Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. filipe moura lima

    Portugueses são nossos irmãos ultramarinos. Não fica bem ofendê-los com comentários desairosos.

    Responda
  2. jose prado

    Será?

    Responda
  3. ALBERTO OLIVEIRA

    Portugueses que se danem.

    Responda
  4. Telma Saraiva

    "Groelândia portuguesa"??? Genial também! rsrsrs.

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Corrigindo: Groenlândia.

  5. Henrique Richter

    Muito bom texto!

    Responda
    1. ALBERTO OLIVEIRA

      O texto é ótimo, certamente. Contudo, não nutro simpatia alguma com relação a Potugal, que nos legou uma herança de miséria e exploração. Além disso, boa parte da população do país em questão, é xenofóbica, particularmente com brasileiros, que deveriam lançar mão da reciprocidade. Tenho, da Europa, ancestralidade genética de 28% da Ibéria e não me orgulho nem um pouco disso.

  6. ADONAY ANTHONY EVANS

    Lembrei agora da melhor e verdadeira História do Descobrimento. Estava Cabral a navegar com suas 13 caravelas, fulo da vida. Tudo dando errado. Primeiro calmaria, vento zero. Após muitas preces o sacana do Adamastor lhe sopra tempestade que se não foram a intervenção de Santa Maria, punha todas as naus a pique. Culpa do P do El Rei. Mais a Oeste, mais a Oeste, por que não veio ele? Brigas a bordo, comida estragada, ratos brigando no convés. Cabral já estava pelas tamancas.

    Responda
  7. ADONAY ANTHONY EVANS

    Agora a marujada pedia aumento e ameaçava de voltar. Estava a pedir ao Rei que mandasse outro, por que ele, Cabral pedia as contas. Fora de si, chutava latinhas de cerveja no convés. Eis que lá, do alto da gávea, um berro. Terra à bista, ó Pá. Cabral fecha os olhos, respira fundo, cerra os punhos e diz: P que o p'riu, só me falta agora t'r d'scob'rto o Br'sil!

    Responda
  8. raul neto

    As duas vezes que fui a Portugal notei uma coisa muito interssante. Quando chegava a algum restaurante, tasca ou loja me parecia que a pessoa que me atendia estava de mau humor, carrancuda. Passado algum tempo, algumas palavras e pronto, eu me sentia como se fosse da família dessa pessoa. Ouvia histórias de parentes que moravam no Brasil ou de visitas que os deixaram encantados com nossa gente. Simplesmente amei, e amo, Portugal e os portugueses. Melhor país da europa disparado.

    Responda
    1. ALBERTO OLIVEIRA

      Cada qual tem uma posição e respeito. Todavia, dentre as mazelas que nos legaram, talvez a mais limitadora seja a língua que, apesar de milhões de falantes é de irrelevância global. Além dos nacionalistas de plantão, tais como Chico, Caetano e Ariano Suassuna por exemplo, muitos pensam como eu.

  9. Alberto Bianco

    Ordem e Bacalhau! Está instituído o estado com estrelinha acima da faixa: Guiana Brasileira!

    Responda
  10. Frederico de Souza Cruz

    Andando pelas ruas e servidões de Ribeirão da Ilha, (sul de Florianópolis), eu fico com saudades de Portugal, mesmo sem jamais ter estado por lá. Sei que por lá existem, poetas, escritores, pessoas como todos nós, vivendo. Mas infelizmente cá como lá também temos aqueles se apegam a qualquer coisa anticivilizatória. Prefiro lembrar de cravos, mas sem esquecer de Luanda e Moçambique, terra de Mia Couto.

    Responda
  11. Haymone Neto

    Impossível não lembrar de Pessoa: "minha pátria é a língua portuguesa"!

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Cantada também pelo grande Caetano na música "Língua".

  12. ADONAY ANTHONY EVANS

    Que me perdóem os Tavares de Lisboa e Ribatejo, a primeira terra de vir à luz, a segunda de Criação, mas a suas revelias, rebatizo Ruy de Ruy Definitivo. Este que em um só é tantos, pitadas de Camões, Éça e Pessoa, mas também de Rosa, o Guimarães, Assis, o Machado, Moraes, o Vinícius. Se há dúvida de que as Terras são uma só, basta ver a cor das carnes miscigenenadas em blend de inspiração, ou corte, como se diz em vinho.

    Responda
  13. ADONAY ANTHONY EVANS

    Diz a lenda que o idioma no Brasil se parece mais com o falado por Cabral que o de lá, e que o lamento do fado luso-arábe nasceu cá. Não importa. Ninguém coloca pronomes como os lusitanos de lám ninguém é coloquial como os lusitanos de cá. Fala-se que a colonização pelos holandeses, povo dos mais civilizados e tolerantes teria sido superior. Tolice. Lembro da África do Sul, dos afrikaner e da Apartheid. .

