UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

A ignorância nos EUA de Trump

VER COMENTÁRIOS EM Elio Gaspari

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Humberto Isidoro

    Por falar em reciclagem da ignorancia, tivemos no Brasil um caso títpico. Umberto eco disse la nos primordios das redes sociais, que as redes daria voz os im bhe cis, que só teriam dcoragem de falr suas marmotas nas mesas de botequim, com as redes les se encontraram e perderam a vergonha, e se suas vozes são mais importantes em seu meio, que a de um premio nobel. No Brasil uma dessas personagens, se auto declarou imbro chavel para aplauso e de sua turma. A ignorancia insiste que é a salvação

    Responda
  2. hernando josé rocha franco

    O verdadeiro sábio reconhece o seu limitado conhecimento, enquanto o ignorante se orgulha do seu obscurantismo.

    Responda
  3. jose camargo

    O risco do Brasil ser arrastado para o século 19 é zero. É preciso combinar com nosso "Chapolin Colorado", que acaba de determinar (Eu determino...), que o governo da Espanha se vire nos 30 e no prazo de 48 horas apresente os motivos que levaram a justiça espanhola a negar, por duas vezes, a extradição do jornalista Osvaldo Eustáquio.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      O único detalhe é que esse "jornalista" é, na verdade, um criminoso internacional, além de bolsonarista irrecuperável. Até um aluno repetente de 8a série consegue entender o caso. Faça um esforço, não é tão difícil, você consegue também.

  4. Sam Duart

    Não somente ignorância, mas também pura arrogância. Trump só revelou o que grande parte do povo americano não tem coragem de manifestar. Eles pensam que o mundo é um doce que lhes foi roubado. Acham que todo planeta deve obediência aos EUA.

    Responda
  5. SIMONS SILVA

    Tramp é o velho propaganda da Estrume Direita mundial! Mas, pior que ele, só mesmo os arremedos tupiniquins, Bozo na frente e seu Aldemar Vigário, TarCínico, logo atrás. A me diocridade é a essência!

    Responda
  6. elcio matos

    Quando o alaranjado diz que quer a América grande outra vez, ele quer dizer a América imperialista como no passado; mas felizmente aqueles tempo estão mesmo no passado, pois hoje a América Latina, antigo quintal dos yanques, está livre dos generais golpistas e lacaios dos EUA. Hoje, apesar de problemas ainda gritantes após séculos de colonização e golpismos, a AL, com algumas exceções, abraçou a democracia, e os yanques não apitam mais nada por aqui.

    Responda
    1. elcio matos

      Bem, Marcelo, mas o caso das big techs é um caso à parte, um típico equívoco das democracias no mundo inteiro, bem diferente do tempo em que eram os presidentes dos EUA que escolhiam os governantes dos países da América Latina, como no caso de Kennedy que pessoalmente patrocinou o golpe de 64.

    2. Marcelo Fernandes

      Eu até gostaria que fosse isso mesmo. Mas, infelizmente, não é bem assim. Você acha que as big techs fazem o que querem no Brasil por qual motivo? Sim, claro, os criminosos bolsonaristas tem parte nisso mas os donos de tudo são, como sabemos, todos americanos.

    3. Marcelo Fernandes

      Eu até gostaria que fosse isso mesmo. Mas, infelizmente, não é bem assim. Você acha que as big techs fazem o que querem no Brasil por qual motivo? Sim, claro, os criminosos bolsonaristas tem parte nisso mas os donos de tudo são, como sabeos, todos americanos.

  7. Gildázio Garcia

    Quando era jovem, isso já faz tempos, nas roças de Orizânia-MG, em Campos dos Goytacazes-RJ, a cidade mais linda onde já morei, e em Coronel Fabriciano-MG, e bebia muita cachaça, sempre tomava uma de manhã e de ressaca para rebater.

    Responda
  8. Paulo Strazzi

    Essa história EUA x CHINA vem desde o primeiro governo Obama, de modo mais enfático. Os EUA e aliados trouxeram a China para o capitalismo por iniciativa de Nixon. Penso que agora é tempo de verificar o quanto o capitalismo chinês consegue andar sozinho. A classe média chinesa, por volta de 600 milhões, não deixará o modo de vida ostentação para retornar à bicicleta e ao isolamento social sem espernear. Guerra civil à vista.

    Responda
  9. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Estadunidense

    Responda
  10. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Creio q essa balbúrdia começou quando da globalização. Ter trabalhadores do outro lado do mundo ganhando salários aviltantes e a ideia de transferir fábricas importantes pelo mesmo motivo. Menos impostos etc. O agente laranja do vietnan agora está em solo estatudinense

    Responda
  11. Celia Moura

    Concordo que ninguém é obrigado a saber tudo, porém desconhecer a existência de negros no Brasil, é um pouco demais...

