UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cesar Costa

    FSP mais de 1h para liberar meu comentário. Agora, 16h40, outro foi para moderação. Vocês liberam ataques machistas às colunistas de vocês e mandam para moderação meus comentários que não têm nada de ofensivo, só discussão de ideias. Vocês acham essa postura transparente e democrática?

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Você viu minha resposta?

  2. Alexandre Marcos Pereira

    A coluna parece mais um exagero retórico de professor universitário em greve, mas não é. Na verdade, a estratégia de Trump tem a precisão calculada de um símbolo autoritário: desfinanciar instituições de ensino, calar vozes dissidentes, suprimir a liberdade de cátedra e instrumentalizar o medo como ferramenta de poder. Nada mais ilustrativo do que esse cerco ao pensamento como um dos primeiros passos de qualquer projeto totalitário. Regimens que nascem contra a inteligência morrem pela estupidez

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      Meu xará, de Alexandre Pereira para Alexandre Pereira, posso te dizer que Trump, com sua retórica simplista e agressiva, sempre soube identificar inimigos convenientes: jornalistas, artistas, minorias, cientistas, professores. Mas o ataque às universidades possui um valor especial dentro do vocabulário de dominação. É o que George Orwell chamaria de controle das palavras para controlar os pensamentos. Afinal, onde mais se questionam dogmas, se ensinam métodos críticos, se desconstroem falácias?

    2. Alexandre Pereira

      Foi por isso que Kamala perdeu!!hahahaha

  3. Cesar Costa

    Meu comentário foi para moderação...vou continuar aqui. O wokeismo é extremamente autoritário, persegue as pessoas que não rezam pela sua cartilha. Professores universitários se calam para não se prejudicarem. Seu método é o cancelamento. Argumentação não é importante. Se você se desvia um milímetro já é um fascista. É isso que queremos para as nossas universidades e sociedade? Existem dezenas de livros escritos por americanos de esquerda denunciando isso, é só procurar. Posso indicar vários.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Exato Cesar, mas considerando as origens do movimento, não poderia dar em outra coisa. Creio que você foi até gentil com essa seita.

    2. Cesar Costa

      Luiz Borges, o Trump é um destrambelhado, mas a maioria dos americanos (75 milhões), votou nele para entre muitas coisas, combater o wokeismo. A esquerda precisa tomar pé da situação e tirar das mãos dos wokes o protagonismo.

    3. Luiz Candido Borges

      O comentário não é sem embasamento nos fatos. Realmente, os exageros do "politicamente correto" passaram a colocar em risco muitas boas causas. Mas não é disso que trata o artigo, até porque uma coisa é um grupo de acadêmicos, outro é um presidente dos EUA com sangue nos olhos. Um erro não corrige o outro.

  4. Cesar Costa

    75 milhões de americanos votaram no Trump nas últimas eleições. Não creio que o motivo tenha sido só por conta da elevação da inflação, é muito mais do que isso. Os USA, assim como inúmeras outras nações, estão cansados do wokeísmo. A ficha ainda não caiu no Brasil, aqui tudo demora um pouco mais. Esse movimento político, que se diz defensor dos oprimidos está prejudicando todos eles. A esquerda marxista os detesta. O movimento LGBTQIA+ está rachando. Os LGB já sentiram que estão sendo usados...

    Responda
  5. Tadêu Santos

    A IMAGEM DOS NOSSOS AMIGOS YANKEES PROTESTANDO ALIVIA NOSSA ANGÚSTIA, afinal os cidadãos democratas não apenas partidários da Kamala Harris, mas cidadãos sensatos e equilibrados ainda existem na terra dos "American Way Of Life".

    Responda
  6. ADONAY ANTHONY EVANS

    Revolução Cultural do Camarada Don. Lembra O Grande Passo Prá trás do Camarada Mão, quando universidades foram perseguidas e professores quase linchados. Tem tudo a ver. Na verdade Trump segue às à risca o Projeto 25 da American Heritage Foundation, que no debate mentiu ao dizer desconhecer. Veja Projeto 25, Heritage Foundation. tá tudo lá.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Melhor tocar violino, camarada, pois ser caixa de ressonância usando Mao é um convite para uma piada!!Hahahah!! Aproveite que está na terra e veja o que a galerinha do ódio do bem aprontou. Não se assuste, pois foi o seu referido maoísmo.

