-
José Marques Mendes
Discordo profundamente do argumento do estudante ser academicamente muito bem preparado. Isto não significa, de jeito algum, que ele tem as aptidões necessárias para exercer a profissão que ele escolheu. As faculdades é que deveriam ser continuamente avaliadas sobre sua capacidade e preparação de formar profissionais capazes.
-
ALVARO ROSSAN B PRIETO SILVA
Exame de proficiência pra profissionais de medicina é essencial e urgente, e deveria ser periódico.
-
PAULO NOGUEIRA SAMPAIO
Prezado Helio, de acordo com as provas seriais ao longo do curso, mas penso ser necessário envolver mais as escolas, o que pode ser feito com a exigência de médias mínimas por classes, grupos ou cursos. O difícil será administrar tal sistema.
-
Alexandre Marcos Pereira
Rodrigo, grato pelo gentil comentário. Em cidades com hospitais precários, quando tem algum deles, vemos erguerem-se edifícios modernos com auditórios climatizados e logos com serpentes estilizadas. Forma-se a promessa: todo filho de comerciante, fazendeiro ou político local pode agora vestir jaleco sem sair de casa - nem sempre porque tem vocação, mas porque tem meios. Foi-se o tempo em que medicina era a Ágora dos gênios inquietos. Hoje, transformou-se em passarela de vaidades.
-
Orasil coelho pina
Concordo que ao longo do curso o aluno seja submetidos a avaliações, por entidades não ligadas às faculdades e caso o estudante não atingir as notas necessárias, a faculdade teria que devolver o dinheiro arrecadado até aquele momento! OrasilJustiça!
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Sou a favor de mais rigor, se é que há algum, na avaliação dos cursos de medicina, incluindo corpo docente e hospitais escolas. Tbem sou a favor de prova p os egressos. Quem é bem formado não tem medo de prova. E que os pobres consigam mais apoio p o ingresso e nos anos de formação. A maioria dos médicos formados no Brasil são oriundos das classes de melhor poder aquisitivo. Enquanto a escola pública fundamental e média patina, acredito que o apoio aos alunos pobres seja essencial. Todos ganha
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
* Todos ganhariam.
-
-
José Cardoso
Talvez a corporação médica devesse priorizar uma avaliação dos cursos de medicina, em vez de avaliar cada formando. Os cursos que não obtivessem um grau mínimo não poderiam diplomar médicos, embora nem por isso os diplomados fossem desperdiçados. Seriam profissionais do setor de saúde, mas reclassificados com outra designação.
-
Amauri Soares
Deveríamos ter provas "tipo" OAB para todas as áreas. Até para candidatos a vereador, prefeito, governador, presidente, deputados. Com mais ênfase para ética e empatia.
-
Cesar Costa
Tema necessário ge muito importante. Qual seria o caminho para sua implantação, Congresso?
-
Raymundo de Lima Lima
Exame dproficiência p formandos Medicina é extremamente necessário; talvez evitaria médicos enganação, ou q colocam ideologia acima da ciência. Médicos grosseiros atendem em consultórios, puxam conversa politica-ideológica, ou fazem "tratamento precoce", uma contradição/paradoxo. Os Conselhos d Medicina fingem q são contra faculdades particulares dMedicina ruins, mas parecem contra exames OAM, porque ganham mais com anuidades d médicos-faz-d-conta.
-
WLADIMIR KIREEFF
A residência médica era uma outra coisa peneira que começa a desparecer. Meus amigos médicos relatam que os alunos tem muito como meta o sucesso nas redes sociais. Caso consigam uma massa crítica de seguidores, partem para o que se chama de medicina integrativa, sem residência. Caso contrário, vão tentar a residência. A falta de crítica por parte dos clientes não interpõe dificuldades à imperícia e charlatanismo. É mais um aspecto do abismo de informação científica na sociedade.
-
Silvio Cabral
Discussão desnecessária. Já já todos seremos atendidos pelo Dr. I.A.
-
Paulo Silva Barbosa
Ultrapassamos a Índia em número de cursos médicos, só que lá existem mais de 1 bilhão e 200 milhões de habitantes. Todos farão residencia médica, quando concluírem o curso? Claro que não! O lucro financeiro fala mais alto e número maior de faculdades, não significa qualidade e assim muitos jovens ficarão frustrados após formarem.
