Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MATEUS RAMOS BRUNO

    Concordo. Foi exatamente isso q eu senti e só vc conseguiu traduzir. Obrigado.

    Responda
  2. Marco Antônio M de Oliveira

    Precisa descrição emoldurada num ótimo texto. Parabéns!

    Responda
  3. luiz alfredo Rezende

    Em pouco tempo , Gilmar Mendes, concederá prisão domiciliar.

    Responda
  4. irineu bianchini

    Concordo em número, gênero e grau com a articulista.

    Responda
  5. jose prado

    Quem votou em Collor sabia o que estava fazendo! Não foi por falta de aviso! Pintaram a cara para não seren reconhecidos!

    Responda
  6. jose prado

    Quem votou em Collor sabia o que estava dazendi! Não foi por falta de aviso! Pintaram a cara para não seren reconhecidos!

    Responda
  7. Luiz Roberto silveira piloto

    Baita texto! Parabéns !

    Responda
  8. Sam Duart

    Resumindo. Desenterraram o defundo para enterrar novamente.

    Responda
  9. Regina Porto Valença

    Exatamente isso! E pensar que a "justiça" do país está nas mãos de gente que ganha muitíssimo bem pra isso, doi. E como doi!

    Responda
  10. Carmo Gallo Netto

    Perfeito o texto. A que desconforto nos remete.

    Responda
  11. Fabio Bittencourt da Rosa

    O caçador dos marajás.

    Responda
  12. Luciano Napoleão de Souza

    É mesmo, hipócrita seletiva? Quanto aos outros envolvidos na mesma corrupção sendo liberados só por serem de esquerda não te incomoda, né?

    Responda
  13. ULISSES SILVA

    75 anos de vida de marajá...prisão extremamente tardia. Já, já, sai em domiciliar por algum atestadinho médico...crime "do colarinho" sempre compensou...difícil acreditar COMO um cara desses ainda tinha um cargo eletivo....Ahh! Que "povinho" somos...desesperança total!

    Responda
  14. Alexandre Lemos

    Excelente texto! De figurão preso com o devido timing e pena relevante, só consigo me lembrar de Zé Dirceu e Palocci. Então adiciona aí no mal estar geral essa sensação de certa seletividade para tirar alguns do jogo, enquanto outros tiram a cartinha de sorte até a prescrição, como tão bem descrito pela colunista.

    Responda
  15. jose batista

    Único preso da lava jato. Um virou presidente, arranjado!

    Responda
  16. jose batista

    Único preso da lava jato. Um virou presidente, arranjado!

    Responda
  17. Jose Walter Da Mota Matos

    A situação é de justiça, sim. Ainda que tardia, mais nao se pode perder o foco, ainda há outro Presidente que precisa ser preso, para que não haja mais tentativas de ataques a Democracia, prevista na Constituição.

    Responda
  18. Tiago Cunha

    Obrigado por dizer de modo elegante o que vai pela mente de todos os cidadãos decentes desse país que, aos trancos e barrancos, deu no que deu.

    Responda
  19. FABRICIO LEITE ALVES

    Resume muitíssimo bem este espetáculo lento e em looping eterno que vivemos por aqui, infelizmente.

    Responda
  20. Paulo Roberto Taveira

    Cara Marília, não é o Brasil q não dá certo. Houve época em q deu certíssimo. O problema vem depois do R de Deodoro da Fonseca!

    Responda
  21. Regina Tavares

    Excelente texto, tenho a mesma sensação da articulista. Cansada da impunidade de políticos, da corrupção desenfreada que assola o pais. Acredito que Collor estará livre em breve.

    Responda
    1. jose batista

      Como Lula Biden é caterva estão livres!

  22. Luiz Ferreira

    Texto primoroso, parabéns, passou perfeitamente o que vemos dia a dia por aqui....

    Responda
  23. José Leandro da Silva

    pois é, mas o Collor não surgiu do nada! ele foi um produto da rede globo de televisão e folha de são paulo! tv globo até fez um globo repórter exaltando o então governador de Alagoas, o caçador de marajás! Às atrizes da globo, Tônia carreiro, outras, também exaltaram o dotes masculinos do belo governador das Alagoas! O boni, vice presidente da globo, falou ( tinha vídeo gravado no YouTube) que a globo fez um debate presencial para que o Collor se saísse bem e o lula mal!É mentira Terta?

    Responda
    1. Ademar Barros

      Pois é Leandro, assisti a esse globo repórter e na época comentei: a globo está lançando esse cara prá presidente! Não deu outra!

    2. José Leandro da Silva

      contou o Boni que a produção pôs umas pastas sobre a bancada do Collor pra causar impressão de denúncias contra Lula e tb deixaram a porta do auditório aberta, porque a ex mulher do lula iria entrar a qualquer momento para fazer denúncias contra ele! no dia seguinte, o jornal nacional disse que o Collor havia vencido o debate! vocês acham que eu tô delirando?