  7. edson vieira nunes

    Que gente é essa que emergiu dos infernos para nos atormentar? O que querem essas pessoas da extrema direita??

    Responda
  8. jose prado

    Observo que o tranco de Trump expôs a falácia disseminada no Brasil que propagava a ideia de que nos EUA as universidades e centros de excelência não usufruiam de Verbas Públicas e que a iniciativa privada sustentava tudo com a contra partida da máximo eficiência! Tudo Mentira!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Uma fração, camarada, uma fração. Não generalize a importância do corte.

  9. Paolo Valerio Caporuscio

    Trump com atitudes de um ditador em manter o país na ignorância.

    Responda
  10. Marcelo Luiz de Lima

    Fico curioso: o país mais democrata do mundo ocidental não previu(através de informação)o que estava por vir? Creio que,como aqui,sabiam. Eles têm muito a aprender conosco sobre democracia,por incrível que pareça. Sem anistia.

    Responda
  11. Petrônio Alves Corrêa Filho

    E a nossa mídia ataca Lula.

    Responda
  12. Felipe Araújo Braga

    Não dê a ideia. Eu sou estudante da USP - com muito orgulho - e a direita odeia as universidades públicas: justamente as melhores nos rankings. São as melhores da América Latina, fazem muito com pouco, produzem toda a pesquisa científica no Brasil e ainda por cima com inclusão social, formando os melhores profissionais. Mas, mesmo assim a direita é obcecada em destruir: querem de toda a forma cobrar mensalidades, se incomodam de um estudante não pagar para diretamente para estudar.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Eu faço Contabilidade e fiz colégio privado de cidadezinha, como bolsista, por que?

    2. Cesar Costa

      Felipe, qual curso você faz na USP? Você vem de colégio público ou particular?

  13. Felipe Araújo Braga

    Os deputados da direita: Nikolas, os filhos de Bolsonaro, vivem cheios de privilégios, mas querem de toda a maneira acabar com a possibilidade que jovens talentosos estudem. A direita é monstruosa.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      E o Trump com isso, camarada?

  14. Sam Duart

    Trump com toda a arrogância, vaidade e a capacidade de superestimar sua própria capacidade lembra mundo a fábula "O Rei está nu". Se acha muito inteligente quando de fato não vê os outros passando a perna nele.

    Responda
  15. José Cardoso

    Harvard está mostrando que o preço da independência é a real autonomia financeira. Sem ela, as universidades dependem sempre de torcer para que o governante de plantão concorde em manter o fluxo de dinheiro estatal. E os eleitores podem colocar no poder alguém que não concorde com seus programas e suspender seus fundos. E agora José?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Que deitem na cama que arrumaram. Exagero, falta de visão estratégica e grana fácil fazem isso. Depois desse sacode, terão de se ajustar, não somente de posar para a foto. Um belo choque de realidade.

    2. Luiz Candido Borges

      A real autonomia financeira só pode vir de cobrança de anuidades, o que limita a pesquisa científica a nada ou quase nada. Doações? Funciona enquanto os interesses dos doadores não sai contrariados, como vimos recentemente no caso dos doadores yuddeuz. Quanto aos eleitores, o comum destes não faz remota ideia da importância do financiamento público de centros de excelência. O Liberalismo é mesmo bacaninha, pena que o mundo real não seja.

    3. José Cardoso

      Henrique, como diz a Maria, Harvard não vive das mensalidades dos alunos apenas. Tem fundos bilionários que lhe proporcionam renda. Claro que tem que gastar dentro de seus recursos, mas eles não são pequenos. E não é a única universidade rica nos EUA. E o dinheiro privado pode perfeitamente financiar atividades não lucrativas como pesquisa básica. Aliás o IAS, onde Einstein pesquisou em Princeton, era financiado por uma família de comerciantes.