-
Zelis Pereira Furlan
Hélio não existe faculdade de Medicina no Brasil com o valor de 10 mil reais. O curso mais barato atualizado em fevereiro é 12 mensalidades de 12.500 reais..Os estudantes estão indo para o Paraguai e Argentina.
-
Augusto Resende
Não se trata de reserva de mercado, mas a realidade é que, além dos interesses financeiros, não há a quantidade necessária de professores qualificados para tantos alunos. Isso não só em medicina, mas em todos os cursos que se tornam financeiramente atraentes para as instituições privadas
-
Augusto Resende
Não se trata de reserva de mercado. A realidade incontestável é que, além dos interesses econômicos das faculdades particulares, não há a quantidade suficiente de professores qualificados para ensinar tantos alunos. Isso não só na medicina, mas em todos os cursos que tornaram financeiramente atraentes para as instituições de ensino
-
Antonio Guil
Há uma nova oportunidade de trabalho para os doutores que estão saindo das centenas de faculdades recém nascidas: motorista de aplicativo! O setor publico está saturado, o setor privado não quer saber de recém formado, a medicina de consultório está em extinção.
-
Felipe Araújo Braga
Essas faculdades privadas de baixa qualidade nunca deveriam ter sido permitidas da forma como foram, principalmente por governos de esquerda. Por fim, as pessoas se preocupam com a qualidade dos médicos formados - o que é óbvio - mas permitem que milhares de professores se formem EaD. E o pior: nosso sistema público aceita esses professores. Depois ninguém sabe porque a educação básica é um horror completo neste país!
-
Afonso Galvão
Essa proliferação de novos cursos de medicina de qualidade duvidosa não foi obra de governos de esquerda e sim da gestão do Bozo, que os autorizou em massa no seu governo.
-
-
Arlindo Fiks
As mesmas desculpas esfarrapadas para fazer uma reserva de mercado.
-
Alencar Gracino
Quais, quem do editores da FSP, fizeram exames seriados durante seus cursos de formação? Louvável a sugestão do colunista. Que seja extensiva a todas áreas do conhecimento. Não somente a da hora de suposta falta de bons médicos. Nem que faltem bons jornalistas, veterinários ou jardineiros.
-
Agnaldo Petronio Gomes Neto
A profissão medica requer diversos sacrifícios tempo com familia durante e apos o curso, tempo de trabalho inclusive nos feriados, como estou trabalhando neste feriado, e vale a pena tendo em vista que jamais conseguiria fazer outra coisa se nao cuidar de pessoas. Embora muitos aqui reclamem de uma suposta reserva de mercado, gostaria de lembrá-los que a profissao medica para os medicos generalistas não é uma profissão de consultorio particular é de sobretudo atuação no sus.
-
Alencar Gracino
O sacrifício é grande Agnaldo, e lembra dos aplausos na pandemia? Coisa impactante, de reconhecimento genuíno! Há muito corporativismo, veja só no Legislativo. Agora, vamos exigir proficiência de todos os profissionais atuantes. Os jornalistas, colunistas, blogueiros, influenciadores que digam as suas especificações, especialidades e áreas de atuação, corroboradas com seus conselhos autárquicos.
-
Agnaldo Petronio Gomes Neto
Não ha incentivo pelo trabalho bem feito, a importância é por numeros, agilidade, qualidade? Esquece . Tanto faz se acertamos o diagnóstico ou atendemos bem os pacientes, querem agilidade acima de tudo, tudo mesmo. E se voce nao quiser, que venha o proximo . Deus tenha misericórdia do povo brasileiro.
-
Agnaldo Petronio Gomes Neto
Ademais a recente expansão no numero de medicos, permitiu com que algumas exigências ocorram com mais frequência como por exemplo a exigência de numeros absurdos de pacientes que devemos atender por hora, ficando com tempo restrito para examinar os doentes, gerando uma frustração quanto a qualidade do atendimento e medo de deixar passar algo pela pressa imposta, por outro lado sou contratado como pessoa juridica entao se nao "dançar conforme a musica" sou dispensado sem direitos.
-
-
Alencar Gracino
Os jornalistas, colunistas e editores da FSP, fizeram exames de proficiência nas suas respectivas áreas de atuação?
