Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Cruz

    Essa ideia de congelar os salários é ruim, esses aumentos reais, por menores que sejam, são o que fazem com que as pessoas não se revoltem. Tire isso delas e teremos uma Revolução Francesa no Brasil.

    Responda
  2. Sergio Siqueira

    Economista gosta de falar de pobre é sobre como aniquilar seu peso na economia. Não existe um plano em que os ricos e bilionários arcam com o ônus das mazelas da oikosnomos?

    Responda
  3. Hercilio Silva

    Pode fazer, faz campanha eleitoral defendendo o congelalamento do salário mínimo e das aposentadorias, se for eleito faz. Agora defender uma ideia simpática de reduzir o déficit público sem dizer quem vai pagar a conta é fácil né. Milei tirou metade da redução do déficit argentino dos aposentados. Quantos idosos bolsonaristas radicais defenderiam essa proposta?

    Responda
  4. Samuel Fagundes

    Qual a dificuldade de manter apenas o aumento do salário mínimo, sem acrescentar os 2,5% a mais nos benefícios da previdência? Mantem-se a política de aumentos para empregados da ativa com o acréscimo dos 2,5%, sem dar 2,5% para os aposentados. Falta vontade e habilidade política para fazer isso. Mas o país precisa, é suicídio aumentar 2,5% ao ano para as aposentadorias, impossível

    Responda
  5. Lucas Colucio

    O fato da pessoa ter uma trajetória de sucesso tanto na vida pública quanto no setor privado não a exclui da possibilidade de trazer prognósticos incorretos para a economia brasileira. Assim como Peninha tem lado, Armínio também o tem. Armínio é fruto de uma educação neoliberal e financista, é preciso dizer a verdade. É fato que a macroeconomia de Armínio contribuiu para um Brasil que pratica elavadas taxas de juros, metas de superávit quase que ad aeternum e uma inflação q sufoca o crescimento.

    Responda
    1. MARCIO Gionco

      Ainda estou procurando o que o PT contribuiu, além de fomentar a banda podre do capitalismo com balcão da corrupção.

  6. Rives Passos

    "Para Peninha, Arminio é desprezível, repugnante, repulsivo e escroto." Concordo com Peninha! Qual o valor que Arminio Fraga gasta em um restaurante num jantar? Quem ganha salário mínimo é pão com ovo. E até isso querem tirar? Aluguel, transporte, educação, vestuário. Você é Arminio não vivem no Brasil? Arminio "rico, blá-blá..", a pessoa do sm é pobre.

    Responda
  7. Luiz Gustavo Amorim

    Arminio é um cara sensato, mas por que falar em congelar o mínimo sem antes mencionar a fila de subsídios e desonerações, a previdência dos militares, as emendas impositivas, os super salários do judiciário e a carga tributária ridícula do andar de cima? Por que estava em Harvard e pega mal falar na contra-mão do mercado? Por que estava jogando para a torcida? Conta para nós, Samuel, você tão diligente na defesa do colega.

    Responda
  8. Adriano Salomao

    Típica proposta de quem não vive nem nunca viveu com um salário mínimo. Fazer o ajuste nas costas do pobre, sem a menor a vergonha.

    Responda
  9. Cesar Costa

    16h38, comentário só com números foi para moderação! Um escárnio!

    Responda
  10. Cesar Costa

    Os valores e percentuais em relação ao PIB dos subsídios federais cresceram sem parar nos governos do PT, batendo o recorde na administração da Dilma, mais de 6% do PIB. Caíram nos 2 anos do Temer e nos 2 primeiros do Bolsonaro, voltando a crescer após a pandemia até 2024. Se entrarem no detalhe dos números verão algumas distorções. O Simples Nacional consome 20% dos recursos, agronegócio 10% e IR mais 10%. O resto 3 uma infinidade de subsídios. Quem consegue cortar ou reduzir o Simples?

    Responda
  11. Francisco Jose Longo

    O que será que o brilhante economista acha sobre a taxação das grandes fortunas (a dele inclusive)?