    4. Maria Lopes

      Harvard tem bilhões investidos e pode sobreviver sem o dinheiro de Trump. Columbia também tem mas tem gente mais covarde na direção. O pessoal dos grandes fundos de hedge pensou que o deme/nte laranja lhes dariam mais privilégios e agora chiam. O Vale do Silício o apoia porque quer que trumpeta imponha ao mundo que não lhes toque os algoritmos nem os lucros. Muskrat é seu representante. Supremacia branca em ação. Acorda, Zé.

    5. Felipe Araújo Braga

      Então a direita brasileira tem o propósito de destruir nossas universidades, é isso?

    6. Pedro Medeiros

      Isso se chama democracia né José, a vontade da maioria. Ainda mais quando envolve dinheiro público. Quando voltar um de esquerda a doutrinação e progressismo voltam juntos.

    7. Henrique Richter

      Questão complexa. Interessante. Entendo que o financiamento estritamente privado é ainda pior. O avanço da ciência fica ainda mais frágil, refém de interesses meramente comerciais. Acaba de vez a ciencia pura (aquela que Einsten, Curie, Plank, Fleming fizeram tanto). Sobra só cricao de tecnologias voltadas para patentes limitadoras do compartilhamento do conhecimento e para abastar mercados e bilionarios.

    8. Marcos Benassi

      Uai, prezado, basta haver civilização avançada, como promovida aqui no Estado de São Paulo já há décadas: parte de um imposto estadual é automaticamente dotação orçamentária para suas universidades. Desde que, evidente, governantes como o engomaDória ou o Tarcizão do Cadáver não metam o bedelho, como já se tentou e se tenta.

  16. Felipe Macedo

    Extrema direita segue a mesma cartilha mundialmente. Qual a surpresa? me surprende a grande mídia não ter coragem de chamar Trump do que ele é: ditador!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Por enquanto eu diria que é um forte candidato a ditador. Se as instituições americanas continuarem a falhar e a se acovardar como tem sido até agora, antes do término do mandato, teremos mais uma ditadura fascista no mundo.

  17. José Roberto Martins Filho

    Esta direita hidrofóbica detesta o pensamento, pois o pensamento é a origem dos questionamentos. Querem gente que não pensa.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Rivotril, gente!!!

    2. Sam Duart

      Realmente. Se não fossem pelos idi o tas, não haveria políticos como Trumps e Bolsonaros da vida.

    3. Felipe Macedo

      A ideia é manter as pessoas acreditando que o problema é o imigrante, a cultura woke, o banheiro unissex etc. Claro, tudo com a ajuda das big techs, que hoje moldam o pensamento de uma forma que as tvs nunca foram capazes no passado. Nem de perto

  18. FERNANDO HINTZ GRECA

    A Universidade é o universo do pensamento. Limita-las ou enquadra-las numa política ditatorial é destruí-las. Logo estaremos assistindo a queima de seus livros , que prontamente serão substituídos pela cartilha de Trump.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      E a esquerda angelical e sua ditadura disfarçada de utopia está OK? Essa é boa! Antes de fazer eco, camarada, ao menos procure mais informações sobre o que perpetraram. Estão somente colhendo o que plantaram e vem mais por aí.

    2. Maria Lopes

      Queima, ainda não. Mas censura, aos montes. Lá é cá.

  19. Marcos Benassi

    Bem, Vêtêfê, aqui já muito se fez em direção a isto que lá a, na matriz, agora se faz. Sei não, parece que a Bozoléia, numa coisa, se adiantou à TrAmpolônia: lembro-me claramente de uma revoada de ataques às universidades federais que "plantavam marrofa" e tinham desenvolvido "laboratórios de metanfetamina"; infelizmente, falta-me a recordação de qual iiimmbecil Bozocrata originou a sub-ideia, mas dela derivou ao menos um grande desfinanciamento. Se não há originalidade, ao menos dianteira houve

    Responda
    1. LORENA PARDELHAS

      Eita homi prá dizer a verdade verdadeira, esse Benassi. Brasil na vanguarda do atraso. A direita é magistral nos desvarios para destruir o conhecimento e o pensamento lúcido.

  20. ROBERTO DE FREITAS

    Nossas universidades públicas estão infectadas e altamente improdutivas

    Responda
    1. Sam Duart

      Recalque. Vai ver nunca frequentou uma.