-
ALVARO ROSSAN B PRIETO SILVA
Esses proficionais me parecem melhor formados e não aruam em areas criticas dascquais depende a vida e a saúde da população. Exame de proficiência para formandos em medicina é urgente e deveria ser periódico como a CNH.
-
-
Alencar Gracino
Olha que a Medicina Veterinária não difere da Medicina dita humana. Assim pode se passar também na Odontologia, Engenharia, Direito, não sei. A Filosofia pode esclarecer, até sem exame de proficiência de si.
-
Adil Vaz
O mesmo se aplica a várias áreas do conhecimento. Em especial na minha, Medicina Veterinária, temos cerca de 500 cursos no Brasil, praticamente a soma de todos o resto do mundo. Junta-se a isto o oferecimento de cursos à distância, que torna este tipo de ensino financeiramente atrativo, mas nõ é capaz de formar profissionais qualificados numa área onde a experiência prática é insubstituível. Pelo menos, não temos ainda curosos à distância de Medicina humana...
-
Alencar Gracino
Concordo com o colunista filósofo até para incluir o exame de proficiência a todas as áreas do conhecimento e atividade profissional, fomo filósofos, filólogos e teólogos, entre outros.
-
Gisele Araujo
Todos os cursos carecem de qualidade, inclusive no ensino médio, alunos saem mal sabendo ler e escrever. Essa má qualidade de profissionais está acontecendo em todas as áreas, infelizmente.
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Pois é, por isso a maioria dos médicos do Brasil são oriundos das classes sociais mais abastadas. Enquanto a escola pública não melhora, sou a favor de mais incentivo para o ingresso e apoio nos anos de formação dos mais pobres. Mais rigor nas avaliação do cursos, docentes e hospitais escolas e, sim, prova p os egressos. Quem é bem formado não tem medo de provas ou provas que poderiam ser seriadas.
-
Luiz Carlos D Oliveira
Gisele, pôs o dedo na ferida não é somente as faculdades (medicina essa n discussão ) tem que melhorar é do início ao fim, alunos saindo do ensino médio sem saber regras de acentuação, tabuada, compreensão de texto é luxo
-
-
Hercilio Silva
Fica esse papo de explosão de cursos e a população está sem médicos, acho que há corporativismo nisso. Afinal é uma profissão que está bem remunerada e anda escolhendo onde não trabalhar, luxo para raros no país. Tem de ter mais médicos, não é admissão, é qualidade do curso que resolve.
-
Alencar Gracino
Está sem médicos, sem dentista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, arquiteto, engenheiro de informática, contador, assistente social, psicanalista Mas precisa fazer uma prova nacional pra podermos exercer sua profissão; inclusive de filósofo, jornalista,
-
-
Alencar Gracino
Para exercer engenharia e arquitetura, economia, dramaturgia, cinema, teatro, direção artística, roteirista, editorialista, paisagista, urbanista, nutricionista, personal trainee, enfim, precisa de prova de ablactação somente pra advogado e médico? Pra se dizer filósofo não precisa?
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Todo e qualquer profissional que possa por em risco vidas humanas, precisam ser avaliados. Médicos, engenheiros, pilotos de avião, etc. Ainda que fora do assunto, valorizo todas as profissões, mas os profissionais que, na minha opinião, deveriam ser aplaudidos e muito bem remunerados são os bombeiros. Ganham mal e não têm prestígio social, infelizmente.
-
Reuben Asuo
Ablactação é o termo usado para descrever o processo de interrupção do aleitamento materno ou o início da alimentação não exclusivamente líquida, ou seja, o momento em que o bebê deixa de ser amamentado no peito da mãe e passa a receber alimentação sólida ou semissólida. No entanto, desde quando uma pessoa com graduação universitária em Direito precisa ser desmamada para se tornar advogada?
-
-
Jose Walter Da Mota Matos
Todos os cursos de Medicina já possuem um processo seletivo que separa os profissionais da area por competencia especifica que sao as provas de residencia medica, a maioria tao ou mais seletiva que o proprio vestibular do curso de medicina.
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
A residência tornou-se essencial, pq no Brasil, infelizmente, os clínicos gerais não são mais tão valorizados como antigamente. E depende tbem da residência, há muitos médicos que optam pela dermatologia, sobretudo estética, porque dá mais dinheiro, o que está no direito de escolha, por óbvio. Mas há um impacto expressivo, p exemplo, consigo marcar um dermatologista de um dia p outro no convênio, o que é ótimo, mas tenho espera de até três meses p conseguir um cardio ou endócrino.