    Responda
  12. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Samuel, lute pela eleição de um dos seus prediletos da direita e sugira a ele que faça o que você e Armínio querem. Duvido que tenha coragem. Vcs querem é que o governo atual faça essa bandalheira, por óbvio vocês são hipócritas. Viva o Peninha!

    Responda
  13. Márcia Escobar

    Ninguém fala em congelar emendas parlamentares. Ninguém fala em acabar com a desoneração de empresas. Ninguém fala (ou leva a sério) cortar supersalários. É por aí vai. Tem muita coisa que pode reduzir o déficit, sem ser cortar dos que ganham menos, como é a cultura tradicional da direita brasileira.

    Responda
  14. RUBENS CORREA BARROS NETO

    A idéia de congelar o salario minimo parece tecnicamente correta, mas moralmente errada. Quando vemos a loucura e irresponsabilidade de Politicos e Seus Governos com o dinheiro publico , vira um deboche falar em primeiro de tudo apertar o nó da corda do mais fraco: o povo.

    Responda
  15. Alberto Melis Bianconi

    Sim e não. Fraga foi duramente criticado por algo que ele não disse. Parentese, a escolher dirigir a resposta a Eduardo Bueno foi péssima, esses adjetivos ele usa para qualificar a todos que não lhe agradem, mal gosto do peninha e desconhecimento do colunista. Mas os liberais também detonam Lula, independente dos méritos que suas iniciativas tenham. O debate público é um não debate, uma farsa. A propósito, Haddad emprestou uma conotação positiva ao termo arcabouço, foi não? kkkk

    Responda
  16. Cesar Costa

    12h14, texto foi para moderação. Escrevi o nome do demiurgo, acho que não pode. Salve a liberdade de pensamento na FSP.

    Responda
    1. Cesar Costa

      FSP, me explique a razão desse meu texto abaixo ter ido para a moderação. Nós só queremos entender os seus críticos, se é que eles existem.

  17. Cesar Costa

    Jovens que não viveram a loucura inflacionária da década de 80 não fazem ideia do perigo que é flertarmos com a volta da inflação. O governo Lula, de forma irresponsável e eleitoreira, (2026 está aí), está fazendo um excelente trabalho para volta da inflação. O BC fecha torneiras com a elevação da taxa de juros e o governo inunda o mercado com todo o tipo de crédito. O Armínio já falou várias vezes contra os subsídios, mas para lacrar as pessoas se esquecem.

    Responda
  18. José Cardoso

    O salário mínimo era de 70 reais quando FHC tomou posse. Esse valor, corrigido pelo IPCA, corresponderia a 144 reais quando passou o cargo para o Lula. Como o valor do SM tinha sido elevado para 200 reais, o aumento real foi mesmo de aproximadamente 40% durante seus 8 anos de governo.

    Responda
  19. Salvador Pereira Vicente

    Discuta-se tudo, inclusive a vinculação dos benefícios ao salário mínimo, mas porque não se discute reduzir subsídios, por exemplo? Por que a conta deve ser paga sempre pelos pobres? Por que o Armínio Fraga teve justamente essa ideia? Isso não é sintomático?

    Responda
    1. Cesar Costa

      Salvador, o Armínio Fraga já deu várias entrevistas criticando os subsídios, talvez você não tenha tido oportunidade de ver. Escrevi um texto sobre os subsídios mas foi para a moderação. Se liberarem, é você tiver vontade, leia pois tem os números oficias sobre o volume de subsídios.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Não e sim. Concordo que avançar sobre subsídios e/ou isenções fiscais deveria ser prioridade, e há muita evasão fiscal inútil para o andar de cima. Lula tem avançado um pouco, mas não conseguirá fazer todo ajuste desse lado. O salário mínimo por outro lado tem um impacto muito forte nas contas públicas e o congelamento de seu valor real não provoca perdas reais para ninguém. E uma retomada da inflação seria desastrosa... veja a Argentina.

  20. matheus silva

    é inacreditável que queiram resolver os problemas congelando o SM do miserável! acabar com isenções de ricos? nem um pio...