    Responda
    1. LUIZ COSTA

      mandou muito bemmmmmm

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Como dizia meu tio, citando reclame de cigarro quebra peito dos anos 20 no Brasil: O Mundo Gira e a Lusitânia Roda. Fume cigarrinhos Camões, que são os cigarrinhos da Moda.

  14. Peter Janos Wechsler

    Portugal ficou formidável depois de entrar na UE com todas as suas vantagens. Tornou-se um país europeu sem perder os vínculos com as antigas colônias. O artigo é excelente.

    Responda
  15. Daniel Nunes

    Minha avó, falecida há umas quatro décadas, morreu desejando viajar e conhecer Portugal. Gostava das coisas de Portugal - nomes, reinados, queijos, azeite, castelos... Ela era nasceu no interior da Paraíba, de origem humilde, e até hoje me intriga esse desejo intrínseco e emocional dela. Será que era algo da cultura oral ou outro fator? Sobrenome dela: Guimarães.

    Responda
  16. Thiago Pacheco Carneiro

    Queria poder reagir nessa plataforma com um “amei” em textos como esse.

    Responda
  17. Hernandez Piras

    Rui Tavares é o ápice da inteligência e elegância!

    Responda
  18. Luís Santana

    Texto excelente. Gilberto Gil cantou sobre a primeira missa e o primeiro índio abatido, para nunca esquecermos o passado de atrocidades da colonização. Mas o que vemos, hoje, são duas nações que têm muito mais a ganhar se aproximando do que se afastando. E deixem que digam, que pensem, que falem os extremistas do Chega. E viva o bacalhau da Praça do Comércio! Inigualável.

    Responda
    1. ALBERTO OLIVEIRA

      Desde quando ter posição contrária em geral, assim como antipatia aos portugueses, guarda relação com extremismos¿

  19. Raymundo de Lima Lima

    Texto leve e inteligente, porque foi elaborado por Rui Tavares. Se fosse escrito por Ventura, aquele extremista-direita do partido Chega, seria marcado pelo baixo calão. São eles q influenciam o PSD-Montenegro expulsar brasileiros q vivem em Portugal. Suspeito d destistas q odeiam dentistas made in Brasil, cuja boa formação e experiência prof tem consultório cheio de clientes. Ma ainda impedem preencher vagas com professor brasileiro em escolas e universidades?

    Responda
    1. Lorena Almeida Pardelhas

      Quando eu era criança, aqui em Porto Alegre se dizia que Portugal ficava pertinho da Europa. Demonstrava preconceito e desinformação nossa. Com exceção de um embaixador ou adido português que quis que a ditadura militar no Brasil proibisse piadas de português - inútil - nunca vi os lusitanos serem intolerantes. Pelo contrário, sempre demonstram deslumbramento com o tamanho do Brasil, suas metrópoles , economia e diversidade cultural e étnica.

  20. julio alves

    Ah! Que texto bom! Obrigado! Conseguiu dar um tom doce e até poético a essa bobagem!

    Responda
    1. julio alves

      Gostaria de agradecer ao Napoleão aqui embaixo, por ter se dignado a comentar minhas mal traçadas linhas. Prometo me dedicar à leitura de sua obra "Como interpretar textos e memes corretamente", que certamente o levará à próxima cadeira na Academia Brasileira de Letras.

    2. Luciano Napoleão de Souza

      Ao escrever que é "bobagem" mostra que não entendeu nem o texto, nem o meme.

  21. flávio paes

    só não entendo pq o pessoal de lá fica chateado com a brincadeira. Qdo vc mora em um lugar tão legal, organizado e seguro como Portugal, pq se há de ligar para o que fala um brazuca desinformado?

    Responda
    1. flávio paes

      aposto que nem em vídeo vc. passou por lá, síndrome de dor de cotovelo aguda é a sua.

    2. Jarbas Pelodan

      Síndrome de vira-lata detectado!

  22. Ricardo Ferreira

    Até seria bom se fosse verdade. Mas a realidade é um pouco diferente, os portugueses odeiam os brasileiros, e insistem em dizer que falamos errado. Eu particularmente que tenho a origem da família em Portugal, conheço 7 países europeus, mas não Portugal. Aliás eu até seria a favor de que fosse decretado que aqui em Pindorama a língua oficial seja o "brasileiro". E que cada um fique no seu quadrado.

    Responda
    1. raul neto

      Cara, fui 2 vezes e foi o país que melhor me recebeu. Conheci do Porto ao Algarve e em nenhum momento percebi esse ódio. Vá conhecer e me fale.

    2. Hernandez Piras

      Quem disse que "os portugueses odeiam os brasileiros"? Racistas e preconceituosos existem em todo lugar, mas dizer que são maioria é incidir também no preconceito. Os o ódio ao brasileiro fosse generalizado, duvido muito de que haveria tanto brasileiro por lá.