    2. José Fernando Marques

      Você pertence a alguma delas? Frequenta alguma delas? Opinião de as no, a sua.

    3. Marcos Benassi

      Eita, que beleza. TrAmpo-Bozolóide em ação.

  21. ROBERTO DE FREITAS

    Nossas universidades precisam de “um limpa”!

    Responda
  22. Felipe Macedo

    Quando a grande mídia vai começar a chamar Trump de ditador? pois é exatamente isso que ele é

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Alexandre, quanto o Musk pagou por cada voto mesmo?

    2. Alexandre Pereira

      Quando ele não for democraticamente eleito! Hahahahah!!

    3. Manoel Bolonha

      Correto! A estátua da Liberdade (?) deve estar derretendo de vergonha e os americanos continuam quietinhos colhendo o que merecem neste sistema maluco de eleição.

  23. Joao Pinheiro

    A interferência de Trump na vida das universidades equipara-se ao incêndio da Biblioteca da Alexandria ou à noite da Queima dos Livros, na Alemanha nazista. É mais um sinal claro de que o único projeto de Trump é se regozijar de seu poder quase absoluto sobre tudo e todos, em que ele revive Nero ao querer apenas ver o mundo pegar fogo.

    Responda
    1. Marcos Miola

      Muito pertinente o comentário

  24. Pedro Medeiros

    Peraí, a única coisa que Trump cobra é que faculdades com verbas públicas não permitam o antissemitismo e apoio a grupos terroristas. Querem fazer, que o façam com dinheiro privado. Seria muito bom por aqui em Usps e Unbs da vida.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Você conseguiu passar em algum vestibular?

    2. Pedro Medeiros

      Mas nas faculdades custeadas com verbas públicas pode né Benassi ? Vcs são podres.

    3. Marcos Benassi

      Pedro, prezado, antisemitismo e terrorismo não podem, por lei (e civilidade), ser custeados com qualquer dinheiro. Quanto a outros "equívocos" cometidos no racioSímio, abstenho-me, parece já haver observaçoes bípedes.

    4. Pedro Medeiros

      Henrique, a educação brasileira formou órfãos do Paulo Freire, semianalfabetos funcionais, aonde 70% não sabem a função do stf. Esse tipo de comentário e ideologia podre, progressista, que não leva a lugar nenhum que ninguém aguenta mais. Vcs continuarão a perder. Troca o filme.

    5. Pedro Medeiros

      Não caros, existe uma coisa que se chama democracia e a vontade da maioria, ainda mais quando envolve dinheiro público. Quando voltar um governo de esquerda a doutrinação e o progressismo voltam.

    6. Henrique Richter

      O comentário do Pedro diz muito sobre a formação educacional brasileira; é um exemplo de pensar-errado, sem curiosidade epistêmica, sem reflexão, vulnerável ao condicionamento tribalista

    7. Luiz Carlos D Oliveira

      Pedro as universidades, como o próprio nome diz é o local de um "universo de pensamentos" se a esquerda incomoda ou é muito mais visível, é por pensar diferente de vcs, mas é justamente por isso que é uma "Universidade"

    8. José Fernando Marques

      Doutrinação, e da mais rasa e obtusa, quem faz é a direita.

    9. Pedro Medeiros

      Juliano, acredito piamente que faculdades hoje são um antro de doutrinação da esquerda e progressismo, com raríssimas exceções.

    10. ROBERTO DE FREITAS

      Aqui a coisa é pior! Precisamos de um limpa

    11. Felipe Macedo

      Falso pretexto pra angariar apoio de incautos para justificar arbitrariedades. Seu comentário comprova que isso funciona

    12. Juliano Tonial

      E você acredita nisso ou está apenas brincando?

  25. José Fernando Marques

    Concordo com o colunista, com duas ressalvas: uma é a importância das universidades públicas brasileiras, que ele parece subestimar. Neste momento, há embate na UnB entre a maioria de estudantes e uma meia dúzia de agitadores de Instagram, ocupados em combater o "comunismo"... E é preciso reconhecer que a esquerda universitária americana infelizmente deu pretextos, com sua intolerância, aos ressentimentos da direita. Mas Freire toca no ponto fundamental: a destruição da democracia americana.

