Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    A princípio, ideologia e ciência são âmbitos bem separados. E ideólogos são associados ao terraplanismo, rejeição às vacinas, e outros posicionamentos anti científicos. Mas quando se abarca outras práticas pseudo-científicas como homeopatia ou psicanálise, as fronteiras ficam mais confusas. Seus praticantes ou não se consideram anti científicos, ou acusam a ciência de ter a cabeça fechada para saberes alternativos.

    Responda
  2. Fernando Alves

    E uma pessoa que visita o Louvre também. Quem escreveu essa porcaria? Psiquiatra?

    Responda
  3. José Eduardo de Oliveira

    saquei, o sujeito ou a sujeita ideologizados, come cocô e pensa que é doce de leite. e vê alguém comendo doce de leite e fala para ele parar de comer cocô. marx continua vivo.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Acho que é mais profundo. Ele come caquinha e sente gosto de doce de leite. Giovanni Gentilee e Alfred Rosenberg continuam vivos.

  4. Marcelo Innecco

    Enquanto Cazuza gritava que queria uma ideologia pra viver, na música com o próprio substantivo como seu título, políticas e religiões se unem enfileirando-se e mostrando que são comuns naquilo que podem ser vistas como uma ideologia dita até própria, misturando-as umas às outras enquanto a inconsciência lidera as pesquisas de opinião e aceitam todas como tendo uma também variação ideológica dentro de mesmas ou outras perspectivas ideológicas. É onde o Carnaval se encontra e dança quem quer.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Pô, Hélio, justo quando você apresenta um livro interessante, feito com bases científicas e experimentais, tocando numa questão fundamental que é a limitação ideológica ao pensamento, sai em férias? Vêm quem escrever em seu lugar, a Lígia Mary? Hahahahah! Ô, meu caro, é muitíssimo interessante ter a neurociência sustentando o entendimento de como funciona o cérebro, as bases neurofisiológicas da coisa. Esse daí eu vou marcar pra ler, muito grato. Faça bom proveito do seu sossego!

    Responda
  6. Marcos Longaresi Carvalhães

    Não falou besteira, pois às ideologias geralmente viram um dogma. E todos os dogmas nada mais são que o entendimento de constituírem verdades indiscutíveis, irreversíveis e inflexíveis.

    Responda
  7. Nelson Oliveira

    Primeiramente, o colunista diz que é enganoso imaginar os ideologizados como "pessoas rasas". Depois diz que a ideologia pode "sequestrar o pensamento". O Hélio Schwartsman é muito bem informado e criterioso, além de escrever muito bem. Porém, nesta quadra lhe faltou um pouco de clareza e precisão. Boas férias!

    Responda
  8. Daniel Gomes Pereira

    Pelas informações que o Hélio descreve, indica exatamente, voltar ao raciocínio lógico, pesquisar em uma área extensa que é a neurociência, que é muito abrangente e voltar a ter o senso crítico para se contrapor a disseminação de notícias falsas e dogmatismo.

    Responda
  9. Nelson de Paula

    Dá para fazer um paralelo com a religião. São duas disfunções bem parecidas.

    Responda
  10. Rogerio Cerqueira

    Nem direita, nem esquerda, nem centro. Fique esperando algum político de qualquer ideologia vir fazer algo por vc.

    Responda
  11. Arides Quintanilha

    Assim fica mais fácil entender a transformação de Silas Malafaia em o pregador do ódio.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. Giovani Ferreira Vargas

    O dos petistas, por exemplo, é oco.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      E o dos que foram acampar nas portas dos quarteis? Será que é fechadinho?

    2. Fernando Fleury cecchi

      Gio e prova de q a teoría esta certa

  13. silvana Barini

    Só assim pra entender o bolsonarismo.

    Responda
  14. filipe nascimento

    Curioso para ler a obra.

    Responda
  15. Gaya Becker

    ???

    Responda
    1. Javert Lacerda

      Seta ela uma neurolombrosiana?