Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Piechnik Leite Ferreira

    Judas é um grande mistério. Ao lermos as escrituras observamos que existem diferentes versões sobre o que suscitou a conduta de Judas, bem como, versões diferenciadas sobre o seu suicídio. Do pouco que conhecemos, sabemos que Judas exercia um papel de destaque , e que Jesus confiava nele. Tanto que lhe entregou o cuidado das finanças da missão. De tudo li fico com a versão do Papa Francisco: Judas estava fora de si quando entregou Jesus.

    Responda
  2. Marcus Guedes

    Excelente texto. A erva daninha foi um Grand finale.

    Responda
  3. jose prado

    Agora conta aquela do papagaio!

    Responda
  4. Adilton Jose Luna de Andrade

    Judas continua traindo. Traiu Valdinei!

    Responda
  5. Paulo Fernando Machado

    Valdinei, sinceramente, por qué no te calas?

    Responda
    1. Esther Alcântara

      Quer que ele se cale porque você tem medo de pensar. Ele não.

  6. roberto cardoso

    Jesus Cristo foi julgado pelos homens de bem de sua época. Sacerdotes, religiosos e governantes. Nem precisa de desenhar. E hoje? Quem julgaria Jesus Cristo? Só muda o endereço...

    Responda
  7. Márcio Marques Alves

    Não houve um único traidor, até porque, Judas não teria ganho 30 moedas por nada, se ninguém o tivesse pagado. O que houve, foi um complô; e isso envolveu altas autoridades romanas e judaicas da época, que se mostravam incomodadas com a popularidade de Jesus (se existisse redes sociais naquela época, então, Jesus seria o "frei Gilson" de hoje). Jesus foi condenado por temores políticos; todos com algum poder, temiam perdê-lo para Jesus. Enfim, o temor de uma revolução. Judas só peça nisso tudo.

    Responda
    1. Márcio Marques Alves

      Então..., mas quem incomoda mais? Jesus incomodou tanto, que foi morto... Lancellotti apesar de sofrer muitas ameaças de morte, tem certa proteção da mídia e dos setores mais influentes da sociedade. Frei Gilson, por ser menos influente nas camadas mais proeminentes do país, sofreria mais e se fosse morto, poucas pessoas se manifestariam em pêsames por isso. Lembrando que Jesus quando foi morto, somente seus seguidores ficaram em luto.

    2. Laercio Correa De Barros

      Se existissem redes sociais naquela época, Jesus seria o frei Gilson ou o padre Júlio Lancelotti de hoje, né?

  8. Fátima Pontes

    Ótimo artigo!

    Responda
  9. Celso Vieira

    Interessante o pitaco político no final do texto... Então devemos lembrar como o povo acabou escolhendo a Barrabás, no final das contas, né? Barrabás, o criminoso, que passou a vida conclamando à violência para atingir seus objetivos, acabou sendo solto pela autoridade da época. Jesus e os apóstolos, por outro lado, foram perseguidos e mortos, apesar de não haverem cometido qualquer crime, só o de contestar o sistema da época.

    Responda
  10. Guilherme Torres Godoy

    Existe uma variedade quase desconcertante de versões diferentes da Bíblia, desde as protestantes e católicas, até as Bíblias dedicadas ao Estudo. Nenhuma obra foi mais estudada do que a Bíblia. São dois mil anos de história, o leitor em geral não sabe quem a escreveu, onde, quando e porque. Existem os Apócrifos livros que não fazem parte do cânon da Bíblia, ou seja, da lista oficial de livros inspirados por Deus. Tema difícil por isso alguém diz que religião é um dogma.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Acredite se quiser...

  11. Guilherme Torres Godoy

    Existe uma variedade quase desconcertante de versões de versões diferentes da Bíblia, desde as protestantes e católicas, até as Bíblias dedicadas ao Estudo. Nenhuma obra foi mais estudada do que a Bíblia. São dois mil anos de história, o leitor em geral não sabe quem a escreveu, onde, quando e porque. Existem os Apócrifos livros que não fazem parte do cânon da Bíblia, ou seja, da lista oficial de livros inspirados por Deus. Tema difícil por isso alguém diz que religião é um dogma.

    Responda
  12. Julio Oliveira

    Só pelo título, nem perco tempo em ler uma asneira desta.

    Responda
    1. Sérgio Silva

      Mas perde tempo ao escrever sobre algo que não lei. Impressionante…

  13. Valter Fanini

    Está versão é mais verossímil do que a versão bíblica que Judas traiu Jesus por trinta dinheiros e depois se enforcou. Traidores repugnantes não se arrependem a menos que os danos da traição sejam maiores que os benefícios.

    Responda
  14. Regina Heineck

    Parabéns pelo artigo, excelente reflexão!

    Responda
  15. Regio Lacerda

    ...esse "revisionismo" até faz sentido, porem, onde está a documentação??

    Responda
    1. JAIME FLORENCIO MARTINS

      Concordo com a artigo, Jesus disse a Judas: "Vai e faça o que tm que ser feito". Estava tudo combinado.

