Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Byron da Silva

    Ainda faltam informações. Em relação a China a Boeing tem 29 aviões para entregar este ano, cerca de 6% restantes como um todo para o ano de 2025 e espera-se que a Boeing entregue cerca de 186 aviões aos chineses até 2030. Assim sendo, caso o Pequim confirme a suspensão, o problema não será de curto prazo, mas de longo prazo. A Boeing emprega 150 mil funcionários e gera 1,5 milhão de empregos indiretos nos EUA. A China mirou no objetivo de Trump, recuperar a indústria.

    Responda
  2. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

    Oh Igor, sou seu fã. Mas há tempos noto que vc refere-se a China como uma ditadura comunista. Ditadura sim. Mas comunista? Um país com milhares de empresas estrangeiras, bancos, montadores, todo os tipos de serviços e segmentos da economia repleto de operadores estrangeiros, etc, etc, etc. Sem falar no numero de Bilionários que tem por lá. Que comunismo é este? Ou, que show da Xuxa eh este?

    Responda
  3. Richard Bernardes

    Trump se acha um gênio. Encontrou na China um líder que conquistou o poder aos poucos, sua juventude foi de grandes batalhas. Mais ainda, o Chinês conhece a alma americana, estudou muito antes de chegar ao poder. Trump vai recuando aos poucos para não demonstrar uma derrota inesquecível para o Império Americano.

    Responda
  4. Carlos Lima

    Ditadura comunista é meuzovo

    Responda
  5. Manoel Cavalcante Leão

    Li entusiasmado mais uma matéria de Igor. Quando de forma absolutamente coerente ele coloca que a "ditadura chinesa" está cometendo o sacrilégio de peitar nosso ídolo, ele dá o caminho correto! Igor Gielow é demais! Tem de ser assim: Assumir que ser de esquerda é defender ditadura! Tem de ser assim! Viva Trump! Viva Bolzonaro! Viva Benito, Viva Brilhante! Augusto Vive!

    Responda
  6. Edson Muniz de Araujo

    Ferindo na carne o eleitor do esquisito. Começou no agro...

    Responda
  7. WAGNER WALMIR DE JESUS

    E no meio da informação, uma desinformação: " China, ditadura comunista". Não perde a oportunidade de ser leviano enxergando espantalho onde não há. Quanto ao resto da informação, ok. Só comentando para o "colunista" saber que alguém percebeu o "deslize".

    Responda
    1. Carlos Alberto Mello de Lima

      Pois é.. e o articulista nem publica uma foto própria para ficarmos com um pé atrás em futuras publicações...

  8. Eder Carvalho Wen

    Igorzinho não tira a ditadura da boca

    Responda
  9. Cesar Augusto Nardi Poor

    Narrowbody (avião de corredor único), olha a EMBRAER aí gente! E-195 substitui facilmente e ainda com mais economia os B-737!

    Responda
  10. Marco Antonio

    O Laranjão se acha esperto, mas quando a vingança vem devagar e comendo pelas beiradas, a dor é beeem mais dolorosa!!!

    Responda
  11. Enrique Castro

    Airbus depende fortemente da tecnologia americana. Alias, não existe motor de avião comercial europeu. Todas as aeronaves da Airbus dependem de motores americanos. Porquê sera?

    Responda
    1. Enrique Castro

      Homero, acho que generalizei demais, mas o que digo é que não existe uma fábrica de turbinas comerciais que possa fabricar, na Europa, integralmente o motor. Dependem de partes americanas sempre. Os americanos nunca permitiram o desenvolvimento integral de um motor europeu, sempre mantiveram a dependência. Pode pesquisar. Por último, a Rolls Royce foi a falência com o desenvolvimento dos blades em fibra de carbono. Agora é só o nome. Pode pesquisar.

    2. Homero Feijó

      Como não? Os motores mais usados são Rolls-Royce, que é britânica e não americana.

  12. Ed Raschella

    Já podemos chamar de ditadura capitalista ou ainda e cedo, Folha? Tem que esperar pedir emprestado os carros que entregam os jornais pra se configurar?

    Responda
  13. Willian D Naves

    Maga, Make Airbus great again, ops, for ever!

    Responda
  14. JOSEPH LAWRENCE DE SOUZA

    Trump´está levando os EUA à falência dando tiro no pé. Diploma em Economia pela Universidade da Pensilvânia, Trump tem sido uma desonra para essa Instituição. Verdadeiro dumb

    Responda
  15. Frederico Raizer

    "Ditadura comunista". Para o jornalista, democracia é a liberdade de contar mentiras e manipular a verdade.

    Responda
    1. João Tadeu Santana de Sena

      Um jornaleco cuja linha editorial congelou-se nos anos 70, quando prestava caminhões ao torturadores da ditadura capitalista brasileira.

