Deirdre Nansen McCloskey > A liberdade de expressão Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ALEXANDER STRUM

    Se palavras levam a ações (o nazismo começou com discursos), qual é o limite da liberdade de expressão que incita a violência? O limite é quando a violência já se materializa, ou nem aí?

    Responda
  2. jose prado

    Esperam iu comemoram?

    Responda
  3. jarbas cabral

    Os EUA sempre apoiaram ditaduras.

    Responda
  4. Orasil coelho pina

    O Hamas age como um grupo civilizado?

    Responda
  5. Orasil coelho pina

    A Folha poderia e ou deveria ter pelo menos delicadeza de mostrar os motivos de sua censura! OrasilVelhoAssinante!

    Responda
  6. Orasil coelho pina

    A pergunta que deixo para Deirdre: O Hamas se enquadra nos seus preceitos civilizatórios! OrasilMatuto! Não entendo mesmo a censura nenhuma, muito menos a da Folha!

    Responda
  7. ANTONIO F CARVALHO

    Muitas vezes acontece de modos distintos por ditadores a censura prévia, inclusive no Brasil. Temos magistrados que censuram livros, jornais e ainda determinam que ninguém pode dizer a palavra DENEGRIR (do Latim DENEGRIRE) que significa tornar obscuro, turvo, sombreado. Mas eu creio que isso é falta de cultura mesmo que seja no falar das massas. Mas há coisas piores no Brasil, como criação de uma linguagem neutra até quando se fala de sexo, contrariando a ciência e a lógica.

    Responda
    1. José Marcelo Moreira

      Putz. O homem da bolha.

  8. Samy Duarte

    Mais uma que decidiu tomar a pílula azul.

    Responda
  9. Rodrigo Flexa

    Essa senhora fala que os EUA inspiraram a liberdade pelo mundo, mas o que fizeram, isso sim, foi promover golpes de estado, assassinatos políticos e guerras em todo o planeta nos últimos 80 anos.

    Responda
  10. Luciano Ferreira Rocco

    A decadência moral e ética dos EUA, há muito iniciada, terá a pá de cal do tirano eleito e seus asseclas.

    Responda
  11. carlos milward

    Realmente , os Estados Unidos são “um exemplo de democracia “ . A autora só esqueceu de lembrar dos inúmeros golpes de Estado financiados pelos Estados Unidos em apoio à ditadores sanguinários e os também incontáveis bombardeios sobre a cabeça de seus desafetos políticos e econômicos .

    Responda
  12. José Cardoso

    Exatamente pelo longo hábito de eleições regulares, liberdade de expressão e judiciário independente, acredito que os EUA se recuperem do presente baixo astral.

    Responda
    1. Gisele Cezaro Burger

      É só baixo astral? Como assim?

  13. Ricardo bento terres

    Porque não dar nome ao Bois?

    Responda
  14. Anibal Nunes

    Está dito na coluna: “Em nossa longa história de escravidão negra, os abolicionistas foram silenciados —em contraste, não o foram no Brasil no início da década de 1880 e, assim, o Brasil acabou com a escravidão sem guerra civil.” Interessante paralelo entre a escravidão nos EUA e no Brasil. Pra quem ficou o melhor resultado? Critica-se tanto o fato de a escravidão no Brasil só ter acabado em maio de 1888 (pelo menos no papel)!

    Responda
  15. Murilo Belezia

    (eu, censurado amiúde) A sra.Deirdre precisa informar onde posso comprar os óculos cor-de-rosa com que vê a história de seu país. George Washington e Thomas Jefferson tinham escravos (o segundo fez muitos filhos com uma escrava). Não parece um bom começo para uma nação que se afirma como modelo para o mundo. Quem conhece a história de lá sabe do que falo.

    Responda
    1. Gisele Cezaro Burger

      Ótimo comentário

    2. carlos milward

      Um país que surgiu cometendo genocídio na população indígena .

  16. Ettore Fellini

    4 Admiravel mundo novo q esta criando revolucinários na China Mulheres chinesas guerreiras , Russsas antiamericanos. Ateus/ ateias na Europa O orgulho pelas culturas originarias anti americanização.Um mundo multipolar q num processo progressivo está levando ao declinio do imperio mais nefasto q ja houve neste planeta

    Responda
  17. Ettore Fellini

    3 A americanização de mentes e paises é o cancer q destroi vidas e o planeta Felizmente o mundo está mudando e este discursinho dos gringos dizendo q são o farol da humanidade e= são a garantia de liberdade no mundo só impacta desinformados ou interessados na sua vidinha classe media modelo american dream( q está se mostrando ser american nightmare)

    Responda
  18. Ettore Fellini

    2 A liberdaqde de expressão USA só existe pq lá dizer e se manifestar o q pensa não tem o menor impacto para mudar algo.A "democracia " de fachada esconde uma plutocracia liderada por grupos economicamente poderosos q financiam e elegem os testas de ferro da vez segundo seus interesses.É tirania das elites disfarçada Elite com interesses nas tiranias mais crueis como A saudita q fica fora das criticas dos vassalos neoliberais.

    Responda
  19. Ettore Fellini

    1-Esta narrativa de q os EUA são o país da liberdadeModelo de democracia Só cola em quem tem interesse pessoal no Imperio USA Por seculos os negros foram e ainda são massacrados lá.A unica potencia a jogar Bombas A em civis no japao Guerras devastadoras na Coreia Vietna Destruiçao do Iraq baseado em uma mentira Ditaduras implantadas pelo imperio na A. latina , Egito. A democracia lá é de fachada

    Responda
    1. Gisele Cezaro Burger

      Ótimos comentários! Obrigada

  20. Henrique Marinho

    Os EUA não tem amigos, mas interesses. E os apoiadores de terroristas escolheram o lugar e hora errados. Trump ontem conversou com o presidente sírio e aboliu as sanções econômicas contra o país, e busca um acordo com o Irã. Nenhuma linha da colunista woke sobre o assunto. Por que será?

    Responda
    1. Gisele Cezaro Burger

      Esqueceste de dizer que os EUA é governado por um tirano/ditador

    2. Edson Badra

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  21. Murilo Belezia

    A sra.Deirdre escreveu excelente artigo sobre ideais americanos. Oba, vamos morar lá, gente? Felizmente para nós e para a velhinha de Taubaté, não mergulhou no lado sombrio do sonho americano, que começou com os pais fundadores. Onde compro os óculos cor-de-roda da articulista?

    Responda
  22. Roberto Gomes

    Valeria citar Thomas Morus. Mas, verdade que Morus viveu em uma época de liberdade de expressão bastante restrita, na Inglaterra. Mesmo assim, seu caso é emblemático.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.