. DANIEL BRANDAO

    Parabéns por não ser deixar abater pela falácia de que "não devemos fazer filhos porque o mundo está ruim". Com raríssimas exceções, a vida sempre foi difícil e arriscada em qualquer época histórica, e isso não é motivo para impedir nossa continuidade.

    Responda
    1. Thiciane Diniz

      Fica muito mais fácil para um homem dizer isso, a maternidade sempre será levada totalmente pela mulher, antes e depois!

  46. José Leandro da Silva

    ela vai crescer em um Brasil maravilhoso, pois o fio condutor dele é a esquerda! quer coisa melhor que isso? a esquerda é quem melhor admistra uma nação, um estado ou um município! ela irá brincar por dentro das flores da democracia. será uma criança feliz!

    Responda
  47. Arnaldo Facciotti

    Ou vc faz parte da elite ou vc já teve que lutar e muito

    Responda
  48. Rogerio De Souza Cruz

    O autor - típico representante da direita - não tem lugar de fala para falar de “ taxa baixa de fecundidade”. Está na contramão da afirmação: menos de 40 anos e quatro filhos. Boa sorte!

    Responda
    1. DANIEL BRANDAO

      Comentário completamente doentio

  49. ANIBAL CARRION

    A depender da direita, o mundo que ela encontrará não será nada melhor.

    Responda
  50. SileneMaria de Sousa

    Parabéns Joel, pelo nascimento de sua quarta filha.

    Responda