Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hernandez Piras

    Há devotos que aceitam com muita naturalidade os interditos sexuais e o que há de mais exigente na "moral tradicional", ao mesmo tempo em que ignoram o que é igualmente exigente na concepção do amor cristão. Francisco nos lembrava que o amor cristão também é muito exigente e, tal como a adesão à moral tradicional, ele impõe muitos sacrifícios.

    Responda
  2. filipe moura lima

    Rui é imprescindível.

    Responda
  3. felipe oliva

    Ótimo texto! Rebate meia verdade com verdade inteira. Vance exemplifica o cinismo autoritário de quem conhece a mensagem e a distorce para que caiba em sua carteira.

    Responda
  4. Nelson Maria de França

    Dia desses, uma moça discutia na rua com a amiga. Ela afirmava que um "bom dia" não se nega a ninguém. Depende. No caso dela eu nego todo dia. Ela trabalha abordando gente na rua oferecendo planos dentários, marketing agressivo. Sou católico e nenhum "Olá" de mim ela terá. Ao colunista não interessa entender o Vice-presidente.

    Responda
    1. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Foi justamente por o colunista entender perfeitamente do que o vice de Trump fala que o historiador escreveu a coluna.

  5. José Cardoso

    A justificativa do Vance pode ter sido mal escolhida, mas sua ideia me parece lógica. Senão qual a razão da palavra "próximo" na expressão amar ao próximo? Talvez o sentido seja de que há pessoas mais diretamente afetadas por nossas ações e outras bem menos. Há uma cena no filme Hair em que a mulher abandonada de um dos hippies aparece com o filho pequeno e canta "Easy to be Hard" sobre pessoas que abandonam os próximos enquanto se preocupam com injustiças sociais.

    Responda
    1. José Cardoso

      Pensando bem, o grupo de apóstolos lembra um grupo de hippies, e se alguns deles abandonaram mulher e filhos, isso não parece boa coisa. Não fica claro nos evangelhos se eles pelo menos mandavam dinheiro às famílias.

    2. Hernandez Piras

      "O verdadeiro 'ordo amoris' que deve ser promovido é aquele que descobrimos meditando constantemente na parábola do Bom Samaritano, isto é, meditando no amor que constrói uma fraternidade aberta a todos, sem exceção." Enfim, todos somos irmãos. É difícil concretizar este imperativo divino? Pois é, a dificuldade em ser cristão não reside apenas em obedecer aos interditos sexuais; o amor cristão é igualmente exigente!

    3. Hernandez Piras

      "Teologia de bolso" ilustrada por musical da Broadway.

    4. filipe moura lima

      O 'próximo", meu caro, é o necessitado que está perto de mim, não importam os laços.

    5. Roberto Jorge Chaves Araujo

      O amor ao próximo proclamado por alguns, aos berros, enquanto os conduzia para o adoecimrnto e possível morte durante a pandemia, é esse tipo que é mencionado por voce. Atitude diversionista de quem diz algo muito bom somente para encobrir, desviando a atenção sobre algo muito ruim que essa mesma pessoa faz.

  6. Antonio Catigero Oliveira

    A reflexão foi muito didática. Não é preciso ser cristão, ateu ou de qualquer outra religião para amar ao próximo. E este 'próximo' não é a sua família ou o seu amigo.

    Responda
  7. Alexandre Marcos Pereira

    É uma dessas batalhas que não se trava apenas com palavras ou doutrinas, mas com o cotidiano de quem se recusa a aceitar que a vida alheia vale menos que a sua - ou que a sua própria existência pode ser reduzida a um cálculo de custo-benefício por algum burocrata, fanático ou executivo de planilha. Sim, porque a dignidade não é monopólio de nenhuma crença, nem privilégio de alguma revelação metafísica. Ela poder emergir da fé de quem vê em cada ser humana a imagem de Deus - mas também da razão.

    Responda
  8. J Guilherme Guimarães

    excelente texto!

    Responda
  9. Marco Antônio M de Oliveira

    Perfeito. Não há como respeitar quem coloca suas crenças (interesses?) pessoais acima dos fatos.

    Responda
  10. Jose Roberto X de Oliveira

    Eu como ateu tenho dificuldade de entender como o Reino de Deus poderá aceitar muito pastor evangélico e pessoas alinhadas à direita. Eles são em tudo opostos aos ensinamentos de Jesus.

    Responda
    1. Celso Cotichini

      E alguém acha que estes pa$tores entrarão no reino de Deus?

  11. Paulo da Silva batista

    Essa história é típica dessa extrema direita, interpretação de a corda com suas conveniência ,como se o resto do mundo fosse analfabeto, como se o amor pudesse ser celetivo.trazendo para cá lebrei da interpretação do artigo 142 da constituição.

    Responda
  12. Maria Lopes

    Rui Tavares, você colocou mesmo os pingos nos is. Obrigada pela excelente matéria. Amar o outro como a si mesmo não exclui ninguém. Incluo a todos. No mesmo amor, o que a tudo inclui. E não faça a ninguém o que não quer que seja feito a você, a golden rule do judaísmo. Vance pra mim é da Opus Dei, que está convertendo americanos poderosos para essa maléfica seita.

    Responda
    1. José Cardoso

      Opus Dei? Então ela é uma escola de vices. Pelo que sei, o Alckmin também tem raízes nesse movimento.

  13. ADONAY ANTHONY EVANS

    É bem típico da arrogância americana. Com presunçosa citação católica, ensinar o Papa a dizer Missa.

    Responda
  14. ADONAY ANTHONY EVANS

    A Universidade Teológica de Salamanca, na Espanha, criou no século 16 as bases do Humanismo nos Direitos Fundamentais: Presunção de Inocência, Prisão apenas por Mandato. Livre Contraditório. Hoje em todas as constituições, e que o AI5, rasgou e que os golpistas querem de volta. A Missão da Extrema Direita é destruir o Humanismo que com Francisco, Anchieta e Vieira lhe nega o direito de matar índios. Até para ateus,Igrejas são Porto Moral.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Que ótimo comentário, Adonay.