    Responda
  26. Debora Mazza

    Que triste ver o governo americano olhando para trás e não para frente . Todas as empresas de Trump e Eloneide Musk não existiriam sem a ciência . Eles são passadistas e distópicos

    Responda
  27. ILSON ALVES RAMOS

    Duvido que um dia você e todos articulista colonialistas da falha vão afirmar, mesmo com todas as evidências, que o EUA é um ditadura.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Um belo exemplo de por que o laranjinha passou a tesoura em Havard. Ilustrou muito bem! Parabéns.

    2. José Fernando Marques

      Mas é o que o colunista afirma em seu artigo e com razão, caro Ilson. Ele foi apenas cauteloso e falou em "passo para a tirania". A ideologia e a prática de governo hoje nos EUA são tirânicas. Mas o sistema político ainda funciona, e a Justiça tem imposto derrotas a Trump. Se não houver resistência, o Nero do Norte vai se estabelecer como ditador.

    3. José Fernando Marques

      Mas é o

  28. Enos Mendes

    Acho que você é amigo do Hammas e da Intifadda...

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Intifada não é uma organização. É nós, vassuncê não sabe o que diz.

    2. Enos Mendes

      Ô Morengueira: já tentou escrever corretamente os nomes aqui na Foia dessas organizações caridosas? Depois me fale...

    3. Gustavo Moreira

      É Nós pegou duas palavras no zap, que aliás não sabe nem escrever, para encaixar uma fuleiragem qualquer nos comentários. Bozólatra médio do meião de qualquer lugar cheio de pobres de direita.

    4. ROBERTO DE FREITAS

      Tenho quase certeza!

    5. ILSON ALVES RAMOS

      Menos Enos! Volta pro pasto!

    6. José Fernando Marques

      Menos, Mendes.

  29. José Augusto Bernabé

    Sabe o que o Trump pensa sobre sua opinião? Naaaaada. Vc e os lulistas não existem para ele, são fantasmas e com esse governo e essa justiça medíocre atual seremos somente mais um Território dos Estados Unidos ou dos PCCs da vida.

    Responda
    1. ILSON ALVES RAMOS

      Palmas pro Barnabé, amigo do Menos! Efeitos colaterais da cloroquina.

    2. José Fernando Marques

      Palmas para o Bernabé, orgulhoso dos próprios preconceitos.

    3. Enos Mendes

      Boa...clap, clap...

  30. Leonardo Trindade

    Tem certeza que ainda é só um projeto, Vini? Esse segundo ato do Trump é ainda mais radical do que o primeiro, parece-me que a tirania já se instalou. Se antes o muro na fronteira e os bebês separados das famílias de imigrantes ilegais mostravam o lado nefasto do Laranjão, a retórica atual, toda a semiótica amalucada (o que foi o tabelão de impostos? e os planos de resort em Gaza?) mostra um líder para quem o diálogo e a lógica são totalmente desprezíveis.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Oxe, hahahaha

    2. ILSON ALVES RAMOS

      Volta pro pasto, Menos!

  31. Igor Cornelsen

    Falta pouco para o Nero mandar queimar os livros.

    Responda
    1. Enos Mendes

      Os muçulmanos já fizeram isso com a biblioteca de Alexandria, não se preocupe...

  32. Anete Araujo Guedes

    A exemplo de Milei na Argentina, da ditadura militar de 64, do desgoverno do capitão no Brasil, o de Tar cisão em SP, por serem governos da extrema direita, com viés autoritário, e para se manterem no poder, iniciam um ataque frontal ao ensino, aos livros, ao livre pensar. Trump, ao iniciar esse processo nos EUA, impondo restrições e enquadramentos às universidades, segue um processo de deterioração do ensino, do pensamento crítico, das pesquisas e do desenvolvimento.