    Responda
  12. Acacio J K Caldeira

    Ótimo artigo. O Elio Gaspari é um jornalista excelente. O Trump é um digno representante da política de entretenimento. Os jornais nos EUA aumentam suas vendas quando ele está no poder. Ele está preparando um capítulo especial para a história do constitucionalismo norte-americano: diz que vai governar o país pela terceira vez, quando a constituição proíbe um terceiro mandato. Os ministros da Suprema Corte vão suar a toga pra fundamentar um sonoro não.

    Responda
  13. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Este trecho sobre a guerra de Trump contra a intelectualidade merece reparo: "Vá lá". Absolutamente nenhuma tentativa de domar ou silenciar universidades se justifica. Harvard não é um antro do extremismo, nem Stanford ou mesmo Columbia. Nós aqui sabemos o que se passou com USP e PUC durante o regime.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Trump não tolera a cultura woke, que aliás cansa as sociedades em geral mas ele gritou primeiro. Saindo isso ele deverá sossegar já que ficará sem argumentos. Vamos ver.

  14. José Cardoso

    É preciso não esquecer que a América Latina é antes de tudo a fronteira sul na história americana. Há 3 eventos relevantes: a guerra contra o México que resultou em grande expansão territorial, a guerra contra a Espanha que explica no fundo o longo contencioso com Cuba, e a secessão do Panamá para a construção do canal.

    Responda
  15. Raymundo de Lima Lima

    Exato. Acrescento q agronegociantes também primam pela ignorância reciclada: nunca reconheceram o vator das pesquisas científicas d nossa Imbrapa, pois foi a partir dela q puderam plantar e fazer ótimas colheitas onde antes era considerado cerrado-infértil. Repito: agronegócio ignoram d onde veio sua riqueza e arrogância d "estar alimentando o mundo". Com diz o texto "mas o problema se agrava quando o sujeito recicla a própria ignorância e acredita ter conseguido sabedoria". Tristes extremistas

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, caro Raymundo, como irmão de embrapeira e amigo de vários, sei perfeitamente o valor que essa empresa pública tem para o país. E não só para nós: meu ex-cunhado foi diretor da Embrapa na África, onde eles tinham, e devem ter até hoje, um papel fundamental na criação e disseminação de tecnologias de base, pra agricultura adaptada. Outra Agro-ignorância é seu próprio papel na pesquisa e desenvolvimento tecnológico: ganham fortunas e não se mexem pra nada. Zelite de Herda, ruim de negócio.

    2. EDUARDO DE CILLO

      Ótimo resumo do agronegócio brasileiro. Perfeito!

  16. Alberto Melis Bianconi

    Trump é um caso fora da curva. Ele parece ter acreditado naquela história da esquerda de ser um país imperialista, e está disposto a fazer valer seus direitos imperiais. Trata a todos na base dos chutes e diz que vai sair melhor do que entrou. Só ele para me fazer concordar com uma coluna de Elio Gapsari.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Adoro esse argumento: "é fato!". Como se essas não fossem apenas duas palavras como outras quaisquer. A Rússia Soviéica não era uma ditadura? (E mais imperialista que o império americano, trazia suas possessões (seus quintais?) na rédia curta. A China, Cuba, Coreia do Norte... não tem nenhum pais que, reivindicando o socialismo, seja democrático.

    2. Gilmar Maghenzani

      tudo que é império ou ditadura vem da direita isso é fato desde que mundo nasceu Alberto tem de puxar a história, ou é desonestidade intelectual mesmo

    3. Alberto Melis Bianconi

      Justificar o que? Imperialismo é um termo usado e abusado pela esquerda. Se não te o que dizer, fique quieto.

    4. JOSE CAMPOS

      Usou o termo esquerda para justificar qualquer coisa, é tonto.

  17. Célio Montezuma Caldieri Munhoz

    Um primor de comentário seria chover no molhado. Elio, na mosca! Análise cristalina.

    Responda
  18. PAULO CURY

    Mas um gole ajuda a curar a ressaca é sabedoria popular

    Responda
  19. Marcos Benassi

    Eita, sêo Elio, o senhor trouxe-me à consciência uma certa latinha de carne em conserva da minha infância, marca Armour, coisa repleta de afetos circundantes. Não que, nos dias de hoje, haja menos afetos rodeando imagens míticas estadunidenses, os há, apenas são negativos. Conformam-se assim não somente por conta daquilo que o senhor descreve, mas por textos como do seu Augusto, do Nasa Goddard, hoje por aqui. Ignorância parece ser a marca mais indelével que esse governo deixará.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      tbm lembrei da latinha com uma chavinha para abrir, um quitute de carne sei lá o que era

  20. Murilo Belezia

    Cícero, por favor, releia e corrija seu texo. Cachorro abana o rabinho, pois se abanar o rabino a Conib e o Mossad vão invadir sua casa.