  16. José Leandro da Silva

    esse artigo tá igual à descrição que fiz pra minha netinha sobre como é a Mongólia sem nunca ter ido lá, nem conhecê-la pela internet!

    Responda
  17. Jaime Souza

    O assinante real (não os robôs abaixo) estão sendo vilipendiados por esse jornal. É piada pagar pra existir esse tipo de bizarrice aqui.

    Responda
    1. Maria Duque

      Não sou robô, aceite opiniões divergentes das suas, elas existem.

  18. Maria Duque

    Excelente artigo! Nos faz refletir além do lugar comum.

    Responda
  19. Valdin F O

    Mas, Jesus não dava sinal algum de ser um lider militar, pelo contrário, falava sobre amor e perdão. Não tem sustentação essa possibilidade, até porque os outros 11 apóstolos não o viam como a tese propõe. Judas pode até ter agido em função dessa crença de libertação à força, mas não por incentivo de seu Mestre. Aliás, o arrependimento depois deixa muito claro o seu equívoco. E ainda, mas como todo ser humano ele terá sua chance de reabilitação, se é que já não teve.

    Responda
  20. Joao Cellos

    Mas quem pediu a morte de Jesus? Pois é, foi o Sinédrio. Os romanos foram apenas os executores e Judas, um instrumento.

    Responda
  21. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Não acho qye deveríamos fakar de Judas, nem como arquétipo que depois se arrependeu. Acho que para a história e a formação social do Brasil deveríamos falar de Joaquim Silvério dos Reis, que entregou os Inconfidentes, terminou rico e nunca se arrependeu. Me parece que ele explica sociologicamente muito mais o Brasil na lógica do sistema invertido.

    Responda
  22. Raymundo de Lima Lima

    Por falar de traição, Trump é um traidor dos países aliando tradicionais. Nunca houve um presidente dos EUA traidor tão visível. Traidor também do próprio ideário capitalista, pois seus atos vão na contramão do livre comércio, livre concorrência, livre economia, livre pensar. Traidor dos pioneiros q construídos universidades onde predomina o livre-pensar, livre-pesquisar cientificamente, em busca da Verdade. Trump é pior do q Judas.

    Responda
    1. Luiz Bartolotti Bartolotti

      Todo esse processo das tarifas do Trump não foram aleatórias , foram pensadas e arquitetadas , suas empresas lucraram fortunas , foram feitos até seriados sobre suas conquistas , o objetivo é lucro em detrimentos alheio , um traidor de seu povo , usa subterfúgios desprovido de verdades e se posta como salvador , assim como aqui temos os adoradores de dízimos , que se tornam políticos , com o único objetivo , facilidade para enriquecer e abrigar amigos e parentes , os JUDAS estão aí no nosso meio

    2. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Boa noite Raymundo. Acho que Trump só não é traidor dos próprios interesses das Big Techs. Mas o que eu sei?

  23. Henry Cesare Alves de Lima

    O tal "pastor" sociólogo quer enfiar política na vida de Jesus ou porque estudou mal a bíblia ou acredita mais na sociologia do que na teologia.

    Responda
    1. fabiola salani de souza

      Mas Jesus era um preso político! Política é algo que fazemos diuturnamente, não se resume apenas a eleições...

    2. Rodrigo Buzzatti

      A morte de Jesus foi política.

  24. Danielle Milani Mattos

    Muito interessante essa abordagem que chama a atenção para o lado sombrio de todos nós, seres humanos, que continuamos falando em nome de Jesus com a maior das convicções.

    Responda
    1. Cristofer Diego Beraldi Martins

      Exatamente Danielle!

    2. Cr Cr

      Excelente, Danielle!

  25. Lucas Machado

    Muitos textos gnósticos reapareceram hoje com roupagem moderna, como se fossem "evangelhos perdidos" revelando "a verdade oculta sobre Jesus". O Evangelho de Judas e outros gnósticos são invenções filosófico-religiosas tardias.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E os outros "evangelhos" são o que?

  26. Andre Lago

    Parei de ler em "Evangelho de Judas... "

    Responda
    1. Marius Carvalho

      Pois é, perdeu!

  27. Marcelo Ramos

    Redação: Pessoal chegou a páscoa, precisamos de um texto para problematizar a data! Judas seria uma boa opção? Fazem tudo, só não olham para o Cristo, o filho do Deus vivo, o próprio Senhor da criação.

    Responda
  28. Jefferson Holanda

    Artigos como esse ainda justificam minha assinatura nesta Folha. Mas o saldo ainda está mais negativo do que positivo.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Fábio. Desculpe-me dize-lo, mas sua resposta é totalmente impertinente neste espaço. Mas, já enveredou por esse rumo, faltou abordar que Bolsonaro traiu, continua traindo e trairá uma infinidade de amigos, assim que achar conveniente para ele.

    2. Fabio Dutra LEALDINI

      Faltou abordar que Dilma também traiu Lula, quando insistiu na sua reeleição, ao invés de honrar o acordado que não buscaria a reeleição