    Responda
  33. Anete Araujo Guedes

    Todo regime de extrema direita, por ser autoritário, e para se eternizar no poder, como foi a ditadura em 64, o desgoverno do capitão, de Tarcí são em SP, iniciam um ataque constante à educação, aos livros, ao conhecimento, ao livre pensar, ao pensamento crítico. Trump, ao fazer isso nos EUA, atacando, enquadrando e impondo restrições às universidades, inicia um processo de deterioração do ensino, prejudicando as pesquisas, o desenvolvimento, a evolução.

    Responda
  34. Marcos Medeiros

    Imagem de democracia em destroços, por um ditador.

    Responda
  35. Helio Cardoso

    Vai atacar sempre, nunca aprenderá nada. De acordo com especialistas em grafologia a assinatura do Trump diz tudo e mais um pouco. Onde deveria haver curvas é angulosa (igual a de Hitler), é chamada 'Dentes de Tubarão', daí as mordidas do 'tarifaço' a análise indica repressão, tensão. insensibilidade, grosseria, brutalidade; aspereza, despotismo, arrogância, duro e desagradável. Personalidade de alto risco. Muito risco para uma democracia exemplar!

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Na atual realidade, a imagem de democracia ruiu.

  36. jose camargo

    Claudine Gay renunciou da presidência de Harvard depois de uma série de declarações antissemitas. Ela mesmo reconheceu que havia bullying e assédio moral contra alunos judeus e cristãos. Disse ela: "O assédio e o bullying variam de acordo com o contexto." O atual governo americano baseia-se no bom senso e o contribuinte daquele país não está mais disposto a financiar certas taras ideológicas. Simples assim.

    Responda
    1. Enos Mendes

      Resposta direta e correta, o resto é bobagem pra defender ter to rista...

    2. Fernando Fleury cecchi

      Oh Amargo para de defender o indefensavel é cansativo

  37. Hercilio Silva

    Alerta a quem quer dar crédito para a extrema direita por concordar com parte das propostas. Esquecem que é um combo com autoritarismo, ameaça e violência junto. Serve de alerta ao jornal e sua busca pelo fascista limpinho.

    Responda
  38. Claudia Dias

    O autor esqueceu dos investimentos do governo brasileiro em universidades públicas entre 2005 e 2016. Também esqueceu das perseguições que ocorreram às universidades brasileira e às instituições de pesquisa durante o governo Bolsonaro. Então, pelo que estamos vendo, o Trump aprendeu com os extremistas brasileiros e está aperfeiçoando os métodos ditatoriais, o que pode ser um ciclo, com retroação por aqui. O risco é grande.

    Responda
  39. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

    Adolf segundo está a toda velocidade em seu projeto de implantar o IV Reich.

    Responda
  40. Luciano Ferreira Rocco

    Um passo para tirania? Você está por fora! Veja o que está acontecendo nas ruas dos EUA, pelo ICE! Até a bandeira dos EUA foi alterada nos sites oficiais do governo, com 9 estrelas, que faz remissão aos confederados durante a guerra civil estadunidense.

    Responda
  41. Cesar Costa

    Qual o interesse de Catar, Emirados Árabes e Arábia Saudita financiarem essas universidades? Foram bilhões de dólares nos últimos anos. Será que esses países estão preocupados com a democracia nos USA ou querem apoiar o Ocidente pois admiram nosso estilo de vida. Sr Vinícius, por favor, seja mais profissional em seus textos. Queremos análises objetivas não militância política.

    Responda
    1. Cesar Costa

      Hernandes Piraz, o que mencionei sobre os bilhões de dólares que esses países investiram nas universidades americanas não é minha opinião, é fato, está na mídia. Agora se você acha que esse enorme "investimento" é porque eles admiram o ocidente, ou você é verdadeiramente inocente ou militante. Nos explique a razão de tanto dinheiro, qual o motivo na sua opinião?

    2. Hernandez Piras

      Teorias conspiratórias e paranoia anti-islâmica sem dados objetivos. É exatamente o inverso: o jornalismo objetivo está na coluna e a militância política, no comentário.

  42. Cesar Costa

    O Sr Vinícius contou somente a metade da história, é muito chato ler um texto jornalístico tão raso que é escrito só para lacrar na bolha. Faz tempo que as universidades da Ive League deixaram de ser um espaço democrático. Quem nso concorda com a esquerda woke, identitarismo e interseccionalidade é perseguido e calado. Procurem os inúmeros casos de professores e alunos expulsos por não concordarem com esses conceitos. Continua...