    Responda
  21. Felipe Araújo Braga

    Antônio Carlos Cunha, eu discordo do seu argumento. Não temos um Estado de bem estar social no Brasil e sim uma das maiores desigualdades sociais do planeta e nosso país ainda não envelheceu. Eu discordo desse argumento dos liberais de que dando trabalho ao povão e liberando o resto (como é do interesse das elites) o resto se resolva: só melhoraremos com políticas igualitárias como dos países nórdicos. Você sugere me tirar da universidade a fim de que eu trabalhe como uber?!

    Responda
  22. Josue Oliveira

    Está certo. O que não pode é congelar as emendas-PIX.

    Responda
  23. Nelson de Paula

    A palavra congelar destruiu a proposta. O contínuo aumento acima da inflação do salário mínimo, sem base orçamentária para isso, não passa na prova de matemática.

    Responda
  24. Felipe Araújo Braga

    Samuel, você não tem moral para falar de nada! Nada! Eu respeito você e mesmo Armínio pelo conhecimento acadêmico, e por de certa forma, não terem (ao que eu saiba) flertado com o horror do Bolsonarismo. Entretanto, Armínio vem de uma família riquíssima, jamais pagou contas com salário mínimo. Você Samuel, defendia cobrança de mensalidade em universidade pública, a fim de que pessoas como eu, pobres, jamais pudessem estudar. Vocês só querem que o povo se lasque enquanto vocês vivem no fausto!

    Responda
    1. Antonio Carlos Cunha

      A verdade dói e é melhor esconde-la. Está claro que o país não aguenta sustentar o estado do Bem-Estar por muito tempo. A única maneira de ajudar os desvalidos é dar-lhes oprtunidade de trabalho digno. Se o país crescer, eles crescerão. Se não, eles serão sacrificados e a elite muda para Miami. Não adianta apedrejar quem é rico. Os números são indiferentes à nossa indignação. Eles são inexoráveis. O país envelheceu antes de enriquecer. Ao contrário dos países desenvolvidos.

  25. Alberto Bridi

    Peninha é mito!

    Responda
  26. Odalci José Pustai

    Sou fã incondicional do Peninha e acompanho suas divulgações e aulas nas mídias virtuais. O modo como ele se posiciona e apresenta os fatos históricos é "sui generis". Quem o conhece e o segue conhece exatamente o linguajar e como ele trata os "capachos da patronagem". Em grande parte a graça está na forma, sem deixar de apontar com agudeza e profundidade o conteúdo das grandes mazelas que afligem o Brasil. Ô Pessoa, foste muito mal. Te sugiro um curso de exegese para não repetir tamanha gafe.

    Responda
  27. conrado bernardes caldeira

    O Peninha me dá peninha! Quinta série para quem vive na quinta série ainda, como o PT.

    Responda
  28. Marco Aurelio

    Por que não cortar os mais de 500 bilhões em benefícios tributários, sendo que muitos são ineficientes ao invés de não reajustar o SM? Por que só o pobre tem que pagar a conta nesse país?

    Responda
    1. Cesar Costa

      Marco Aurélio, se tiver interesse veja como é constituído esse valor bilionário. Você terá algumas surpresas, eu tive.

    2. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      Pergunta difícil Marco Aurélio!

  29. Levindo de Assis Lopes Neto

    Tá com peninha de quem, pessoa? Vá viver com o mínimo!

    Responda
  30. Agemir Bavaresco

    A que custo se quer preservar o equilíbrio fiscal? Quando se propõe congelar o salário mínimo, quem pagará essa conta? A responsabilidade fiscal sem responsabilidade social se torna uma tecnocracia desumanizada. Em tempos de rearranjo geoeconômico global, qual o lugar do Brasil se adotar uma agenda de retração social? Estamos tratando o salário mínimo como um número contábil ou como expressão de um pacto social mínimo? Qual modelo de Estado está sendo fortalecido por essas propostas?