  24. Zelis Pereira Furlan

    Sim lava jato foi uma organização criminosa reconhecida por todos os países democráticos. Dê um Google e vê quem foi o primeiro a reconhecer. Foi os USA o Obama na época amplamente divulgado em toda imprensa Americana. Aqui no Brasil teve uma única revista que teve coragem de colocar a verdade. Dê um Google e coloque o nome do Tri e vê Obama reconhece o atual como organização criminosa. O segundo foi a França através de todos os jornais depois pegou todos os países da Europa.

    Responda
    1. Luiz Ferreira

      Kkkkkk, boa piada para logo cedo, gostei do seu senso de humor....

  25. José Leandro da Silva

    "não me deixem só, minha gente! ponham em suas janelas as cores da bandeira brasileira!' todo mundo botou luto e se pintou de verde amarelo! Que trairagem! Na saída, depois de ter renunciado, levou uma vai histórica! só a vaia que a Dilma levou no Mineirão abertura da copa das confederações foi maior! Que vai! até o blater foi vaiado!

    Responda
  26. José Leandro da Silva

    O brasileiro tem complexo de Felini! filme brasileiro tem que estar no padrão Felini; música brasileira tem que estar no padrão dos grandes mestres do pensamento e por aí afora vai! A jornalista poderia ter dito: Collor está preso! bem feito! mas não, se ela não escrevesse uma primazia de Felini não ia prestar! Agora lembrei da Marília Gabriela qd entrevistou a Madonna quis mostrar-se Felini para ganhar os aplausos, mas a Madonna não entendia nada que Marília Gabriela em inglês!!

    Responda
  27. Marcelo Fernandes

    E ninguém vai lembrar de Zélia, aquela aberração ética em forma de economista? Fora PC Farias e grande elenco. O Brasil é uma eterna reprise do Roque Santeiro.

    Responda
    1. neli faria

      Eu me lembrei. Mas, recuso a escrever o nome.

    2. José Leandro da Silva

      período em que a corrupção e os chamados crimes do "colarinho branco" ganharam enorme visibilidade no Brasil. Se quiser, posso complementar seu texto com algumas observações para enriquecer ainda mais: Anões do Orçamento: O esquema veio à tona em 1993, com a revelação de que 32 parlamentares (principalmente da base governista) estavam envolvidos. O relator da CPI, deputado José Carlos Aleluia, detalhou o

    3. José Leandro da Silva

      No final dos anos 80 e início dos anos 90, o Brasil vivenciou diversos escândalos de corrupção e crimes do colarinho branco que abalaram a política e a economia do país. Alguns dos casos mais notórios incluem: * Escândalo dos Anões do Orçamento (final dos anos 80 e início dos anos 90): Um esquema bilionário de desvio de verbas públicas envolvendo parlamentares da Comissão de Orçamento do Congresso Nacional. Deputados incluíam emendas para beneficiar entidades filantrópicas ligadas a parente

    4. José Leandro da Silva

      Naji Najas!!!!

    5. José Leandro da Silva

      O nome dele é Naji Nahas. Ele foi um famoso empresário e investidor que, no final dos anos oitenta, se envolveu em grandes operações financeiras suspeitas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Em 1989, Nahas foi acusado de manipular o mercado, causando um colapso nas ações, o que gerou um grande escândalo financeiro. Quando a polícia foi prendê-lo, há relatos de que ele tentou fugir de helicóptero de seu prédio no Rio de Janeiro, embora a fuga tenha sido frustrada.

    6. José Leandro da Silva

      quem se lembra do cara que roubou o dinheiro pra construir uma ponte em santa catarina e foi visto no meio da torcida Brasil x estados unidos basquete masculino olimpíadas da espanha ?

    7. José Leandro da Silva

      Quem se lembra do cara que roubou a bolsa de valores de são paulo e qd a imprensa foi lá no prédio que ele morava ele fugiu de helicóptero e nunca deu em nada?

  28. Paulo Santos

    Texto perfeito! Tenho os mesmos sentimentos em relação à impunidade e à cultura brasileira de deixar tudo pra última hora.

    Responda
  29. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Collor quase ganha o PRÊMIO ULSTRA de Impunidade. Antes tarde do que Nunquinha.

    Responda
  30. Newton Jose De Oliveira Neves

    Em quem a articulista votou para presidente em 1989?

    Responda
  31. IEDO SILVEIRA

    A articulista omite mais três outros meliantes ex- presidentes que estão soltos assaltando o Brasil.

    Responda
  32. neli faria

    Perfeita análise. Color é aquela ministra furtaram dois anos de sonhos em minha vida. Estava guardando dinheiro para comprar casa própria e de uma hora para outra esvaneceu . Mas, há muito deixei de crer em cegonha, nunca cri em Papai Noel , não creio que fique na prisão.

    Responda
  33. Priscila Soares

    Análise impecável.

    Responda
  34. Jaime Cury

    Alguém paga o pato neste país, a corda sempre sobra para o socialmente mais fraco, desta pegaram um marajá de colarinho branco enquanto outros continuam impunes

    Responda
  35. Galdino Formiga

    Sem vontade para comentar esse assunto. Comentem por mim.

