-
filipe moura lima
Tenebrosos tempos os que virão
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Seu Rui, nós, por aqui, adquirimos expertise para falta de energia com a italiana Enel. O prejuízo foi grande e sem nenhum ressarcimento na conta. Consultoria não carece né...
-
José Cardoso
Painéis solares, e sistema off grid com muitas baterias ajudam, principalmente na Espanha e Portugal, onde não falta sol.
-
Marcos Benassi
Eita, caríssimo Seu Rui, não serei eu a fazer um libelo ludita, mas constato que, quanto mais nos afastamos da natureza, mais frágil fica a nossa vida. Técnico-dependentes em tudo, perdemos a capacidade de reagir com mais autonomia no mundo quando nossas estruturas tecnológicas falham. E esta sugestão do senhor diz respeito justamente a isso: uma reserva de "mundo civilizado" na manga, o básico pro mínimo tempo necessário à resposta. E, como sociedade, construir estruturas mais resilientes.
-
Florentino Fernandes Junior
Artigo lucido e importante do sr rui
-
Florentino Fernandes Junior
Sem metrô, sem trens, sem elevadores, sem uber, sem celular, sem ter como transf dinheiro
-
Florentino Fernandes Junior
Estava na cidade do porto e vivi o apagao, a sensaçao é q se durasse mais dias seria o caos
-
Maria Lopes
Ótima coluna. A prudente Suíça faz isso há décadas. Os estrangeiros achamos graça nos folhetos de instruções, bunkers blindados e obrigatórios que todas as residências precisam ter, e o kit de sobrevivência. De vez em quando inspecionam e multam as irregularidades. E dizem que estão reativando as imensas instalações ocultas em montanhas. Desde o apagão aqui mantenho lanternas. E quem vive no 23 andar é não é atleta?
-
Maria Lopes
Marcos, vc em razão. Podemos nos preparar para problemas, viráo. A imprevidência é uma de nossas características.
-
Marcos Benassi
Eita, minha cara Maria, nem precisa "não ser atleta", basta ter 7O anos de idade. Pronto, receita pra impedimentos e dificuldades. Ou ser cadeirante. Ou... A lista é imensa. Agora, uma questão como esta que acaba de ser vivida diz respeito também a organização nacional do sistema elétrico - e que ninguém nos ouça, mas o Brasil que, anos atrás era exemplar na sua integração nacional hoje tem vulnerabilidades não desprezíveis. Pessoal no nordeste anda "jogando fora" energia por não poder transmiti
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.