    Responda
  31. RODRIGO VELOSO

    Para Fraga, é fácil escrever isso na tranquilidade de seu ar condicionado e poltrna macia no apê de cobertura com vista à Lagoa Rodrigo de Freitas. A proposta é abjeta e indecente, como se o problema do Brasil se resumisse às tentativas de superar a miséria por meio das políticas atreladas ao salário-mínimo. Taxar os super ricos? Ora, Sobre isso, não vamos falar, certo?

    Responda
  32. Simone Rodrigues

    É inacreditável que esses caras tenham a desfaçatez de defender o empobrecimento de quem já é muito pobre! Como podem ser tão cruéis e desumanos?! Baixem a selic, limitem o pagamento de juros pela dívida pública, qualquer coisa que não penalize ainda mais quem já sofre muito.

    Responda
  33. Lineu Raymundo Graeff

    Nem uma palavra sobre taxar super ricos? Certo então é congelar salário de quem ganha pouco e sofre para sobreviver, em detrimento de uma minoria abastada ? Eduardo Bueno está corretíssimo, o maluco é bravo e não tem Peninha ...

    Responda
  34. vitor da Silva

    Acho que o que temos urgentemente de congelar, melhor ainda, reduzir, é o valor da Selic, sem dúvida o principal responsável pelo déficit fiscal e pela "trajetória explosiva" da dívida pública. Temos atualmente um dos maiores juros do mundo e uma inflação relativamente estável nos últimos dois anos e pouco.

    Responda
    1. jose silva

      kkkk..inflaçao estavel..soh pode estar de brincadeira...me poupe....

  35. Carlos Ernesto de Oliveira

    Caro Samuel, eu gostaria que v. abordasse sugestões, suas e de terceiros, para resolver os seguintes impasses, que a meu ver mantém o Brasil na lama: i) déficit anual de R$ 300 bi na Previdência; ii) supersalários; iii) composição da inflação brasileira em custos e demanda vs. política monetária atual; iv) reforma política (partidária, de voto e sistema de governo); v) emendas parlamentares; vi) adequação do atual nível de reservas em moeda estrangeira; vii) fazer chegarem estes temas ao eleitor

    Responda
    1. Carlos Ernesto de Oliveira

      E antes que eu me esqueça: revisão das isenções fiscais ineficientes

  36. Ednaldo Amancio de Lima

    No fim do governo FHC, Armínio era presidente do BC. A economia ia mal e FHC não elegeu sucessor. O boom da Era Lula não veio das medidas austeras de Armínio, mas sim do abandono da política de FHC, Malan e Armínio. O aumento real do salário mínimo foi a nova estratégia que elevou o poder de compra e gerou empregos. Defender o congelamento do salário mínimo "significa que perdemos há tempos a civilidade", porque diferente de palavras, este seria um ato cruel contra os que vivem com tão pouco.

    Responda
  37. RILER BARBOSA SCARPATI

    Tadinho do Arminio, rico,.mas defensor dos pobres. Incompreendido por essa massa de ignorantes. Quase caiu uma lágrima de dó no meu olho agora. recebem pra escrever essas coisas e tem latifúndio na mídia, o que é pior.

    Responda
  38. RILER BARBOSA SCARPATI

    Nos governos Temer e Bolsonaro o salário mínimo foi praticamente congelado e não resolveu. Pq resolveria agora? Vale lembrar q mais de 90% das previsões de economistas do mercado se provaram erradas e eles nunca fizeram autocrítica. Autocrítica que conta é só a do PT pra essa turma e paulada no lombo do trabalhador e do pobre

    Responda
  39. Rodrigo Jofré de Camargo

    Armínio, o santo, defensor dos pobres e oprimidos, teve seu trabalho social defenestrado por professores bolcheviques radicais, apenas porque defende congelar por SEIS anos o ganho do trabalhador. Avisem a esses ingratos que o congelamento é para seu próprio bem, para que gastem em comida e não em inutilidades, como saúde e educação.

    Responda
  40. Cassio Vicinal

    Congelar o salário mínimo real é um ajuste com bisturi em quem já sangra. Num tom de compadrio, o artigo tenta transformar Armínio em herói trágico da austeridade, ignorando que o sacrifício nunca visita os salões do privilégio. Como diria Twain, é fácil amar os pobres: difícil é abrir mão de um centavo por eles.