-
Adelar Motter
Perfeito, Zé Walter, raramente um médico vai para o mercado de trabalho sem uma residência no mínimo e o acesso a grande maioria delas são muito mais concorridos do que o vestibular
-
-
Alencar Gracino
Qual o exame Nacional que um profissional graduado em ciências humanas como filosofia, psicologia, sociologia e afins precisa fazer para se intitular e achar apto a dar opinião pública em um meio de comunicação e informação como um periódico, blog, site, etc.?
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Esses citados não pretendem ter reserva de mercado, como muitos médicos querem, felizmente, não todos.
-
-
jose camargo
O problema é muito mais complexo e esbarra na Lei 5.692 de 1971. Foi ali que começou a derrocada do ensino no Brasil. A admissão menos seletiva começou lá, com o rebaixamento da nota de corte de 7.0 para 5.0 e a substituição da prova subjetiva pela prova objetiva. Cito apenas essas duas excrescências da Lei, mas há outras..
-
Alencar Gracino
Está sobrando médicos, faculdades de medicina, de direito e filosofia, temos pra dar e vender sem sobretaxa. Não precisamos de profissionais estrangeiros. Uma prova nacional de qualificação pra exercer a profissão poderia valer pra todas as profissões, e a carreira de estado com os benefícios e penduricalhos não seria ilegal.
-
Marina Gutierrez
Parabéns e obrigada ao colunista Helio Schwartsman pelo urgente e importante artigo, há muito tempo venho pensando sobre o assunto em razão da proliferação de escolas de medicina e a necessidade de um exame que verifique o nível de conhecimento e a capacidade desses médicos.
-
Luiz Carlos D Oliveira
Seu Hélio já ouviu falar na "máfia branca", pois é, pelo menos tá implodindo essa turma de Nariz empinado achando que pode tudo e os outros não podem nada, vá pesquisar sobre essa máfia, mas não se assuste com o resultado
-
Noel Carvalho
A proliferação de cursos é fator positivo. Se popularizar, melhor ainda. O nível de ensino é que deve ser melhorado. Estado e associações de médicos e sociedade civil são fundamentais. Não dá para demonizar escolas privadas mas tem que fiscalizar.
-
RUBEN SALOMAO GOMES DA SILVA
A senhora Márcia não deve conhecer os esquemas que uma cast ta rica usa para manter uma elite gente sem preparo. Qualquer família abastada consegue mandar seu herdeiro fazer medicina, se no for no Brasil, fazem na Argentina e revalida o diploma depois. Dificuldade em passar é só nas federais e algumas renomadas, a grande maioria é dez mil por mês que já encaixam numa clínica geral.
-
Márcia Shimae Tokashima Nishiye
É que o senhor ainda (mas será, espero que não) não foi atendido por um profissional médico que sabe dizer alguma coisa sobre o diagnóstico, após consultar a internet e para receitar medicamento, também. E.T. a clínica era particular.
-
-
MILTON DOLL
Bah ! Cutucar vespeiro sem vara. Boa sorte.
-
José Ricardo Braga
Milton, o Hélio Schwartsman é casado com uma médica. Imagina o vespeiro dentro de casa... Kk
-
-
Paulo Edson Mazzei
"Só estudantes muito preparados conseguiam entrar, de modo que a qualidade acadêmica dos que se formavam não era motivo de grande preocupação." Totalmente errado! Pode entrar um bom aluno numa Faculdade qualquer e sair uma cavalgadura...
-
SileneMaria de Sousa
Excelente texto, Helio. Medicina é coisa séria, a pessoa precisa ter vocação e dedicar-se totalmente ao aprendizado do curso e ter em mente e responsabilidade desde o início, que vai cuidar de vidas e precisa estar preparada para essa missão.
-
RUBEN SALOMAO GOMES DA SILVA
Vocação hereditária? Quem tem condições de ter essa "vocação" num país onde faltam médicos e o serviço é caro? Reserva de mercado em nome da tradição vocacional...
