Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto Melis Bianconi

    Muio bom. Tenho visto muita gente progressista subestimando o trabalho do Papa Francisco, como se ele pudesse moldar a mentalidade dos católicos a seu bel prazer, é bom encontrar algo diferente. O cristianismo na sua origem é uma mistura de religião judaica e filosofia grega, antes de Tomás de Aquino, platônica. Sempre aceitou e usou argumentos racionais, talvez a revolução científica da idade moderna só pudesse mesmo ocorrer na cristandade.

    Responda
  2. José Eduardo de Oliveira

    é amigão, acho que não posso mais crer em sua ciência criacionista não. infelizmente eu pensava, inclusive através dos Sr., que era Darwin ou Deus, parece que o trem é dá ou desce.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Também pensei inicialmente que, pelo título da coluna, fosse uma enésima versão do confronto de vida ou morte entre ciência e religião, perdi um tanto do interesse. Mas o antigo título da coluna era Darwin e Deus, e não Darwin ou Deus.

  3. Andre Fonseca

    Tentar explicar o mundo através da religião sempre dá errado. Nem o papa segue a bíblia sem ter que fazer contorcionismos de criatividade para ajustar o absurdo ao mundo real.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Andre, também acho que religião e ciência são incompatíveis e sou ateu. Mas não sou dono da verdade. Agora a religião tampouco pretende substituir o GPS. Segundo o Google há mais de dois bilhões de cristãos no mundo. Newton, um ícone da física, acreditava estar desvendando leis divinas... E o que provocou o contorcionismo de criatividade em Einstein foi tentar compatibilizar a velocidade constante da luz com o conhecimento da física de Newton.

    2. Andre Fonseca

      Alberto, seu GPS só funciona porque a relatividade de Einstein é usada nos cálculos.

    3. Andre Fonseca

      Se não é ciência, então não existe compatibilidade.

    4. Alberto Melis Bianconi

      Contorcionismo de criatividade é o que há de melhor no pensamento humano. Fico imaginando de onde Einstein tirou aquelas ideias malucas da relatividade. Adorei a compatibilização entre evolução e Deus. Não é ciência, claro, nem pretende ser.

  4. Nasemar Hipólito

    Belo texto. Parabéns!

    Responda
  5. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

    Provavelmente Francisco foi influenciado pelas ideias de Teilhard de Chardin.

    Responda
  6. José Cardoso

    É interessante como palavras como energia e potencial, tão usadas na física, provém da filosofia de Aristóteles. Só que tem hoje um caráter quantitativo bem determinado. Um pêndulo tem energia constante porque ao aumentar sua energia cinética perde o equivalente em potencial e vice-versa. De um ponto de vista apenas qualitativo, Aristóteles intuía que um ser vivo tem algo de constante (energia?), com um potencial se atualizando ao longo do tempo.

    Responda
  7. Carla C Oliveira

    Adorei o texto!

    Responda
  8. Vito Algirdas Sukys

    A evolução dos seres vivos não tem uma finalidade, segundo Darwin.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O que não impede que adotemos uma.

  9. Fernando de Paula Souza Junior

    A visão antropocêntrica e utilitarista que setores religiosos mais conservadores defendem e propagam, è altamente danosa, pondo em risco nossa própria sobrevivência, essa proposta de Francisco além de brilhante intelectualmente oferce um caminho mais realista à luz do que a ciência nos sugere

    Responda
  10. Fabiana Menezes

    Lindo texto Reinaldo. A ecologia como profissão de fé.

    Responda
  11. Tersio Gorrasi

    Basta pensar como um ateu, que atribuindo tudo ao mero acaso, nos perguntamos 1. O acaso sempre existiu, então quem criou ele? 2. O acaso está em todos os lugares preenchendo o universo e 3. O acaso é responsável por tudo que existe, inclusive algo tão complexo como nós e nossa consciência. Então que outro nome poderíamos dar a esse 'acaso'?

    Responda