    Responda
  41. João Vergílio Gallerani Cuter

    É preciso abandonar esse enredo antigo, em que há uma "direita" defendendo empresários e rentistas e uma "esquerda" defendendo desempregados e trabalhadores. É nesse enredo que o Peninha está preso. A oposição real é entre diferentes projetos de estado e de nação. De um lado, os que defendem um estado regulador e uma inserção internacional do país dada pelo mercado. De outro, os que defendem um estado interventor, alavancando a iniciativa privada e regulando o mercado. A China é o modelo.

    Responda
    1. Carlos Ernesto de Oliveira

      Eu também acho que essa polaridade direita x esquerda nos cega para o essencial, que é a necessidade de um projeto de nação, seguido de projeto de estado. No Brasil, o estado chegou antes da nação, desde D. João VI, e foi tomado desde cedo pela oligarquia, e agora também pela cleptocracia e por governantes incapazes, e não estadistas. Ciro Gomes e Mangabeira Unger têm propostas concretas para romper a estagnação generalizada que nos mantém como o eterno país do futuro.

  42. Andre Vieira

    Arminio é desprezível, repugnante, repulsivo e e$croto, diz Eduardo Bueno, muito mais talentoso do que o banqueiro.

    Responda
  43. Márcio Marques Alves

    Você nunca verá um economista liberal ortodoxo "preocupadinho" com as contas públicas, se posicionar contra, subsídios fiscais, isenções tributárias ou gastos tributários, concedidos a grandes oligarcas do dito "setor produtivo" brasileiro. Tipo esse subsídio de "energia grátis" para 60 milhões de pessoas. As únicas coisas que os liberais se preocupam, é com o gasto com saúde, educação, previdência e seguridade social, só porque está exigido e determinado na Constituição.

    Responda
  44. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

    Spice peper in the others eyes os refresh?

    Responda
  45. Eliaquim Almeida

    Demorou para aparecer o defensor do Armínio. Só esqueceu de um detalhe: Arminio é da família de barões.... bom herdeiro... vocês vivem numa bolha, muito longe do Brasil real, por isso defendem tantas barbaridades contra o povo. E ainda se acham certos e "preocupados" com Brasil!

    Responda
  46. JOSE CAMPOS

    Escravocrata.

    Responda
  47. GEOVANI FERREIRA DA SILVA

    Sujeito credita os males do Brasil aos valores pagos ou repassados aos mais pobres. Enquanto tem as suas próprias e administrada riquezas de terceiros. Esse é o pensamento de quem quer frear o movimento de redução da desigualdade. Sinceramente, não entendo.

    Responda
  48. Márcio Marques Alves

    A força das narrativas liberais ortodoxas está cada vez mais ruindo. É certo que o salário mínimo está elevando frente à produtividade do trabalho, mas o contexto do artigo, não se trata disso; se trata de vinculação ou indexação do mínimo, aos gastos sociais, exigidos na Constituição. "Ah, essa Constituição! Se a gente pudesse dar um fim nela, sem que parecesse um golpe!". No fim, é isso, o que os economistas liberais ortodoxos gostariam, de uma Constituição, onde não houvesse cláusulas pétreas

    Responda
  49. José Antônio

    Segundo o Banco Mundial, (worldbank1): ´´O salário mínimo, que em 1994, no final do governo Itamar Franco, valia 108 dólares, caiu 23%, para 81 dólares, no final do governo FHC e aumentou em três vezes, para mais de 250 dólares, agora ( salvo engano, dois mil e treze)`` ( por Mauro Santayana em ´Quem quebrou o Brasil foi FHC, não Dilma`).

    Responda
  50. Raymundo Itareru

    suponho que Arminio Fraga ficou rico fazendo serviço braçal e ganhando um salário mínimo, que coisa, não? não existe grandes fortunas ser grandes rou bos ou assa ss!natos

    Responda