    3. flávio paes

      por acaso tenho as 2 nacionalidades, toda vez que vou lá sou bem recebido. Claro, nó cego, tem lá como cá. Não é aqui que tem uma turma do Sul que se acha melhor que do Nordeste? Nada no entanto que me impeça que gostar bastante daquele cantinho da Europa.

  23. Eduardo Bagagli

    Perfeito assim!!! Texto genial. Os comentários também são ótimos - uma raridade nos dias atuais.

    Responda
  24. MAURICIO ANDRE BARROS PITTA

    Perfeito kkkkk!!!

    Responda
  25. Ana Maria Correia Miranda

    Adorei o texto!!d

    Responda
  26. Flavio Cabral Costa

    Algumas pessoas aqui da família (de origem polonesa) ainda não entenderam direito toda essa história. Mas uma coisa é certa: melhor bacalhau com ordem do que com desordem!

    Responda
  27. Eduardo Vianna

    Nosso comportamento com os Portugueses me lembram as piadas que fazemos com gente próxima da família, aquelas piadas de mesa cheia de domingo para caçoar do irmão ou do primo. E tirando o tio ranzina, que geralmente estraga a brincadeira (gente xenófoba), sentimos o mesmo quando os Portugueses nos retrucam com suas piadas. Lá na rua, diante do vizinho briguento, a gente se protege e se defende, é como se a distância entre nós fosse só a do Atlântico, em afeto e sentimento nos queremos próximos.

    Responda
  28. maria araujo

    Deliciosa leitura! Viva o idioma de Camões e de Guimarães Rosa! Já temos por demais guerras, para abandonarmos o humor à própria sorte.

    Responda
  29. Victor Dutra

    Excelente texto! Viva Portugal, viva o Brasil e viva a língua portuguesa.

    Responda
  30. CHARLES MARTINS

    Parabéns pelo texto e pelo bom humor! De fato, tivemos a sensação que relatas quando aí vivemos, por 01 ano. De uma forma um tanto inexplicável, sentíamo-nos em casa.

    Responda
  31. Alexandre Pereira

    Os gajos parecem tão ou mais bem humorados que os brazucas! Belo e leve texto! Como disse o autor, da enorme complexidade de nossos dois países, há coisas realmente sensacionais. Nossa língua irmã, uma delas.

    Responda
  32. Joao Braga

    Viva Portugal !!!

    Responda
  33. Cleomar Ribeiro

    ... quando haverá a transferencia do acervo da Torre do Tombo para nós, pessoal???... O justo é transferir os originais e deixar cópias digitalizadas do acervo na Torre do Tombo, né, pessoal??? A quem é direito, os docs são nossos! Nem existe mais lisos autênticos por lá! Estamos quase todos aqui nas Sagradas e Mágicas Terras das Américas, abaixo da ACrux ( Cruzeiro do Sul) né, pessoal...

    Responda
  34. Bira Scutari

    Convivo com muitos portugueses, e juntos fazemos inclusive um Festa Portuguesa anual, aqui em minha cidade, tirando os memes de ambos os lados do Atlântico, o bacalhau, o vinho verde e feijoada se completam!

    Responda
  35. Carlos Vieira

    Que delícia ver o humor substituir o rancor. Aqui como lá ainda há inteligência e cultura.

    Responda
  36. Tito Bernardi

    Não verdade nós, brasileiros, voltamos a ser portugueses por que o Decreto oficial de D. Leopoldina formalizando a Independência do Brasil foi queimado no incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 2018. Como o documento oficial não existe mais, e as duas nações nada fizeram para recriar o documento... voltamos a ser todos portugueses, um reino só, dividido entre a América do sul e a Europa, onde fica o território da Guiana Brasileira... rs

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Eu não sabia deste fato. Que tal elaborar um artigo para ser publicado na Folha? Precisamos deste tipo de esclarecimento: somos todos portugueses! Falo sério.

  37. Tito Bernardi

    Não verdade nós, brasileiros, voltamos a ser portugueses por que o Decreto oficial de D. Leopoldina formalizando a Independência do Brasil foi queimado no incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 2018. Como o documento oficial não existe mais, e as duas nações nada fizeram para recriar o documento... voltamos a ser todos portugueses, um reino só, dividido entre a América do sul e a Europa, onde fica o território da Guiana Brasileira... rs

    Responda
  38. Florentino Fernandes Junior

    Terra e povo admiraveis

    Responda
    1. ALBERTO OLIVEIRA

      Hã¿ Excetuando pensadores como Fernado Pessoa, por exemplo, a História, Patrimônio Arquitetônico e paisagens, não sobra nada. Tal qual o Rio. Também, nunca houve um sistema de pensamento filosófico inédito, assim como no Brasil. Caetano também cantou a respeito.

  39. Florentino Fernandes Junior

    Tive a alegria de atravessar portugal de ponta a ponta agora em abril i senti esse pertencimento q o rui fala

    Responda