    Responda
  21. Henrique Marinho

    Detalhe: o frigorífico Armour foi comprado pela brasileira JBS

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, eironeia, a vvvaaca grega, vingando-se de ser morta industrialmente. E possuem, Henrique, não sei se no contexto desse negócio que você aponta, frigoríficos lá nos EUA. Que inclusive não poderão exportar pra China...

  22. Jaime Souza

    Elio é um dos poucos que justificam ainda assinar esse jornal gospel.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Sem exageros, Jaime

  23. Marcos Araujo

    Um país que tem um Eduardo Bolsonaro nao precisa de inimigos externos

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      João o bozo sei o que roubou como as joias e outras cositas mas, agora o Lula não se tem provas e nem condenação para roubo

    2. João Leite Leite

      Um Bolsonaro e um Lula que une empresários e políticos para saquear os cofres públicos.

  24. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    A turma que vestiu o boné do Maga, como fez, o Gov. de SP, são, serviçais do Império.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      foi um tiro no pé como sempre e veja que nem eles usam mais nem o bananinha lá

  25. OSCAR SALAZAR JUNIOR

    Texto elegante, como sempre, do Gaspari. A sensação melancólica da decadência do império americano, vista do "quintal".

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Disse tudo.

  26. Jorge Severo

    Sergio Dias, não é ignorância, é traição. Há traição ao Brasil quando se presta continência a bandeira estrangeira ou quando se vai servir nas forças armadas de outro país.

    Responda
  27. Anete Araujo Guedes

    Por aqui, a extrema direita neofascista, liderada por Bozo, tarci são e outros, se orgulham de ser esse quintal, e tudo fazem para permanecer nesse submetimento. Make America Great Again! O que é bom para os EUA é bom para nós.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah minha cara, a alegria da submissão é um treco espantoso. "Sou escravo do Marquês de Laranjal!" expele feliz o cativo, quando confrontado com a liberdade plebéia. Então tá, uai.

    2. Anete Araujo Guedes

      Cícero, são patriotas enrolados na bandeira americana.

    3. CICERO DINIZ

      São tão tapados que o Agente Laranja"os chama de cachorros - quem mora no quintal é o cachorro - e o que fazem? Balançam o rabino pra ele.

  28. Sergio Dias

    E revoltante o termo "seu quintal", e pensar que os camisas amarelas, patriota rios, tem um líder que bate continência pra bandeira desses caras. Que patriotas são esses? Muita ignorância.

    Responda
  29. john de sá

    Espero que não nos tornemos quintal da China.

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      O Enos nos deu uma amostra do que seja reciclagem da ignorancia achando que se tornou inteligente. Ele nem consequiu entender o que leu e lascou a prova de que a coluna tem alguma razão. Ele é um especime dessa turba.

    2. Gilmar Maghenzani

      pois é quem é Enos?

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Enos. Isso só pode ser inveja. Um bebum sem dedo foi eleito três vezes para a presidência, tem dezenas de títulos de doutor honoris causa por diversas Universidades pelo mundo etc. Não sei qual sua qualificação, mas não supera a do bebum sem dedo. Certeza.

    4. Marcos Benassi

      Enos, Endes, Enos... Deselegância já não causa espécie, sabe-se, mas não custa evitar.

    5. Enos Mendes

      Já somos! Vide o be bum sem dedo...

  30. Lorenzo Frigerio

    Theodore Roosevelt não só conhecia o Brasil como se meteu selva adentro, no rio Guaporé.

    Responda
    1. Eduardo Luiz De Faria

      Guaporé também? Ele subiu o Rio da Dúvida, que foi rebatizado de Rio Roosevelt. O guia - e salva-vidas - era ninguém menos que Rondon. Tem um livro de uma americana.

    2. Hermes Yaly

      Theodore Roosevelt conheceu bem o Brasil... bem demais! Quase morreu com uma doencça contraída nas selvas amazônicas!

  31. neli faria

    Todo ignorante se acha sábio! Ele é o mais latino-americano de todos os presidentes dos EUA em quase duzentos e cinquenta anos de independência e se acha mais importante do que o país que preside.

    Responda
    1. neli faria

      Gilmar: ele é igualzinho aos presidentes da América Latina: fanfarrão, sem noção e se acha mais importante do que o País. Até golpe quis dar. Antonio: Jefferson e tantos outros grandes presidentes de lá. Pelo menos agora, o estadunidense vai saber o que é ser governado por Oportunista.

    2. antonio brito

      Correto Neli. O que diria um Thomas Jefferson hoje vendo essa paia assada.

    3. Gilmar Maghenzani

      Ele não é o mais latino e sim o mais arrogante, ignorante, fascista da história dos EUA

  32. Henrique Richter

    E Milei quer ser o anão do quintal de Trump. Cara, físico e subserviência ele já tem.

    Responda