    Responda
    1. Cesar Costa

      Nemésio Salvador, convido você ler a reportagem da revista Veja de 16/02/24 - edição 2.880. Poderia lhe indicar uns 5 livros de escritores americanos, alguns progressistas, que estão denunciando o autoritarismo do movimento woke. Eles não querem construir nada, do querem "descontruir".

    2. Cesar Costa

      Marcos Medeiros, algum comentário sobre o fato de que os países arabes investiram bilhões de dólares nas universidades americanas. Algumas estão tendo que se explicar porque não relataram ao governo americano esses aportes. A realidade é bem mais complexa do que qualquer ideologia.

    3. Cesar Costa

      Alessandra, obrigado pelo lembrete, mas acho que você também já teve problemas com o corretor alguma vez, certo? Agora sobre o conteúdo que escrevi, o que você tem a dizer? Qual a sua opinião sobre os bilhões de dólares que mencionei?.

    4. alessandra alves florentino

      Quando quiser fazer parecer que entende sobre algum assunto, pelo menos escreva correto, é "Ivy League"

    5. Marcos Medeiros

      Delírio demais, ignorância demais, ou mais provável, os dois.

    6. nemesio salvador

      Gostaria que apontasse alguns desses casos de expulsão.

  43. Gaya Becker

    O pal co está pron to para a ig no rância pi só tear com os pés embarrados pelo despeito e a inveja de não terem estudado. Mas estes mesmos usam a tecnologia e todas as demais ferramentas criadas pelo pessoal q estudou, para atacar quem ven céu. Vo mi tam no pra to em q comem...nor mal né?...

    Responda
  44. Humberto Giovine

    A questão principal, como escreve Vinícius, é a perda intelectual, cultural, científica, tecnológica, e do desenvolvimento do próprio país. Tanto faz se o financiamento para isto é público ou privado. Somente para os ignorantes desta extrema direita americana ou brasileira, este quesito tem valor.

    Responda
  45. José Roberto Pereira

    "Tu tava fora do Brasil, irmão?". Como assim exemplo para a nossa direita? Esqueceu do Weintraub, do desmonte do Capes, do MBL invadindo campi toda semana? A cartilha "Mamadeira Depi Roca" da extrema-direita é universal. Goebbels e Olavo já morreram, mas seus ensinamentos viverão para sempre nas caixas cranianas ocas daqueles que nunca pisaram numa Universidade ou abriram um livro. O Nazismo 2 ponto 0 já começou, mas alguns só perceberão quando forem jogados no campo de concentração mais próximo

    Responda
  46. Pedro Luis S C Rodrigues

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. jose carlos toledo junior

      Olha a falta de noção desse fracassado! Kkkkkkkkkk. Cada um. Kkkkkk

    2. nemesio salvador

      Afff !

  47. Rodrigo Flexa

    Já é uma ditadura, só vocês não têm coragem de falar.

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Só podemos falar de maneira abreviada, senão não passa. Vamos tentar d/t@dur4, nos esteites.

    2. Hernandez Piras

      O exagerado profissional.

    3. José Roberto Pereira

      A matriz não permite.

  48. Alexandre Pereira

    Bom, sempre podem contar com o financiamento daqueles que concordam com elas, não? Dinheiro fácil, acabou, menos para o missivista reducionista.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Excelente argumentação José! Nunca imaginei algo tão criativo quanto dizer nada por outros meios!!Hahahahahah. Mas sempre posso desenhar se você não entendeu! Hahahahah!!

    2. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe desse pobre fracassado. Exalando ressentimento. Teria pena se não tivesse tido oportunidade.

  49. Lorenzo Frigerio

    Nem na ditadura aconteceu isso no Brasil. Pelo contrário, era perseguido pelas patrulhas ideológicas quem não fosse de esquerda. Os EUA estão a um passo do populismo fascista.

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      O passo para o populismo fascista, já foi dado. Só não vê quem não quer.