UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Vergílio Gallerani Cuter

    A Rússia é nossa amiga, dr. Rui. Quanto a vocês, europeus, há uma solução bem simples. Agora que a Otan já não serve mesmo para muita coisa, que tal deixar de servir de correia de transmissão aos avanços militares dos EUA e formular uma política centrada nos interesses europeus? Integrem a Rússia à Europa. Simples assim. Vivam em paz. Deixem cada povo se governar como a história permitiu. Parem demonizar alternativas políticas que acompanham a humanidade há milênios. Desçam do pedestal.

    Responda
  2. Frederico de Souza Cruz

    No Oriente Médio – além de sustentar o “Estado gendarme israelense” – os Estados Unidos mantém mais de 20 mil soldados nos Emirados Árabes, Omã, Iemên, Catar, Kuwait e Bahrain. Na Arábia Saudita, mantém três bases militares e outrois 5 mil soldados, caças F-15 e F-16, bombardeiros F-117, aviões espiões U-2 e aviões radar AWACS. A essas tropas devem ser somados outros 15 a 20 mil soldados em navios de guerra. Raul Carrion

    Responda
  3. Frederico de Souza Cruz

    Sob o pretexto do “combate ao terrorismo”, os EUA aumentaram sua presença militar em mais de 20%, após os atentados de 11 de setembro de 2001. Mas basta ver a disposição de suas bases e tropas para constatar que seus verdadeiros objetivos são outros – o domínio mundial das fontes de energia fóssil e outros recursos estratégicos, o controle das rotas marítimas e terrestres e a ampliação de suas áreas de influência. Raul Carrion Historiador

    Responda
  4. Gilce Feres

    Além do conteúdo, que título certeiro! Vale meme, pararabéns

    Responda
  5. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Rui Tavares é de longe o colunista que melhor escreve para este jornal, e não o digo apenas por ser português e ter uma linguagem impecável, mas por ter uma visão mais "macro" que a dos demais. Não teme encarar os temas de escopo verdadeiramente cósmico, compreendendo que tais questões que são de alcance global, afetando em algum grau a vida da dona de casa de Pinheiros e também do aborígine de Papua Nova Guiné. Nossos colunistas estão muito focados em Pinheiros.

    Responda
  6. José Cardoso

    A ascensão da China é uma tal novidade que ficamos sem precedentes históricos. As guerras mundiais, e até mesmo a guerra fria eram por assim dizer guerras civis do ocidente. A Rússia tinha a tradição cristã e a ideologia hegeliano-marxista. Um Chinês tem outras referências, não há a centralidade de Egito, Grécia, Roma ou Islã. Talvez Putin e Trump sejam efeitos colaterais desse movimento tectônico.

    Responda
  7. Wil Leon

    Rui Tavares, nem mais deputado é. Assembléia portuguesa foi dissolvida, masi uma vez pela incompetencia dos poliicos lusos. Em Portugal é inexpressivo e tem espaço na Folha para falar de Trump e Putin.. menos...não tem credencial.. melhor ele cuidar do seu quintalzinho primeiro.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Dirija com cuidado. Bolsonarista na pista.

    2. Helena Hawad

      Sr. Leon, o Sr. já ouviu falar de "argumento ad hominem", hoje também conhecido como "argumento contra a pessoa"? Trata-se de manobra retórica malandra, tola e manjadíssima, que não engana nem criança. Mas é muito usada porque é fácil de fazer - até uma criança faz: é só chamar o outro de "bobo" e "feio", sem precisar realmente de nenhum argumento. O texto de Rui Tavares é brilhante, e explica inclusive porque o Sr. parece preferir acreditar na gripezinha.

  8. Alberto Melis Bianconi

    Existe mesmo muita coisa em comum entre Putin e Trump, são arrivistas que ascenderam burlando, de alguma forma, os mecanismos que uma democracia formal deveria ter para se proteger de aventureiros. Xi Jinping é outra coisa, a China é opaca e não se propõe a imitar a democracia liberal. Não sei se a História nos ajuda. A mim parece descobrimos que aquilo que acreditávamos saber não passa e uma narrativa conveniente.

