-
Benedicto Ismael Dutra
Hollywood conseguia reunir num único filme, drogas, prostituição, corrupção, tatuagem, violência. O streaming conseguiu piorar mais. Os jovens entre 14 e 20 anos (1,8 bi) têm uma vazia visão de vida moldada pela tecnologia, educação, e o rolo compressor da mediocridade, que elimina a essência humana. A mídia em geral deveria estar produzindo conteúdos instigantes para despertar os jovens para a vida real e a espiritualidade.
-
Ney César Silva Souza
Excelente, profunda e perturbadora análise. Como toda distopia, claro, tem algo de exagero, sem contudo deixar de ter algo de verdade. Sim, a geração atual é a primeira na história a ter um QI em média menor do que a passada. Mas já vejo movimentos de apego às formas antigas de socialização, comunicação e criação de conhecimento, como o próprio autor preconizou. Como ele expressou no final, as opções estarão postas, os caminhos dependerão das escolhas que fizermos, pessoal e comunitariamente.
-
Alexandre Fonseca Junior Matos
Então o futuro é cyberpunk.
-
Henrique Marinho
Este colunista não leu S. Pinker. E tampouco entende a mola da história humana, que sofre revoluções seguidas há 300 anos, que melhorou a vida de bilhões de pessoas. Saudosismo é coisa de velho, que morria com 50 anos e agora ultrapassa os 90. A sabedoria está em saber dosar o novo e o antigo, sem excessos.
-
Dermival Pereira de Macedo
A máximaçao pelas IAs levará inexoravelmente á Egenia
-
Marcelo Silva Ferreira
A hipótese do seu comentário é interessante. Mas o treinamento de modelos de IA, da maneira como é feito hoje, requer dados produzidos por humanos diversos e isso é contrário à eugenia. Uma ideia que ganha força é criar mecanismos para que modelos não dependam mais do conteúdo gerado por humanos, mas que tenha acesso próprio e construa seu repertório. Sua hipótese se torna mais interessante ainda neste caso.
-
Dermival Pereira de Macedo
Eugênia
-
-
jose prado
Outro Thomas Maltus!
-
Claudio Loredo
China e Rússia estão mais adaptadas às mudanças tecnológicas do que os EUA. Uma novo ordem mundial terá que ser construída para que a humanidade se beneficie dos avanços tecnológicas.
-
MELISSA FERRONATO
Excelente reflexão. É mesmo muito perturbadora a sensação e a de se estar no gargalo e perceber o quão superficiais e artificializadas as relações humanas estão se tornando.
-
José Cardoso
Meu palpite é que as formas tradicionais não desaparecem, só perdem market share. Compras on line podem predominar, mas comprar em lojas economiza o frete e você leva na hora. Compra-se um e-book e ele chega na hora, sem sair de casa. Mas o papel é mais resistente a danos e não precisa de bateria nem tomada.
-
JOÃ O MUCCI
Excelente texto! Não acredito na sobrevivência da espécie humana. Vamos perder a batalha diante da Inteligência Artificial.
-
Franco Oliveira
Uau! Muito intenso, chegando ao perturbador. Nesse momento não consigo ver uma saída clara mesmo nas opções mencionadas pelo colunista.
-
Marcelo Silva Ferreira
Oliveira, não creio que nenhum de nós tenha uma saída clara. Exemplifico: meu sentimento sobre IA e tecnologia é ambivalente, porque sou agente criador de tecnologia e usuário simultaneamente. O lado criador não vai mudar, porque é uma escolha que fiz há mais de 30 anos e é o que amo fazer. Mas o lado usuário se retira cada vez mais para o não virtual. Não tenho Twitter, Facebook, Instagram ou similares. Sei o quanto são danosos. Valorizo contato pessoal cada dia mais.
-
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Excelentes percepções e abordagens. Esse texto deveria ser incorporado ao conteúdo programático de diversas disciplinas acadêmicas, bem como integrar o programa do ensino secundário.
-
Ronaldo Luis Gonçalves
Enviei sua materia para o gpt sumarizar, resultado: Por que cargas d'agua devemos ser eternos?
-
Marcelo Silva Ferreira
Gonçalves, se for executar o experimento que sugeri abaixo, o faça em diferentes sessões. Você vai concluir várias coisas. Não vou entrar em mais detalhes para não gerar nenhum tipo de viés.
-
Marcelo Silva Ferreira
Gonçalvez, apesar de ter capacidades impressionantes para algumas tarefas, nenhum modelo de IA raciocina de fato, nem aprende ou cria da mesma forma que um cérebro humano. Usar o resultado de uma LLM (modelo linguístico) em um texto desse tipo, certamente requer muita cautela. LLMs não se comportam de maneira determinística. Experimente submeter o mesmo prompt diversas vezes.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Não creio que devamos ou que, enfim, seremos. Mas por que sucumbirmos à própria estultice ?
-
-
joão moreira
Intenso
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.