-
José Cardoso
O patrimonialismo é fortemente enraizado no país. O petismo, que seria oposição a tudo isso, tem entretanto um DNA desenvolvimentista e social-democrata que o atrapalha nesse assunto. Incentiva empresários e apoia sindicatos, o que é água para o moinho do velho patrimonialismo.
-
José Eduardo de Oliveira
mas cortando na própria muxiba, nós vivemos há muito tempo uma espécie de parlamentarismo derrancado e fétido, muito fétido e venal. muito venal.
-
Antonio Carlos Farias
Ninguém quer, porque existe a mamata das emendas parlamentares, sem imprensa dar em cima, sem TCU, sem desgaste, e sem precisar disputar poder a toda hora. É muito mais tranquilo e discreto.
-
Anete Araujo Guedes
Após o advento das emendas secretas, impositivas e abusivas, que tornam os parlamentares poderosos, independentes garantindo suas permanências no poder, não há mais necessidade de cargos e ministérios.
-
Marcos Benassi
Marcus, meu caro, não entendi o "como político inelegível". Referindo-se ao Lula, não só elegível como, nas últimas "fotos", reeleito? De toda forma, não era mau "tomar de volta" cargos de primeiro escalão que estão na mão de gente de baixo calão: teoricamente compondo um alicerce de apoio, os partidos não fazem nada senão buscar seus próprios objetivos corporativos. Ora, então que se vão. É wishful, óbvio, porque não acontecerá: não são gente que dispense poder e benesses. Mas dava um alívio...
-
Adriano Alves
Se fizerem uma pesquisa empírica sobre os seus artigos publicados por aqui, haverão de constatar que seu nível e intensidade de escrutínio sobre os governos petistas sempre foi frequente nas suas colunas - por vezes enviesadas, ainda que sempre com verniz de citações a autores estrangeiros (sempre!) -, se se comparar aos artigos produzidos durante os governos Temer e Bolsonaro: esse último, aliás, ligeiramente beneficiado por suas análises. (E eu não sou petista!)
-
TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA
A turma da Folha ou é ignorante, mal intencionada ou os dois. Informam os fatos mas os direcionam como quere., iludindo o eleitor a seus interesses. Nunca informam, que está realidade política que temos hoje foi causada por Bolsonaro. De tão incompetente, de forças ao Congresso de tomar conta de tudo.
-
Carlos Oliveira
Outra hipótese, mais provável, é que os ministérios não estão rendendo (ou valendo a pena) para políticos de partidos como o União Brasil e outros do centrão, em face do controle da PGR, da PF e em última análise, do governo Lula. E, quem disse que Lula não pode concorrer novamente?
-
Raymundo Itareru
é cada opinador que aparece nesse jornal, parece que saiu direto do s gºto do whatsapp, só baboseira
-
Paulo Araujo
Corrupção é que nem droga; quando rareia, o viciado fica desesperado...
-
Geraldo Yamassaka
Ama e quer sim, pois enquanto um recusa, outros tantos, aceitam. Aliás, salvo engano, a vaga já foi preenchida.
-
PAULO CURY
Que bom. Quem sabe os futuros governos acordem e limitem os ministérios a 10 e gastem os recursos economizados com emendas parlamentares . Fica mais governável o pais e mais ágil. Mas as emendam sao anti democráticas?? Pode ser mas vieram para ficar
-
jose prado
Que boa notícia! O sonho seria um ministério livre de influencia política, sem segundos escalões liteados regionalmente! Que maravilha!
-
Elcio Simielli
A Simone Tebet subutilizada.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.