    Responda
  36. Geraldo Soares

    Em 1992 eu estava ingressando no Jardim da Infância. Você me desculpa?

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Em algum momento: Tive o privilégio de ser o preferido de todas as mulheres que eu já quis -- Não ter querido muitas (Apesar do começo embalado) provavelmente ajudou com isso --, exceto uma: Fabrizzia. Uma colega de Ensino Fundamental. Ela não desgostava de mim, e pelo que me constava nem gostava de outro. Mas também não cedeu aos meus encantos. Um mistério. Só uma não me acolheu. E só uma (Outra) me jogou no chão. A última: Sem nem me tocar. Mas esta não é história para contar aqui.

    2. Geraldo Soares

      Fiz "só" o "último ano". Mais ou menos 6 meses com a Professora Claudia. Mais ou menos 6 meses com a Professora Denise. Minhas duas primeiras pretensões românticas. Não rolou, com nenhuma das duas. Mas eu sei que fui o preferido de ambas -- O Notável Saber sempre ajudou com essa parte.

  37. MARCO ANTONIO POLISELI

    Mas a lava jato não era uma organização criminosa??

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      A filial da República de Curitiba e a do Rio eram sim, tem provas inclusive nesse jornal. Use a busca, não o zap.

  38. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Interessante é ver a defesa que os partidários do ex-presidente, que morou na Flórida, fazem de Collor. Dizem que sua prisão é demonstração de força do STF para prender e matar o ex-presidente. Basta ouvir a rádio Auriverde.

    Responda
  39. José Roberto Pereira

    É como punir o milico torturador já com 94 anos. Melhor que nada, mas nada justo. Agora o mesmo cara que gritava "Bol Sô Ná Rô" a pleno pulmão, colará um cateter com fita crepe por cima da narina. E e o brasileiro, gado manso sem rancor/memória, cairá em mais um golpe comprando um capacete de grafeno com nióbio, pois o dinheiro das vendas será revertido para pagar as multas de IPVA da Lamborghini de Collor.

    Responda
  40. Gustavo von Krüger

    Está certa. Mas soltar o presdiemte atual é a face da mesma moeda. Dilma ser diretora de banco ganhando uma fabula idem. Mas é o Collor que é o cara do mal né? Pois é! Te levaria a sério se fosse séria

    Responda
  41. Luiz Lazzaron

    Enviei um comentário despretensioso, educado, crítico, mas não publicaram....Gostaria ao menos de saber porque, por que por que por que por que?

    Responda
  42. Alexandre Rodrigues

    Concordo e assino embaixo. O Brasil não deu certo. Melhor devolvê-lo a Portugal e irmos embora pra Pasárgada.

    Responda
  43. Renata Cromberg

    E isso junto com a corrupção do INSS que rouba dos aposentados atravessando os governos.

    Responda
    1. Geilson Silva

      Dando de mamar, Ohno. Conseguem isso dando de mamar as verbas públicas a quem for do esquema.

    2. JOSE ANGELO OHNO

      Renata, alguém escreveu que Alessandro Stefanutto é um caso estranho de figura que esteve ligado a Bolsonaro e agora, ao governo Lula. Sua frase foi ao encontro da matéria: a corrupção que atravessa governos, de extrema direita à esquerda. Como conseguem?

  44. Renata Cromberg

    Mariliz, li com assombro sua coluna, porque parece que você falava a partir da minha alma. Muito obrigada por se dedicar a expressar esse cansaço que o Brasil dá. E isso junto com a corrupcão do INSS que rouba dos aposentados e

    Responda
  45. Marcio Paim

    Caçador de maracujás!

    Responda
  46. Luiz Lazzaron

    Bem, caros colegas desse espaço democrático, ao mesmo tempo que concordo com o desabafo de Mariliz, por outro lado vou fazer um contraponto. A impunidade terminou, nesse País, ainda que com certos titubeios, eu diria... Mas, acreditemos que Constituição de 1988 ainda dará muitos frutos.... E, um deles, é esse daí: não existe mais aquela sabida impunidade para crimes de colarinho branco. Ainda que os caminhos para chegar à perfeição do sistema pareçam longos, já demos alguns passos....

    Responda
  47. Carlos Ernesto de Oliveira

    Coluna impecável....tenho 80 anos..mesma sensação de frustração....Mariliz, quando o outro inominável for condenado e preso, reedite aquela sua coluna maravilhosa com a penca de adjetivos....

    Responda
  48. Leonardo Soares Machado

    Todos os corruptos que assaltaram a Petrobrás estão soltos. Ministro Dias Tofoli e o Supremo absolveu todos. Rssss. Collor irá para prisão domiciliar. Branco , rico família tradicional no Brasil.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O ex-presidente, que morou na Flórida, caso seja condenado, caso seja preso, também. milico.

  49. Leonardo Soares Machado

    Todos os corruptos que assaltaram a Petrobrás estão soltos. Ministro Dias Tofoli e o Supremo absolveu todos. Rssss

    Responda
  50. EDSON MARTINS

    Belo texto. Parabéns para a Mariliz

    Responda