    2. marcelo cunha

      Também chamou minha atenção rssss

    3. Wander Panfili

      Me chamou a atenção essa forma de se referir a China. Seria interessante dizer algo como: "O fundamentalismo cristão racista americano será afetado pela suspensão das encomendas...."

  16. MILTON DE MELLO BONANI

    O Ministério de Planejamento do governo Trump está de parabéns. rsrsrs Não previram que o aumento das tarifas poderia gerar "algumas" medidas retaliatórias. Amadores.

    Responda
    1. Sam Duart

      A lógica é a mesma que meter a mão em um vespeiro e ter certeza que não vai ser picado.

    2. Joaquim Rosa

      "Ministerio de planejamento?" Oh loco! Tem isso lá?

  17. Pedro Martins

    O homem laranja está tendo que recuar.

    Responda
  18. Marcos Barbosa

    O governo popular e democrático da China faz o certo ,tem que tratar o fascistoide americano como se trata um trás te ,jogando ele da montanha. Quem esse bozolista pensa que é pra tratar um país popular como uma republiqueta qualquer

    Responda
  19. Julio Oliveira

    China ditadura comunista? concordo! Mas hoje os Estsdos Unidos também são uma ditadura fascista.

    Responda
    1. José Davi

      Será que vão usar esse adjetivo para terra do tio sam?

  20. Sergio Clissa

    Não é uma boa notícia para Embraer pois seus produtos são dependentes de fornecedores estadunidenses e eles nunca deixariam a empresa se desenvolver

    Responda
  21. neli faria

    Ni hao,senhor Xi, recomendo os aviões da Embraer. Já viajei por ele, muito seguro. Importe mais do Brasil, China. Viva a China!

    Responda
  22. Ricardo Aoki

    Sério que o repórter mandou um "ditadura comunista"? Não aprendeu nada sobre opinião na faculdade?

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Fez a mesma faculdade que os minions.

  23. MATEUS VAZ DE S Sá

    Boa notícia para a Embraer.

    Responda
  24. Raymundo de Lima Lima

    China, Canadá, Africa do Sul, e até a tímida União Européia precisam dar um basta ao autocrata Trump. Até seus empresários entram com processo judicial contra sua traição, pois taxações são contra livre comércio. Mas traições no mundo capitalista são normais, imoralmente normais.

    Responda
  25. Ho Hsin Tsai

    O autor não é um sinologo, é um reporter engajado. Ele desconhece a estrutura da governança na China. Não existe disputa de poder entre os nove partidos que colaboram com o governo. O PCC é onde concentra os mandarins históricos da China que fazem o planejamento. O orgão máximo chinês é a Assembleia Nacional do Povo e não há políticos nas eleições chinesas, mas pessoas do povo. É a maior democracia do mundo com 900 milhões de eleitores e uma aprovação do sistema em torno de 85%.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Você demonstra conhecer bastante sobre a China. Por favor, poderia me esclarecer uma dúvida: o governo chinês atual admite a existência de uma oposição organizada, crítica à sua política?

  26. Sam Duart

    A China comunista é tão fantasiosa quanto a indestrutível Democracia americana.

    Responda
  27. Antonio Pinheiro de Carvalho Filho

    China "ditadura comunista"?

    Responda
  28. Armando Moura

    A china hoje tem uma população inteira americana como classe média, cerca de vinte e cinco por cento da população inteira, com alto poder aquisitivo, enquanto os EUA, cada vez mais concentrando rendas, tem menos de cinquenta por cento com o mesmo poder aquisitivo. Trump deu um tiro de canhão nos fornecedores americanos, só pensa naquilo, qual seja, dinheiro para si e para os empresários amigos. Make us richer and richer.

    Responda
  29. Gilmar Aparecido

    Só esta Folha De SP falar em ditadura Comunista.. A Ditadura no Brasil nos anos de chumbo, A Folha compactou.

    Responda
    1. Jorge Luiz Mallmann

      Hermes Yaley, a Folha só foi nas Diretas já por que a ditadura já estava caindo (de podre), mas ela tem seu DNA bem definido

    2. Hermes Yaly

      É engraçado, só para não dizer ridículo, como os esquerdistas vivem a lembrar o envolvimento do Grupo Folha com o golpe de 64, como se o tempo tivesse parado e o jornal tivesse hoje as mesmas posturas daquela época. Fazem que se esquecem que o mundo mudou, e que a FSP participou de campanhas memoráveis como as Diretas Já. Agem igual o Bozo e cia. que estão sempre a lembrar o passado de José Genoíno, Dilma, Dirceu e outros, como se estes tivessem ainda a mente congelada nos anos 60. Patéticos!