Deirdre Nansen McCloskey > As instituições não são fundamentais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os costumes são fundamentais. Eles balizam a ação das pessoas de uma forma que elas não percebem como sendo uma coação, ao contrário de leis escritas. O Brasil teve perÃodos autoritários, mas tem uma tradição de liberdade de imprensa e eleições periódicas desde pelo menos o inÃcio do segundo reinado. Esse costume nos ajudou a voltar ao liberalismo, ao contrário da Rússia ou China, sem esses costumes. Para não falar na Alemanha e o colapso da república de Weimar.
Afff Dona, sabemos quem não são fundamentais. Livrai nos do neoliberal, Amém.
Sinto lhe dizer, mas o liberalismo só funciona quando os cidadãos se julgam iguais. No Brasil, brancos não se julgam iguais aos negros, os ricos não se julgam iguais à classe média, q tem pavor de se julgar igual ao pobre. Os empresários não se julgam iguais aos seus empregados e os homens não se julgam iguais às mulheres. Quem defende a direita deseja a morte a quem defende a esquerda (e vice versa). Como pode haver respeito entre cidadãos q se julgam sempre superiores aos demais?
Xiiii, Tia Auntie, Porto Alegre? Fechou o tempo, minha cara: lá não deve ter liberal, porque sua vizinha mariliz Jorge informa que na Semana Santa, foi tempo de caçar mulher. Dez mortas, feminicidios. O Rio Grande do Sul parece que não ter nem instituições nem princÃpios liberais o suficiente.
Ah, detalhe: para os bonzinhos, os que querem liberdade de expressão, os liberais, a sra. Dona Deirdre, é homem. Eles odeiam pessoas trans, atacam o tempo todo. Só ver os comentários. Até colunista de extrema direita igual a sra. como a Lygia, que ama defender fake news e liberdade de expressão absoluta aqui, passa o tempo todo atacando a existência de mulher trans.
Que porcaria de texto. Ah, Burke lamentou o fim da Era Absolutista? Deve ser porque na Inglaterra onde ele viveu já não existia Absolutismo há mais de cem anos, ao contrário da França. Ela vem atacar o STF? O STF tem impedido pessoas extremistas de impor uma ditadura no Brasil. Por fim, sem leis? Só pessoas boazinhas? Tá cheio de gente assim: Trump, Bolsonaro, para quê leis né?
Vamos falar do caráter macunaima do brasileiro? Nós somos assim, crianças dormindo em berço esplêndido na senzala enquanto aguardamos, preguiçosos e felizes, as balinhas e os restos.
Que texto mais picareta é esse? É justamente isso que a extrema direita quer: destruir as instituições, enfraquecer as organizações sociais e o conceito de bem estar. As instituições são, sim, mais do que fundamentais, assim como a liberdade (que já temos) de fazer o que quisermos, com respeito aos direitos à liberdade dos demais. Não existe liberdade sem freios, sem instituições. Isso é anarquia. Alô Proudhon, tão te chamando!
Bom texto. Pesquiso instituições e sei que ela deixa de ser funcional quando as crenças em leis ou códigos e gestos falidos e redundantes camuflam a sua ineficiência sob a aparência de bom funcionamento. Bom ler que mudanças dependem mais de cada um de nós que delas
Elas deixam de ser funcionais, digo
Deirdre, 5 minutos. No trem, no zap zap, na fila do pão da comunidade ou dos jardins. 5 minutos na terra brasilis. Depois você me fala sobre sua esperanca.
Vamos entregar o controle para a mão invisÃvel do mercado, e confiar na boa vontade dos homens. E os ricos vão ser justos, os polÃticos honestos e as crianças vão respeitar os mais velhos. O leão vai ser amigo do servo, a águia vai respeitar o pequeno roedor, e ninguem vai querer acumular o que quer que seja. Parabens Folha. Colunistas de alto gabarito.
Uma senhora mistura de balelas com re_a_ci_o_na_ris-mo, com direito a um discurso raso sobre bonzinhos x ruinzinhos. NÃvel Pondé, com o "filósofo" tendendo a ser o menos pior.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > As instituições não são fundamentais Voltar
Comente este texto