Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Arthur Danton

    O trocadilho é muito bom, mas o penúltimo parágrafo é de uma agudeza singular.

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Ótimo artigo e instigou uma curiosidade: porque deram o nome "clavícula" para um osso humano.

    Responda
  3. José Cardoso

    Um portal da transparência no Vaticano seria um verdadeiro oximoro. Salas bem fechadas com chaves definem bem o ambiente claustrofóbico. Aliás, "claustro" também remete a isolamento e segredo.

    Responda
  4. Luciano Napoleão de Souza

    Militante, o mundo piorou muito. Tivemos um papa comunista. O STF descondenou um ladrao e o colocou na presidência. A Europa e os EUA se deixaram levar por uma agenda globalista destruidora. A velha impresa, pressionada pelas redes sociais, se vendeu a governos corruptos. Mas, como vc mesmo disse, os ventos estão mudando. Pela felicidade e regozijo de pais que sonham com um futuro melhor para seus filhos.

    Responda
    1. Arthur Danton

      Vai lá Napoleão (de hospício), na próxima, alguém comenta seu "comentário ".

  5. Alexandre Byron da Silva

    Quem entra Papa sai Cardeal, esta máxima resiste aos tempos. Tornar a Igreja grande novamente é possível e Francisco agiu para isso, nunca os europeus tiveram tão pouca representação entre os 135 votantes. O pontífice indicou cardeais para capitais de países sem nenhuma tradição católica e na África escolheu cardeais ultraconservadores, nomeando 80% dos votantes. Centros importantes como Paris, Milão, Veneza, Praga, Viena e Bruxelas não foram alterados, tornando o resultado imprevisível.

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Eita, Serjão, que desse conclave saia um Papa que preste, hein? Não se pede um igual ou melhor, basta que seja razoável - depois do Seu Bergoglio, até o "que preste" já teve o sarrafo elevado, será de bom tamanho. Pena que isso não valha pros conchavos, "palavra-chave" pra nossa pppiicaretagem - a cada dia, um novo, ainda que o último seja velhíssimo, venha des'dos tempos do Bozo. Que termine em tranca, e joguem a chave fora!

    Responda
  7. Anete Araujo Guedes

    Conclave e conchavos, ambas trazem consigo um com. Um se realiza com um fechamento, com o propósito de uma escolha, que envolve responsabilidades, acordos e tradições. Já o outro se faz com com astúcia e tramoias, com propósitos escusos, ocultos, obscuros e devidamente amoitados. Com fins contraditórios ao próprio sistema democrático que os (mal) elegeram, ao armarem e mal articularem algo favorável aos que tentam destruí-lo com armas, violência e fé.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Amém. Estão nessa com medo de serem envolvidos na trama golpista, na qual participaram ativamente.

    2. Marcos Benassi

      Eita, minha cara Anete, quanto adjetivo preciso, hein? Que esses conchavos possam ser "deschavados", desembaraçados, moídos a pó, e seus participantes venham a ser chaveados pela lei. Amém, Seu Bergoglio, olha por nóis aí de cima, faz favor.

  8. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Vamos torcer e que o Espírito Santo não permita que nossa Igreja também caia nas mãos dessa turma do atraso, do retrocesso e da violência, representado pela extrema direita, o perigo de hoje, assim como o comunismo foi o perigo no século 20.

    Responda
  9. Nelson Maria de França

    Os cardeais devem estar atordoados por terem lido esse monte de bobagens.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Sim, caro Nelson, todo Colégio Cardinalício lê a Folha de S. Paulo, como sabemos. A falta de argumentos produz tanta tolice!

    2. Marcos Benassi

      Ôôô, Nelson, com toda essa má-vontade, cuidado para não cair e quebrar a clavícula...

  10. jose camargo

    O último parágrafo comprova que o texto foi escrito sob forte apelo lacrativo. Quantos conchavos foram necessários para eleger Jorge Bergoglio? Para os verdadeiros católicos o papa sempre foi Bento XVI. E ainda bem que ele estava por lá. Afirmar que a igreja é a instituição com a maior capivara é pecado mortal. Cuidado com a grelha do capeta.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      "Para os verdadeiros católicos o papa sempre foi Bento XVI." Se você fosse realmente um católico, saberia que é conduta cismática colocar em questão a legitimidade de um Sumo Pontífice. Na doutrina católica, quem inspira a eleição do sucessor de Pedro é o próprio Espírito Santo.

    2. Leandro Piva

      Parece q achamos o primeiro fornecedor de lenha.

    3. Marcos Benassi

      Pô, José, assim fica feio, o Papa mal esfriou. Mas creio poder contradizê-lo: como o Ratzinger estreou o instituto da *renúncia papal*, há também quem ache que ele foi um DumBão. Talvez seja ele a ter aberta uma portinha levando diretamente ao 9o círculo, aquele reservado aos traidores.

    4. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

      Torcendo pela volta da inquisição? Cuidado.

  11. Luiz Gustavo Amorim

    Que fechamento brilhante, Sérgio. Nessa semana, o programa do Gregorio Duvivier, Alessandra Orofino e Bruno Turturra debateu a sem-vergonhice, que já foi um motor de mudanças no mundo e hoje não só deixou de ser um xingamento, mas a sinalização de uma esperteza que atualmente faz lives da UTI. Bravo, Santo Padre!

    Responda
  12. jose batista

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

      Outro que torce pela volta da inquisição.

    2. Maria Lopes

      Que demonstração pública de pequeneza, de infinita mediocridade, de imensa estupidez. Que homúnculo é esse Zé, que mané.

    3. Arthur Danton

      Como é possível alguém manifestar tanta baixeza sem se constranger?

    4. Darci de Oliveira

      E mais um calhorda postando besteirol