-
João Vergílio Gallerani Cuter
A Rússia é nossa amiga, dr. Rui. Quanto a vocês, europeus, há uma solução bem simples. Agora que a Otan já não serve mesmo para muita coisa, que tal deixar de servir de correia de transmissão aos avanços militares dos EUA e formular uma política centrada nos interesses europeus? Integrem a Rússia à Europa. Simples assim. Vivam em paz. Deixem cada povo se governar como a história permitiu. Parem demonizar alternativas políticas que acompanham a humanidade há milênios. Desçam do pedestal.
-
Frederico de Souza Cruz
No Oriente Médio além de sustentar o Estado gendarme israelense os Estados Unidos mantém mais de 20 mil soldados nos Emirados Árabes, Omã, Iemên, Catar, Kuwait e Bahrain. Na Arábia Saudita, mantém três bases militares e outrois 5 mil soldados, caças F-15 e F-16, bombardeiros F-117, aviões espiões U-2 e aviões radar AWACS. A essas tropas devem ser somados outros 15 a 20 mil soldados em navios de guerra. Raul Carrion
-
Frederico de Souza Cruz
Sob o pretexto do combate ao terrorismo, os EUA aumentaram sua presença militar em mais de 20%, após os atentados de 11 de setembro de 2001. Mas basta ver a disposição de suas bases e tropas para constatar que seus verdadeiros objetivos são outros o domínio mundial das fontes de energia fóssil e outros recursos estratégicos, o controle das rotas marítimas e terrestres e a ampliação de suas áreas de influência. Raul Carrion Historiador
-
Gilce Feres
Além do conteúdo, que título certeiro! Vale meme, pararabéns
-
MARIO VAZQUEZ AMAYA
Rui Tavares é de longe o colunista que melhor escreve para este jornal, e não o digo apenas por ser português e ter uma linguagem impecável, mas por ter uma visão mais "macro" que a dos demais. Não teme encarar os temas de escopo verdadeiramente cósmico, compreendendo que tais questões que são de alcance global, afetando em algum grau a vida da dona de casa de Pinheiros e também do aborígine de Papua Nova Guiné. Nossos colunistas estão muito focados em Pinheiros.
-
José Cardoso
A ascensão da China é uma tal novidade que ficamos sem precedentes históricos. As guerras mundiais, e até mesmo a guerra fria eram por assim dizer guerras civis do ocidente. A Rússia tinha a tradição cristã e a ideologia hegeliano-marxista. Um Chinês tem outras referências, não há a centralidade de Egito, Grécia, Roma ou Islã. Talvez Putin e Trump sejam efeitos colaterais desse movimento tectônico.
-
Wil Leon
Rui Tavares, nem mais deputado é. Assembléia portuguesa foi dissolvida, masi uma vez pela incompetencia dos poliicos lusos. Em Portugal é inexpressivo e tem espaço na Folha para falar de Trump e Putin.. menos...não tem credencial.. melhor ele cuidar do seu quintalzinho primeiro.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Dirija com cuidado. Bolsonarista na pista.
-
Helena Hawad
Sr. Leon, o Sr. já ouviu falar de "argumento ad hominem", hoje também conhecido como "argumento contra a pessoa"? Trata-se de manobra retórica malandra, tola e manjadíssima, que não engana nem criança. Mas é muito usada porque é fácil de fazer - até uma criança faz: é só chamar o outro de "bobo" e "feio", sem precisar realmente de nenhum argumento. O texto de Rui Tavares é brilhante, e explica inclusive porque o Sr. parece preferir acreditar na gripezinha.
-
-
Alberto Melis Bianconi
Existe mesmo muita coisa em comum entre Putin e Trump, são arrivistas que ascenderam burlando, de alguma forma, os mecanismos que uma democracia formal deveria ter para se proteger de aventureiros. Xi Jinping é outra coisa, a China é opaca e não se propõe a imitar a democracia liberal. Não sei se a História nos ajuda. A mim parece descobrimos que aquilo que acreditávamos saber não passa e uma narrativa conveniente.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Trump é uma aberração. Um aleijão moral. Além de estúpido. Deve perder a maioria do Congresso em 26 e ser objeto de Impeachment, se o Partido Democrata retomar o eixo de Roosevelt. O problema é que seu vice, Vance, é ainda pior.
-
Alberto Melis Bianconi
Vou esperar para ver, afinal o bufão cor de abóbora parece ter uma enorme capacidade de enganar e seduzir o establisment americano.
-
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Vlad, O Envenenador, merece ser capa da revista Time, como o Homem do Século. Afinal, quem foi capaz de unir a si, tanto a Extrema Esquerda, quanto a Extrema Direita, irmanadas numa só emoção? A Extrema Esquerda vê em Putin, barreira aos EUA e ao Capitalismo, como se não fosse ele o diretor do lupanar de Oligarcas e sequestrador de crianças, condenado pelo Tpi. A Extrema Direita vê o autocrata macho alfa que posa sem camisa e persegue homossexuais. O Homem do Século.
-
Raymundo de Lima Lima
Exato. Infelizmente o ponto-cego da extrema-direita também existe na extrema-esquerda, por exemplo, Não enxerga q Putin apoia, com dinheiro, o Partido Extrema-Direita da Marine Le Pen. Dizem q Putin também apoiou a eleição d Trump, porque odeia os d Partido Democrata, a começar por Hilary. Ou seja, os extremismos reforçam a Faixa d Moebius.
-
Alberto Melis Bianconi
Verdade. Mas acredito que o que em Putin atrai a direita trumpista é sua capacidade de se manter no topo, aparentemente sem precisar dar satisfação a ninguém. Talvez estejamos entrando na era do engodo patente, que não tem medo de perder o poder por revelar-se como engodo.
-
Antonio Rubio
Não é pouco. Amado por Lula e Bolsonaro, belo rebanho.
-
Adenilson peneli
Meu caro, não é isso, a direita não sabe nada, são cegos e fazem questão de não enxergar, por exemplo, esse jornal não diz que se Bolsonaro caísse a eleição fará pior, bem pior no Brasil, teria P poder de Trump. Já a esquerda conhece a História e a geopolítica, sabe os reais interesses da NATO, sabe os interesses do Ocidente na Ucrânia e sabe que os atos de Israel são uma aberração escandalosa e genocida, a direita se une aí com Trump nos EUA e Benjamin fazendo o holocausto palestinos.
-
-
Anete Araujo Guedes
As placas tectônicas se movem. O mundo inicia um novo ciclo. Nada será como antes. Muito embora não tenham deixado pra trás as guerras cruentas e inimagináveis, que visam destruir populações, culturas e países. Nessa nova ordem, os países se movem, se reorganizam conforme seus interesses, tendo que se haver com a ascensão da extrema direita neofascista e seus governos obscurantistas e autoritários.
-
Gaya Becker
Estamos à mercê desses dois tipos socio patas e prevalecidos com os mais fracos, principalmente no q tange a armamento bélico. É em cima desse trono q eles estão sentados e sem pudor avançam e tomam conta de bens alheios. O russo já sabíamos o perfil. O outro é q surpreendeu pelo mau caratismo abrupto e sem freios. Surpreendeu pela total quebra de confiança q era o maior ativo do povo dele até agora. Estamos sós e com um gosto amargo de ameaça no ar a qquer momento.É o luto de perder um amigo...
-
Adenilson peneli
Benjamin é bem pior, chega a ser macabro.
-
-
Lorenzo Frigerio
O pior é que, quando as tarifas começarem a gerar inflação e desemprego, Trump ainda pode dar um cavalo de pau e seguir um caminho imprevisível.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.