    Responda
  9. ADONAY ANTHONY EVANS

    Trump é uma aberração. Um aleijão moral. Além de estúpido. Deve perder a maioria do Congresso em 26 e ser objeto de Impeachment, se o Partido Democrata retomar o eixo de Roosevelt. O problema é que seu vice, Vance, é ainda pior.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Vou esperar para ver, afinal o bufão cor de abóbora parece ter uma enorme capacidade de enganar e seduzir o establisment americano.

  10. ADONAY ANTHONY EVANS

    Vlad, O Envenenador, merece ser capa da revista Time, como o Homem do Século. Afinal, quem foi capaz de unir a si, tanto a Extrema Esquerda, quanto a Extrema Direita, irmanadas numa só emoção? A Extrema Esquerda vê em Putin, barreira aos EUA e ao Capitalismo, como se não fosse ele o diretor do lupanar de Oligarcas e sequestrador de crianças, condenado pelo Tpi. A Extrema Direita vê o autocrata macho alfa que posa sem camisa e persegue homossexuais. O Homem do Século.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Exato. Infelizmente o ponto-cego da extrema-direita também existe na extrema-esquerda, por exemplo, Não enxerga q Putin apoia, com dinheiro, o Partido Extrema-Direita da Marine Le Pen. Dizem q Putin também apoiou a eleição d Trump, porque odeia os d Partido Democrata, a começar por Hilary. Ou seja, os extremismos reforçam a Faixa d Moebius.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Verdade. Mas acredito que o que em Putin atrai a direita trumpista é sua capacidade de se manter no topo, aparentemente sem precisar dar satisfação a ninguém. Talvez estejamos entrando na era do engodo patente, que não tem medo de perder o poder por revelar-se como engodo.

    3. Antonio Rubio

      Não é pouco. Amado por Lula e Bolsonaro, belo rebanho.

    4. Adenilson peneli

      Meu caro, não é isso, a direita não sabe nada, são cegos e fazem questão de não enxergar, por exemplo, esse jornal não diz que se Bolsonaro caísse a eleição fará pior, bem pior no Brasil, teria P poder de Trump. Já a esquerda conhece a História e a geopolítica, sabe os reais interesses da NATO, sabe os interesses do Ocidente na Ucrânia e sabe que os atos de Israel são uma aberração escandalosa e genocida, a direita se une aí com Trump nos EUA e Benjamin fazendo o holocausto palestinos.

  11. Anete Araujo Guedes

    As placas tectônicas se movem. O mundo inicia um novo ciclo. Nada será como antes. Muito embora não tenham deixado pra trás as guerras cruentas e inimagináveis, que visam destruir populações, culturas e países. Nessa nova ordem, os países se movem, se reorganizam conforme seus interesses, tendo que se haver com a ascensão da extrema direita neofascista e seus governos obscurantistas e autoritários.

    Responda
  12. Gaya Becker

    Estamos à mercê desses dois tipos socio patas e prevalecidos com os mais fracos, principalmente no q tange a armamento bélico. É em cima desse trono q eles estão sentados e sem pudor avançam e tomam conta de bens alheios. O russo já sabíamos o perfil. O outro é q surpreendeu pelo mau caratismo abrupto e sem freios. Surpreendeu pela total quebra de confiança q era o maior ativo do povo dele até agora. Estamos sós e com um gosto amargo de ameaça no ar a qquer momento.É o luto de perder um amigo...

    Responda
    1. Adenilson peneli

      Benjamin é bem pior, chega a ser macabro.

  13. Lorenzo Frigerio

    O pior é que, quando as tarifas começarem a gerar inflação e desemprego, Trump ainda pode dar um cavalo de pau e seguir um caminho imprevisível.

    Responda