-
-
Igor Fernandez
Não sou a favor dessa abordagem, veja com a OAB, se isso impediu a proliferação de faculdades de direito sem qualidade. Vai do Estado em fiscalizar os cursos e monitorar a qualidade. Nem todos grandes profissionais foram de faculdades de elite também. Mais do isso precisamos de mais médicos, somos um país pobre e criar barreiras para a formação não vai ser positivo. Vale sim, fiscalizar os cursos, cobrar qualidade das universidades.
-
Alencar Gracino
Deveria ter uma prova tipo da OAB paras os profissionais bacharéis nas áreas de humanidades como psicologia, filosofia, sociologia, e a fins, poderem atuar legalmente.
-
Ronaldo Luis Gonçalves
Em breve teremos bots atendendo pacientes, com precisão e preço muito baixo.
-
PAULO VAGNER FONSECA
Por que não fazer um exame de proficiência para TODOS OS cursos, em substituição ao ENADE?
-
bagdassar minassian
... pelo menos criam os 'revoltadinhos contra os 'mais médicos' formados ou estrangeiros.
-
Otavio Soares
Uso o copilot para fazer a pergunta: Reputação do Dr. fulano e na 2a. pergunta qual é a sua formação?. E dou preferência para médicos formados em universidades federais. É uma forma de fazer um filtro e quando vou para a consulta, já sei sobre o profissional que estou lhe dando.
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Concordo, a Pinheiros, USP, tem vestibular e residência muito concorridos, mas poucos alunos pobres conseguem entrar, ainda que com programas de incentivo, devido a falhas na formação fundamental e média. Nunca fui atendida no meu convênio por um médico uspiano, só em consultórios particulares. No SUS já vi alguns. Sou a favor de mais cursos de medicina, com avaliação séria dos cursos e dos hospitais escola e também dos egressos. Todos ganhariam.
-
Hernandez Piras
As universidades públicas, infelizmente, não são muito mais rigorosas do que as privadas quando se trata de aprovar maus alunos. Conheço muito médico medíocre de "boas escolas".
-
-
Alex Sgobin
Graças aos imensos conglomerados "educacionais" que abrem faculdades em cada esquina, ofertando um ensino mequetrefe. O vestibular, nisso, é mera formalidade. Logo teremos médicos formado à distância e por IA nesses centros de ensino.
-
IVAN MATHIAS FILHO
Não estou propondo o total fechamento da educação ao capital não público, pois existem muitas instituições privadas sérias, mas a total liberdade de mercado que hoje vigora tem produzido grandes quantidades de diplomas sem valor algum. Na medicina isso pode ser mortal, literalmente.
-
IVAN MATHIAS FILHO
A questão principal é que educação e lucro não se ligam muito bem. Existem áreas em que o estado não de se meter, dizem os liberais. Tudo bem, mas ele deveriam completar o discurso dizendo que há áreas que a iniciativa privada não deveria se meter, e a educação é uma delas. Citar as grandes universidades americanas como exemplos de sucesso da iniciativa privada na educação é uma grande falácia, pois as ações de Trump contra elas desvelou o volume gigante de dinheiro público que recebem.
-
max ribas
Seleção? Meu amigo, qualquer um que tiver um paí rico com vinte ou trinta contos sobrando por mês tá dentro. Acorda.
-
RUBEN SALOMAO GOMES DA SILVA
A mais pura verdade, isso se não mandam para a Argentina, pq é mais barato, e revalida o diploma aqui
-
-
GINO AZZOLINI NETO
Em outros países é necessário um bacharelado ( curso superior ) antes de ingressar no curso de medicina. Um curso pré med ( preparatório para a medicina). Assim , um garoto que mal saiu das fraldas tem que demonstrar maturidade, ética, compromisso, condições mínimas para ser médico. A qualidade obviamente é outro padrão. Hoje infelizmente, sobretudo em algumas faculdades de fachada, entre ruim e sai pior. Mas, a grana entra. Culpa do MEC? Do Conselho Federal de Educação? Do CFM ?
-
Joao Braga
Indivíduos sem compromissos com o aprendizado e escolas médicas caça níquel, teremos profissionais mal formados. Erros médicos serão cada vez mais frequentes, procedimentos desnecessários, prejuízo e danos à população assistida ou desassistida... Difícil uma boa solução mas exame de ordem será imperativo e as piores escolas deverão ser fechadas.
-
Luiz Carlos D Oliveira
Pelo menos detonou a "máfia branca" turminha de nariz empinado achando que pode tudo e só eles podem
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.